Petistas denunciam “putaria” do STJ contra José Dirceu

do Brasil 247

"Como o recesso do Judiciário só termina em fevereiro, José Dirceu vai passar o ano novo atrás das grades", dizia mensagem postada na conta do STJ no Twitter nesta terça-feira, após decisão de que a liberdade do ex-ministro só será julgada no ano que vem; nesta quarta-feira 30, os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous "denunciaram esta gritante impropriedade ao Conselho Nacional de Justiça e protestaram junto ao próprio STJ", anuncia a colunista do 247 Tereza Cruvinel; "Isso é inadmissível", protestou Damous; "Para um tribunal, o uso de tal linguagem, mais própria de policiais do que juristas, chega a ser delituoso", acrescentou Pimenta; comentário também gerou reações de defensores públicos; leia íntegra da nota de protesto de Paulo Pimenta e Wadih Damous contra a atuação do STJ.

“Como o recesso do Judiciário só termina em fevereiro, José Dirceu vai passar o ano novo atrás das grades”, dizia mensagem postada na conta do STJ no Twitter nesta terça-feira, após decisão de que a liberdade do ex-ministro só será julgada no ano que vem; nesta quarta-feira 30, os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous “denunciaram esta gritante impropriedade ao Conselho Nacional de Justiça e protestaram junto ao próprio STJ”, anuncia a colunista do 247 Tereza Cruvinel; “Isso é inadmissível”, protestou Damous; “Para um tribunal, o uso de tal linguagem, mais própria de policiais do que juristas, chega a ser delituoso”, acrescentou Pimenta; comentário também gerou reações de defensores públicos; leia íntegra da nota de protesto de Paulo Pimenta e Wadih Damous contra a atuação do STJ.

“Como o recesso do Judiciário só termina em fevereiro, José Dirceu vai passar o ano novo atrás das grades”. Acredite se quiser, esta postagem na rede social Twitter não é assinada por nenhum coxinha, mas pelo STJ – Superior Tribunal de Justiça (acesse aqui).

Pelo menos é a logomarca do tribunal que aparece no texto apócrifo, postado nesta terça-feira, 29, às 14hs03min. Veja a imagem:

Nesta quarta-feira, 30, os deputados petistas Paulo Pimenta (RS) e Wadih Damous (RJ) denunciaram esta gritante impropriedade ao Conselho Nacional de Justiça e protestaram junto ao próprio STJ, em nota endereçada ao ministro Francisco Falcão (leia na íntegra abaixo). No final da noite de terça-feira, o texto continuava postado. Se foi engano, coisa de funcionário estúpido ou coisa assim, o tribunal teve o dia inteiro para tirá-lo do ar, mas não o fez.

– Isso é inadmissível – diz Damous.

– Para um tribunal, o uso de tal linguagem, mais própria de policiais do que juristas, chega a ser delituoso – acrescenta Pimenta.

A defesa de José Dirceu entrou com recurso junto ao STJ para garantir-lhe o retorno ao regime aberto em que cumpria pena pela condenação na ação penal 470, vulgo mensalão. Dirceu depois foi preso pela Operação Lava Jato e levado para Curitiba, onde foi posto no regime fechado. Ele ainda não foi julgado pelas acusações da Lava Jato.

O comentário também gerou reações de defensores públicos (confira aqui).

Leia na íntegra a nota de Paulo Pmenta e Wadih Damous ao STJ:

“Excelentíssimo Ministro Francisco Falcão, Presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Os deputados que abaixo subscrevem este requerimento vêm expor e, ao final, requerer o quanto segue.

Com surpresa e indignação lemos, na página oficial do STJ no twitter em (@STJnoticias), a frase: “Como o recesso do Judiciário só termina em fevereiro, José Dirceu vai passar o ano novo atrás das grades”. A publicação, de 29.12.15, trata do habeas corpus impetrado em defesa do ex-ministro José Dirceu. Por decisão de Vossa Excelência, o pedido será analisado após o recesso.

