Custo Beto Richa faz companhias aéreas cancelar voos no Paraná

Comandante Beto Richa (PSDB) vai derrubar 12 voos regionais em abril devido aumento nos impostos do Paraná; além de quebrar o estado, tucano também conseguiu a proeza de aniquilar a logística aérea nas terras das araucárias; TAM, Gol e Azul anunciam fim de rotas em consequência do aumento de 160% do ICMS do querosene, o combustível das aeronaves; na época de Roberto Requião (PMDB) esse imposto era de 7%.

Comandante Beto Richa (PSDB) vai derrubar 12 voos regionais em abril devido aumento nos impostos do Paraná; além de quebrar o estado, tucano também conseguiu a proeza de aniquilar a logística aérea nas terras das araucárias; TAM, Gol e Azul anunciam fim de rotas em consequência do aumento de 160% do ICMS do querosene, o combustível das aeronaves; na época de Roberto Requião (PMDB) esse imposto era de 7%.

A crise econômica é somente um pretexto. As companhias aéreas, especialmente TAM, Gol e Azul, começaram a cancelar voos para cidades paranaenses, em represália ao governador Beto Richa (PSDB), que aumentou o ICMS do querosene de aviação de 7% para 18%, seguindo na contramão dos demais estados do Sul, do Nordeste e do Distrito Federal, que baixaram impostos para estimular o turismo e o desenvolvimento da aviação regional.

A TAM está cancelando, a partir do mês de abril, os voos diretos entre Curitiba e Londrina e entre Curitiba e Foz do Iguaçu. A Gol está cancelando voos de Maringá para Curitiba e São Paulo. E a Azul, além de reduzir voos para Cascavel e outras cidades, sepultou a ideia de abrir novas rotas para Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá.

O governador tucano chegou a se reunir com executivos das empresas e o dono da Azul no ano passado, mas os deixou falando sozinhos e sem qualquer resposta, após alimentar a expectativa de poderia recuar no aumento do imposto. A desculpa é que o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, não deixa de jeito nenhum.

Afinal, quem manda mais no governo? Beto Richa ou o secretário importado da PQP?

Em tempo: o ICMS sobre o querosene de aviação no Paraná é um dos maiores do Brasil; esse combustível representa 38% dos custos das companhias aéreas.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I’m very new to weblog and actually liked you’re web blog. Probably I’m going to bookmark your blog post . You definitely have incredible articles. With thanks for revealing your blog.

  2. Governo que não pensar no bem estar do seu povo é assim mesmo.Olha o transtorno que está causando na vida das pessoas que dependem de voos para Curitiba no dia a dia. Beto richa, nunca mais!!! E onde está a bancada governista do Parana que assina embaixo?

  3. Vamos torcer pra ele ir junto com a dilma

  4. http://www.abear.com.br/app/webroot/querovoar/#fatos
    As próprias empresas falam que o imposto representa em média 8%, apesar de achar absurdo esse estado que nos enche de impostos também acho errado passar a desinformação.

  5. Pra mim não muda nada. Não tenho dinheiro pra andar de avião. Se eu tivesse um carro bom como a maioria dos que estão reclamando eu estaria feliz da vida.

  6. ja fecharam varias impresas agora falata apenas o turco lento fechar o estado do parana e pedir falencia pois o restante ele fez mais daqui 4 anos o povao esquecera tudo e o elegera senador pelo parana ai ele ficara 20 anos no senado federal como premio por ter dado a ordem pra bater e humilhar os professores e os demais funcionarios publicos do parana vergonha

  7. *Justiça eleitoral BETO LIXO MENINO FICHA LIMPA,O MELHOR ENTRE TODOS OS MELHORES,E HOJE COMO FICA,PROTEGIDO.VERGONHA BETO SUPORTARIA 71 DIAS DE CADEIA???.

