Coluna do Requião Filho: Transparência X Beto Richa

Em sua coluna semanal, o deputado estadual Requião FIlho (PMDB) fala da incompatibilidade entre o governo Beto Richa (PSDB) com o conceito de transparência na administração pública. Requião cita o Caixa Único (CU) e o labirinto contábil que dificulta qualquer pesquisa sobre as destinações de recursos. A caso da construtora Valor que recebia pagamentos por obras não realizadas em escolas do estado é emblemático. Leia, ouça, comente e compartilhe.
Em sua coluna semanal, o deputado estadual Requião FIlho (PMDB) fala da incompatibilidade entre o governo Beto Richa (PSDB) e o conceito de transparência na administração pública. Requião cita o Caixa Único (CU) e o labirinto contábil no governo estadual que dificulta qualquer pesquisa sobre as destinações de recursos. O caso da construtora Valor, que recebia pagamentos por obras não realizadas em escolas do estado é emblemático. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Requião Filho*

Tem coisas que não se misturam, não se completam ou não se combinam, como água e óleo, Deus e o diabo e o grande exemplo paranaense “Beto Richa e a Transparência”.

Há quem acredite que transparência é só portal da transparência, mas é algo bem mais amplo e envolve, principalmente, as contas do Estado.

Vejam só o famigerado Caixa Único-CU, que mistura em uma mesma conta praticamente todas as verbas do Estado, fazendo uma verdadeira lambança com o dinheiro público. Até mesmo o próprio Governador, recentemente, se disse surpreso por ter o Tribunal de Contas conseguido desvendar a destinação para a empresa Valor, investigada pelo GAECO, do dinheiro excedente devolvido pela ALEP.

Estaria Beto Richa realmente surpreso com a capacidade do TCE-PR desvendar os obscuros caminhos do Caixa Único, ou por não ter dado certo o seu plano de construir um labirinto contábil??!!

Economia

Da eventual surpresa do Governador só se tem uma certeza: a de que o Caixa Único foi inventado para por fim à transparência, criando um regime sombrio sobre as contas do Estado.

No discurso de ontem, como novo Líder da Oposição, demonstrei que o Estado do Paraná se vale de todos os meios para dificultar, quiçá esconder seus atos, e não mede esforços para conseguir o seu intento, exemplos claros foram alguns dos diversos vetos encaminhados pelo Governo, que pisoteiam tanto na autonomia quanto no poder de fiscalização da ALEP.

Seja o que for, venha da forma que vier, com os empecilhos, armadilhas e obstáculos inimagináveis, não interessa! Vamos continuar, sem medo, questionando, fiscalizando e denunciando as contas e os atos do Governo Estadual!

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

Comments are closed.