Presidente da UPES avisa Beto Richa: “Se fechar escolas, a gente ocupa”

upesO estudante Matheus dos Santos foi eleito no último final de semana novo presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). Além de renovar a diretoria, o 52º Congresso da entidade aprovou um plano de lutas em defesa da educação.

A exemplo do que está acontecendo em São Paulo, a entidade planeja ocupar escolas estaduais como forma de resistência aos ataques do governador Beto Richa (PSDB) à educação pública.

O novo presidente da UPES, Matheus dos Santos, falou ao Blog do Esmael sobre a possibilidade de ocupação das escolas aqui no estado. O recado foi claro ao governador Beto Richa: “se fechar escolas, a gente ocupa”.

Ouça a declaração de Matheus: 

40 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I’m newbie to weblog and definitely liked you’re blog. Most likely I’m planning to bookmark your site . You absolutely come with very good articles and reviews. Kudos for revealing your blog site.

  2. #sefecharagenteocupa!

  3. Pessoal tem mais é que ocupar as escolas mesmo… para estudar!Já faz algum tempo que a educação é infértil e improdutiva, mas, só faz sentido reclamar de “sucateamento” quando não há afinidade com quem está no poder. Coincidentemente, a UBES e semelhantes se preocupa muito com a qualidade de ensino de estados ricos como São Paulo e Paraná governados pelo PSDB, mas não demonstra a mesma preocupação com os estudantes de estados pobres com governos alinhados ao PT. Deve ser por que no nordeste não há “sucateamento”…

  4. EDUCAÇÃO VIVE DOIS EXTREMOS NO ESTADO.

    Querem fechar escolas, no ensino básico, com tantos alunos estudando, e muito outros que deveriam estar na escola. Perseguem a educação, alunos, professores e comunidade.

    No outro extremo,tem os professores das universidades,
    sabemos de muitos casos de profs. que não dão aulas, e não cumprem horário e nada acontece. Não há fiscalização, não tem controle. Viajam para congressos internacionais e quem paga tudo? As viagens, diárias? Nós o povo. E querem fechar as escolas do ensino básico?

    PELO AMOR DE DEUS!!!

    UM POUCO DE CRITÉRIO E JUSTIÇA NESSE MUNDO,
    NÃO DÁ PARA AGUENTAR MAIS TANTA FALTA DE RESPEITO COM O POVO E DINHEIRO PUBLICO!

    QUEREMOS MUDANÇAS SÉRIAS NA EDUCAÇÃO!

  5. E se fechar, vamos ocupar! Ocuparemos, não vamos arredar o pé enquanto a educação não for pública, gratuita e de qualidade!

  6. Avante estudantes! É de jovens assim que precisamos. Não se intimidem na defesa de seus direitos mais fundamentais, que estão sendo ameaçados pela canalha que governa este estado. Parabéns pela iniciativa e terão todo meu apoio.

  7. é a política do PSDB…nós brasileiros estamos perdidos com esses partidos QUADRILHA…PT essa roubalheira e o PSDB, além da roubalheira, só quer saber de fechar escolas, criar pedágios, destruir a segurança pública (especialidades Beto Lixo)…sem falar da saúde pública que tanto na mão do PSDB quanto do PT, não existe, é uma vergonha, uma afronta ao cidadão que paga seus impostos. BANDIDOS.

  8. #sefecharagenteocupa! Estudantes em alerta sempre!

  9. Se fechar vamos ocupar , vamos para luta !

  10. Se fechar ocuparemos sim, avante Matheus guerreiro a UPES esta em otimas maos!! #ocupaParaná vamos a luta!!

  11. Fechou colégio é OCUPAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. A Tucanalha está preciosando o Alkmin para resolver a burrada que fizeram em SP para não espalhar o OCUPA ESCOLA para o resto do reino, mas vejam só como estão resolvendo, invadindo com falsos pais com mareta na mão e com a polícia danso apoio e desobedecendo a Justiça:
    http://jornalggn.com.br/noticia/alckmin-manda-sua-policia-as-escolas-ocupadas-contrariando-tj

  13. “E se fechar a nossa escola? OCUPA!! OCUPA!!”
    Nem eu e os milhares de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná aceitamos o que o governo Beto Richa vem fazendo com a educação no decorrer de sua candidatura, sucateando as escolas e a educação, estamos aqui pra mostrar que ele não é o dono do Paraná e quem manda somos nós! Está avisado, se fechar as escolas vai ter ocupação SIM!!

