Beto Richa acelera o fechamento das universidades estaduais do Paraná

corteues

Além de não fazer os repasses mínimos necessários para o funcionamento das sete universidades estaduais, o governador Beto Richa (PSDB) agora quer meter a mão no dinheiro arrecadado pelas instituições com atividades como vestibular, concursos e pesquisas. As instituições devem depositar 80% do valor arrecadado com vestibulares e pesquisas até o início de abril, sob pena de terem os minguados repasses suspensos. O objetivo é reforçar o Caixa Único (CU) do governo tucano a custa da comunidade universitária do Paraná.

Há tempos que gestores, professores e estudantes das universidades estaduais do Paraná protestam pela falta de verbas para a manutenção das instituições. O aumento dos repasses foi uma das principais pautas da greve do ano passado contra o governador Beto Richa (PSDB).

Mesmo assim o problema continua e, segundo as direções das universidades, o repasse estadual neste início de ano está pela metade do devido.

Mas isso ainda não é o bastante para o governador e seu secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Eles vão além. Agora estão obrigando as instituições repassarem para o governo 80% do seu superávit, obtido com vestibular, concursos, projetos de pesquisa… enfim, tudo.

O tucano quer  encher o Caixa Único (CU) até o próximo dia 5 de abril.

Confira a seguir a resolução da Secretaria da Fazenda que determina o repasse:

ues
Ou seja, além de não cumprir com os repasses legais, o governo Beto Richa quer usar as universidades como fonte de arrecadação. Por pouco tempo, é claro, pois desse jeito as instituições não vão suportar e encerrarão suas atividade muito em breve.

Para Beto Richa, governar é fechar escolas… e universidades também.

93 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hello Web Admin, I noticed that your On-Page SEO is is missing a few factors, for one you do not use all three H tags in your post, also I notice that you are not using bold or italics properly in your SEO optimization. On-Page SEO means more now than ever since the new Google update: Panda. No longer are backlinks and simply pinging or sending out a RSS feed the key to getting Google PageRank or Alexa Rankings, You now NEED On-Page SEO. So what is good On-Page SEO?First your keyword must appear in the title.Then it must appear in the URL.You have to optimize your keyword and make sure that it has a nice keyword density of 3-5% in your article with relevant LSI (Latent Semantic Indexing). Then you should spread all H1,H2,H3 tags in your article.Your Keyword should appear in your first paragraph and in the last sentence of the page. You should have relevant usage of Bold and italics of your keyword.There should be one internal link to a page on your blog and you should have one image with an alt tag that has your keyword….wait there’s even more Now what if i told you there was a simple WordPress plugin that does all the On-Page SEO, and automatically for you? That’s right AUTOMATICALLY, just watch this 4minute video for more information at. Seo Plugin

  2. Então…

    NO ANO PASSADO FORAM REALIZADAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, POR PROFESSORES, ALUNOS, SERVIDORES, E COMUNIDADE EM GERAL, ANTES E DEPOIS DO MASSACRE,
    ANTES PARA EVITAR QUE CONFISCASSEM O $ DA PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES,
    OS TRÊS DIAS DE MANIFESTO E NO TERCEIRO O MASSACRE, DIVULGADO ATÉ NA MÍDIA INTERNACIONAL!!
    E DEPOIS, FORAM MUITAS PASSEATAS E GREVE,
    E A POPULAÇÃO?
    AINDA OLHA, COMO PENSANDO ISSO NÃO ACONTECE COMIGO,
    MAS, ACONTECE SIM TODOS OS DIAS, A CORRUPÇÃO, OS MASSACRES ESTÃO NA NOSSA CARA!
    TEMOS QUE NOS UNIR, COMO UMA NAÇÃO E LUTAR CONTRA QUALQUER CORRUPÇÃO, INDEPENDENTE DE PARTIDOS E JUNTAMENTE UMA REFORMA POLÍTICA URGENTE!!!