  8. A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO AVISOU QUE OS PROFESSORES PSS FICARÃO SEM SALÁRIO NO MÊS DE FEVEREIRO.. O MOTIVO? FERIADO DE CARNAVAL..novamente os professores PSS no olho do furacão de uma nova GREVE dos educadores..a greve de 2015 fora deflagrada, entre suas pautas, o atraso dos pagamentos dos professores PSS..

  9. Como tem avião pago pelo contribuinte para suas viagens a Londrina e Foz do Iguaçu, não está nem aí!Os usuários que se danem.Quem não deve ter ficado nada feliz,são os integrantes da dinastia Barros em Maringá, incluindo aí sua vice governadora!

  10. Voltaremos a fazer uma viagem de Maringá/Londrina até Curitiba em carro (ou ônibus), com duração de mais ou menos 6 horas…
    Dentro em breve, se tudo continuar assim, iremos em lombo de burro…
    Cá entre nós: onde estão os eleitores do Richa?

  11. Aplausos…para quem votou nessa besta humana!!!

  12. Mas cade todo aquele povo que enchia os aeroportos e que o Lula enchia a boca pra falar que no governo dele podiam frequentar restaurantes, andar de carro 0KM, viajar de avião, ter os filhos na faculdade???? Vivemos, a nível nacional, a maior crise aérea dos últimos 13 anos com recessão, desemprego e dólar alto e afirmar que a crise é regional é mero desconhecimento ou má intenção mesmo. No caso tenho certeza que é mesmo má intenção……

  13. Isto esta parecendo uma versão macabra de ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!”
    PQP, o cara quebrando o estado, vendendo tudo que pode e entregando a chave do cofre para os amigos na cara dura e NINGUÉM FAZ NADA!!
    E ainda tem a cara de pau de gastar 100 milhões em propaganda com os amiguinhos da RPC, SBT, Band e Cia para dizer que está tranquilo, está favorável…

  14. Quem viaja de avião não paga pedágio para os amiguinhos do Beto…

  15. É a cartilha.

    Piorar a economia.
    Piorar as contas.
    Piorar os serviços públicos e dizer que a culpada é a conta.
    Apresentar o resto do desmonte como solução para as contas.
    Demitir funcionários públicos.
    Privatizar a Educação para uma OS amiga (vide Goias)
    Colocar os jagunços amigos para segurar as espingardas.Nos pontos certos de arrecadacao.

    Correr pra pegar a propina.

    Mera coincidência?

    Mirem se em Minas que se livrou do Nhônhô.

  16. To vendo que a boneca do seu beto bicha da o rabo p. esse fdp , e esses cancer vao acabar com o pouco que resta aqui .Aeroporto a cidade nao tem isso nao existe aqui ,a nao ser um entulho sem a minima condiçao de ter avioes de grande porte e VEM ESSES 2 FDP ACABAR COM O RESTANTE ? BLZA FECHA AS PORTAS AFINAL A INCOMPETENCIA ,INCAPACIDADE ,E INOPERANCIA E VIGENTE NESSA M… MESMO .POREM ANTES DA O FIM NESSES RATOS PELO BEM DO ESTADO E DA CIDADE.

  17. O Beto lixo é um inconsequente, pilantra e chefe de quadrilha. Ponto. Mas esse negócio de ficar dando “subsídios” pra empresas é sacanagem. Lula e Dilma deram bilhões em subsídios as montadoras de automóveis e nada. Não reduziram um “tusta” sequer de seus lucros, faltou dinheiro para o Governo (federal e estaduais) e agora sofremos com o arrocho. Ninguém baixa imposto do pobre. Do rico, pressiona e os governantes abrem as pernas. Essas companhias são pilantras. Que se virem na briga entre elas. Isso chama-se “mercado”. Se virem no capitalismo.

    • Começou a briga…e a população é que vai pagar o pato, pois terá poucas opções de voos e o preço vai subir…parabéns por esse raciocínio deslumbrante.

  18. É … elegeram o Beto Rixa para pilotar o estado por mais 4 anos, agora é torcer e rezar muito para que não tenhamos muitas baixas (empresas fálidas/fechadas)em todo esse trajeto.