PRB pede ao STF retorno de Pinato à relatoria de processo contra Cunha

da Agência Brasil

Pinato_CunhaO PRB entrou hoje (14) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP) seja reconduzido ao posto de relator do processo de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na semana passada, por decisão do 1º vice-presidente da Mesa-Diretora da Câmara, Pinato foi afastado da função. A ministra Rosa Weber será a relatora do mandado.

Na petição, o partido alega que Pinato foi afastado de forma ilegal e arbitrária da relatoria do processo contra Cunha no Conselho de Ética e Decordo Parlamentar da Câmara.

Além disso, o partido afirma que a decisão de Maranhão tem o objetivo de impedir o regular andamento do processo disciplinar contra o presidente da Câmara. Antes de ser afastado, Pinato deu parecer favorável à continuidade do processo.

“É evidente que Pinato não é desejado pelo representado [Cunha] como relator, não porque esteja propenso a beneficiá-lo, mas sim porque, ao protocolizar seu parecer perante o Conselho de Ética, deixou claro que não o beneficiaria como compadre, desenvolvendo atuação independente perante a mais alta autoridade da Câmara Federal”, argumenta o PRB.

O deputado Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator do processo sobre Eduardo Cunha, deve apresentar amanhã (14) o novo relatório sobre o caso. O deputado já adiantou que será favorável à admissibilidade do processo.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Lamento que aquele ( Helio Bicudo) grande defensor da Democracia e do regime democrático se envolva , talvez por senilidade , em uma aventura que atenta conta todos os princípios que sempre defendeu.Se é requisito para o impedimento ( sou brasileiro) é ser incompetente e intratável devemos ampliar a lista dos processos de impedimento.Não leio uma proposta para melhorar o Brasil como se destituir um Presidente legalmente eleito fosse a solução para todos os problemas da nação.E quem está na linha de sucessão Temer, Cunha, Calheiros se isto é melhor para o Brasil devo me mudar para o Paraguai.Triste povo manipulado por uma imprensa “agua rasa” sabe tudo de nada e nada de tudo.