Justiça censura WhatsApp no Brasil por 48 horas. Pode isso?

do Tecmundo

whatsapp_censura

A Justiça de São Paulo determinou que o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp seja bloqueado por todas as operadoras de telefonia brasileiras a partir das 0h00 desta quinta-feira, 17 de dezembro. Isso quer dizer que, assim que o dia de hoje acabar, o app terá que ser impedido de funcionar pelas prestadoras sob pena de multa. O app deve ficar bloqueado por 48 horas, dois dias inteiros.

Essa decisão foi imposta às operadoras de telefonia por meio de medida cautelar, mas o autor da ação (envolvidos no pedido) está sendo mantido em sigilo por alguma razão não detalhada. Apesar desse pedido, não se sabe até o momento se todas as empresas provedoras de internet no território nacional vão de fato cumprir a determinação no horário especificado pela justiça.

Mesmo com o autor da ação sendo mantido em sigilo, especula-se que as operadoras de celular brasileiras estejam de alguma forma envolvidas, uma vez que vêm pedindo atitudes da Anatel e da Justiça em relação ao app há meses. Isso acontece pelo fato de o WhatsApp agora realizar ligações pela web usando o número de celular dos usuários, o qual gera pagamento imposto para as operadoras anualmente. O presidente da Vivo, Amos Genish, já disse até que o app é pirata! Entenda a polêmica.

O mensageiro já foi alvo de processos e determinações judiciais no Brasil por nunca concordar em colaborar com investigações policiais envolvendo casos de pedofilia e outros crimes. Sendo assim, pode ser que algum juiz responsável por um caso desses tenha pedido liberação de conteúdo de usuários criminosos, e o app tenha se negado. Em retaliação, um pedido judicial de bloqueio pode ter sido feito. Mas porque exatamente 48 horas de bloqueio, ninguém sabe.

E no Wifi?

Se a Justiça tiver enviado essa determinação para todas as empresas de internet do Brasil, não apenas as operadoras mobile, o WhatsApp vai ficar bloqueado em qualquer rede, inclusive no WiFi da sua casa. Vai ser basicamente a mesma situação que acontece quando você tenha acessar um site de streaming que não opera no Brasil, por exemplo, e os servidores do site são bloqueados por região. Só que, nesse caso, o bloqueio vai acontecer internamente e não externamente.

É possível que você consiga usar o mensageiro com alguma VPN, camuflando sua localização no globo e redirecionando seu tráfego por outro país, mas não há certezas quanto a isso. Mesmo assim, do que adiantaria você ter todo esse trabalho e seus amigos e familiares não conseguirem como fazer o mesmo?
Se você não quer ficar sem comunicação, confira aqui algumas alternativas viáveis ao WhatsApp.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. SUPER MEGA KIT COMPLETO WHATSAPP MARKETING DIVULGAÇÃO EM MASSA

    SITE: http://bit.ly/1QgntWx

    Skype: Power-Tecnology

    Telegram: PowerEmails

    Whatsapp: (11)9586-31289

  2. SUPER MEGA KIT COMPLETO WHATSAPP MARKETING DIVULGAÇÃO EM MASSA

    SITE: http://bit.ly/1QgntWx

    Whatsapp: 11-9586-31289

    Skype: Power-Tecnology

    Telegram: PowerEmails

  3. Alguns dos membros da Justiça Brasileira acham que são Deus, e este episódio é pior ainda , demonstram sua imcopetência
    diante de um fato isolado.
    Quero ver se este cidadão vai perder pelo menos seu posto.

  4. olha, aqui eu ouvi em roda de conversa de botecos, que tal censura foi apenas para evitar que criminosos e cumplices se comunicassem entre si, pois foi deflagrada uma operaçao do gaeco prendendo muita gente em varias cidades do pr e de outros estados(crimes comuns , assaltos, trafico, etc) tao logo prenderam voltou o whatapp! faz sentido? vc julga.

  5. Decisão mais Mandrake essa! A ação foi imposta contra as operadoras, mas elas próprias são as mais beneficiadas com essa ação, haja vista que após o advento do Whatsapp o número de ligações e SMS caiu consideravelmente, reduzindo também o lucro das teles.

    Essa ação corre em segredo de justiça pois esse pedido partiu justamente das próprias operadoras de telefonia!

  6. Uma coisa dessas só poderia acontecer aqui na BANÂNIA !

  7. Que nada pixulecos, a ação vem do abc paulista, região onde vive o deus de vocês lulallah !!

  8. Curioso que a justiça rapidamente consegue bloquear um aplicativo util ao povo, mas não consegue bloquear as ligações de celulares da cadeia!!!!Eita justiça imoral!!

  9. Censura só podia vim do Tucanistão mesmo.

  10. Chute por chute, acho que o rei do Tucanistão quis esvaziar a passeata FICA DILMA e pediu às telefônicas para bloquear o Watsapp.

  11. O que não pode é deixar esse meio de comunicação fechado, permitindo a criminalidade combinar o tráfico e assaltos sem possibilidade de quebra legal de sigilo da comunicação.

  12. O zapzap ‘e a principal ferramenta de mobilizacao do povo. Cada um tire sua conclusao. O proximo sera o Facebook.

    • O sonho do Aécio e Beto Richa começa a se realizar. Calar as redes sociais. Pois são elas que estão furando o bloqueio da mídia golpista e colocando pessoas nas ruas contra o golpe paraguaio que a direita quer dar em Dilma.

      • Meu querido, estude um pouquinho antes de publicar asneiras. O WhatsApp foi bloqueado graças à aprovação do Marco Civil da Internet (oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) que é a lei que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.

        O projeto surgiu em 2009 e foi aprovado na Câmara dos deputados em 25 de março de 2014 e no senado federal em 23 de abril de 2014, sendo sancionado logo depois pela presidente Dilma Rousseff.
        Não tem nada a ver com Aecio e Richa.
        Pare de achar que política é futebol é que quem não gosta do PT necessariamente “torce” pelo PSDB e vice-versa…

  13. Quanto amadorismo desse povo. É só rodar um proxy para burlar a censura.