Manifestantes prometem marchar nesta quarta contra aumento nos salários dos vereadores de Curitiba

primavera

Os 38 vereadores serão alvo de protesto nesta quarta-feira (17), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Curitiba. Uma entidade chamada Primavera Cidadã promete agitar a capital contra o reajuste nos salários dos parlamentares, que, segundo a entidade, estão discutindo o tema desde o início do ano legislativo.

A Lei Municipal 13.917/2012 vem garantindo a recomposição anual do salário dos vereadores no mesmo índice do reajuste geral concedido aos servidores municipais. Atualmente, o salário dos vereadores de Curitiba é de R$ 15.156,70, sem contar com os assessores, além de carro e combustível à disposição.

O presidente da Câmara, vereador Ailton Araújo (PSC), afirmou à imprensa que o novo reajuste deve ser de 10,7%, valor que representa a reposição da inflação no último ano.

No ano passado, uma série de protestos foram organizados em diversas cidades com a população exigindo a diminuição do número de vereadores, bem como a redução dos salários dos mesmos. Esse tipo de manifestação costuma ter grande apelo popular, mas também reflete a desvalorização e a criminalização da atividade política.

Resta aguardar para ver se a manifestação da “Primavera Cidadã” terá público na capital paranaense.

O evento de amanhã está sendo chamado de “Manifestação Cidadão” e, segundo os organizadores, contará com shows das bandas Machete Bomb e Reação 7, além de apresentações de artistas e ativistas curitibanos, com música, poesia, break e outras manifestações culturais, em frente à entrada da Câmara.

Também haverá um varal com poemas políticos e coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular que propõe a redução do salário de vereadores e do prefeito de Curitiba. Segundo a entidade, projeto já conta com mais de 10 mil assinaturas, das 62 mil necessárias.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não adianta querer mudar tudo de uma vez, o pessoal do Primavera Cidadã está certíssimo, tem que começar a mudança localmente. Os vereadores têm muito salário e muitas regalias pra pouco retorno pra sociedade.

  2. Fichinha perto dos salarios dos magistrados!!

  3. Richa já brigou com os professores, com os paranaenses, com a turma do BBBrasil e agora se prepara para mais uma escaramuça, desta vez com os juízes. Não será surpresa se vier a brigar também com o arcebispo de Curitiba. Quem serão seus próximos desafetos? Ouso um palpite,seus eleitores em 2018.Agora,briga maior,será se defender no STJ,caso Janot consiga abrir uma investigação sobre a operação publicano!