Apesar do massacre midiático, PT lidera em simpatizantes no Brasil

do Brasil 247 

Mesmo com a prisão de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, como José Dirceu e João Vaccari Neto, a legenda ainda é a que tem mais simpatizantes no país, segundo aponta pesquisa realizada pelo cientista político David Samuels, professor da Universidade do Minnesota (EUA), em parceria com o colega Cesar Zucco Jr., da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro; dados de 2014 mostram que 15,95% dos brasileiros declaram simpatia pelo PT; a segunda força política do País é a de "antipetistas", que, segundo o pesquisador são 11,44% do eleitorado, que seriam desiludidos com a democracia e herdeiros do regime militar; partidos tradicionais, como PMDB e PSDB, também perderam apoios em meio ao processo de criminalização da política.

Mesmo com a prisão de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, como José Dirceu e João Vaccari Neto, a legenda ainda é a que tem mais simpatizantes no país, segundo aponta pesquisa realizada pelo cientista político David Samuels, professor da Universidade do Minnesota (EUA), em parceria com o colega Cesar Zucco Jr., da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro; dados de 2014 mostram que 15,95% dos brasileiros declaram simpatia pelo PT; a segunda força política do País é a de “antipetistas”, que, segundo o pesquisador são 11,44% do eleitorado, que seriam desiludidos com a democracia e herdeiros do regime militar; partidos tradicionais, como PMDB e PSDB, também perderam apoios em meio ao processo de criminalização da política.

Apesar do desgaste e do massacre midiático, o PT continua sendo o partido com maior número de simpatizantes, segundo pesquisa realizada pelo cientista político David Samuels, professor da Universidade do Minnesota (EUA), em parceria com o colega Cesar Zucco Jr., da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Dados de 2014 mostram que 15,95% dos brasileiros declaram simpatia pelo PT, enquanto pelo PSDB este índice é de apenas 4,29% e pelo PMDB é de 3,7%. No entanto, está crescendo no país o número de eleitores que não toleram o PT e, ao mesmo tempo, não manifestam preferência por nenhum outro partido político. Os “antipetistas puros” saltaram de 7,49% do eleitorado em 1997 para 11,44% em 2014 e já representam um grupo proporcionalmente maior que a soma de pessoas que declaram preferência por PSDB e PMDB.

Cerca de 14% do eleitorado declarava simpatia pelo PT em 1997. Esse número pulou para 23,28% em 2006 e recuou para 15,95% em 2014. PMDB e PSDB também perderam fatias de seus partidários nos últimos anos.

Os dados de 2014 foram coletados pela Brazilian Electoral Panel Survey, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foram entrevistadas para essas pesquisas 2.469 pessoas em 1997, 2.379 em 2006 e 3.120 em 2014. David Samuels acredita que os antipetistas puros são “desiludidos com a democracia, verdadeiros herdeiros do regime militar”. Em 2014, a maioria deles defendia os militares no poder e não via tanta utilidade no voto. De um modo geral, eles se declaram brancos, têm renda mais elevada que os demais simpatizantes de partidos políticos e média de 40 anos de idade.

Mas eles não podem ser classificados como conservadores convencionais, alerta o professor. Em 2014, os antipetistas puros declararam-se pró-aborto e pelos direitos de homossexuais em número proporcionalmente maior até do que entre os que dizem gostar do PT.

Ao mesmo tempo em que são contra as políticas sociais que ganharam força ou foram elaboradas com o PT à frente do Executivo federal, como o Bolsa Família e cotas para negros em universidades públicas, eles se dizem a favor de que o governo atue para reduzir os índices de desigualdade social. Toleram mais impostos para saúde e educação e, em proporção similar aos outros grupos que declaram simpatia a partidos políticos, também acham que ricos deveriam pagar mais tributos.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esses programas sociais do PT nunca existiriam se Fernando Henrique Cardoso não fizesse programas parecidos antes. Eles acabariam com esses programas se a maioria dos eleitores achassem que a bolsa familia era esmola para vagabundo.

  2. Refaçam a pesquisa. E que pesquisador é essa que emite opinião falando que ACHA que quem não gosta do PT são “desiludidos com a democracia, verdadeiros herdeiros do regime militar”????? Só podia ser assim, publicado pelo Brasil 247 que recebeu dinheiro da JAMP, conforme noticiado. Aliás, se refazerem a pesquisa, de forma séria, o resultado é bem diferente. O brasileiro está desiludido com política de forma geral, mas o PT certamente lidera com folga a rejeição. Quanto ao Lulla, amigo do Collor, será muito cara de pau se for candidato, mas acredito que se estiver solto até lá, não saia. Daí pergunto, quem será a nova Dillma do PT???

  3. Nossa… acho que voltei ao passado. Só tem dois partidos? PT e PSDB? Mas me parece que era MDB e ARENA. Quer dizer que quem é contra o PT é coxinha, PSDB? Se for assim, meu voto é em branco.

  4. Vai lá Patricia coxinha,vai bater panela e fazer passeata que com certeza o pessoal do psdbosta agradece pois o seu cérebro está com o tico e o teco em curto.faz assim pega dois fios um positivo e um negativo segura um em cada mão ai com o choque pode ser que VC acorde e seu cérebro volte a funcionar.

  5. Esse Esmael é mesmo um beóssio. No Paraná o Pt nunca mais ganha depois que o eleitores descobriram que no pt só tem bandido.

  6. Dados de 2014?
    “Velha mídia” é isso aí!

  7. Dados de 2014?
    No jargão jornalístico, isso se chama jornal de
    ontem, aliás de anteontem!
    Se fosse um produto, estaria com o prazo de
    validade vencido.
    Se fosse um equipamento, estaria obsoleto.
    E quem comentou essa matéria, só perdeu tempo, inclusive eu.
    Fui!!!

  8. Muito estranho esse comentário,
    o PT perdeu a sua ideologia, ou seja,
    o PARTIDO DOS TRABALHADORES, JÁ NÃO É O PARTIDO DOS TRABALHADORES.

    Trabalhadores não apoiam não!Queremos mudança na política, queremos reforma POLÍTICA, TRIBUTARIA!!!

  9. Quando a gente vê o discurso hipócrita de combate à corrupção e vê a mídia fazendo pouco caso do triplex ilegal da Globo e dos depoimentos que incriminam o PSDB, não tem como não dar razão à Lula e ao Partido dos Trabalhadores quando dizem que estão sendo perseguidos. O que há hoje, sem dúvida, é a tentativa de incriminar Lula custe o que custar. Em virtude disso, vários artistas têm denunciado nas redes sociais este absurdo que está acontecendo em nosso país.

  10. Bostanaro com aquela boquinha de caçapa que só fala besteira não se ele nem prefeito imagine presidente.ta viajando na maionese

  11. a parcela petista corrupta é muito pequena e que está em poder a grande maioria é honesta.

    • A parcela corrupta pode ser pequena, mas inclui os que mandam no partido, alguns presos, outros por serem presos. São os que afundaram o PT. A grande maioria, honesta, parece ser fanática e por isso acaba seguindo essa gente desqualificada.

  12. Bolsonaro 2018. Lula poderia ir para o Senado, ser Secretario Geral da Onu, embaixador em Moçambique ou Angola. Kkkkk. Mortadelas.

  13. Não adianta espernear coxinhas vocês não tem candidato em condições de ganhar eleição nem pra síndico de prédio .Lula 2018