Coluna do Marcelo Araújo: “Prefeito Gustavo Fruet, preserve a dignidade restante; renuncie!”

renuncie

Em sua coluna desta terça-feira, o advogado Marcelo Araújo comenta a suposta depressão do prefeito Gustavo Fruet (PDT), que segundo ele, além de debilitar sua saúde, acaba por prejudicar a vida dos cidadãos de Curitiba. Para o advogado, um indicativo do desânimo foi a negativa em participar da sabatina promovida pelo jornal Gazeta do Povo. Como solução, Marcelo aponta a renúncia do prefeito e a posse da vice, a petista Miriam Gonçalves, que para ele, independente das ideologias, teria condições de, nesses nove meses de mandato que restam, trazer um novo ânimo para a administração municipal. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Marcelo Araújo*

Nesta segunda-feira o Blog do Esmael trouxe a público uma informação preocupante sobre nosso prefeito, mas que já não era novidade entre os mais próximos, de que estaria enfrentando uma fase de depressão profunda, e por consequência uma natural incapacidade de gestão.

O indicativo mais recente e marcante desse estado vegetativo foi esquivar-se da sabatina promovida pelo periódico que lhe confere a maior solidariedade e proteção, a Gazeta. Nesse episódio ele literalmente passou o recibo…

Para atingir seu objetivo eleitoral o prefeito firmou laços com aqueles que como parlamentar ele tecia duras críticas. Depois de usar essa escada, num declarado alpinismo político, tenta se desvencilhar dos ‘companheiros’, contrariando inclusive a postura atual de seus pares de partido. Com isso expõe sua personalidade desleal e infiel que alguns amigos do passado, como eu, tiveram a oportunidade de conhecer.

Mas quando as doenças do corpo e da alma do governante afetam a vida dos governados é preciso analisar as possíveis soluções emergenciais, numa solução suprapartidária, uma renúncia! Tomarei a liberdade de parafrasear a expressão usada de forma reservada pelo ex-presidente Lula mas que ganhou notoriedade pela divulgação de conversa telefônica. Temos um prefeito sem saco e uma vice-prefeita de grelo duro.

Para os que conhecem expressões regionais sabem que não se trata de uma expressão machista depreciativa, pelo contrário, um elogio a mulheres de personalidade forte, determinadas e capacitadas. Independente de ideologias político partidárias, devemos reconhecer as qualidades da nossa vice-prefeita Mirian Gonçalves.

A mulher tem o dom divino de operar o milagre da vida num período de 9 meses, exatamente o tempo restante do mandato. Quem sabe uma mulher tenha o dom de devolver a vida a Curitiba, e evitar maiores danos, inclusive no patrimônio político do prefeito, que já está no negativo.

Devemos considerar que o desinteresse na reeleição será um martírio infindável, em que cada hora demora 120 minutos para passar, o que será muito nocivo para a saúde do prefeito e dos curitibanos.

Espero sinceramente que sua equipe interna como o anão, e sua equipe externa como o jornalista Celso Nascimento, tenham compaixão e não induzam o prefeito a continuar pensando que está preparado, ou que dentre as opções que considera ruim ele ainda é o melhor.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Awesome write-up. I am a normal visitor of your site and appreciate you taking the time to maintain the excellent site. I will be a regular visitor for a long time.

  2. I simply want to mention I am just very new to blogs and definitely savored you’re web page. Very likely I’m going to bookmark your site . You absolutely come with wonderful articles and reviews. Appreciate it for revealing your web-site.

  3. I simply want to tell you that I am all new to blogs and really liked this blog site. More than likely I’m planning to bookmark your site . You actually come with great stories. Thanks a lot for revealing your blog site.

