Magoado e derrotado, Gilmar Mendes aponta “bolivarização do STF’

do Brasil 247

Ministro do Supremo Tribunal Federal comentou nesta sexta-feira 18 a decisão em que a Corte decidiu barrar o rito do impeachment estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), contra a presidente Dilma Rousseff; "Existe um projeto de bolivarização da Corte", afirmou Gilmar Mendes; "Assim como se opera em outros ramos do estado, também se pretende fazer isso no tribunal e, infelizmente, ontem tivemos mostras disso", acrescentou; a divergência sobre o voto do relator da ação do PCdoB, ministro Edson Fachin, foi aberta por Luís Roberto Barroso e seguida pela maioria, incluindo ministros conservadores como o decano Celso de Mello e o veterano Marco Aurélio Mello.

Ministro do Supremo Tribunal Federal comentou nesta sexta-feira 18 a decisão em que a Corte decidiu barrar o rito do impeachment estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), contra a presidente Dilma Rousseff; “Existe um projeto de bolivarização da Corte”, afirmou Gilmar Mendes; “Assim como se opera em outros ramos do estado, também se pretende fazer isso no tribunal e, infelizmente, ontem tivemos mostras disso”, acrescentou; a divergência sobre o voto do relator da ação do PCdoB, ministro Edson Fachin, foi aberta por Luís Roberto Barroso e seguida pela maioria, incluindo ministros conservadores como o decano Celso de Mello e o veterano Marco Aurélio Mello.

O ministro do Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, comentou nesta sexta-feira 18 a decisão da corte por barrar o rito do processo da presidente Dilma Rousseff estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

“Existe um projeto de bolivarização da Corte. Assim como se opera em outros ramos do estado, também se pretende fazer isso no tribunal e, infelizmente, ontem tivemos mostras disso”, afirmou.

Gilmar chamou de “artificialismo” a decisão contrária à proposta de Eduardo Cunha. “Vamos fazer artificialismos jurídicos para tentar salvar, colocar um balão de oxigênio em quem já tem morte cerebral”, comentou.

Assim como o relator, Luiz Edson Fachin, e o ministro Dias Toffoli, Gilmar Mendes foi voto vencido ao defender a validade da eleição em voto secreto para formação da comissão especial do impeachment, e a formação da chapa avulsa, indicada pela oposição.

O voto de Fachin teve os principais pontos contestados pela maioria dos ministros do STF, numa divergência aberta pelo ministro Luís Roberto Barroso, que foi acompanhado por Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.

Ficou definido que a Câmara autoriza, mas é o Senado que decide se instaura o processo de impeachment. E só depois de o Senado decidir, a presidente Dilma seria afastada do cargo. “Decidir sobre o afastamento do presidente é função privativa do Senado”, reforçou Lewandowski (leia mais).

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m all new to blogging and site-building and truly savored you’re blog site. Probably I’m going to bookmark your site . You really have remarkable writings. Kudos for sharing your website.

  2. Esse é mais conhecido pelo rosário de crime que, já cometeu a empresa dele, que promoveu o seminario em Portugal, foi porque o cunhado dele Chiquinho Feitosa está morando lá ele é filiado ao Dem é vice-presidente do DEM-CE, então essa cidadão cometeu crime mas o maior foi ter ajudado a entregar o controle acionário do setor eletrico, e o resultado foi que o povo paga a tarifa mais cara do mundo, mesmo sendo a mais baixa e mais limpa, isso em dollares.

  3. Acorda povo brasileiro! O comunismo ja se instalou no Brasil. Não existe constituição,nem judiciário que dê jeito. A Dilma é só um marionete dos poderosos do mundo que estão desestabilizando as economias para impor a Nova ordem mundial.

  4. o certo é Gilmar e sua corja foram vencidos.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Numa discussão (briga) entre este patético ministro com o Barbosa, houve denúncias por parte do Barbosa que deveriam serem investigadas. Os brasileiros não merecem terem este tipo de insano no STF.

  6. Está mais do que na hora, desse sr pindurar a toga.

  7. Agora com a decisão do STF ele vai ficar no ostracismo… O rapaz estava com agenda cheia, sendo convidado para baile de debutantes, batizado e o escambal…

  8. O Brasil vive, literalmente, um arremedo de Democracia.

    Num futuro não muito distante, brasileiros chorarão pelo apagamento dos governos petistas, como o fizeram pelos 21 anos de Ditadura.