  3. Rs…e por isto que o PMDB falou em uma reportagem após saberem do pedido de prisão do es presidente que tinham que tomar cuidado para não jugar precipitadamente… achei estranho por serem do PMDB oposição… mais agora entendi esses pilantras estão junto com o governo atual (PT)

  4. Dia 13 a maioria vai pra rua protestar, porém sem saber nem a que se refere o protesto. Está na moda o “vem pra rua”, todos vestem a camisa da seleção, levam bandeiras, tiram fotos e postam no instagram, Facebook…eu acho incrível, que eles realmente acreditem que a roubalheira se defina a um presidente, ou um partido. Isso é impossível. Também acho incrível que aqui no Brasil existam tantos pesos e tantas moedas quando se trata da ação da justiça relacionada política. O presidente da Câmara, com provas de contas na Suíça, ainda em seu cargo e solto. E eu nem vejo muito falar dele no jornal nacional; nosso exemplo mais próximo aqui no PR, sr excelentíssimo governador, Beto Richa, cobra o pedágio mais caro, o IPVA mais caro, agora tentando fechar as universidades…é uma lista interminável. O PR é um Estado quebrado, as estradas não tem boa qualidade, (se fosse julgar pelo preço que pagamos de pedágio é IPVA) educação nem se fala, saúde?? Nem sei o que é isso. E cadê o vai pra rua do Beto Richa?? Cade o juiz Sérgio Moro, polícia Federal, alguém aqui pra fazer a pergunta pro nosso governador, que nós paranaenses nos fazemos? Tem pessoas na minha família que trabalham para o Tribunal Estadual, e que recebem atrasado todo mês, meu pai hoje aposentado, passou meses sem dormir devido a grande possibilidade do então governador, Jaime Lerner, privatizar a empresa pública que ele trabalhava, na época da Telepar e Banestado. Enfim, o sentimento que tenho é que nós cidadãos comuns não temos pra onde correr. Ninguém está fazendo manifestação por causa de corrupção ou pra melhorar a vida do povo, engana-se quem acha que o juiz Sérgio Moro está a todo vapor na operação lava jato porque é o papel dele de juiz. A esposa dele trabalha no governo Richa, e ele foi eleito personalidade do ano de 2015 pela rede globo, sai em todas as capas da Veja, o japonês da federal nem vale a pena comentar, tem passagem pela polícia federal por formação de quadrilha… Nós brasileiros estamos fadados a continuar assim é torcer para que o próximo roube menos. Porque pensar no povo? Ahh mas nem se for a última coisa que tiverem pra fazer. Por falar em povo, vces já viram o plano de auxílio que Israel têm para estrangeiros recém chegados que tem pretensao de morar no país?! Rs

  5. todos que trabalham nas universidade são concursados, certo?

    portanto todos deveriam ser tratados de forma igual, certo?

    então, o governo precisa urgente é cortar os assédios morais, as desigualdades de tratamentos, e as injustiças,

    alguns trabalham pouco, e ganham salários super altos, outros trabalham muitoooooooo, mas em ambientes ruins e ganham salários ruins…

    por que não, cortar essas desigualdades de tratamentos, com mais dignidade aos que trabalham as 40 horas diárias?

    falta é humanização, e respeito!

  6. Querem privatizar tudo mesmo, cortar os gastos, e vão privatizar as aulas, logo,

    pois assim terão menos pessoas na folha de pagamento/aposentadoria,

    e a justificativa? simples custo / beneficio – por aula dada e salário pago mensal;

    Infelizmente quem dá aula de verdade, e cumpre horário fica prejudicado, pelos que
    não dão e só aproveitam no nome da instituição para se promover, sair em viagens congresso foram do país, ficar em cargos, essas coisas….

    Aí, vem essas medidas para conter despesas, que cortem os abusos!

  7. Então,

    Os alunos que vão sofrer com isso, e nesse momento serão vítimas dessa nossa política,

    Outras medidas deveriam ser tomadas para os setores públicos, começando com fiscalização e cumprimento de regimentos, leis e estatutos, que só valem para os mais simples e humildes,

    As irregularidades são muitas nas universidades, como o excesso de CCs, servidores que ganham salários abusivos pois não cumprem carga horária para tantos cargos que ocupam;

    A politicagem tomou conta como assunto principal e continuo, sendo que muitos já não dão aulas e se preocupam apenas com cargos, e poder;

    Não há fiscalização dos salários pagos, nem das irregularides, dos servidores em disfunção, das verbas gastas com viagens, diárias, sendo a universidade para os espertos, muito útil!!

