Fim da linha: até a Globo pede a cabeça de Eduardo Cunha; agora ele cai?

do Brasil 247

O golpe contra a presidente Dilma Rousseff sofre um duro baque neste sábado; em editorial, o jornal O Globo, comandado por João Roberto Marinho, pede o afastamento sumário de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados; segundo o texto, "ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele"; cobrança da Globo, um dos centros de poder no Brasil, pode acelerar decisões da procuradoria-geral da República e do Supremo Tribunal Federal, sobre seu afastamento; "seu tempo acabou", diz O Globo; sem Cunha, o golpe estimulado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo PSDB perde força e intensidade; ontem, o procurador-geral Rodrigo Janot também questionou o rito do impeachment definido por Cunha.

O golpe contra a presidente Dilma Rousseff sofre um duro baque neste sábado; em editorial, o jornal O Globo, comandado por João Roberto Marinho, pede o afastamento sumário de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados; segundo o texto, “ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele”; cobrança da Globo, um dos centros de poder no Brasil, pode acelerar decisões da procuradoria-geral da República e do Supremo Tribunal Federal, sobre seu afastamento; “seu tempo acabou”, diz O Globo; sem Cunha, o golpe estimulado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo PSDB perde força e intensidade; ontem, o procurador-geral Rodrigo Janot também questionou o rito do impeachment definido por Cunha.

O golpe contra a presidente Dilma Rousseff sofre um duro baque neste sábado.

Em editorial, o jornal O Globo, comandado por João Roberto Marinho, pede o afastamento sumário de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, “ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele”.

Cobrança da Globo, um dos centros de poder no Brasil, pode acelerar decisões da procuradoria-geral da República e do Supremo Tribunal Federal, sobre seu afastamento.

“Seu tempo acabou”, diz o jornal.

Sem Cunha, o golpe estimulado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo PSDB perde força e intensidade.

Leia abaixo:

Venceu o prazo de validade de Eduardo Cunha

Ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele12/12/2015

A Câmara dos Deputados, assim como o Senado, é uma instituição secular, fundada no Império, dirigida àquela época por condes e viscondes. Na República, sua Mesa foi frequentada por nomes que se encontram nos compêndios de História do Brasil: Flores da Cunha, Pedro Aleixo, Ulysses e outros.

Em tempos recentes, houve a bizarrice de Severino Cavalcanti, cassado por receber um “mensalinho” de R$ 10 mil de um concessionário de restaurante na Câmara. Ungido pela política fisiológica do PT de literalmente comprar apoio no Congresso, Severino queria controlar a diretoria da Petrobras que “fura poço”. Um parêntese: ele talvez não soubesse, mas o lulopetismo já havia dominado a direção da estatal e passara a saqueá-la.

No campo do exotismo — mas em outro sentido —, o atual presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), escala índices de rejeição na opinião pública, ao manejar com frieza o poder do cargo e o conhecimento que tem das regras da Casa, para sabotar a tramitação no Conselho de Ética de um processo instaurado contra ele por falta de decoro.

Às favas com a objetividade dos fatos. Cunha, citado na Lava-Jato como beneficiário de propinas geradas na Petrobras, compareceu, por vontade própria, à última CPI da Petrobras e garantiu que não tinha contas escondidas em bancos suíços.

O MP suíço o desmentiu, ao enviar dados de contas suas e família à Procuradoria-Geral da República. Configurado o perjúrio, o PSOL e a Rede encaminharam denúncia ao Conselho de Ética. Aberto o processo, Cunha, aliados e tropa de choque fazem de tudo para impedir o funcionamento do Conselho, com a intenção de atrasar ao máximo os trabalhos e jogá-los para 2016.

Inviabilizado um acordo com o governo — mais por resistência de petistas que se recusaram a votar em favor dele —, para que o deputado escape da cassação, os embates no Conselho passaram a reproduzir cenas à altura de câmaras de vereadores do mais longínquo sertão. Tapas, gritaria, intervenções protelatórias de nível rasteiro.