  9. Pois é, o magoado está, entretanto, com a corda toda no TSE, onde reabriu as contas de campanha de Dilma, outrora aprovadas e que abre precedentes para o acolhimento da AIME 761 do PSDB (o de sempre!), que poderá impugnar o mandato de Dilma e Temer. É aí, com seu escudeiro Toffoli, cujo irmão foi salvo pelo Ministro, o golpe pode se concretizar. Por isso, olho nos dois e nesse processo!!!

  10. OS MINISTROS DO STF NÃO PODEM SER FILIADOS EM PARTIDOS POLÍTICOS, MAS PARECE QUE O GILMAR MENDES TEM UMA CAÍDA PELO PSDB, PARTIDO RESPONSÁVEL PELA PARALISAÇÃO DO BRASIL NO ANO DE 2015.

  11. GILMAR já virou LIXO e não é RECICLÁVEL.

  12. Patricia esta sua palavra nem existe,talves você quis dizer DENODO,mas mesmo assim isso não lhe convem este já perdeu o respeito com o pais ele e um DANADO.

  13. Patricia vai beijar uma cascavel,este gilmar já era.

  14. E tem que ser como ficou decidido, ora, se o Senado que é a Câmara Alta, for obrigado a acolher o que decide a Câmara Baixa, então para que serve o Senado. No STF o Min Barroso foi brilhante ao justificar seu voto, sempre respeitando as devidas Vênias, justificativas coesas, pragmáticas, perfeitamente Deontológicas, sem tender a exageros, e sem um minimo traço de exacerbação.

  15. Voçes são uns bando de ingnorantes. O Gilmar é o melhor ministro do STF, ele é donodo mair curso de majistratura que o Brasil ainda teve. Voçes não passa de uns pitista derrotado.

  16. Esse é coxinha declarado, sai pra Gilmar mendes

  17. Quando ele deixar a convivência entre nós, poucos sentirão sua falta. Apenas as viúvas dos militares que tinham poder até 1985, seus descendentes, e pessoas com más intenções. Então, em pouco tempo ninguém mais se lembrará dele, nem mesmo a imprensa golpista que sempre o apoiou.

  18. Que tal tirar o balão de gaz da burrice e cafajestice do
    Gilmau, pois a morte do cérebro já aconteceu faz tempo.

  19. Gilmar Mendes , alça bag do Cunha.
    Fora Cunha, e leve seus comparsas junto!.

  20. Tá magoadinho, vai fazer beicinho…

  21. Esse idiota desonra o supremo ! Por que não vai embora como o Joaquim Barbosa cuidar de uma loirinha com a metade da idade; dinheiro é que não lhe faltará,. deve receber mais de 30.000 liquido; ele é muito nojento; que pena do prof; Fachinha, não cortou ninguem e nem lhe deram bola !

  22. esse Gilmar colocou um banqueiro famoso em liberdade e, até agora não ficou bem claro seu “convencimento”…..rsss

    • Gilmar Mendes libertou o ex senador Demostenes torres de Goiás e o reconduziu ao ministério publico de Goiás Demostenes torres tinha sido afastado pela policia federal por fazer parte de uma quadrilha organizada em Goiás

  23. Gilmar Mendes esta perdendo o equilíbrio necessário a qualquer magistrado. Assim como Barbosa, sempre tenta impor suas convicções, sem perceber que seu voto se soma saques do colegiado. Não pode ser assim, pois vivemos num estado democrático de direito.

  24. Melhor que a imbecilização …

  25. CALA A BOCA DEBIL-MENTAL, LOGO A SUA CASSAÇÃO JA CHEGAR, CRETINO!!!

  26. ESTE já a muito tempo deveria ter sido afastado por COMPORTAMENTO inadequado pelo cargo que representa.uma vergonha bolivariano ele nem isso pode representar.um verdadeiro tucano RECALCADO.

  27. se aperta este bandido cai junto com cunha.

  28. Esse Gilmar Mendes não tem moral nenhuma para reclamar. É só ver suas atitudes e decisões, agindo como filiado ao PSDB.