    Agora, que todos paguem pelos erros de alguns e que a população arque com os danos, é isso?

    Assim fica fácil administrar, né?

  8. Tem que parar de discutir sobre o partido A ou B ser o culpado, se rouba tem que pagar e ponto final. Beto Rocha fez merda independente do partido, enquanto o Brasil fica aí em briga de partidos, esses políticos continuam roubando dos troxas aqui. Não quero mais um ano tendo que estudar até fevereiro!

  9. quem votou agora aguente eu ja to formada!!!!

  10. Como se sabe, docentes da UNIMONTES-MG (Universidade Estadual de Montes Claros), como também docentes estaduais, tiveram seus cargos EFETIVADOS pelo governador Aécio Neves e, desviadas as suas funções pelo governador Atanásia. Hoje (11-03-2016) estão todos na rua, desde 31-12-2015, por força de medida STF. Após 5 anos, 8 anos, 12 anos, 20 ou 22 anos de trabalho, os servidores foram DEMITIDOS sem direito a uma única (ex)moedinha de 1 centavo.
    Esses são os governantes que querem MUDAR a ideologia de uma Nação. São os mesmos que pregam a FICHA LIMPA, o COMBATE À CORRUPÇÃO, À MUDANÇAS BRILHANTES NA ECONOMIA, NA ADMINISTRAÇÃO.
    Perguntem aqui em Minas Gerais se alguém tem saudade desses aí!

    Isto é somente “Onda de desperados”.

  11. O Paraná sempre foi alcunhado de Quinta Comarca. Num determinado tempo de sua história, um determinado governador-ministro (morto, dai a não citação do seu nome), em plena ditadura militar, danou abrir universidades pelai para embalar sua corrida para a presidência. No estado dele, o Paraná, não federalizou nenhuma. Dai essa roubusta oneração para o governo paranaense.

  12. É muito burocrático o processo em que o Governo Federal passe a administrar as Universidades Estaduais de todo o país? A Uem, por exemplo, se tornaria uma extensão da UFPR.

  13. Como se já não bastasse as barbaridades que nosso atual governador quer fazer com nosso Estado e nossas universidades, temos que ler esses comentários ignorantes de pessoas que realmente merecem o governo que tem.
    Se vocês não tem perspectiva de vida, não pensam em estudar, não estudaram, não pensam no futuro dos seus filhos, o problema é todo de vocês, porém, têm pessoas que almejam esses objetivos e o único jeito de subirem na vida, são pelas universidades públicas, então, guarde pra você sua ignorância, não estude, e não reclame.
    Eu não sei como este senhor ainda foi reeleito neste Paraná, vergonha nacional.

  14. É Emer… Ensino superior é incumbência federal. Vide USP e UNICAMP em SP e a UERJ no Rio… Comentário infeliz.

  15. E não esqueçam, em 2018 votem todos e peçam pros amigos e familiares votarem nele para Senador’ táaa!kk

  16. Sabe o que é difícil admitir? Que teve grande parte dos Professores das IES paranaenses que votaram no Beto Richa, pois ele, no primeiro governo, recompôs os salários dos docentes. Podem conferir, é isso mesmo.

  17. Tomara que sejam fechados todos os cursos de humanas. Só produzem parasitas que não produzem nada. O Brasil precisa de menos advogados e mais engenheiros.

  18. Um dos objetivos desse “desgoverno” e privatizar o máximo que puder, assim como já fez com a Sanepar, como esta fazendo com as estradas, deixando-as como uma peneira, para depois pedagiar, e assim será com as universidades estaduais, sucatear para depois privatizar….#foradesgovernantes independente de partidos!