Mesmo tucanos que estavam condescendentes com Eduardo Cunha, para que ele aceitasse o pedido de impeachment de Dilma — arma que o deputado usou para chantagear o Planalto —, o abandonaram. Ainda antes de ele instaurar o processo do impedimento — dentro das prerrogativas do presidente da Câmara, seja ele quem for.

Aberto o processo, passaram-se 38 dias e oito reuniões, até a de quinta-feira, sem que se conseguisse votar um relatório, diante de um atônito presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). O primeiro relator, Fausto Pinato (PRB-SP), contestado pelo grupo de Cunha, por se declarar a favor do prosseguimento do processo, disse ter sido ameaçado, e terminou substituído por Marcos Rogério (PDT-RO). Este promete ler seu relatório, também contra Cunha, na terça-feira. Mas nada é certo.

O presidente da Câmara deveria renunciar ao cargo, para se dedicar à sua defesa, sem atrapalhar os trabalhos da Casa. Seu tempo acabou.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am newbie to blogging and site-building and definitely savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You definitely come with incredible articles and reviews. Thanks a lot for sharing with us your blog.

  2. Pelas suas declarações esse tal de Noilton deve viver no mundo da lua! Esse é daqueles que irá ficar doente quando a notável incompetente cair! kkk

  3. Fora Dilma, Cunha, Temer, Aécio e esse Congresso! Greve e eleições gerais já! Brasil para os trabalhadores, sem patrões e sem corruptos!

  4. O Brasil já foi “assoreado” por vezes, porém o PT foi “hors concours”, esta corja raspou o tacho, pilhou e quebrou o país, como nada visto antes…

    • Não se via antes porque não se investigava e ninguém era punido. Roubaram quase todo o tacho com Collor e FHC e ninguém disse nada! Depois que a direita caiu do poder, muitos reaças travestidos de esquerda vieram para o PT, na esperança de raspar o tacho. Mas agora, se investiga e se pune. Nunca antes do governo do PT vi banqueiro, grandes empresários e políticos sendo presos. Esses vagabundos estão desesperados e com medo de ir para a cadeia, por isso querem derrubar a Dilma. Mas, nunca serão!

  5. Bandido sempre cai é a lei do crime,CONCORDO com você,mas tem um GRANDE engano,pois nossa Justiça que manda pender e a MESMA que manda SOLTAR.bandido bom e bandido MORTO,politico bom esta extinto,já políticos Corruptos esta CHEIO,muitos deles acobertados pela nossa fraca e corrupta JUSTIÇA.só um unico EXEMPLO FERNANDINHO b M ?um ex de pessoa,justica vergonha.

  6. porque será que a globo tá falando isso? nada mais é porque o ibope caiu, e a povo resolveu tomar uma atitude!o maior poder desse país somos nós o povo, que elegemos e assim determinamos quem governa o país!
    a globo deve está se protegendo!com medo de ser investigada também!afinal ela é uma das maiores sonegadora entre outras coisas!

  7. Cunha lembra, aqui no Paraná, o ex-líder da Alep Nelson Justus(um dos gafanhotos que roubou a Alep) e o Derosso(líder da câmara municipal de Curitiba (que roubou verbas da câmara de Curitiba). Ambos poderosos. Na verdade, parece que só chega ao poder no legislativo gente podre.

  8. #DilmaFicaCunhaSai Ministro do STF suspende andamento do processo de #impeachemtémeuzovo que todos os golpista e Midia golpistas esperem até 2018

  9. Se as tais pedaladas fossem pra socorrer banqueiro, como FHC fez com seu amigo Daniel Dantas,do Opportunity, ou pagar dívida da Globo, como Aécio Fez com dinheiro público, não haveria esse blablablá de impeachment. TCU, TCE, toda a espécie de moralistas de calças curtas estaria com a viola no saco. Paneleiros, vão pras ruas protestar contra a roubalheira de Cunha, e fiquem bilionários vendendo pro Aécio asprovas que vcs têmd a corru7pção de Dilma. Afinal, depois de anos de investigações, toneladas de documentos, mandados de busca e apreensão cumpridos na calada da noite em todo o país, centenas de laudos periciais, quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico, postal, delações obtidas sob tortura psicológica na Guantánamo do Paraná, o tucanaço Sérgio Moro e sua Polícia federal tucanaça não encontraram uma única prova.

