Coluna do Alvaro Dias: Impeachment deve ser decidido com celeridade

alvaro

Em sua coluna desta quarta-feira (9), o senador Alvaro Dias (PSDB) defende que o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) se concretize rapidamente. Para o senador, existem os elementos necessários para o impedimento de Dilma, que são as razões de natureza jurídica e a pressão popular. Leia, ouça, comente e compartilhe. 

Download

Alvaro Dias*

O pedido de impeachment da presidente da República está no centro dos debates do País. E pelo menos dois pressupostos básicos atestam a sua validade: pressão popular e razões de natureza jurídica.

Além do que foi revelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as pedaladas fiscais e os decretos de suplementação orçamentária assinados sem autorização legislativa, a Operação Lava Jato também apontou o uso de dinheiro sujo na campanha eleitoral.

Essas razões nos autorizam a colocar o pedido de impeachment em debate, com celeridade. O País não pode sofrer as consequências dessa paralisia. Há quanto tempo nós estamos debatendo se teremos ou não o impeachment? Eu creio que o País só tem a ganhar se, o quanto antes, superarmos esse impasse.

O País vive uma crise econômica sem precedentes. A inflação, o desemprego e a recessão ameaçam a estabilidade conquistada com o Plano Real. E é principalmente por causa desse cenário que eu defendo o Congresso Nacional aberto e trabalhando normalmente durante o recesso parlamentar.

Há muito tempo venho dizendo que o pior dos mundos é a indefinição, porque provoca nervosismo no mercado financeiro, insegurança no setor produtivo e caos no País, de uma maneira geral. Por isso, de forma coerente, defendo a agilidade dos trâmites em nome do interesse público, claro que respeitando os prazos e as exigências constitucionais e regimentais.

Nós sabemos o que a população deseja; multidões já foram às ruas pedir o impeachment da presidente da República. Não acredito que seja necessário esperar mais tempo para saber o que a população brasileira majoritariamente deseja. As pesquisas de opinião já mostraram isso.

O processo de impeachment está sendo debatido há muito tempo, nas ruas e no Congresso Nacional, e as convicções já estão arraigadas. A celeridade é importante para que o País possa caminhar, para que a economia volte a crescer e para que o pesadelo da paralisia deixe de tirar o sono das famílias brasileiras.

*Alvaro Dias é senador pelo PSDB e líder da Oposição no Senado Federal. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sr. Álvaro, vou lhe dar uma sugestão: peça aos seus assessores fazerem um levantamento de quanto está custando aos cofres públicos (bolso de todos os brasileiros) a ineficiência do Senado e da Câmara que, como o senhor mesmo diz, está paralisado. A cassação do Cunha não evolui por causa, inclusive, do seu partido. O afastamento da Presidente, através de golpe que o teu partido está promovendo. Seria bom, Senador, que se perguntasse aos governadores, inclusive o senhor, quem estaria disposto a atirar a primeira pedra – sem mentir.Lembre-se, também, que é o executivo que vai pagar a conta da ineficiência do Congresso!

  2. Alvaro, o seu partido está no golpe, e vc tb está no golpe, nao por acaso vc foi se confraternizar com os golpistas paraguaios quando da deposiçao do presidente Lugo. não uso para contigo os tratamentos de v. excia, pois vc não merece.

  3. ATÉ OS CANGURUS DA AUSTRÁLIA SABEM QUE O JUDICIÁRIO DO PARANÁ/BRASIL,NÃO VALE, O QUE O GATO ENTERRA!!!ACORDA BRASIL

  4. Covarde PSBOSTA… vc é um títere a serviço das elites com este partido agressivo e truculento. Acredito em um pós morte onde verei muitos passando pela pior situação.

  5. O impedimento vai ser DELCIDIDO por uma delação premiada.

  6. Gostaria de pedir ao ilustre Senador, citar os artigos que caracterizam crimes cometidos pela Presidente, como podemos tipificar os crimes, se há base jurídica não tem porque não divulgar.

    No caso de impeachment, será que o Temer assumirá? Claro que não!

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/208718/Dias-pede-inspe%C3%A7%C3%A3o-do-TCU-sobre-decretos-de-Temer.htm

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/208719/Globo-avisa-golpe-tamb%C3%A9m-atingiria-Temer.htm

    Caso as notícias deste blog não sejam verdadeiras o Sr. pode fazer uso da “Lei de Resposta”, concorda?

  7. CARLOS HAMILTOm, típico nome daquele povo da Tenda Digital ( sempre um nome e um sobrenome ) isso até uma criança do pré já está sabendo !!!

  8. Tem gente que não se toca mesmo ou é alienado. O ilustríssimo governador tem dinheiro para pagar o décimo terceiro dos “baderneiros” porque roubou destes a previdência não porque é um administrador eficiente. Se a Dilma tivesse feito isto, o impedimento já seria favas contadas.

  9. Mas, você tem que falar e se posicionar a respeito disso junto ao seu partido, os tucanalhas, porque é o Aécio que não engole que perdeu as eleições que até hoje está tentando o golpe. E você, senador, depois de velho, vovô, continua golpista? Não adianta “botox” pra aparentar que tem 80 anos, se o caráter continua o mesmo de sempre, sujo, mal, maquiavélico (que me perdoe Maquiavel). Lute contra o golpe, ao menos uma vez na sua vida pública.

