Fruet assina manifesto contra impeachment de Dilma

Presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu nesta segunda-feira (14), como presente de aniversário, um manifesto contra o impeachment subscrito por 16 prefeitos de capitais, dentre eles Gustavo Fruet (PDT); petista completou hoje 68 anos; abaixo, leia a íntegra da carta contra o golpe e em defesa da democracia.

Presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu nesta segunda-feira (14), como presente de aniversário, um manifesto contra o impeachment subscrito por 16 prefeitos de capitais, dentre eles Gustavo Fruet (PDT); petista completou hoje 68 anos; abaixo, leia a íntegra da carta contra o golpe e em defesa da democracia.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), está entre os 16 que subscreveram um manifesto de prefeitos de capitais contra o impeachment e em apoio a presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2012, na eleição, Fruet recebeu apoio político de Dilma e puxou o PT para aliança dando-lhe a vice.

O diretório municipal do PT de Curitiba “amoleceu o coração” com o gesto de Gustavo Fruet. O partido cogita candidatura própria em 2016, o que significa romper a aliança com o pedetista.

Abaixo, leia a íntegra do manifesto de apoio dos prefeitos à presidente da República:

Nota à imprensa – EM DEFESA DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

Nós, prefeitos de capitais brasileiras, repudiamos o acolhimento do pedido de abertura de impeachment contra a Presidenta da República, acatado pelo presidente da Câmara Federal.

Devemos respeitar a vontade da população que conferiu à Presidenta da República o exercício de seu mandato. A Presidenta Dilma Rousseff tem demonstrado retidão institucional e compromisso público no exercício de suas funções.

Vale ressaltar que a análise do pedido de afastamento se inicia eivada de vícios, o que denota condução desvirtuada do processo. Por isso, os efeitos foram responsavelmente suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até a decisão do Plenário daquela instituição.

A banalização do uso do dispositivo legal do impeachment fragiliza as instituições e atenta contra a democracia. No pedido acolhido pela Presidência da Câmara dos Deputados não há atos ou fatos que respaldem o início de um processo dessa natureza. A peça se apoia em ilações e suposições que tentam, sem consistência jurídica, imputar responsabilidade à Presidenta da República, como em pedidos rejeitados anteriormente.

As dificuldades pelas quais passa o Brasil não serão superadas a partir do desrespeito à ordem constitucional. Pelo contrário, um processo com essas características fere e desestabiliza o País. Por fim, acentuamos que o diálogo nacional deve se apoiar primordialmente no respeito à civilidade democrática e ao resultado das urnas nas últimas eleições.

Brasília, 14 de dezembro de 2015

Alcides Bernal
Prefeito de Campo Grande

Carlos Eduardo Alves
Prefeito de Natal

Edivaldo Holando Junior
Prefeito de São Luís

Fernando Haddad
Prefeito de São Paulo

José Fortunati
Prefeito de Porto Alegre

Marcus Alexandre
Prefeito de Rio Branco

Roberto Cláudio
Prefeito de Fortaleza

Carlos Amastha
Prefeito de Palmas

Clécio Luiz
Prefeito de Macapá

Eduardo Paes
Prefeito do Rio de Janeiro

Gustavo Fruet
Prefeito de Curitiba

Luciano Cartaxo
Prefeito de João Pessoa

Paulo Garcia
Prefeito de Goiânia

Teresa Surita
Prefeita de Boa Vista

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu sou apenas um brasileiro…… um Nacionalista…… Digo Nacionalista porque amo meu Brasil e daria minha vida por ele. Posso dizer meia dúzia de palavras… (Não temos sequer um carro de procedência nacional.. Metade das palavras que falamos ou escrevemos tem procedência extrangeira (veja o caso impeachment). Bem por hoje é só….. me desculpem o mal jeito de falar ou expressar.

  2. Em primeiro lugar……. o povo brasileiro elegeu a Presidenta…. Somente o povo brasileiro… está capacitado para impeachmentá-la. Não será por interesses de meia dúzia que Nossa Presidenta deixará seu cargo…… O Brasil sempre foi o que sempre foi…… desde o ano de 1500 nada mudou…… “Quem tem manda….. quem não tem obedece… Quem somos nós…… ‘UM GIGANTE APANHANDO DE UM MOSQUITO’……..

  3. O Problema nao é o PSDB, PT ou PMDB, o problema é a seguinte problematica: Capital especulativo estrangeiro X Empresas Estatais e a soberania nacional brasileira.Uma nova forma de colonialismo. Capital estrangeiro financiando deputados, senadores, e governadores para se apoderarem do dinheiro do povo brasileiro. Isso tudo e pra poder desastebilizar a economia para poder privatizar tudo como aconteceu na era FHC.

