Coluna do Marcelo Araújo: Marechal Floriano é o culpado

marechal

Em sua coluna semanal, o advogado especialista em trânsito Marcelo Araújo fala sobre dois problemas envolvendo trânsito e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba. O primeiro deles é a existência de dois radares que estão gerando 1/4 de todas as multas da Cidade. O segundo é o pátio para depósito de veículos apreendidos pelo município. Como ambos ficam naquela Avenina, culpe-se o Marechal! Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Marcelo Araújo*

Notícias recentes dão conta de que, num período de dois meses, apenas dois radares instalados na Marechal Floriano fizeram 13 mil autuações, o que daria uma média mensal de 6,5 mil.

Em artigo publicado aqui no Blog do Esmael datado de 29/12/15 eu já alertava da manipulação dos números de autuações ocorridas na área calma, e o que merece ser relembrado é o ofício do prefeito tanto ao vereador Professor Galdino (PSDB) quanto ao Presidente da Câmara, vereador Ailton Araújo (PSC), informando das autuações mensais de TODOS equipamentos entre janeiro e julho de 2015, cuja variação foi entre 21 e 28 mil. Dessa vez o vereador Tico Kuzma (PROS) demonstra sua indignação e pede explicações.

Então significa que agora apenas dois equipamentos geraram o equivalente a ¼ da média de autuações mensais do ano passado. Sem contar o que já foi analisado em relação à área calma? Na reportagem acima a prefeitura ainda chama a Marechal de ‘Via Calma’ de 40Km/h quando o termo ‘Via Calma’ iniciou o uso na Sete de Setembro com velocidade de 30Km/h, e ‘Área Calma’ é um polígono centrar de velocidade de 40Km/h. A intenção realmente é dar um nó na cabeça do cidadão e ainda qualificá-lo de desobediente às leis. Cavar a falta na área (calma?) para ganhar no pênalti?

Voltando ao velho assunto do pátio. Em outubro de 2015 eu já denunciava o descaso em relação ao pátio que foi alugado emergencialmente, e cuja segurança estava sendo feita informalmente pela Guarda e por Agentes, cuja função não é esta.

Pois bem, além de ter sido extinto o serviço de remoção de veículos que obstruem saídas, entre outras, os veículos recolhidos não possuem segurança, e estão sendo constantemente depredados, peças furtadas, e toda sorte de práticas decorrentes da invasão do pátio da Marechal Floriano. Significa que quem for reaver seu carro, e ele tiver sofrido qualquer dano, depreciação ou furto de peças, isso se o carro inteiro não sumiu, tem direito a ser indenizado material e moralmente pela prefeitura.

Naquela oportunidade eu já pedia postura dos Vereadores, Ministério Público e Tribunal de Contas contra esses desmandos. Parece que alguns edis até então fiéis ao alcaide já começam a pesar a conveniência da conivência, avaliando a saída à francesa. Tomando por base o histórico de culpar o passado do nosso ‘Prefeito Sabatina’ podemos sugerir que culpe o Marechal Floriano, já que tanto o pátio quanto os radares se encontram nessa via.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am all new to blogs and honestly enjoyed this page. Probably I’m planning to bookmark your blog . You actually come with awesome articles. Many thanks for sharing with us your website.

  2. Espero aguentar este prefeitinho só mais dez meses. Fora família Fruet!!!

  3. Fruet, o pior prefeito que Curitiba já teve, e olhe que a concorrência é forte…

  4. Fruet e Consilux: tudo a ver!

  5. Denise, a culpa é do desprefeito!

  6. O culpado é o professor Galdino , pois foi ele que jogou glicerina nesta questão!

  7. Imagine o que deve ter de foco de dengue neste pátio.

  8. Esses radares estão pegando tudo, fora os agentes que devem ficar escondidos para te pegar. O objetivo é arrecadar, dinheiro para a campanha do Fruet. Mas nem com todo o $$ do mundo esse homem se elege. Ainda mais depois que a Senhora do prefeito falou em construir motel para moradores.

  9. Voltando das férias chega na minha casa uma multa bem dessa região, por passar no amarelo, no embalo. Agora os radares estão sincronizados para te pegar no amarelo. Arrecadação para a campanha, depois fala do antecessor.

  10. Administração vergonhosa, pífia e arrecadadora. Fruet, seus dias estão contados!

  11. O Fruet vendeu a alma ao diabo… e o Brahma não devolve nada.

    como eu sempre disse, máquinas caça-níqueis travestidas de “controles para punir os que desrespeitam a lei”… gostaria que um radar destes fosse até a “prefs” e multasse o Fruet por estacionamento irregular.

  12. O fruet é culpado pelo descaso no pátio de veículos apreendidos, onde veículos foram roubados peças ,baterias , rodas , estepes etc etc a pmc paga um aluguel caro e o fruet não coloca uma empresa de segurança ou câmeras sendo que há centenas de veículos sob a sua responsabilidade. Outra coisa muito preocupante é a setran mandar agentes fazer rondas em torno do pátio isso é um perigo pois algum agente dedicado pode querer abordar um ladrão e ser baleado ou até morto, a secretária luíza parece ser uma pessoa boa e não pode permitir que a segurança física dos agentes seja comprometida por falta de segurança no pátio de veículos apreendidos.