Coluna do Jorge Bernardi: País dividido e riscos de guerra civil

risco

Ao completar um ano como colunista do Blog do Esmael, o vereador Jorge Bernardi (REDE) aborda o acirramento da luta política e o risco da disputa descambar para a radicalização violenta de uma guerra civil nacional. Bernardi afirma que o brasil está dividido entre azuis e vermelhos, entre os que são a favor e os que são contra o impeachment; e que o ódio está transbordando das redes sociais e atingindo as relações pessoas, com amizades rompidas e até brigas familiares. Segundo o vereador, isso indica que o Brasil está num caminho perigoso que pode resultar em muitas mortes. Ele cita a guerra civil da Síria que já dura cinco anos com mais de 400 mil mortes e mais de 6 milhões de refugiados; e lembra que lá os conflitos começaram com manifestações de rua da dita “primavera árabe”. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Jorge Bernardi*

A divulgação de conversas grampeadas do ex-presidente Lula, pelo juiz Sérgio Moro, que atua no processo do Lava Jato, foi como jogar gasolina numa fogueira. Houve uma comoção social, de norte a sul do país, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a posse do ex-presidente como Chefe da Casa Civil, do Governo Dilma Rousseff.

Independente da discussão jurídica se o magistrado poderia ou não divulgar conversas de caráter pessoal e, principalmente aquela envolvendo a Presidenta Dilma, que possui prerrogativa de foro, o fato está consumado e pode ter ainda consequências mais graves do que as manifestações de rua.

O Brasil está dividido entre azuis e vermelhos, entre aqueles que são a favor e os que são contra o impeachment. O ódio que estava sendo destilado em opiniões no mundo virtual, nas redes sociais, agora está presente nas discussões das pessoas. Há amigos rompendo amizades, casais discutindo e brigando dentro de casa, por opiniões divergentes em relação aos acontecimentos políticos. O Brasil está marchando para um caminho perigoso que pode causar muitas mortes.

O exemplo vem do oriente médio, com a guerra civil da Síria, que completou recentemente 5 anos e que fez mais de 400 mil mortos, e se transformou no maior deslocamento humano desde a 2ª. Guerra mundial, com mais de 6 milhões de pessoas refugiadas. Aquela guerra começou com as manifestações de rua durante a Primavera Árabe.

A última guerra civil brasileira, a Guerra do Contestado, está completando um século de seu término, em 2016. Ocorreu na região oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, deixando entre 3 a 8 mil mortos, envolveu mais de 25 mil pessoas, foi um verdadeiro genocídio. O exército nacional usou um terço de seu efetivo, mais de 6 mil homens, para debelar os sertanejos que se revoltaram contra a usurpação de suas terras.

Num momento de grave tensão social, com a crise econômica gerando milhões de desempregados, é hora das lideranças brasileiras políticas, judiciais, empresariais, religiosas, artísticas agirem com bom senso e não tencionar mais o tecido social.

As paixões políticas, por mais justas que possam parecer, não justificam o derramamento de sangue. E tudo caminha para isto, um retrocesso sem precedentes na democracia brasileira, que pode desembocar até numa guerra civil. Nestes tempos difíceis, o Brasil e os brasileiros devem sempre estar em primeiro lugar nas nossas mentes e corações..

*Jorge Bernardi, vereador de Curitiba (REDE), é advogado e jornalista. Mestre e doutorando em gestão urbana, ele escreve aos sábados no Blog do Esmael.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am newbie to weblog and definitely loved you’re web site. Very likely I’m likely to bookmark your website . You definitely have good article content. Cheers for sharing with us your web page.

  2. Agora só resta a luta armada. Vamos destituir a burguesia na bala!

  3. Retirar 30 milhões da miséria; gerar o maior número de empregos da história; eleva O Brasil a 7 potencia econômica mundial; criar o maior programa habitacional do Brasil ; criar 20,universidades públicas e e centenas de escolas técnicas; oferecer a 7 milhões de brasileiros ensino técnico; colocar negros e pobres na faculdade..e dentre outros feitos. Estes são os comunistas que querem destruir o Brasil..huahua…a direita brasileira mantem este país nas trevas há 130 de republica, não suportaram ver os vermelhos revolucionando um país que vivia de joelhos diante o Fmi.

  4. Apoiado Cris!

    Fora todos os corruptos, e devolvam tudo com correções,
    devolvam cada centavo do povo, dinheiro suado de trabalho árduo!

  5. Com a devida vênia Jorge, não são paixões políticas, é um projeto criminoso de poder que objetiva destruir a democracia porque não atende aos seus reais objetivos. Se instalou e se aparelhou em todas as instituições politico-administrativas brasileiras com a única finalidade de se perpetuar no poder a todo preço e a todo custo. Com o objetivo de instalar aqui um regime centro-sul-americano totalitário (Foro de São Paulo) aos moldes da URSS, Cuba, junto com Venezuela, Nicarágua e entre outros do gênero. Teremos guerra civil sim! Caso as instituições não cumpram seu dever de sanear a Republica rapidamente, através dos dispositivos legais existentes, da camarilha incompetente de ideologia comunista que destrói o BR a olhos vistos. Para mim, lastimavelmente não é surpresa. Pois, venho a pelo menos quatro décadas vaticinando aos quatro cantos que um dia chegaria essa hora, E, eu e tantos outros patrícios patriotas teríamos – e vamos se se concretizar a inevitabilidade – que pegar em armas para defender nossa honra, liberdade e a Pátria desses aloprados da Esquerda marxista-leninista. Tanto mal fizeram, ainda fazem, a humanidade nos outros países por onde assumiram o poder, com a falácia auto outorgada de progressista e únicos defensores do social. E no Brasil não está sendo diferente. TFA.’..Altino Lopes Filho.

