Coluna do João Arruda: Redes sociais, JoãoTV, e a política às claras

joaotv

Em sua coluna de hoje, o deputado federal João Arruda (PMDB) discorre sobre um novo canal de comunicação que ele está lançando para divulgar sua atividade como parlamentar. É a JoãoTV, um canal de vídeo que passa a divulgar as principais ações de seu mandato de deputado buscando dar transparência e prestar contas aos seus eleitores. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

João Arruda*

As redes sociais se consolidaram como veículos eficientes de aproximação entre as pessoas. Isso vale, também, para políticos e eleitores. Ferramentas surgem de tempo em tempo para estreitar ainda mais esses contatos. Todos ganham. Quem tem mandato pode prestar conta do que faz diariamente. Já o eleitor pode sugerir, fiscalizar e cobrar diretamente aquele que elegeu. É uma relação que pede respeito e bom senso. Quando isso acontece, faz muito bem à democracia.

O uso adequado das redes sociais leva o político que se pauta pela seriedade a praticar transparência. É por isso que sou um entusiasta desse modelo de relacionamento com meus eleitores e simpatizantes. Tanto que resolvi criar a JoãoTV, um canal de vídeo para contato ao vivo com meus seguidores do Facebook. A estreia, mesmo com improviso, mostrou a força da ferramenta para essa aproximação sem intermediários.

A JoãoTV consiste em realizar transmissões ao vivo para todos os seguidores da minha ‘fanpage’ no Facebook. Minha ideia é apresentar um programa semanal de uma hora e, em outros momentos, entradas e inserções a partir de diferentes pontos, no Congresso Nacional, nas cidades que visito pelo interior do Paraná, eventos, solenidades, seminários, inaugurações, debates, manifestações e reuniões do meu partido.

Quero ir além da mera prestação de contas, até porque dar satisfação sobre as atividades parlamentares é um dos meus deveres como deputado. Minha ideia é explicar projetos, além de comentar e me posicionar sobre assuntos que movimentam o País, o Paraná, e os 399 municípios do nosso estado.  Quem curtir ou já curtiu a minha página será sempre avisado antes de cada transmissão e poderá participar com perguntas, comentários, sugestões e críticas.

Isso me torna ainda mais acessível aos quase 178 mil eleitores de todo o Paraná que estiveram comigo em 2014 e de todos que quiserem participar de um bom debate. Quem não estiver junto com eles, ao vivo pela JoãoTV, saberá aonde estou e o que estou fazendo. Ser votado em mais de 350 municípios e manter contato com todos é sempre um desafio.

Esse nível de relação é um avanço desses tempos em que vivemos conectados. Aliás, cabe lembrar que, quando fui presidente da comissão especial que analisou do Marco Civil da Internet, trabalhei pelo princípio de neutralidade da rede, afinal, ela deve ser igual para todos. O usuário paga pela velocidade de acesso, não pelo que acessa.

É um mundo novo. Não há mais distâncias. Tudo ficou ao alcance de um clique. No Brasil, o uso comercial da rede começou há 20 anos. De lá para cá, o acesso aumentou, mas a internet ainda não é uma realidade para quase 40% da população. Precisamos trabalhar para reduzir esse índice. Democratizar o acesso é algo que devemos buscar de forma permanente.

No que depender de mim, as barreiras vão diminuir. Quem não deve não teme. As redes sociais jogam luzes nos políticos. Que façamos tudo às claras.

*João Arruda é deputado federal pelo PMDB, coordenador da bancada do Paraná no Congresso Nacional, escreve nas terças-feiras sobre “Os bastidores do poder em Brasília”. Excepcionalmente escreveu nesta segunda-feira.

Comentários encerrados.