A comunicação institucional do STJ se vale de linguagem e termos inadequados para um Tribunal Superior. A comunicação de qualquer órgão público deve, ao informar, apresentar postura neutra e respeitosa, ainda mais quando se trata da comunicação de um órgão que tem a nobre função de julgar.

A divulgação revela, ainda, o já conhecido uso da prisão como espetáculo. Dessa forma, não basta o ex-ministro estar preso preventivamente – sob critérios com justeza questionados por sua defesa. Ele precisa ser exposto e ter a dignidade aviltada.

A comunicação oficial do STJ agiu de maneira parcial. Sancionou, assim, o uso do sistema penal como instrumento político, o que absolutamente não é condizente com o Estado Democrático de Direito.

Não é crível que essa postagem na rede social tenha tido a anuência da direção do Tribunal, que se intitula como aquele da Cidadania.

Desse modo, requer-se de Vossa Exelência:

a) imediata abertura de sindicância interna para apuração e responsabilização devidas;

b) retirada imediata da postagem, e;

c) um pedido de desculpas ao investigado.

Cordialmente,

Deputado Federal Paulo Pimenta
Deputado Federal Wadih Damous”

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just newbie to blogging and site-building and certainly loved you’re blog. Almost certainly I’m want to bookmark your site . You surely have fabulous stories. Thanks a lot for sharing your website.

  2. Vergonhosa o modo que fazem com Jose Dirceu, o primeiro preso politico do “Estado Democratico de Direito”

  3. Indecente para não falar outra coisa a forma da noticia sobre Jose Dirceu continuar preso. Me da a impressão que o Diretor de Redação, do Diario Oficial do STF, deve ser um dos jagunços do homem que gostava de jantar na Europa com o Cachoeira

  4. Só uma pergunta:

    Lula ainda vai colocar a mão no fogo por este “preso político”?

  5. Eu desconfio de todas as acusações contra o PT por causa destas coisas: divulgar as delações que deveriam ser secretas, parece que o Juiz é funcionário da rede globo, é um absurdo o que está acontecendo e agora esta postagem do STJ assumindo que está a trabalho da direita, pois se fosse um órgão sério jamais colocaria algo deste tipo. A nossa democracia tem que avançar muito ainda, nossas instituições são falhas e só tem um lado… o lado do dinheiro, a maioria dos juízes tem apenas um intuito, manter os seus salários e benefícios.

  6. O TAL LINK SUMIU, CREIO QUE ERA CONTA FALSA.

    • Devem ter atendido a um dos pedidos dos Deputados. Retirada da imbecilidade urgente. Vamos aguardar os outros dois pedidos, pra ver o que acontece. Agora, no mínimo o cara é um jumento (com o perdão do animal) de pai e mãe, porque a prisão de Dirceu não se dá porque ele foi condenado (injustamente) na AP-470. A prisão em Guantánamo se dá pelo Juiz Moro, que acha que pagamento de consultoria, de empresa privada, a empresa privada, passa a ser propina. Dos quase milhão para a fundação do FHC, sem qualquer prestação de serviço em contra partida, doado pela Odebrecht com bilhões em contratos no estado de São Paulo, governado pelo PSDB tem mais de 20 anos, não se dá um pio. Tá tudo certo. Mas, o Dirceu não pode trabalhar que é propina.

  7. Deus do céu, o STF pode mandar fechar o STJ EM OBEDIÊNCIA AO PT! vC É LOUCO OU MENTECAPTO, ABESTALHADO! vÁ TERMINAR O ENSINO FUNDAMENTAL, BABA OVO DO BETO RINCHA!