  6. Muito simples. Fora todos! Eleições gerais já!

  7. E a marina da rede prega o ódio nesse momento conturbado, a hora é de unir o país contra o golpe não jogar gasolina como a marina e rede estão fazendo.

  8. É revoltante, porque não indignante ver o Brasil nesse caos moral, ético, economico e politico! As ditas lideranças politicas, governamentais( incluo aqui todos os partidos e politicos)estão apenas tentando salvar a cabeça( e muito deles tambem o denheiro que roubaram) e o povo que se exploda! E o povo discutindo o “sexo dos anjos” ! Uma pura manada !

  9. Si la hay ya estara listo un ejercito de colombianos voluntarios para ayudar a los comunistas esta en facebook se llama (ECV) solo colombianos nada mas.

  10. Penso que a indústria midiática liderada pela Rede Globo, tem grande parcela de contribuição nesta crise.u
    Se considerarmos o tamanho deste país, sua enorme diversidade, interesses regionais bem distintos, sistema de governo com Presidencialismo de Coalisão, Poder Judiciário altamente tendencioso e político, são ingredientes, suficientes para alimentar o clima de ódio e revolta que está se formando. Lamentável, mas todo processo de depuração social, obrigatoriamente, passará por traumas.

    • JAMAIS ESPERAVA QUE UMA QUADRILHA DE BANDIDOS DA PIOR ESPÉCIE SE REUNISSEM NO PLENÁRIO DA cÂMARA aLTA E SOB A BATUTA DE UM CHEFE DE QUADRILHA CHEGASSE AO DESPUDOR DE JULGAR UMA pRESIDENTE COMPROVADAMENTE HONESTA. é O FIM DO MUNDO!

  11. Se o PSDB e outros partidos covardes mais PMDB junto com o diabólico Sergio Moro não tivesse montado o golpe contra o governo nada disso estaria aconrecendo

  12. A globo criou um ódio tão grande nos coxinhas contra a esquerda que não é possível andar com uma camisa vermelha, nem mesmo com o logo de uma empresa.

    Destruindo a globo o país se acalma. Essa emissora pode ser o primeiro alvo de ataques da população.

    • Marquinhos não seja idiota cara o que acontece é que a população esta acordando e vendo que essa esquerda é furada.
      Faz mais de 3 anos que eu não vejo a globo(sempre achei uma emissora comprada) e mesmo assim eu sempre odiei esses comunistas parasitas de merda…

    • JAH PASSOU DA HORA DO GOVERNO FEDERAL REPRIMIR COM ENERGIA ESTA BAGUNÇA GENERALIZADA! iMPRENSA NORTE-AMERICANA SE MOSTRA PERPLEXA DE VER UMA QUADRILHA DE MALFEITORES, A MAIORIA PENDURADA NA BROCHA E COMANDANDO GOLPE DE ESTADO CONTRA UM GOVERNO LEGALMENTE CONSTITUIDO! CHEGA DE BRAVATAS!

    • A Record está indo pelo mesmo caminho da globo. Me enojo ao assistir os jor ais e os âncoras contorcer a face para as coisas a favor de Dilma e por cada vez mais fogo contra os petistas. Isso vai dar coisa ruim.

  13. Não tenho nenhuma dúvida disso. Vai dar merda … principalmente porque o golpe se dará pelo legislativo, socado de políticos bandidos, a grande parte, fazendo parte do grande esquema de corrupção vitalício brasileiro. Retiram (através de golpe, sem nenhuma imputação de crime) um governante legítimo, com a maioria de votos, para tomarem conta do Brasil e continuarem a mamar como sempre fizeram. Acabarão com Moro que já prestou seus serviços podres, acabam com o MP, detonam a PF “republicana” e fazem um grande acordão para continuarem a roubar o Brasil, com a culpa exclusiva do PT que passará ao “limbo” partidário. A Globo volta a ganhar dinheiro público, como sempre, e a suposta normalidade toma conta do Brasil. Elevam a taxa de juros lá perto dos 20% na SELIC, os bancos golpistas, e rentistas, se locupletam como sempre, um pouco mais, as empreiteiras voltam a trabalhar e a pagarem propinas, e os imbecis revoltados se acalentam com as perdas salariais e mudanças “urgentes” no sistema trabalhista por conta da “herança maldita” do PT. Vai dar merda …

  14. Até velhos políticos velhos podem criar juízo.

    • E que DEUS NOS AJUDE QUE NAO CHEGUEMOS A TAL PONTO, MAS O INCOMUM PODE POR NA CONTA DA MIDIA E OS OUTROS GOLPISTAS, QUE PRIMEIRO CHAMOU O POVO PRAS RUAS.64NUNCAMAIS