Outra vez, Richa segura repasse do judiciário; servidores ficam sem salário

Novo calote de Beto Richa (PSDB) é mais um capítulo da guerra travada entre o governo do estado com o judiciário paranaense; "Na queda de braço pelo o acesso aos depósitos judiciais, quem paga o pato são os servidores do judiciário", desabafou um servidor ao Blog do Esmael.

Novo calote de Beto Richa (PSDB) é mais um capítulo da guerra travada entre o governo do estado com o judiciário paranaense; “Na queda de braço pelo o acesso aos depósitos judiciais, quem paga o pato são os servidores do judiciário”, desabafou um servidor ao Blog do Esmael.

Os servidores e magistrados do judiciário paranaense ainda não receberam os salários e subsídios referentes ao mês de fevereiro. O dinheiro era para entrar na conta ontem (25).

Segundo o site do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), os servidores não receberam até o momento em virtude do calote do governador Beto Richa (PSDB), que deixou de repassar o duodécimo orçamentário.

“Até a presente data (26/2), a Secretaria de Estado da Fazenda (Governo do Paraná) não repassou o valor do duodécimo orçamentário do mês de fevereiro/ 2016. Por este motivo, não foi possível até o momento pagar salários (subsídios) relativos ao mês de fevereiro aos servidores e magistrados do Poder Judiciário do Paraná.”, diz nota de esclarecimento na página oficial do TJPR.

“Na queda de braço pelo o acesso aos depósitos judiciais, quem paga o pato são os servidores do judiciário”, desabafou um servidor ao Blog do Esmael.

No mês passado, o secretário de Estado da Fazendo, Mauro Ricardo Costa, cortou os repasses alegando que o TJPR, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE) especulam no mercado financeiro com sobras orçamentárias e que seriam “ilhas de prosperidade” num estado em crise.

Além disso, o Palácio Iguaçu tabelou com órgãos da velha mídia para “massacrar” magistrados para desviar críticas ao governador Beto Richa (PSDB). Em virtude da reação do judiciário, houve pedido de desculpas e direito de resposta com base da Lei Requião (Lei 13.188/2015).

Contra o calote, fica aqui a solidariedade do Blog do Esmael com os servidores do judiciário paranaense.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am just newbie to blogging and site-building and absolutely savored you’re web site. Probably I’m want to bookmark your blog post . You actually have really good articles. Thanks a lot for revealing your web page.

  2. Isso é que da fugir da escola….só porque as escolas brasileiras são péssimas.

  3. A quem não conhece a realidade do Poder Judiciário eu recomendaria um pouquinho de acesso à informação, antes de falar o que não sabe.
    Existem MILHARES de servidores dentro do Tribunal de Justiça que, como eu, trabalham MUITO MAIS do que 7 horas diárias, recebem MUITO MENOS do que os 4 mil reais que o Exmo. Sr. “a verdade dói” citou acima.
    E como todos vocês, temos família, temos contas a pagar, e não é por causa da fama de alguns políticos, que fazem parte, inclusive, de outra esfera independente de poder e recebem muito mais do que a maioria, que devemos ser penalizados como se fôssemos criminosos.
    Cautela com as palavras, nobres colegas. Estamos todos no mesmo barco furado.

  4. Em empresa privada o patrão não deixa de pagar salário quando tem aplicação de 700 milhões.o TJ não pagou porque não quiz.

    • Só que o TJ não é uma empresa que tem dono e ele faz o que quer. Lá tem uma lei, sancionada pelo próprio Richa, que diz que esses recursos só podem serem usados para reformas, construções e equipamentos. Caso contrário qualquer presidente do órgão responde por crime de responsabilidade.

  5. A verdade é que certo esta o GOVERNADOR com esta atitude. Nenhum servidor do TJ ganha menos do que 4mil por mês, desafio qq. um dos comentaristas ai a provar que ganha menos que isso. Sem falar que só entram trabalhar às 12hs e saem 19hs. Mal entram e já vão almoçar, fingem que trabalham um pouquinho e já vão tomar um café. Ai vai O ADVOGADO é mal atendido, vai o cidadão e é mais mal atendido ainda. Isso ai BETO RICHA vamo corta as regalias desse TJ e do MP também.

  6. Tem que diferenciar os Magistrados dos serventuários, mas receber antes de datas específicas diferentes dos outros funcionários públicos, não quer dizer que está atrasado, o mês ainda não finalizou, se faltar dinheiro é somente redirecionar ajuda moradia entre outros valores adicionais, venda de férias que poderá ser pagos todos os funcionários.

