Jeito tucano de governar: Beto Richa agora fecha universidades no Paraná

unicentro

Depois de confiscar a poupança previdenciária de professores e servidores, mandar surrar educadoras no Centro Cívico, tentar fechar escolas, promover a demissão de 30 mil trabalhadores do magistério na véspera do Natal, a maior defenestração coletiva do mundo, enfim, o governador Beto Richa (PSDB) conseguiu a malvadeza suprema de fechar universidades estaduais no Paraná.

Primeiro foi a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), campus da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), em Curitiba, que suspendeu as atividades acadêmicas há duas semanas devido aos calotes aplicados pelo governador Beto Richa (PSDB) em empresas terceirizadas.

Depois, na semana passada, foi a vez do campus de Paranaguá — da mesma Unespar — que interrompeu as atividades também por falta de recursos.

Ontem foi a vez dos campi da Unicentro, em Guarapuava, e da Unespar, em União da Vitória, anunciarem a suspensão das atividades.

Em reunião plenária do Conselho Universitário da Unicentro, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), ficou decidido, por maioria, pelo fechamento da instituição a partir desta terça-feira (22).

Segundo o reitor Aldo Nelson, o “fechamento da universidade será até a realização do pagamento, isso implica dizer que não é um fechamento só por hoje ou amanhã, é um fechamento a partir de amanhã.”

Ainda, segundo a reitoria: “todas as tratativas estão sendo feitas para que o problema se resolva ainda hoje, de forma a evitar a adoção da medida determinada pelo COU, o que geraria uma série de transtornos ao calendário acadêmico, em pleno vigor em razão da greve do primeiro semestre do ano, além de prejuízos a inúmeros pacientes atendidos nas clínicas de Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Órtese e Prótese e Medicina Veterinária. Caso a Secretaria de Fazenda libere os recursos para efetuar o pagamento, as atividades da instituição continuarão sendo desenvolvidas normalmente”.

Só que “funcionar normalmente” significa ter mais um ano em que o orçamento destinado à Unicentro não é integral. Em 2014, o governo deixou de repassar 40% das verbas de custeio previstas para o ano. O ano de 2013 já havia terminado com várias obras paralisadas e uma situação de não pagamento a fornecedores da universidade.

Além da Unicentro, o campus da Unespar de Paranavaí também ameaça não voltar às atividades em 2016 e o motivo também é a falta de repasses por parte do governador do Paraná.

É o jeito tucano de Beto Richa governar fechando escolas e agora também as universidades estaduais.

Com informações do Adunicentro.

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m beginner to blogging and seriously loved your web page. Probably I’m want to bookmark your blog post . You definitely come with exceptional articles. Bless you for sharing with us your website.

  2. Hello Web Admin, I noticed that your On-Page SEO is is missing a few factors, for one you do not use all three H tags in your post, also I notice that you are not using bold or italics properly in your SEO optimization. On-Page SEO means more now than ever since the new Google update: Panda. No longer are backlinks and simply pinging or sending out a RSS feed the key to getting Google PageRank or Alexa Rankings, You now NEED On-Page SEO. So what is good On-Page SEO?First your keyword must appear in the title.Then it must appear in the URL.You have to optimize your keyword and make sure that it has a nice keyword density of 3-5% in your article with relevant LSI (Latent Semantic Indexing). Then you should spread all H1,H2,H3 tags in your article.Your Keyword should appear in your first paragraph and in the last sentence of the page. You should have relevant usage of Bold and italics of your keyword.There should be one internal link to a page on your blog and you should have one image with an alt tag that has your keyword….wait there’s even more Now what if i told you there was a simple WordPress plugin that does all the On-Page SEO, and automatically for you? That’s right AUTOMATICALLY, just watch this 4minute video for more information at. Seo Plugin

  3. Eu acho é pouco. Quem manda votar nesses vermes do PSDB. Se tivessem elegido alguém do PT isso não estaria acontecendo

  4. Essa conversa de filho de peixe …. é muito furada. Sr. Jose Richa foi bom governador , o filho: uma desgraça ao estado. Na prefeitura idem… Na assembléia: uma lástima! que não me venham pedir votos o filho ou neto de algum politico, nem tampouco de demagogos da TV…CHEGA! querem perpetuar a mamata!

  5. Espero que nosso povo luto para manter as Instituições de Ensino Superior pública abertas no Paraná.
    Se hoje temos Universidades públicas foi com muita luta. Não podemos regredir a tal ponto de perder o que conquistamos após tanto tempo.

  6. Lindo, que pensamento feio!

  7. Pra quê universidade no Paraná? Os paranaenses votaram no nosso governador é pra isso? Pra quê artes, faculdade de Artes? Ora bolas, este pessoal quer demais. kkk

  8. Gov. nojento: Roubou a Previd. dos servidores, fechou escolas, está fechando Universidades, está destruindo toda a infraestrutura do Estado, perde recursos p/ a saúde, perde recursos p/ o sist. penitenciário simplesmente por ser incompetente e ainda tem coragem de falar mal do Gov. Federal. PSDB é o partidinho de playboy sem noção…

  9. Incrível como este tiranete inescrupuloso pinta e borda no Estado! A pergunta que não quer calar, onde andam a OAB, MPE e MPF, Judiciário e entidades representantes da sociedade civil que permitem que este narigudo vadio detone o PR?
    Olhando pelo retrovisor da história, veremos que Hitler chegou a “Solução Final” para o povo israelense, por omissão de muitos que não observaram o que ele estava tramando! Guardadas as devidas proporções, estamos presenciando uma quadrilha que se apoderou do Estado como se fosse um propriedade privada! Torna-se indispensável, encará-lo com a devida atenção antes que ele acabe com o PR!