  4. A minha confiança em Fruet, é a mesma que os investidores têm na Dilma.

  5. Pena que no Brasil, os ricos se acham os donos da verdade. Pena no Brasil que a minoria manda para o resto, pena que no Brasil o ódio dos comentários pela internet esconde a verdadeira fraternidade, Pena que no Brasil as “elites” de plantão poluem os debates pelas rancores politicas e ignorancia inteletual.

  6. O Fruet também pedalou… e continua a pegar dinheiro do IPMC para pagar as contas da PMC…

    Basta ver o protesto dos sindicatos ligados a prefs…

  7. Quem quiser saber o que é CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL, entra no GOOGLE e procure por Constituição. Lá se explica os crimes contra o sistema financeiro. Artigo:17 Lei:7.492(16/06/1986). Inaplicabilidade de OPERAÇÕES de EMPRÉSTIMO de BANCOS PÚBLICOS PELA UNIÃO. Então resumindo, é crime.

  8. sabe que nao vai ser reeleito, entao melhor apoiar e garantir um carguinho

  9. E ao acaso. Se ela for impedida eles poderiam ter seus mandatos cassados também?

  10. Tonto faz jus ao apelido. É o do Zorro?

  11. Sr. Gustavo, rendo minhas homenagens pelo lampejo de sensatez que teve em apoiar a legalidade. Sua conta no meu banco está negativa, essa patifaria dos 40 km por hora é um erro de avaliação em fase pré-eleitoral que reputo como suicídio político. Entretanto, esta manifestação em favor da Dilma, orgulhou o voto que vos confiei, parece mesmo que até o Roslindo comemorou na querência de São Pedro.

  12. Irresponsável. Quer que o país continue descendo a ladeira. É a consequência da sociedade nefasta que descompostura o Pt para se eleger. O resultado está no que vem se transformando Curitiba nestes últimos 3 anos.

  13. Frouxo. Era oposição ao PT quando estava em Brasília. O eleitor não vai esquecer desse seu oportunismo seu incompetentemente. Cadê a caixa-preta do ICI, da URBS e tantas outras falcatruas???? Vai perder a eleição.

  14. Acontece que o mentor do impechmenn foi o Eduardo Cunha um ladrão de marca maior, quem apoia o Cunha vai ser julgado pela historia por formação de quadrilha. A única diferença entre o Cunha e o Fernandinho beira-mar é que o nobre deputado roubou bem mais do que o Beir-Mar.

  15. Atitude positiva para evitar outro golpe de ditadura pior que a militar de 64. Quem está à frente do projeto do golpe é uma quadrilha ampliada por Temer, Cunha, Serra, Renan, entre tantos outros bandidos.
    Também, o PT precisa voltar a ser PT e deixar de assumir atitudes da mesmice politicagem histórica que envergonha o Brasil, sem falar na incompetência, letargia e prepotência dos poderes judiciário e legislativo.

    • Maravilhosa atitude dos prefeitos. Chega de tanto ódio, até Deus se afastou do Brasil. Nada foi provado contra a presidente. Concordo que o partido deve passar por uma remodelagem e voltar a ser o que era antes, mas esse ódio todo tem que acabar!
      O voto do povo deve ser respeitado!

  16. Digo aqui por mais roubo que está tendo no país eu ainda contínuo votando no PT pois muito se desenvolveu no governo lula e Dilma.Só não vê quem não quer.

  17. Nossaaaa, assinou um manifesto.
    Este prefeito já estava morto politicamente, agora fechou de vez o caixão. Prefeito de um só mandato. Cai fora Fruet, Beto Richa, Dilma.

    • Rsrs! Tem gente que tem a percepção política somente até a ponta do seu próprio nariz ou perdeu alguma teta! Não podemos aceitar um golpe, isso não resolvera a situacao, mas deixará a imagem do país mais desgastada tardando ainda mais a recuperação da economia! Impressionante que algumas pessoas sejam tão mal informadas e ainda emitam opinião por emitir!! Salve a democracia!!

  18. Qual brasileiro que não gostaria de realmente saber o que está acontecendo.

    Como dizia inesquecível comediante: Acho tudo muitgo estranho…

  19. Com tanto apoio do governo federal que FRUET teve, nada mais justo.
    Outro sim, não se daria ocasião partidária mas o direito da DEMOCRACIA. Olhando bem,e analisando o GUSTAVO FRUET , é um tucano fora do ninho.

  20. É um absurdo que PREFEITOS de grandes Capitais venham em público declarar apoio à petista e se posicionarem contra o processo de impeachment da Presidente Dilma, certamente que eles também compartilham com o descumprimento da Constituição com o uso das “Pedaladas Fiscais”. Belo ” EXEMPLO” para eles em Dilma!!!

  21. É só para ingles ver. Em no maximo 60 dias ele retira a assinatura. Acreditem.