  4. Ao final de uma terça-feira, dia da publicação do meu artigo no Blog do Esmael eu fico satisfeito em ver um número razoável de críticas que me balizam o caminho a ser seguido, mais seguro, pois apenas elogios me levariam a pensar que apenas a mim a razão assiste. A forma da reação crítica, dolorida, figadal me indica ter atingido em cheio a ferida que carece de tratamento.
    Fernando e Pedrão, eu já cheguei a ficar envergonhado com essa questão dos pontos na carteira. Hoje eu mesmo digo, eu sou o cara dos pontos na carteira! Eu não sou o cara que precisou cancelar 60 mil multas por não ter renovado o contrato com os correios. Eu não sou o cara que fez propagandas com erros crassos com a Vó Gertrudes. Eu não sou o cara que não se atentou ao contrato dos pátio e remoção e precisou fazer contratos emergenciais de locação de terreno e transferência dos veículos, cessando a remoção na cidade. Eu não sou o cara que não fez licitação para fiscalização eletrônica e continuou pagando irregularmente a ocupação. Sim, eu sou o cara dos pontos! Dos meus pontos, na minha carteira. Pedrão, as expressões foram parafraseadas do Lula.
    Heitor, ser melhor que o Gustavo em qualquer coisa não chega a ser algo relevante, mas se for o caso conto com seu voto.
    Eliane, acho que você fez uma certa confusão, mas que acabou tendo lógica. Uma pessoa descente (que desce) é natural que se goste de afundar. E agradeço por não me achar descente, que devo concluir que estou em elevação. No mais prezo por continuar mantendo a decência, sendo uma pessoa DECENTE!
    Renato, a equipe espelha a personalidade do técnico, por isso a mudança de um técnico para uma mesma equipe tem tanto reflexo. A música pode ser a mesma, os músicos também, mas o maestro faz a diferença.
    No mais, sal de fruta, hepatilon, engov, porque para digerir meus textos tem que ter fígado!

  5. Esmael,por favor: cale a boca deste imbecil que se chama Marcelo Araújo. O homem deve ter algum trauma que Freud talvez explique. Uns meses atrás falava de “tração escrotal” (puxa-saquismo)e agora novamente fala em ‘saco’ e até ‘grelo’. Do artigo dele somente uma frase está correta: “De multa eu entendo”. Vide o comentário de Fernando!!

  6. Como o blog da voz para esse Marcelo Araujo só incita o ódio. Tem uma profunda necessidade de falar do Gustavo Fruet, só Freud explica.
    O mandato de Fruet esta acabando já tem eleição em outubro. Bem que o Marcelo Araujo deveria ser candidato já que pelo que escreve é o melhor.

  7. Parabéns Sr. Marcelo Araujo, pensei que você fosse uma pessoa descente, mais alem de gostar de ver o país afundando agora quer afundar Curitiba, entregando nossa cidade ao PT, me poupe vá procurar o que fazer e lave a boca quando falar de Gustavo Fruet

  8. Na minha humilde opinião, nem o prefeito sem saco e nem a vice do PT de grelo duro, como diz o colunista que ela tem… Rafael Greca é o cara que vai fazer pela Cidade o que a PTzada não fez, pois é o único que não tem o rabo preso…!!

  9. dr marcelo é uma pessoa muito estudiosa que entende das coisas, pessoa correta, o que fala tem propriedade, e o prefeito esse ja deveria ter feito as malas a mto tempo, junto com dilma, lula, richa e rossoni

  10. A SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS DA PREFEITURA DE CURITIBA EM REUNIÃO DOS OS SINDICATOS QUE REPRESENTAM OS SERVIDORES MUNICIPAIS DECLARA PARA QUEM QUISER OUVIR: “NÓS NÃO CONTAMOS COM REELEIÇÃO”. QUEM PRECISA DE OPOSIÇÃO?

  11. Marcelo Araújo era assessor/secretário especial para assuntos de trânsito do prefeito Luciano Ducci. Foi posto pra fora do cargo quando descobriram que, embora sendo grande infrator das leis do trânsito, era o fiscal do trânsito!!! Mas continua fiel ao padrinho Ducci e faz campanha para ele voltar. Se Ducci for prefeito de novo, Marcelo Araújo tem esperança de voltar pra boquinha?

  12. Fruet, assim como Richa, foi criado à pão de ló, soltando pipa no ventilador, jogando bolinha de gude no carpet e vendo seu cachorro pitbull matar gato de rua…
    Ou seja, maricas!
    Depressão de C* é rooooolaaaaaa!!!!!
    Vaza, Fruetinha!!!!!!

  13. O homem não tem o direito de ficar doente.
    A prefeitura não funciona sem ele.
    Então tem que mandar embora os funcionarios publicos.
    E contratar só um prefeito..
    Quer enganar a quem MANÉ.
    Os Fncionarios Publicos ficam , quem passa sãop os POLITICOS.
    Que por sua vez, são os dirigentes que o POVO votou..
    O POVO VOTOU…entende, ou tenho que desenhar

  14. Tá certo que o Fruet deixa muito a desejar, mas pedir a renúncia acho exagero; quem realmente indigna o povo do Paraná é o Beto Richa, esse sim devia pedir o boné, para nosso alívio e alegria!

  15. o gustavo fruet se fosse homem renunciaria e iria criar carneiros , a péssima gestão do fruet chega atá até a ser criminosa em deixar as upas sem médicos.

  16. Comentar o que? marcelo araujo é o sujeito medíocre que pega carona no golpe alheio. Caça ás bruxas provinciano.