  10. Funcionários e professores, tem + 1 novidade.
    O beto rixa não depositou a quota do patronal na
    na Paraná Previdência, e nem a taxa de administração.
    E agora quer que os valores sejam abonados.
    Isso foi notícia na Band News, hoje pela manhã.
    http://www.aprapr.org.br/2015/11/10/s-o-s-paranaprevidencia/

  11. Pois é, o desgoverno não para, fora que não foi mencionado que 400 estagiários da Unicentro não receberam o salário do mês de novembro, diga-se de passagem que a Unicentro “funciona” com a colaboração dos estagiários, e estes tão importantes foram deixados de lado em pleno fim de ano. Até quando meu Deus???

  12. O melhor está por vir kkkkk o PR segue em frente e vcs acreditaram kkkkkkk

  13. E tem gente que acha que alunos terão qualidade de ensino em universidade privada. Observem os resultados do Enade e vejam a vergonha das particulares. Valorizem as universidade públicas do Estado porque elas tem renome nacional e inserem, muito bem, seus egressos no mercado de trabalho. Falta, do governo, seriedade e valorização!

  14. JUSTIÇA,justiça até quando justiça,

  15. Talves 2016 a justiça acorde e fara justiça,justiça vergonha.

  16. Tem quem prefere se manter no topo,beto lixo mais lixo do que nunca,um mal EDUCADO,não goste de EDUCAÇÃO.quem vive Cercado de lixo não se afasta JAMAIS,esse vai morrer abraçado com o bando do CAMBURÃO.lixos não RECICLADOS.

  17. Que ninguém se engane pois o reitor da Unicentro é tucano, ele esperou receber uma medalha do governador no final de semana pra fechar a universidade dois dias antes das férias. E ele lutou contra a greve defendendo o Beto Richa. Quer ser prefeito de Guarapuava com a turma do Richa.

  18. Estou orando para Deus recolher logo o Beto Richa! Ele e o Cunha só arranjam treta.
    Não entendo. O tal Richa e a tal Fernanda vem a público dar uma de casal 20 da adminstração tirando onda de que o PR superou o RS. O que eles não contam é que isso só aconteceu porque este governinho de araque espremeu nossos bolsos e retirou o que pode ou como pode. Subiu impostos em alimentos, serviços e demais malvadezas. O governo age mentindo que que as contas públicas estão em dia e na verdade as faculdades estão fechando porque o governo permanece inadimplente. No inicio do ano já sabemos a mentirada que nos espera… De novo vem esta história de crise nos cofres publicos e este governinho de novo vai aplicar um belo pacote de maldades em 2016. Já estou prevendo o golpe do orçamento furado…

  19. ,,,O que falar desse políticos, atrasados só pesam neles em sua família e amigos mais próximo, claro hoje dia, há alguns técnicos de futebol faz estágio na europa .. isso serve para os políticos retrocada.. mais eu vou mais longe.. acredito que Brasil vai evoluir só nos século 23…

  20. Mas para pagar publicidade cara e elogiosa em revista barata e abaixo da crítica, dinheiro não falta…
    Aguentem aí, que “o melhor está por vir”

  21. É sabido que o ensino superior é um dever que deve ser assumido pelo do governo federal.
    Menos universidades federais e estaduais e mais bolsas de estudos.
    É melhor para o aluno e mais barato para o governo oferecer uma bolsa de estudos em uma boa universidade privada, do que manter uma grande estrutura e pagar um bando de funcionários.

    • Você pensa numa ótica de universidades formadoras de profissionais e universidades são mais do que isso, a presença delas nas comunidades como realizadoras de pesquisa e prestadoras de serviços.

    • LINDO, vai prá PQP comissionado emasculado!

    • Patife imbecil! só de uma pessoa crer que educação “deve ser lucrativa”, vide privado, demonstra a ignobilidade da população, cronicamente, votante em “atraentes” nefastos como richa. Leia um livro, ignóbil!

    • Lindo…Você não entende nada de universidades. Elas devem estar apoiadas em 3 eixos: ensino, pesquisa e extensão.
      Esses 3 eixos estão bem fundamentados e estruturados nas universidades públicas.
      Nas universidades privadas (a maioria é uma privada mesmo, com algumas honrosas exceções) só existe o ensino exclusivamente para o lucro. Nas privadas não há pesquisa séria e raramente extensão. Quando precisam da aprovação do MEC para funcionarem, contratam doutores das públicas, a peso de ouro, para se apropriarem dos currículos construídos, é claro, nas universidades públicas.

    • Que bobagem… Privatizar o lucro e socializar o prejuízo.
      Peça a bolsa para a escola privada.

    • Me diga o nome de uma universidade privada de qualidade?

  22. Dado que faltam alguns dias para o fim de 2015 e que nesse período os predadores exalam testosterona, Beto ainda fará muitas presas e dirá que a culpa é de Dilma.

  23. Eis que o senhor irá mandar o diabo para o inferno, só assim virá a calmaria. Que ano terrível para o Paraná!