Blog do Esmael

A política como ela é em tempo real.

Caiu a liminar contra Lula

lula_ministro

Onde passa um boi passa uma boiada? O desembargador Cândido Ribeiro, do TRF-1, derrubou esta noite a liminar do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. Esta é a segunda vitória de Lula em poucas horas como ministros. A primeira foi a constituição de maioria na comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma. Decisão abre caminho para que outras liminares também sejam cassadas.

O desembargador Cândido Ribeiro, do TRF-1, derrubou esta noite a liminar do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil.

Esta é a segunda vitória de Lula em poucas horas como ministros. A primeira foi a constituição de maioria na comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma.

A seguir, leia matéria da Agência Brasil

da Agência Brasil

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro, derrubou agora há pouco decisão que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O desembargador atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

A posse foi suspensa na manhã hoje (17) pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, durante a posse de Lula, realizada no Palácio do Planalto hoje (16) pela manhã.

No despacho, o juiz disse que “a posse e o exercício no cargo podem ensejar intervenção, indevida e odiosa, na atividade policial, do Ministério Público e mesmo no exercício do Poder Judiciário, pelo senhor Luiz Inácio Lula da Silva”. No recurso, a AGU alegou “ausência de imparcialidade objetiva” do juiz federal.

A decisão do TRF1 alcança apenas a decisão do juiz Itagiba. Outra liminar proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro também barrou a posse de Lula.

Argumento da AGU

Para o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, Catta Preta tem se “engajado” contra o governo Dilma.  “Conforme apresentamos ao TRF, esse magistrado, contra o qual, pessoalmente, temos apenas que fazer elogios, tem se engajado publicamente em uma militância política contra o governo Dilma Rousseff. Não foram poucas as mensagens desse magistrado na questão relativa a um posicionamento pelo fim do governo Dilma Rousseff”, disse Cardozo, mais cedo, em entrevista coletiva à imprensa.

Comentários desativados.