  10. A Globo não é Brasil e nem Deus…..Pague o Darf golpista….o meliciano vai cair por si próprio,bandido sempre cair,é a lei do crime.

  11. Pt o partido que governa paro os pobres aqueles que são excluídos. Firme Dilma meu voto é seu. Hoje pobre se forma em doutorado para o país se desenvolver tem que acabar a desigualdade.

  12. SEVERINO NÃO SABIA QUE “O LULOPETISMO JÁ HAVIA DOMINADO A DIREÇÃO DA ESTATAL E PASSARA A SAQUEÁ-LA”. ORA, QUEM A GLOBO PENSA QUE ENGANA. SABEMOS MUITO BEM QUE O LOTEAMENTO, A DILAPIDAÇÃO DA “ESTATAL” COMEÇOU BEM ANTES DO PT SER GOVERNO.”PT COMPRAR APOIO NO CONGRESSO”. ENGRAÇADO, NÃO FALAM TAMBÉM DA COMPRA DE DEPUTADOS PARA A REELEIÇÃO DE FHC, E QUE O PSDB QUER O PODER PARA PRIVATIZAR A PETROBRÁS, ENTREGÁ-LA PARA O CAPITAL PRIVADO.

  13. De boba a globo não tem nada. Se pedem a cabeça do Cunha é porque ela já foi decepada. Chovem no molhado para se livrarem da pecha de golpistas. Assim é o PIG!

  14. A Rede Bobo só não pede a cabeça da PresidANTA que saqueou nosso País!

    • Pq a ANTA deve ser a senhora sua MÃE. Tenha respeito com a melhor presidente (única) que o Brasil já teve, animal de monta. Não vá tratando ela como trata os seus não, cavalgadura!

  15. JOÃO R MARINHO,PEDE O AFASTAMENTO SUMARIO DE Eduardo Cunha. Sera QUE ELES TEM MAIOR PODER DO QUE NOSSO ENTÃO CORRUPTO judiciário *VERGONHA.

  16. O Impeachment foi aceito pelo Cunha, mas é desejo da maioria dos brasileiros. Ele tem que cair, mas a Dilma já passou da hora de sair.

    • Para o seu governo use teu cérebro. Já que tens preguiça e fica indo na da globo e destes institutos fajutos de pesquisa vou te posicionar quanto ao APOIO da DILMA:
      Pra começar SOMOS 40% de petistas. Logo o MÍNIMO que DILMA tem é 40% de APOIO INCONDICIONAL. Mas existem tb os lúcidos de direita. Uma direita pensante que não vai em porcarias de passeatas, pois sabem que só o GADO VAI e que, se é contra o PT e o governo petista é MUITAS VEZES MAIS contra a sangria de uma revolução (que é o que pode acontecer SE VIER ESSE GOLPE TOSCO E IDIOTA feito por um sujeito que NÃO SOUBE PERDER com galhardia. E ainda contamos com o apoio de outros partido de esquerda. Então, me diga com toda franqueza, ainda ACHA mesmo que 93% da população quer Dilma fora? Ou já caiu a fichinha no cerebrozinho?

    • Ñ fale besteira ladão ai e o Cunha, e safado essa corja do PSDB E DEM

  17. Não é por acaso que o Brasil se encontra nessa situação deplorável! É impressionante como há meios de comunicação e pessoas q querem que corruptos sejam punidos, porém, desde que não façam parte da ideologia com a qual simpatizam. A Globo já há muito tempo tem se posicionado contra o Cunha, porém, pra quem acha que a queda de Cunha salvará a Dilma, acho que está enganado! A meu ver é necessário aos brasileiros tomarem vergonha na cara e pararem de acobertar esse bando de políticos vagabundos, independente se são de direita ou esquerda! #Fora todos os corruptos e incompetentes independente de suas respectivas legendas partidárias!