Jeito tucano de governar: Beto Richa agora fecha universidades no Paraná

unicentro
Depois de confiscar a poupança previdenciária de professores e servidores, mandar surrar educadoras no Centro Cívico, tentar fechar escolas, promover a demissão de 30 mil trabalhadores do magistério na véspera do Natal, a maior defenestração coletiva do mundo, enfim, o governador Beto Richa (PSDB) conseguiu a malvadeza suprema de fechar universidades estaduais no Paraná.

Primeiro foi a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), campus da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), em Curitiba, que suspendeu as atividades acadêmicas há duas semanas devido aos calotes aplicados pelo governador Beto Richa (PSDB) em empresas terceirizadas.

Depois, na semana passada, foi a vez do campus de Paranaguá — da mesma Unespar — que interrompeu as atividades também por falta de recursos.

Ontem foi a vez dos campi da Unicentro, em Guarapuava, e da Unespar, em União da Vitória, anunciarem a suspensão das atividades.

Em reunião plenária do Conselho Universitário da Unicentro, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), ficou decidido, por maioria, pelo fechamento da instituição a partir desta terça-feira (22).

Segundo o reitor Aldo Nelson, o “fechamento da universidade será até a realização do pagamento, isso implica dizer que não é um fechamento só por hoje ou amanhã, é um fechamento a partir de amanhã.”

Ainda, segundo a reitoria: “todas as tratativas estão sendo feitas para que o problema se resolva ainda hoje, de forma a evitar a adoção da medida determinada pelo COU, o que geraria uma série de transtornos ao calendário acadêmico, em pleno vigor em razão da greve do primeiro semestre do ano, além de prejuízos a inúmeros pacientes atendidos nas clínicas de Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Órtese e Prótese e Medicina Veterinária. Caso a Secretaria de Fazenda libere os recursos para efetuar o pagamento, as atividades da instituição continuarão sendo desenvolvidas normalmente”.

Economia

Só que “funcionar normalmente” significa ter mais um ano em que o orçamento destinado à Unicentro não é integral. Em 2014, o governo deixou de repassar 40% das verbas de custeio previstas para o ano. O ano de 2013 já havia terminado com várias obras paralisadas e uma situação de não pagamento a fornecedores da universidade.

Além da Unicentro, o campus da Unespar de Paranavaí também ameaça não voltar às atividades em 2016 e o motivo também é a falta de repasses por parte do governador do Paraná.

É o jeito tucano de Beto Richa governar fechando escolas e agora também as universidades estaduais.

Com informações do Adunicentro.

Comments are closed.