Coluna do Requião Filho: Transparência X Beto Richa

Em sua coluna semanal, o deputado estadual Requião FIlho (PMDB) fala da incompatibilidade entre o governo Beto Richa (PSDB) com o conceito de transparência na administração pública. Requião cita o Caixa Único (CU) e o labirinto contábil que dificulta qualquer pesquisa sobre as destinações de recursos. A caso da construtora Valor que recebia pagamentos por obras não realizadas em escolas do estado é emblemático. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Em sua coluna semanal, o deputado estadual Requião FIlho (PMDB) fala da incompatibilidade entre o governo Beto Richa (PSDB) e o conceito de transparência na administração pública. Requião cita o Caixa Único (CU) e o labirinto contábil no governo estadual que dificulta qualquer pesquisa sobre as destinações de recursos. O caso da construtora Valor, que recebia pagamentos por obras não realizadas em escolas do estado é emblemático. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Requião Filho*

Tem coisas que não se misturam, não se completam ou não se combinam, como água e óleo, Deus e o diabo e o grande exemplo paranaense “Beto Richa e a Transparência”.

Há quem acredite que transparência é só portal da transparência, mas é algo bem mais amplo e envolve, principalmente, as contas do Estado.

Vejam só o famigerado Caixa Único-CU, que mistura em uma mesma conta praticamente todas as verbas do Estado, fazendo uma verdadeira lambança com o dinheiro público. Até mesmo o próprio Governador, recentemente, se disse surpreso por ter o Tribunal de Contas conseguido desvendar a destinação para a empresa Valor, investigada pelo GAECO, do dinheiro excedente devolvido pela ALEP.

Estaria Beto Richa realmente surpreso com a capacidade do TCE-PR desvendar os obscuros caminhos do Caixa Único, ou por não ter dado certo o seu plano de construir um labirinto contábil??!!

Da eventual surpresa do Governador só se tem uma certeza: a de que o Caixa Único foi inventado para por fim à transparência, criando um regime sombrio sobre as contas do Estado.

No discurso de ontem, como novo Líder da Oposição, demonstrei que o Estado do Paraná se vale de todos os meios para dificultar, quiçá esconder seus atos, e não mede esforços para conseguir o seu intento, exemplos claros foram alguns dos diversos vetos encaminhados pelo Governo, que pisoteiam tanto na autonomia quanto no poder de fiscalização da ALEP.

Seja o que for, venha da forma que vier, com os empecilhos, armadilhas e obstáculos inimagináveis, não interessa! Vamos continuar, sem medo, questionando, fiscalizando e denunciando as contas e os atos do Governo Estadual!

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am very new to blogging and really loved this website. Almost certainly I’m want to bookmark your site . You amazingly have great articles. Thanks a lot for sharing your web page.

  2. por falar em chefe desta tal empresa VALOR,um dos suposto gerente ou laranja um menino pobre HOJE anda CAMIONETA,muito bom salário pois ai tem ????.pode ser um CALA boca.coisas de pessoas e empresas PICARETAS com gente PILANTRA.os contratos todos muito bem FATURADOS.os prefeitos todos SUSPEITOS,mas por traz disso tudo a hum nome um tal DEPUTADO cabeça ????.

  3. esta empresa VALOR realizou obras também em BITURUNA,estas também são investigadas uma empresa pra-la de laranja se diz que não sabem quem são ou que e o suposto propietário ???. se ir bem fundo VAI dar um ótimo resultado.sabemos por boca do povo que os chefes estão bem preocupados,e só ir em frente,eles devem falar tudo.

  4. governador isso e um pirata picareta incompetente.beto lixo menino ficha LIMPA,justiça VERGONHA.

  5. O que pensa o jovem deputado sobre o líder do governo também ser do PMDB? Coisa linda, não?