  19. Minha cara Patrícia, quero muito acreditar que isso seja um comentário “fake”, pois diante de um comentário de tamanha ignorância, a única resposta que posso lhe oferecer, é uma solidariedade com relação a sua tamanha falta de informação e ao seu português ridículo.
    Este tipo de comentário realmente só pode ser feito por uma pessoa que nao tem idéia da importância das universidades estaduais para a nossa região, na formação de bons profissionais e de cidadãos. Afinal, para entender os benefícios que estas instituições trazem para a sociedade é necessário fazer parte de alguma delas, o que no seu caso duvido muito que tenha acontecido, pois para ingressar em uma instituição pública é necessário saber escrever e falar corretamente.
    Sou formada em uma universidade estadual do Paraná e atualmente estou estudando em uma instituição privada e posso garantir que os benefícios que as universidades estaduais e federais trazem para a sociedade, como desenvolvimento de pesquisas, assistência e ensino nas áreas de extensão e toda a riqueza e sabedoria dos profissionais que por ela se dedicam nada se compara ao desempenho e benefícios que as instituições privadas tentam oferecer.
    Beto Richa, onde mesmo vc formou? Ah na PUC, seus pais tinham condições de pagar um curso, e pra no final você se tornar o profissional que é. Entende-se o seu desrespeito com as universidades, escolas e profissionais da rede pública porque na verdade você nunca precisou usufruir de uma. É compreensível seu modo de governar, afinal se fosse formado por uma estadual concerteza iria rever seus conceitos.
    Parabéns aos professores da rede estadual, por transmitirem por tanto tempo a riqueza dos seus conhecimentos e formar ótimos profissionais.

  20. Já beto lixo e tão bom assim poderia abrir um prostibolo garanto que ficaria cheio dos que clamam este desgoverno traste picareta sem CARÁTER,acredito que a um bom lugar para este no INFERNO ao lado de MAMOM.e desem que ele veste preto.

  21. Fechou universidade, fechamos o pau…

  22. Patricia Nikha Ghona, volta pro jardim de infância minha filha, VC precisa ser alfabetizada
    .por isso está defendendo o fechamento das universidades…VC nem sabe o que é isso…kkkkkk

  23. Querida Patricia, o mundo esta ferrado se for ligar para o seu comentário e principalmente para o seu português, a senhorita esta pedindo para fechar as universidades mas não sabe nem o português direito, o dia em que você for capaz de conseguir entrar em uma universidade pública com um português desse você poderá comentar algo sobre isso.

  24. Essas universidades não vão fazer falta nenhuma. Pobre está pagando para estudar nas particulares mesmo, porque as vagas dos cursos top são disputadas por ricos. Isso é um consumo de milhões jogado fora, apenas para grevistas fazerem politicagem e farra com o dinhiero público.

    • Mais desinformado do que você não há. Vide aumento de operários em cursos top (para o mi mi mi da classe média coxinha).
      E tem mais: nem todos querem as profissões que você acha top.

  25. Aaaaffff….cada mentalidade… jardim I com urgência para algumas mentes atrofiadas!!!

  26. Como sempre tudo pra mim nada pros outros mardito prayboy

  27. TEM MAIS É QUE FEXAR ESTAS UNIVERCIDADES MESMO. essas univercidade municipial, estadual e federal só serve para gastar dinheiro. A maioria dos estudante que estão lá não estudam e os professores vévem mais em greve do que trabalhando. Eu e as maioria não precisam dessas escolinhas. Eu estudo na UP que é a melhor universidade do Brasil e lá não entra cotista sem capacidade.

    • Patrícia, a julgar pelo seu português e pela péssima argumentação do seu comentário, você no seu estado atual nunca entraria numa universidade pública. O que é um ótimo argumento para manutenção de favuldades públicas, já que não deveria estar nem fazendo curso superior, muito menos usufruindo os frutos da pesquisa feitas por essas universidades.

    • Patrícia Ghona, outra égua relinchando!

    • Universidade Positivo, melhor universidade do PR! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Fechar com X e vévem kkkkk por isso não entra cotista. Sua produção de texto está acima da média. kkk

    • Patricia!Fugiu das aulas de língua portuguesa.??

    • Como assim fechar com X, é uma exceção ortográfica da melhor universidade do Brasil que não aceita cotista sem capacidade?

