Professores ficam revoltados com vídeos “provocativos” na Semana Pedagógica do Paraná

direitoshumanos

Parece uma piada, mas não tem graça. Muito pelo contrário. Os materiais elaborados pelo governo Beto Richa (PSDB), por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), para a Semana Pedagógica estão causando forte revolta entre os professores nas 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná.

A equipe do tucano optou por temas espinhosos para o governo como os direitos humanos, o combate a corrupção e a democracia. É como se falasse em corda na casa de enforcado…

Assistindo aos vídeos produzidos pelo governo, os professores imediatamente lembraram do massacre do Centro Cívico, como exemplo de desrespeito aos direitos humanos. No tema de combate a corrupção, lembraram da Operação Quadro Negro do Gaeco, que apurou o roubo de milhões de reais destinados à construção e reforma de escolas. E, finalmente, no tema da democracia, lembraram dos métodos utilizados por Beto Richa para aprovar o confisco da previdência dos servidores na Assembleia Legislativa, entre outras maldades.

Nas escolas, o constrangimento e a indignação é geral e irrestrita. A Semana Pedagógica começou ontem (22), prossegue hoje (23) e termina amanhã (24).

A situação ficou ridícula quando o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), foi escalado para falar num vídeo chamado “Geração Atitude” sobre um programa de combate à corrupção(!), incentivando a participação crítica(!).

Não custa recordar que o deputado Traiano bateu o carrão importado em frente a uma escola estadual justamente quando fiscalizava a reposição de aulas dos professores grevista num sábado, no ano passado. Foi ele quem ignorou o massacre que se instalou na Praça Nossa Senhora de Salete, no fatídico 29 de abril de 2015, e se recusou suspender a sessão da Alep dizendo: “A bomba não é aqui dentro. Então, vamos votar”.

O professor Luiz Paixão Rocha, ex-dirigente da APP-Sindicato, foi um dos educadores que se manifestou pela internet. “Como pode um governo que rasgou todos os princípios de direitos humanos querer trazer o tema para as escolas sem ao menos um pedido de desculpas pelo que fizeram no dia 29 de abril?”,  afirmou.

“Como podem falar de cidadania e combate a corrupção aqueles que sofrem denúncias de desvio de recursos da própria educação? Se não bastasse ainda temos que assistir vídeo de promoção pessoal do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná”, completou Paixão.

Vale lembrar ao governador Beto Richa e aos deputados da “Bancada do Camburão” que não existem direitos humanos, democracia ou combate à corrupção fora do mundo real. O tucanato não tem moral para tratar de nenhum desses temas.

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Professores vocês tem tudo na mão para fazer uma contra-campanha política nas próximas eleições. Aproveitem as aulas , politizem seus alunos hoje, porque amanhã vão eleger esses tranqueiras, curvas de rio que dominam o estado.

  2. Pedro e Paulo, bíblicos só no nome.
    Pedro e Paulo, sou assíduo ao Blog, gosto da Liberdade de opiniões que o Blog permite e de certo modo incentiva, veja os Colunistas isso o torna grande.
    Não sou lixo e não apodreço os meus colegas professores.
    Acredito que ambos devam ler um pouco mais.

  3. Ha ha ha, será que tudo tem que ser a favor, para a lata do lixo com os corruptos, baderneiros, quero que vocês falem amanhã, lacaios. (muitos mais gizes e muitas outras lições)!

  4. Eu estava lá no dia 29 de abril. Estava ao lado dos agentes penitenciários, eles estavam bem revoltados com os PMs, e foram os agentes que ergueram a grade e jogaram contra os PMs. Pergunto, porquê ninguém fala isso, que foi o que aconteceu, ficam falando que fomos nós professores que provocamos PMs.

  5. Para este desgovernador cair, falta pouco pelas investigações do Publicano, só espero que tenha juiz macho neste Paraná para o encaminhar a Corte Suprema a fim de ser julgado os seus atos criminosos. Se isso acontecer, eu acredito que o Paraná pelo menos terá salvação no futuro, caso contrário estaremos todos fudidos.

  6. A pergunta que fica é, “Existia uma ordem legal que proibia a entrada na ALEP?”, me parece que existia, então, quem tentou descumprir essa ordem foi o responsável pelo resultado tanto reclamado. Lamento informar os descontentes, mas a PM só cumpriu seu dever e reagiu a uma provocação, ou seja, a PM cumpriu a lei.