  14. Que é UPES?

    Que entidade é essa?

    Querendo ir a reboque em movimentos que se consolidam sem interesses perversos-partidários.

    Nem UPES, nem UPE, nem UBES, nem UNE, entidades pelegas que representam o próprio umbigo e se calam diante de tantas aberrações.

    • Jorge, você está bem enganado.
      Respeite a história dessas organizações
      Quem tem interesses partidários aqui é você
      Fechado com Richa e com os tucanos!

      • É óbvio que sou contra a estes pacotes maldosos do Beto Boy, sou estudante e se tiver que ocupar, claro que assim vou fazer. PORÉM a UPES/UNE/UBES/UPE é oportunista e de um descarado sem vergonhismo pois por não terem pauta, querem ser a pauta.

        Xô meus caros, pelo fim dos aproveitadores partidários que usam a nossa juventude para interesses escusos.

        E que se levantem os estudantes que, sem estarem atrelados a estes grupos, que façam voz e ecoe para que estes usurpadores estudantis peguem o rumo de casa.

    • Mais um cargo comissionado incomodado com a organização dos estudantes contra os ataques do Beto Richa para com a educação pública!

      Pode ficar bem incomodado, porque se fechar a gente ocupa!

      • Fico até com medo de, no dia da ocupação, passarem uma listinha de “presença” e ali estar embutida um ficha de filiação da UJS haahhahahaaha

  15. Minha sala nao é lata de sardinha , se fechar minha escola agente ocupa #ocupaUPES

  16. Não vai ter arrego, se fechar a nossa escola eu tiro teu sossego!

    #OcupaUPES

  17. Se fechar as escolas a gente ocupa!! #ocupaUPES

  18. Paraná está precisando de um Governo que respeite e represente o povo… porque tá complicado…

  19. Se Beto Richa ameaçar fechar escolas estaremos todos na rua, ocupando, isso sem sombra de dúvidas.#OcupaUPES

  20. E se fechar nós vamos ocupar! #OcupaUPES #ForaRicha

  21. #OcupaUPES

  22. E se fechar a minha escola, ocupa ocupa! NÃO tem arrego se fechar a minha escola eu tiro seu sossêgo… Esse desgovernador acha que é fácil tirar o sonho de todos os estudantes que é ter uma escola quando tem quer vir fechar? Só um recado estamos todos mobilizados

  23. Se fechar a gente ocupa sim,temos direito a escola.

  24. Tem que ocupar mesmo! Além do fechamento de escolas existe também o sucateamento e a necessidade imediata da reestruturação física e pedagógica das escolas! Pro teto parar de cair na cabeça de estudante e pro governador parar de fechar sala de aula! #OcupaUPES!

  25. Se fechar a gente ocupa!
    O projeto do governador Beto Richa está apenas no início se compararmos com o de Alckmim, mas depois de um caso como o 29 de abril é óbvio que os objetivos são os mesmos: acabar com a educação pública e abrir espaço para privatização, e claro que isso é inadmissível!

  26. Fora Beto Richa! Os estudantes não vão assistir parados ao desmanche da educação pública! Se fechar a gente ocupa!

  27. Se fechar, a gente ocupa!

  28. Recado dado. Não teremos medo de cara feia , a escola é nossa e quem manda somos nós, estudantes. Nenhum governador sem vergonha vai colocar a mão. Governador, é melhor se preocupar. Se fechar a nossa escola nos iremos ocupar !!!!

  29. #SeFecharAGenteOcupa

    A educação é um direito, e não pode ser tratado dessa forma!

  30. E se fechar a gente ocupa mesmo!

    – Contra o desmonte da educação pública do estado do Paraná!
    – Contra o fechamento de escolas!
    – Contra o fechamento de turmas!

  31. #OCUPA

    – Em apoio aos estudantes paulistas
    – Contra a reorganização das escolas
    – Contra a precarização do ensino
    – Por eleições diretas para diretor
    – Pela reformulação física e pedagógica das escolas