    • UP não tem cotista, mas pelo visto tem analfabeto

    • cara “estudante”da up…o que falar desse seu comentário…a propósito,seu português é excelente,vc deve ser a melhor aluna desta sua melhor “universidade”.Lamentável ver que existem pessoas cm vc com pensamentos tão medíocres cm o seu.Pelo que vejo as universidades públicas são tão desnecessárias quanto saber a gramática.sinto é pena de gente como vc!Volta então para o ensino médio e aprenda a falar corretamente depois vc pensa em fazer um comentário!Até pq com esse português vc jamais entraria em uma dessas “escolinhas”..

    • Não sei em que mundo você vive Patrícia, mas na terra as melhores universidade brasileira são públicas. Basta ver qualquer ranking.
      Pelo seu uso da língua portuguesa, imagino que o comentário sobre a falta de capacidade de cotistas tenha sido irônico. Assim espero. Caso contrário, o correto é: universidade, com s; vivem, com i e sem acento. Dê atenção também à concordância número pessoal, está bem fraquinha. Se quiser fazer umas aulas de reforço te indico procurar algum cotista de universidade pública. Provavelmente não se recuse a te ajudar. Além de inteligentes em geral são ótimas pessoas.

    • Tem mais que feXar mesmo, por que quem precisa de estudo já véve bem e não precisa de capacidade pra isso… Só de dinheiro, não é mesmo queridinha.

    • Podia fazer um curso de gramática nessa sua “univercidade”.

    • Pois eu acho que tem que deixar aberto pra ver se gente que nem você aprende pelo menos a usar um português correto. É “fechar” minha filha, não ‘fexar’; “Universidades” e não ‘univercidades’; é ‘municipal’ e não ‘municipial’; essas combina com servem e não ‘serve’; não é ‘vévem’, é vivem; e por ai vai. Se tua universidade é tão boa, porque não aprendeu a escrever? Aliás, isso tinha que aprender antes de entrar né? Por isso não passou numa pública e tá com raivinha.

    • Primeiramente fechar não é com “x”. Em segundo lugar, a UP não é a melhor Universidade (com s) do Brasil. E em terceiro,sou cotista e estudo em uma Universidade estadual e a minha competência e de todos os cotistas, acredito eu, são bem maiores que a sua. Não é nem uma “escolinha” é lugar de gente muito responsável e de muita competência. A maioria dos estudantes que tem lá estudam sim e muito, não só pra entrar na Universidade mas pra se tornar bons profissionais e talvez professores, que vão sim fazer greve sempre que sentirem que é necessário para garantir um direito ou um benefício, que não é só deles é de todos nós. A senhorita saiba que é nas universidades públicas que se produz a maior parte do conhecimento científico e tecnológico do país mesmo sem todo o luxo que a sua tem. Se você tem dinheiro pra pagar o seu curso saiba que a maioria NÃO TEM.

    • E faltam aulas de português por lá….

    • Então Patricia essas escolinhas formam os melhores profissionais do país e aprende a escrever.

    • Vévem? Univercidade? Fexar? Vc precisa sim dessas escolinhas. Aliás, pelo jeito você precisa urgente de QUALQUER escolinha.

    • E como diabos você entrou nessa “UP”, sua mula? “univercidade”, “dos estudante”, “vévem mais em greve”. Bela bosta essa UP se deixou uma analfabeta funcional sentar em seus bancos!

    • Ô Patrícia, acho que sua UP não funciona muito bem já que fechar escreve assim, e vévem não existe e universidade é com s e não c. Vá para uma universidade federal ou estadual que lá eles ensinam português direitinho.

    • Patrícia Nikha Ghona com esse seu português a universidade que deveria fechar seria a sua né? kkkkkkkkkkk vc não passa de uma marionete, na verdade todos somos, a diferença é que eu enxergo minhas cordas e você é apenas mais uma alienada.

    • Olá Patrícia,

      Minhas palavras não são para causar nenhum embate, pelo contrário. Acho que as opiniões que emitimos sobre as coisas, decorrem das relações que estabelecemos ao longo da vida e das oportunidades que tivemos para desenvolvermos um pensamento crítico de mundo.