  8. ATÉ OS CANGURUS DA AUSTRÁLIA SABEM QUE, O JUDICIÁRIO(?)DO PARANÁ/BRASIL,NÃO VALE,O QUE O GATO ENTERRA!!!

  9. O STJ que tome cuidado ! por que o PT pode mandar o STF fechar o STJ !! todo cuidado é pouco !!!!

  10. que ABSURDO …. como um tribunal supeior comete tal ERRO … no texto esta faltando o ANDRE VARGAS, O CERVERO , O VACARI, e faltou ainda a melhor noticia O MOLUSCO VAI PASSAR O ANO TODO ATRAS DAS GRADES

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comedia …sendo zoados ate por um supremo tribunal kkkkkkkkk

  11. O termo para ser aplicado a burocratas que de dentro do serviço/instituição/universidade etc públicos seja juiz, promotor, deles funcionário, regulador, advogado, oficial de justiça, reitor, agente de, ministro etc, é “víruscrata”. Contamina de tal forma uma instituição e espalha tantas toxinas que praticamente deixa o órgão/instituição/universidade/escola pública etc sem imunidade por muito tempo.Esses tipos não se encaixam no conceito de ” usuários de portas giratórias” que é aplicado para os burocratas que transitam do público ao privado e vice-versa em geral sem quarentena. O víruscrata é pior.Ele em geral trabalha dentro do público para os privados e mercados desde a primeira hora e nem precisa passar por porta alguma.

  12. A tal “putaria” se dá desde o falso julgamento do mentirão (AP-470) ao qual o PT se acovardou e deixou fazerem tudo o que fizeram. Chega a covardia da ministra Rosa Weber afirmar que não tinha provas nenhuma contra Dirceu mas o faria condenar porque a literatura jurídica lhe permitia. Condenação sem provas? Só no Brasil. O cara foi chamado de quadrilheiro, mas depois, os próprios ministros do STF derrubaram o crime de quadrilha, mas ele está lá, preso. Então, nobres PeTistas, se não pegarem a cobra pelo rabo, esqueçam … aí criam esse tipo de homofóbicos aí.

    • BABA OVO
      Mas vc é funcionário do dito-cujo (sim, pois mesmo preso, o dito cujo continua em atividade, inclusive roubando) ou só baba-ovo mesmo?
      Que vergonhoso a sua defesa do Zé e ainda chama os PTistas à responsabilidade como se vc não fosse um deles (ou será que é do “do B”, que é mais efensores que os petistas)

      • EU SOU PETISTA, MANDRAKE E MOSTRO A CARA E O NOME, NAO SOU IGAUL A VC QUE É TUCANO E SE ESCONDE NUM NOME FAKE!

      • Não, não sou PeTista mas não teria problema nenhum em sê-lo. Sou advogado e como defensor da Lei, fico indignado com imbecilidades que aconteceram e acontecem com a Justiça de nosso país, por conta de imbecis como Joaquim Barbosa e alguns Juízes que se dizem justiceiros, quebrando tudo que é preceito constitucional por conta de suas sagas imbecilizadas. Quem elegeu esses caras xerifes da sociedade? Não aguentam uma lâmpada acesa em suas decisões para ver que são e foram parciais, carrascos, promotores onde deveriam ser somente juízes. Defendo sim todos que são injustiçados, coisa que imbecis como você não entendem porque são burros demais para tentar enxergar o que acontece nesses casos. Um dia a tua mãe vai ser injustiçada, ou você, teus meio irmãos por parte de mãe, já que você não tem pai, e daí quero ver quando o fumo estiver entrando no seu rabo. Daí quero ver a sua alegria. Me diga um real, um real somente, de dinheiro público no caso AP-470 (vulgo mensalão) que eu me calo. Até lá, pode achincalhar a vontade que vou continuar defendendo todos, sem exceção, os 38 injustiçados da ação penal 470. Isso é vergonha, a mais alta corte de um país fazer chicana com a vida de pessoas como fizeram. CANALHAS, junto com o Promotor Público. Fossem os PeTistas mais um pouco “machos” e isso não teria tido o final que teve. Bando de bundas moles (os da cúpula porque os da base são guerreiros). Feliz 2016, 2017 e 2018 com Dilma, pra você chorar até lá. Depois vem o Lula te encher o saco a partir de 2019.