‘Ibope errou outra vez’, diz Fruet

Para o Ibope, liderança da corrida pela Prefeitura de Curitiba é dividida entre o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado Requião Filho (PMDB); no entanto, o instituto Paraná Pesquisas diverge: Ratinho Júnior (PSC) lidera o certame, seguido pelo prefeito Gustavo Fruet; afinal de contas, qual das pesquisas está certa?

Para o Ibope, liderança da corrida pela Prefeitura de Curitiba é dividida entre o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado Requião Filho (PMDB); no entanto, o instituto Paraná Pesquisas diverge: Ratinho Júnior (PSC) lidera o certame, seguido pelo prefeito Gustavo Fruet; afinal de contas, qual das pesquisas está certa?

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), nesta segunda-feira (28), por meio do secretário Municipal de Governo, Ricardo Mac Donald, afirmou ao Blog do Esmael que “o Ibope errou outra vez” sobre as eleições municipais.

O capitão do time de Fruet se refere à previsão do Ibope nas eleições de 2012, quando projetou o segundo turno entre o então prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado Ratinho Júnior (PSC). Entretanto, o resultado nas urnas foi outro: Ducci não avançou para a segunda etapa e Fruet foi eleito*.

Na semana passada o Ibope “errou” novamente na capital de todos os paranaenses. Para o instituto, Ducci divide a liderança da corrida eleitoral com o deputado Requião Filho (PMDB) e, outra vez, Fruet estaria fora de um eventual segundo turno.

O diabo é que a Paraná Pesquisas também divulgou números sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba. Nessa sondagem,Ratinho lidera com 20,9% das intenções de voto. Fruet, em segundo, tem 17,9%. O ex-prefeito Rafael Greca (PMN) está na terceira colocação com 11,2%. Requião Filho aparece na quarta posição com 10,8%.

O deputado Luciano Ducci (PSB), também ex-prefeito, aparece em quinto lugar com 8,4%. Os deputados têm os seguintes índices: Ney Leprevost (PSD), 5,5%, Fernando Francischini (SD), 4,8%, e Tadeu Veneri (PT), 4,3%.

O vereador Pastor Valdemir Soares (PRB) tem 1,4%, a deputada Maria Victória (PP) 0,9% e Bruno Meirinho (PSol) larga com 0,4%.

A Paraná Pesquisas também projetou outro cenário possível, veja abaixo:

Sem Ratinho na disputa, Fruet teria 19,7%, Requião Filho 14,3%, Greca 12,8% e Ducci 12,5%. Os demais candidatos somariam 23,6% e 17,1% ficariam indecisos.

O instituto informa que 5,4% não sabem em quem votar e 8% não escolheriam nenhum dos candidatos, ou seja, os indecisos somam a incrível marca de 13,4%.

A Paraná Pesquisas entrevistou 912 eleitores curitibanos entre os dias 18 e 20 de dezembro. A margem de erro é de 3,5%.

* Pesquisa Ibope realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2013, na boca de urna, apresentava o seguinte resultado: Ratinho 35%, Ducci 28%, Fruet 16% e Greca 9%.

ibope_curitiba_031012

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m newbie to weblog and definitely liked this web page. More than likely I’m planning to bookmark your blog . You amazingly come with incredible articles. Appreciate it for sharing with us your blog site.

  2. amigos esquerdistas do blog do esmael, parece que conseguimos uma vitoria, digo, parece que vencemos, pois a maria victoria nao escreveu nesse dia 28/12, ou ela se cansou ou foi aplicar o ingreis nas oropa em ferias depois de um ano de muita dedicaçao ao povo sofrido do paraná.

  3. Errou de fato, porque acredito que o futuro Prefeito de Curitiba será Requião Filho.

  4. o povinho paranaenses vai assinar mais um atestado de burrice em 2016???????

  5. Concordo com o MacDonalds. Acho que errou mesmo! Se o Ibope fosse aos bairros mais carentes de Curitiba, esse senhor Fruet não estaria nem com 1% das intenções de voto. Esse cara é o pior prefeito que Curitiba já teve nos últimos 30 anos.

  6. As pesquisas eleitorais deveriam ser feitas ou
    encomendadas, apenas pelas siglas políticas, para que
    o partido pudesse saber sobre, e se orientar no
    cenário políticos.
    A sua divulgação em jornais, já que não é proibida,
    deve ser solenemente ignorada pelo povo.
    Essas pesquisas servem apenas para criar factoides,
    confundir o povo, e manipular os resultados das
    eleições.

  7. o prefeito MAC tem razão o ibope errou o seu subalterno fruet não tem 17% com certeza deve ter menos de 10%, pior e mais incompetente prefeito que curitiba já teve.

  8. Ratinho para governador, falta combinar com o eleitor, este abestalhado de sempre! Nada me estranha, deram 80% dos votos em Londrina para o piá de prédio mimado! O resultado aí está!