      Com isso, gostaria de falar um pouco da minha experiência: sou universitária de uma instituição estadual e ingressei na universidade pelo sistema de cotas. Estudar sempre foi um grande sonho, talvez mais dos meus pais do que meu. Eu estudei desde a pré-escola em ensino público e cresci ouvindo meus pais dizerem que educação abre caminhos, dá asas, pode proporcionar melhores condições financeiras, enfim… Contudo eu jamais teria condições para bancar uma faculdade privada e ingressar em uma pública tem sido uma experiência bastante construtiva: afirmo que estudar tem me transformado em outra pessoa, mais humana, mais desconfiada, mais crítica, mas pessimista, quem sabe.

      Avalio que minha universidade não gasta dinheiro do Estado. Por outro lado, ela mais produz. Muitos alunos e professores fazem pesquisa, inventam novas tecnologias, tratamentos, formas de cuidado a saúde, tudo graças a dedicação, pois investimento estatal vemos muito pouco, somente o básico para que a universidade não acabe de sucumbir.

      Além disso, posso dizer também que desde que entrei na universidade não tenho feito outra coisa senão estudar, assim como vejo professores passarem horas a fio se dedicando para o que fazem. Sinceramente: Tenho professores que me inspiram, que dão aula sobre aquilo que amam e que passaram suas vidas pesquisando. O mais legal, é que eles nos incentivam a produzir conhecimento e não apenas reproduzir, como uma vitrola a repetir de modo irrefletido um saber, seja ele científico ou político (se é que eles não se misturam). Tenho aprendido na universidade a desconfiar… a ver que tenho direito a uma educação pública de qualidade, pois os impostos que pago e minha estadia em um Estado democrático me dá esse direito… tenho o direito de saber os meandros da política que transforma pessoas críticas em subversivos, como se eles fossem o problemas a ser combatido.

      Sabe … eu me vejo como alguém que ainda precisa aprender muito…

      Além disso, acho que aprender faz bem para todos… Desejo que as pessoas tenham a oportunidade de ingressar em uma “escolinha”, assim como eu tive… isso abre nossos horizontes.

      • Parabéns, Bruna… Ótima colocação.
        Seria muito bom se alunos universitários (publica e particulares) tivessem uma visão do ensino superior como a sua.
        Pelo visto nosso atual Governador (que estudou em universidade particular) não teve a “oportunidades que tivemos para desenvolvermos um pensamento crítico de mundo”.

    • Fexar, univercidade, municipal, estadual e federal só serve, vévem, eu e as maioria…KKK.

      Patrícia se na melhor universidade do Brasil como você diz, estudam alunos com esse domínio da nossa língua, então eu desisto! Tira o tubo!

    • Já de cara vemos que te faltou muita educação, principalmente a básica, falando merda desse jeito e escrevendo desse jeito.

    • Primeiramente, não sei como a senhora estuda com esse pensamento rasissimo, a iguinorancia fora do normal, a senhora merece apanhar de gato morto para largar mão de ser otaria e falar abrobinha, você é simplesmente um lixo.

    • MAS ENTRA ANTA RETARDADA IGUAL A VC!!! VERGONHA GURIA, VC É UMA VERGONHA.

    • Patrícia, vc só conseguiu entrar numa universidade pq paga, se fosse estadual ou federal jamais conseguiria com esse analfabetismo! UNIVERSIDADE… e vévem só se for na tua terra, (faculdade) (deve ser à distancia) Quanta hipocrisia!!! e não tem nada FECHAR, tem q ter mais opções e com estrutura qualificada, coisa que nosso querido e excelentíssimo governador do Paraná (PSDB) DESCONHECE. OBS. antes de criticar algo, vai aprender escrever, leitura sempre ajuda…

    • Lá só entra gênio como você kkk

    • Patrícia, “fexar” “vévem”….qual universidade mesmo você está cursando?

  28. Tem que fechar mesmo ou privatizar, ensino superior é incumbencia federal ou particular. O estado tem responsabilidade no ensino fundamental e médio.

    • Verdade né! Pra que manter universidade se existem outras coisas mais importantes para fazer com dinheiro, por exemplo, auxílio moradia para juiz. Pra quê?!! Afinal, ensino superior particular no Brasil é barato e de alta qualidade.

