Artigo: Governistas e oposição unidos pela pauta “cão chupando manga”

miltonpauta
O blogueiro, ativista social militante do PT Milton Alves, em artigo publicado em seu blog, fala sobre a pauta bomba que está unindo governistas e oposição, enquanto a velha mídia só fala nos imóveis usados por Lula e na operação Lava Jato. São dez temas que representam grandes retrocessos em diversas áreas como o Estatuto de Família, redução da maioridade penal, terceirizações, modelo de exploração do pré-sal, privatizações, entre outras maldades contra o povo brasileiro (abaixo, veja a tabela com os projetos). Leia, comente e compartilhe.

Artigo de Milton Alves*

Nesta semana começa de fato o ano político, e tudo indica que vamos atravessar um período de ofensiva conservadora, patronal e antissocial contra direitos e conquistas consagrados na Constituição de 1988 e do longo e duradouro pacto social e laboral expressos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Também alvo da ofensiva, pauta apresentada pelo executivo, de uma extemporânea e regressiva “reforma da Previdência”.

Trata-se como declarou uma liderança sindical, “de uma pauta ruim para a classe trabalhadora, de efeitos terríveis. É o cão chupando manga se essa pauta vingar”.

É uma ofensiva que se concretizada deixará o povo trabalhador completamente desamparado, abrindo espaço para uma precarização sem precedentes da força de trabalho. Uma ameaça de retrocesso que acontece num quadro político de fragilidade do governo, de crescente desemprego e pauperização das camadas mais vulneráveis da sociedade.

Enquanto isso, na superfície, o noticiário político é preenchido sobre propriedades de Lula e FHC (e esposa), impeachment e a ação da Lava Jato. No entanto, o que interessa para o capital e seus agentes, o desmonte do estado e dos direitos sociais, segue sendo implementado com régua e compasso afinados.

Economia

A pauta “cão chupando manga” pretende realizar a reforma da Previdência, novo modelo de desestatizações e concessões, desmonte por dentro da Petrobrás (operação em curso com Bendine), desvinculação de receitas do Estado, corte profundo nos gastos sociais e investimentos públicos e a adoção de uma conservadora legislação sobre os direitos sociais e das novas demandas de cidadania.

Não resta outra alternativa para a organização dos trabalhadores que uma luta dura e decidida para barrar a ofensiva patronal e antissocial – e de seus aliados no governo e na oposição – contra os interesses de quem vive do suor de seu trabalho.

Confira na tabela abaixo alguns projetos da pauta conservadora:

pauta

*Milton Alves é blogueiro, ativista social militante do PT em Curitiba/PR.

Comments are closed.