  7. Será que algum juiz ou desembargador vai se comover com os seus funcionários e mandar prender o Richa???? Seria ótimo, não?! Imagine Sr. Governador ser levado pelo japa da federal por falta de pagamento da “pensão” do judiciário?!!!!…
    Será que ele iria comer a “quentinha” fornecida pelo Estado que ele governa?…

    Utopias à parte… não interessa qual é o poder de cada um… trabalho é trabalho… não interessa se ganha 880 reais ou 35 mil… tem-se o direto de ser remunerado pelo serviço prestado…

    Se nós ou vocês trabalham, queremos receber pelo trabalho realizado…

    NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA, NEM CAFÉ, OU OUTRA COISA QUALQUER… NEM RELÓGIO TRABALHA DE GRAÇA… PORQUE OS TRABALHADORES, SEJAM DA EDUCAÇÃO, JUSTIÇA OU QUALQUER OUTRA PASTA TEM QUE TRABALHAR DE GRAÇA?!?

    CALOTEIRO!!!!

  8. PRIMEIRO ,QUE DEPOSITOS JUDICIAIS NÃO DEVE SERVIR PARA A FARRA DO GOVERNO NEM DO PROPRIO JUDICIARIO POIS ESTE DINHEIRO TEM DONO…ENTÃO QUEM ESTA ERRADO NESTA QUESTÃO…ISTO E PARA QUEM TEM DINHEIRO RETIDO PELA BUROCRACIA DO SISTEMA REFLETIR PORQUE QUE O JUDICIARIO SEGURA TANTO NOSSO DINHEIRO A QUAL TEMOS O DIREITO DE USAR.

  9. estão todos os servidores do tj sem receber muitas pessoas falam que ganhamos um monte de dinheiro mas a realidade não é essa juizes desembargadores são outro nível

  10. Quando se vende a alma para o DIABO não a mais VOLTA.rabo preso ma fé CORRUPÇÃO,e pouco para ambas as partes.eles se MERECEM.

  11. E como é que os juízes vão se virar sem receber a ajuda de moradia? E pensar que em Campo Mourão quiseram homenagear o Richa por seu grande coração!

    • Lauro por incrivel q pareca, e a mais pura verdade.Eu como mouraonese senti vergonha,o Sr governador Beto Richa nao tem moral pra governar o Estado que dira pra receber qualquer homenagem que seja,Detalhe nao sou petista nem funcionaria publica, simplesmente cidada.Lamentavel

  12. Eles receberam um belo salário no final do ano. Dá para esperar um pouco… Outra coisa que intriga: porque eles recebem no dia 25 e os professores só no último dia do mês?

    • E você acha que no TJ-PR só tem juiz? Há milhares de funcionários “oreia seca”.
      Servidores do TJ vs Professores bla bla bla. Não sei porque tem gente que insiste nessa baboseira. É nessa data porque sempre foi assim. Os professores são vinculados diretamente ao Governo do Estado pela Secretaria de Educação, já o TJ tem dotação orçamentária própria definida na Constituição Federal, Estadual, por uma carrada de leis etc, mas desde 2014 o Richa vem descumprindo os repasses corretos.

    • Acho que o cidadão devia se informar antes de sair repetindo besteiras que ouve por aí. São três poderes separados e independentes: executivo, legislativo e judiciário. Ou seja, cada um tem autonomia para gerir seu dinheiro. A verba não é do Estado, é do poder judiciário. O Estado arrecada e faz o repasse de um percentual definido por lei para os outros poderes. Esta parte do dinheiro não é do Estado, é do TJ.
      Pelo mesmo motivo a data de pagamento de salário de cada poder é definida por leis diferentes. Não é o governador que paga os salários dos outros poderes, nem ele que os define.

    • Sou servidor do Tjpr e gostaria de saber em qual conta caiu esse “belo salário”? Na minha que não foi. Quanto ao dia de pagamento… O Tjpr se programa para o antepenúltimo dia útil do mês. Assim, professores devem ver essa questão com o Executivo e não criticar órgãos que possuem Rh estruturado. Lamentável o que esse Governador está fazendo com o Estado.

    • Seu argumento é serio? professores tem o nosso respeito, mas o que tem haver com quem trabalha no judiciario?

    • porque souberam fichar, e você não, hahaha