      • Alta qualidade para encher os bolsos de uma cambada de professor vagabundo que não dá uma aula que presta. Ninguém consegue mandar embora porque é concursado e as leis defendem esses funcionários que só mamam na teta pública, e que atualmente formam apenas desempregados intelectuais (os que conseguem chegar até o fim do curso é claro). O resto dos alunos desanimam devido a alta precariedade das IES e da má qualidade do ensino, porque os professores se acham Deuses intocáveis. Ainda bem que consegui me formar devido a meu autodidatismo e tenho um emprego que presta. Posso dizer por experiência própria (me formei em Física na UEM) que consegui chegar onde estou profissionalmente por esforço próprio do que pelos professores péssimos que me deram aula.

        • Ai que dó do injustiçado. O autodidata é um Da Vinci não reconhecido.
          E vagabundo deve ser teu pai, seu bosta. Seja decente e coloque rei nome aí, seu merda!

        • E não teria nem isso caso tivesse se formado pela Unicesumar, eu cursei lá e agora curso UEM, acredito que disse muitas coisas irretocáveis no que tange aos professores, porém nas particulares aproveitamos um em cada dez professores que passam pelo curso, além de que mesmo tendo um emprego legal que me remunera bem custear praticamente 2 mil reais mensais para ter aula com professores despreparados também é o cúmulo, estamos fadados ao autodidatismo (enquanto ainda podemos) ou a padecermos na ignorância.

          • Olhe.. Deveria ter vergonha. Professores vagabundos. Tive ótimos no Ens Fund, médio e superior. Não julgo suas qualidades. .. q bom. Mas querer acabar com o sonho dos outros (povo) é lamentável. Sofri bastante, longe da família e pouco dinheiro. Sou formado e professor. Te convido a acompanhar minha aula e a trocar ideias com meus alunos. Será bem vindo.

    • Mas isso só deixaria os ricos mais ricos e os pobres mais pobres, você querendo ou não querendo, a Universidade estadual é uma grande chance do pobre conseguir sair de sua classe social e ter um emprego melhor, uma boa carreira… É só estando dentro de uma que você vê o quanto isso é verdade, claro que tem ricos dentro das universidades eu vejo Mercedes e bmws nos estacionamentos de alunos, mas ao mesmo tempo vejo gente vindo da favela e de bairros bem marginalizados que conseguem ter alguma esperança com o ensino público.

    • Basta olhar a resolução que criou as universidades e verá que se tornaram responsabilidade estadual. Fechar universidades que produzem e fazem a diferença, é involuir. Privatizar não trará benefícios a população que paga impostos absudos. No máximo uma federalização para diminuir a quantidade de repasses estaduais.

    • Então, alguém avisa o governador, por favor, dessa obrigação dele para com as escolas e os colégios? Por favor!!! Eu sou professora da rede Estadual do Paraná. Só lástima… O PIOR GOVERNO DA EDUCAÇÃO!!! INIMIGO, CLARO!!!

    • EMER, vc deve ser algum FDP vagabundo, parente de politiqueiro, não passa em curso superior algum, vive falando mal das universidades estaduais! Povo do PR, não tem ninguém prá emparelhar este turquinho narigudo e ladravaz?

    • Tá precisando ler o art. 211 e ss do Constituição Federal amigo.

    • Emer, analise as outras Unidades Federativas do país e compare com o Paraná, repare na quantidade de universidade federal que temos. O que está fazendo o governo estadual para conseguir novas universidades federais? O Paraná e um dos unicos estados que tiveram um ministro da educação que não conseguiu abrir novas universidades federais.
      E o ensino fundamental vai muito bem na gestão Richa né?
      Pelo visto você é um elitizado que tem dinheiro para pagar um ensino superior privado, gostaria que você reformula-se seu comentário em um momento de lucidez.

    • Miolinho mole. Retrógrado. Uma conquista de mais de 40 anos por ir para o ralo? Vai estudar.

    • Mas os tunganos não
      puseram bancos estaduais nos bolsos?