    • Cara a ALEP até onde se sabe é a casa do povo e portanto não necessita de ordem para entrar nela, ou será que você é mais um do porão do Palácio Iguaçu que fica escrevendo bobagens e defendendo um bando de políticos jaguaras e polícias despreparados para função. Eu vi tudo e só que assisti foi professor desarmado se defendo de polícia que usou e abusou de autoridade que tem. Portanto não defenda que fez merda.

      • Paulo inocente, ALEP, BB, CEF, COPEL… tudo é do povo, rsrsrs…só na tua cabeça que isso é do povo, nada é do povo, a não ser as obrigações, vc é um daqueles que acredita no que diz a CF “todos são iguais perante a lei”, o santa inocência, vc só pode ser eleitor do PT… mas voltando a lei, tinha uma ordem legal que impedia o acesso ao interior da ALEP e essa lei tinha que ser cumprida, se os revoltados não sabem obedecer por bem, a PM os faz obedecer por mal, tenho dito. rsrsrs

    • Raciocínio de Miro Santana em algumas palavras: legalista, midiotizado, simplório, coxinha, desinformado, individualista, arrogante, cínico. Coisa de comissionado mamador das tetas fartas de dinheiro público. Vá fazer um concurso público, ignóbil! Seus argumentos são repugnantes!

      • José energúmeno, rsrsrs…eu não sou comissionado e para seu conhecimento já passei em concurso público, inclusive, me aposentei aos 25 anos de serviço, tb sou vitima do Sr Beto Richa, pois o tal conseguiu fazer com que eu voltasse a pagar a previdência, aliás, minha mulher é professora do Estado, nem por isso, vou aprovar o descumprimento da lei, mesmo vendo o caos no Brasil onde o seu partido (PT) é campeão em falcatruas.

        • Miro, com seu comentário você acabou por confirmar minhas expectativas a seu respeito. Quando a PM desrespeita a lei que garante a manifestação pública, os professores é que provocaram. Quando Beto Relincha lhe prejudica em sua previdência, você é vítima. Típico raciocínio individualista que só enxerga o próprio umbigo e se julga o centro do universo.

    • Logo se vê de qual lei vc fala. Não entende nada e ainda comenta. Vai dormir.

  7. Marcos . é feio falar isto mas VC é o lixo podre que esta azedando os professores. Tenha vergonha na cara de pau que VC tem . lixo

  8. Alguns partidos de Esquerda teriam Moral para cobrar Moral de quem não tem Moral?
    Também sou professor e não encontro-me indignado!

  9. Este tipo são assim mesmo eles agem como se fossem VITIMAS mas são eles mesmo que PRATICAM ESTES ATOS SÃO COVARDES E MAL INTENCIONADOS,SEM MEDO POIS A NOSSA JUSTIÇA TAMBEM FRACA E corrupta,FAZ DE CONTA QUE NÃO OUVIU SE FAZ DE BESTA,VERGONHA mas nos PODEMOS já AGORA NAS ELEIÇÃO para PREFEITOS dar-lhe O TROCO SEPARAR OS DE carater DUVIDOSO POIS o voto E unico E só teu.vote limpo OS DO BANDO DE BETO LIXO ESTES devem ser DEFENESTRADOS.

  10. Que Massacre oq…
    Já foi comprovado que o povo foi o causador da zona. A PM apenas estava parada isolando a área, e os baderneiros tanto pediram q levaram ferro.

    • Também foi comprovado que pessoas que só assistem TV, acessam redes sociais ou são “baba-ovos” vivem em mundo mundo de fantasia, relatam comentários ridículos, assim como seu chefe.

      • É inacreditável que alguém possa dizer isso. Em que mundo você vive Pier?
        Se é no que estou crendo pela tua resposta, só tenho a te dizer que este é o pior que você escolheu e que este vai por terra tão rápido como começou. A vida logo logo vai te mostrar, é só uma questão de tempo. A ilusão é passageira.

    • Pier, te conheço, amigo do Alexandre Curi. Te cuida! Sua batata no coxa já assou e agora vem se assanhar dando palpite onde não sabe da missa a metade.
      É melhor se calar, você tem casa de vidro não somente telhado.

    • Pier, incompetente comissionado, puxa-saco do Richa, por que não fica de boca fechada ao invés de expor-se ao ridículo???

