Doenças e rejeições podem tirar prefeitos da reeleição em 2016

Dramas pessoais e políticos podem fazer prefeitos desistir da reeleição em 2016; dentre os que se enquadram nesse caso estão Olizandro Ferreira, do PMDB, de Araucária, Beti Pavin, do PSDB, de Colombo, e Gustavo Fruet, do PDT, de Curitiba.

Dramas pessoais e políticos podem fazer prefeitos desistir da reeleição em 2016; dentre os que se enquadram nesse caso estão Olizandro Ferreira, do PMDB, de Araucária, Beti Pavin, do PSDB, de Colombo, e Gustavo Fruet, do PDT, de Curitiba.

Os atuais mandatos de todos os prefeitos brasileiros que se encerram em 1º de janeiro de 2017 — eu disse “TODOS”, sem medo de errar — nunca foram tão questionados e colocados ao crivo da opinião. Mesmo com censura daqui e ali, onde a velha mídia esconde fatos ou os escancara, de acordo com a cara do freguês, que pagou ou deixou de pagar uns pixulecos. Mas a situação é crítica e compromete projetos de reeleição.

Dois casos concretos chamaram a atenção do Blog do Esmael no início deste ano: 1- a prefeita do município de Colombo, Beti Pavin (PSDB), muito adoecida, pode desistir de concorrer a um segundo mandato este ano; 2- o prefeito do município de Araucária, Olizandro Ferreira (PMDB), também convalescendo, pode voltar para casa antes.

Ambos os municípios acima pertencem à região metropolitana de Curitiba e estão entre os mais ricos e populosos do Paraná. A diferente entre os mandatários consiste apenas que um (a tucana) tem popularidade alta e outro (o peemedebista) está em último lugar nas sondagens. Entretanto, o que os deixam parecido é a debilidade na própria saúde – que pode tirá-los definitivamente do jogo político de 2016.

Noutro caso sobra saúde ao prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT), mas, segundo os analistas políticos, faltam-lhe votos para continuar à frente do Palácio 29 de Março — a sede do executivo municipal da capital paranaense. O pedetista já sente a fungada no cangote de ao menos dois adversários: 1- do ex-prefeito Rafael Greca, do PMN em vias de migração para o DEM; 2- do deputado Requião Filho, do PMDB do senador Requião cuja aprovação bate no céu.

Embora com saúde de “touro premiado”, o quadro complexo de reeleição de Fruet pode fazê-lo desistir da reeleição. Tanto que o prefeito sequer concede entrevistas à mídia sobre as eleições de 2016. Tardiamente, o pedetista montou um “comitê anticrise” que dará parecer final em junho.

A crise política que bate em Chico e em Francisco desde junho de 2013 também arrebentou a popularidade da maioria dos prefeitos brasileiros, algo perto de 90% deles. Muitos deles ou podem desistir da reeleição ou simplesmente serem defenestrados da política mais cedo. O caminho, portanto, lá e cá, é favorável a novas lideranças. É aguardar e conferir.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am new to blogging and site-building and really savored this web page. More than likely I’m planning to bookmark your site . You really have incredible posts. Thanks a bunch for revealing your blog.

  2. Beti Pavin está doente sim. Mas deve concorrer em Colombo , até porque Jota Camargo vem para o jogo travestido de Helder Lazarotto . rs

  3. Devagar devagarinho
    A cidade tá parada
    Todo mundo esperando
    A tartaruga passar
    ôôô vai demorar
    FRUET FORA FORA FRUET Pra nossa cidade andar

  4. O Fruet sabe que não se elege mais… até o Greca tem mais chance que ele… ele não cuidou da cidade, tá fudido…

  5. Quem? a Beti Pavin com popularidade em alta????? Só se for em Curitiba, porque em Colombo é que não. Não existe nada que funcione direito aqui…pelamorde!!!

  6. Fiquei sabendo que a Prefeita Beti Pavin passou mal durante uma caminhada com seu marido. Então estamos todos curiosos que doença é essa que abalou a prefeita e se é tão grave a ponto dela querer abandonar o pleito em 2016.Ela está com diabetes? Está com câncer?

  7. Esse Leandro deve ser é um comissionado mamando nas tetas da prefeitura!!!

  8. Gustavo Fruet é um chorão, chora porque “herdou” problemas da gestão passada, chora poque o governo federal não manda mais verba, “afrouxa a tanga” para os empresários do transporte coletivo de Curitiba… Enfim, uma séria de fatores que o fazem um prefeito sem ação, sem liderança, que não busca alternativas para a cidade de Curitiba conservar o que era bom e criar novas alternativas para os problemas que sempre existiram e problemas que antes não existiam na cidade. Espero vê-lo de fora da Prefeitura em 2017, assim como eu n]ão gostaria de ver Ratinho jr, Tadeu Veneri e Luciano Ducci.

  9. Esse Leandro só pode ser parente do Fruet! É uma piada!!!

  10. Em araucária gostaria que a rosane fosse a nova prefeita, mas o hissan e o del recalcati são fortes candidatos com recursos eleitorais e financeiros , já em curitiba o fruet não vai nem para os segundo turno e vai passar pela história como o prefeito mais incompetente medroso e prefeito dos empresários do busão que curitiba já teve.

  11. Que se encerram em 01/01/2017 né?

  12. O que vai pautar as eleições de 2016 será a conduta ilibada, a humildade e o desprendimento do poder por meio dos clãs políticos e velhas raposas, e nesses quesitos o atual prefeito pode ser orgulhar por por não pactuar com nada disso. Eu acho que o gustavo fruet se reelege com os pés nas costas.