      Não fizeram a privataria?

      Com a desculpa de que O Estado só deve cuidar da saúde e educação?

      Como se passou una geração da falcatua tucana eles mudam o dito por eles mesmos…

      E voce os defende. De graça ou é pago?

    • Por causa de pessoas ignorantes como você que o país não vai pra frente.
      Que vergonha alheia Emer.

    • Ah vai cagar!!! Certamente vc deve ser um otário q nunca conseguir passar em um vestibular público na esfera estadual… Vá estudar!!

    • APOSTO que não tem curso universitário. E é obrigação sim, valores invertidos, as particulares é que nem deveriam existir.

    • Concordou plenamente ! Afinal e muito fácil entrar numa universidade particular e sem contar que são muito baratas e acessíveis a todos inclusive aqueles q péla de sol a sol pra ganha 1 salário mínimo ne seu idiota !

    • Sai dai seu lixo, os cara já não investem em nada, e oque tem que mais o menos ainda quer tirar, vai se foder você e esse seu pensamento de merda. Verme inútil

    • Universidade Estadual é o Estado que que cuidar!!!
      Promover um ensino de qualidade e garantir a permanência do aluno dentro dessas universidades.
      Privatizar não é o caminho!!!

    • Nem todos poderiam pagar. Não é todo mundo que tem mãe vendendo cerveja a deizão como você

    • Provavelmente você é burro.

  29. FELADAPUTA…
    Agora que meu filho passou no vestibular..
    E eu acabei de pagar o IPVA mais caro do MUNDO.
    Depois que ele rapou os professores.
    Até quando vamos pagar o PSDB de São Paulo..
    Não há dinheiro que chegue, é por isto que querem
    tomar o GoVERNO FEDERAL de assalto..já descobriram
    um meio (meio não é com eles, só inteiro), de saquear
    os cofres federais..que a DILMA fechou..
    A mídia está com as tetas secas e querendo mais dinheiro
    para falar mal do LULA….
    A mídia cobra caro meu caro…
    Por enquanto ela esta com as tetas ainda dando leite…
    E vai querer o botafogo jogando dia 13 …
    Para ter noticias para encher as 24 toneladas de papel imprensa
    que cada caminhão leva para rodar jornais..
    Mas a Internet vai te pegar ….jornalistas enfadonhos, acabou o BBB,
    a internet manda em você GLOBO….não tem conversa nem mudança
    de regras..é quem nós quer..
    Vai tudo mudar, acabar certos para…..digue-me..
    CREDO, quanta bobagem que sou capaz de produzir…

  30. Com a palavra, o reitor Aldo Bonna e o grupo do APIESP.

  31. Trata a educação com o carinho característico de um rinoceronte, a dupla de infelizes pinóquio e baiano…
    Enquanto isso, o estado “saneado” de Ricardo Bosssssssta continua sem pagar avanços salariais de professores e policiais militares.
    Viaturas apodrecem nos patios estado afora, por falta de manutenção. Que saudades do “brimo – distante”, deve sentir pinóquio… conseguiria logo umas oficinas na faixa para os pobres policiais não perseguirem ladrões à pé.
    Professores lotados na SEED e nos núcleos de educação continuam indo às escolas com Palios 2006 caindo aos pedaços, sem estepe ou freio. quando enguiçam (oque quase sempre ocorre), têm que, para fazer o serviço andar, utilizar dos seus próprios veículos.
    O café da última e tragicômica semana pedagógica foi rateado entre os participantes!
    O ensino superior público estadual não pode prosperar mesmo, Esmael…
    Quem sustentará os monstros Positivo, Uninter, FAE e outros???
    Melhor do que estudar de verdade, é fazer um cursinho – bunda semipresencial ou completamente à distância (mensalidades de R$150,00, vestibulares de araque, provinhas online, com a resposta no arquivo ao lado, na página do curso), numa dessas fábricas de diploma…
    Sucatear para privatizar: seu nome é PSDB!!!!!!!

  32. Este e o modo de governar dos P S D B,o futuro dos golpistas,eles também são todos ficha limpa e diplomados pela justiça eleitoral,PARABÉNS.