    • Caro ignóbil, quem comprovou? A Pm estava lá parada? por acaso vc esteve lá? Bem, deve ser apenas a manifestação de uma alienado mandado a postar um comentário grotesco como sua pessoa…vai estudar se cargo de confiança…

    • Acho que você é mais comissionado que faz parte da TETA DIGITAL DO PALÁCIO IGUAÇU, PARA ESCREVER TANTA MERDA EM POUCAS LINHAS.

    • Esse nem deixa dúvidas que é pago com nosso dinheiro para atuar na tenda digital, sai vagabundo. O mundo inteiro sabe o que foi aquele massacre, só vc quer esconder? Esconda-se de vergonha por ser mais um vadio pago com nosso dinheiro.

    • Cargo comissionado vc né! Continuei mamando na teta da mãe e não do Estado!

    • Pier, acho que toda a PM, especialmente os brucutus do BOPE e o pessoal do camburão, isolou também a sua “região sentante”, com a qual notoriamente você desenvolve seus raciocínios…
      O produto cai na privada…
      Dê descarga em seus pensamentos, “Pírer”…

  11. Falando em educação e lembrando de Fernando Pessoa:
    O politico é um fingidor, finge que é honestidade a roubalheira que deveras pratica…
    Deve ser assim, Betinho Play ao fazer a barba pela manhã, deve imaginar que é outra pessoa, ou seria obrigado e usar a navalha (claro que ele não usa navalha, se é que faz a pŕópria barba, trata-se de licença “poética”) para cortar algo mais vital que os fios de pêlo do rosto. Fios que, por sinal, teima em não honrar….

  12. Votaram no canalha agora agüente. Kkkkkk

  13. No povo do Paraná tem muita gente bocó, só aprenderam um mantra até o momento ” lava jato, lava jato, ……” parece até lavagem cerebral, não duvido nada se esse pessoal do camburão e o Betinho, se elegerem com a maior votação do pais em 2018. O povo gosta de tomar no Rab…..

  14. Boa discussão para depois do vídeo do Traiano:

    “As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto as ideias do seu domínio. Os indivíduos que compõem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que o fazem em toda a sua extensão e, portanto, entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época. (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. “Ideologia alemã”)

    NÓS, PROFESSORES, TEMOS QUE FAZER VALER O NOSSO DISCURSO CONTRA O DOS DOMINANTES. NESTE CASO ESPECÍFICO TEMOS QUE DENUNCIAR A IDEOLOGIA PRESENTE NO VÍDEO DO TRAIANO. A IDEOLOGIA DELES É USADA PARA FORMAR NO IMAGINÁRIO COLETIVO UMA IDEIA QUE NÃO CORRESPONDE À REALIDADE.

  15. Foi um insulto… Como se já não bastasse aquele aviso tosco, quando vamos consultar nosso contracheque, temos que ficar ouvindo o sujo falar do mal lavado… Semana pedagógica sem lógica nenhuma… acho que os assuntos que estão sendo tratados nessa semana inútil deveriam ser expostos para os pais e alunos… durante o periodo de aula, como atividade complementar… ACHO QUE ASSIM SURTIRIA EFEITO…
    Mas…, como querem uma população de burros manipulados por antas (nada contra os animais) que almejam continuar indefinidamente no poder…
    Fazer o que?!!! Vamos virar marionete de político…

    SE NOS OUVISSEM… O MUNDO SERIA BEM MELHOR… COMO NÃO NOS OUVEM… LA VAMOS NÓS PARA O PSICOLOGO, LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAUDE, ETC…

    • Mauricio..não se preocupe, mais 3 anos.. vota em outros..começa a campanha agora..afinal , para quem votou na Dilma, tá na mesmo barco….concordo com a manipulação…somos o segundo país mais BURRO DO MUNDO….até espiritualmente…acredito…

      • Esse pessoal da SEED não tem senso critico mesmo! Muita cara de pau!
        Quem é o Estado pra falar em direitos humanos se o proprio Estado é o maior violador destes direitos?

      • Vá se tratar ! Comparar o governo que mais fez pela educação com estes tucanos que nada simplesmente nada fez pela educação no Brasil e coisa de alienado ou partidário .Asno!

    • Isso mesmo Maurício. É o que sabem fazer de melhor.
      Por discordar da política vigente, afastam-se, onerando duplamente o estado.
      E ainda acha que tem “moral” para falar dos corruptos. Faz-me rir.
      Esses pequenos atos de corrupção que acabam com estado e pais.
      #vergonha