  10. Logo quem se pronunciando!Quero ver quando os delatores premiados citarem os caciques do PSDB,DEM,PPS.Dai vão rapidinho para a Florida.E o limpinho do tal de Álvaro Dias era o primeiro ahahahahsh!!!!!!!!

  11. É Sr Carlos Hamiltom com uma injeção de 8 bilhões nos cofres afanados da previdência dos servidores qualquer governador paga o 13º dos servidores.

  12. O País não vive uma crise econômica sem precedente e sim uma crise de moralidade onde um partido tucanalha cheio de ladrões não deixa a presidente governar inclusive o sr. tem muito a explicar ao povo e se faz de morto quando é o acusado.

  13. Esta Feliz agora;
    Senador poem, tua cavalaria em cima deste jumento, (O Sr. não tem mais cavalaria, isso é de menos o Sr. consegue)
    AI ESTÁ TUA CRIA SENADOR:::::
    Durou muito pouco a vitória da oposição, pois o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a votação secreta na Câmara que escolheu os membros da comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Roussseff.

    A suspensão do ministro será até quarta-feira, dia 16, quando o STF se debruçará sobre a validade dos atos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

    O STF atendeu a uma reclamação do PCdoB que pedia votação aberta na apresentação da chapa avulsa da oposição. A Câmara realizou hoje votação secreta para definição da comissão especial que analisará o impeachment de Dilma.

  14. A ordem deveria ser esta: Beto Richa, Cunha, Alckmin e aí se encontrar algum crime: Dilma…

  15. “Nós sabemos o que a população deseja” , ter o direito de viajar no avião do Youssef !!

  16. Engraçado..para falar da Dilma ele aparece..mas para falar das atrocidades e falcatruas do governo PSDB do paraná ele se cala!!! Todas as acusaçoes mencionadas se encaixam tb para Beto Richa e ainda tem o massacre com dinheiro publico.Faça algo pelo Paraná Senador. Trabalhar no recesso!!! Só se for pelo salário normal…pq trabalhar como extra é bom demais para o bolso…nem vão lá..revezam-se e ganham férias em dobro ou mais…

  17. É seu Marcos.(acima)falando de dinheiro sujo,amanhã, dia 10 com certeza um bando de baderneiro vão colocar o rabinho entre as pernas e vão receber 13%,E logicamente com todo direito. mais os companheiros de outros estados esses vão receber parceladamente significa que o nosso Paraná está um pouquinho melhor.

    • Esta melhor para os comissionadinhos iguais á vc hamiltom , não para que esta aposentado e foi roubado pela quadrilha do br; cade o dinheiro do paranaprevidencia que tava aqui !

    • Pois é seu Carlos Hamilton, DINHEIRO MANCHADO DE GÁS LACRIMOGENIO BOMBAS DE EFEITO MORAL BALAS DE BORRACHA AUMENTO DE IMPOSTOS ÁGUA LUZ NOTA FISCAL PARANAENSE (furada).Tinha mesmo que pagar e com indenização depois de bater nos servidores e professores para assaltar a sua PREVIDÊNCIA.
      29 de Abril jamais será esquecido.
      IMPEACHMENT PARA OS ESQUECIDOS DA HISTORIA SENADOR ÁLVARO DIAS.

    • Sr. Carlos, se não fosse esses “baderneiros” o qual senhor se refere,lutarem contra os desmandos desse governo incompetente talves o décimo terceiro quem sabe também poderia ser parcelado, ou até mesmo nem receber esse ano. E se escreve assim 13º e não 13%.

  18. Esta falando da Dilma ou do seu parceiro Beto Richa?
    nunca vi dinheiro mais sujo de campanha do que o de estorsao e propina de funcionarios da receita estadual…

  19. Estou com 64 anos, voto em Alvaro Dias desde 1982 e acredito no bom trabalho. Fico preocupado quando vejo o PMDB assustado pelo que está acontecendo, será que é tão recente? Portanto Sr. Senador faça valer o seu equilíbrio.

    • Parabéns Alvaro Dias, pela tua nomeação há este, Faquinha (sim Faquinha porque rasga o Pais, de todo lado. O impeachment da Presidenta estava quase pronto, mais para o Senador tanto faz, dar ou não dar, Para uma pessoa que mandou uma cavalaria em cima dos Professores, há 30 anos atrás, o que pode se esperar, não sei como o Sr. foi eleito com esta quantidade de voto, para o Sr. esta bom né Senador, não depende de salário mínimo, de uma miséria de aposentadoria, (pagar agua,luz,mercado, farmácia, (porque o pobre do aposentado, qdo se aposenta seu dinheiro vai tudo, em farmácia, ao contrário do Sr. que quando se aposentar, terá uma gorda aposentadoria, e todos os benefícios. (enquanto o pobre vive mendigando)PARABÉNS SENADOR PELO SEU MINISTRO NOMEADO POR VOCÊ, PARA O GRANDE CARGO NO STF. VOCÊS SE MERECEM.

  20. Atenção!
    Golpista saindo da moita.Vire à esquerda.