Fachin votou com Cunha, pelo impeachment de Dilma

Ministro Luiz Edson Fachin, do STF, obrigou em novembro votação aberta acerca da prisão do senador Delcídio do Amaral, mas, na Câmara, manteve hoje a tese de Eduardo Cunha e da oposição, de votação secreta na comissão do impeachment de Dilma; magistrado recebe elogios da velha mídia.

Ministro Luiz Edson Fachin, do STF, obrigou em novembro votação aberta acerca da prisão do senador Delcídio do Amaral, mas, na Câmara, manteve hoje a tese de Eduardo Cunha e da oposição, de votação secreta na comissão do impeachment de Dilma; magistrado recebe elogios da velha mídia.

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (16), manteve a votação secreta de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Câmara, que criou a comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

O magistrado argumentou que “não há ofensa à Constituição no fato de regimento da Câmara propiciar votação secreta”, mas ressaltou que a decisão da comissão especial deverá ter votação aberta no plenário.

Em 25 de novembro, o mesmo Fachin mandou que o Senado realizasse votação aberta acerca da continuidade ou não da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), então líder do governo, acusado de atrapalhar investigações da Lava Jato.

Fachin foi indicado pelo STF graças ao empenho dos senadores paranaenses Alvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB). Coube a Dilma apresentar o nome do novo ministro ao Senado.

Depois de nomeado para o cargo, o ministro foi sorteado para julgar o caso do conselheiro Maurício Requião, irmão do senador Requião, que foi afastado em 2008 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). Fachin se declarou impedido.

O diabo é que se o ministro se declara impedido de julgar questões que envolvem “amigos”, também deveria fazê-lo nas matérias que envolvem “inimigos”. Por questão de coerência, o ministro Fachin não poderia votar nem favorável nem contra – muito pelo contrário — em todas as demandas que cheguem às suas mãos no STF.

A impressão que fica é que o ministro Edson Fachin se esforça para provar à burguesia que não é vermelho. Quer esconder o passado. Parece até que foi cooptado pela velha mídia e pela desgraça da vaidade, aquela puta velha que se traduz em homenagens e títulos em castelos onde se tramam os golpes.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mal começou, começou mal – principalmente após receber homenagens junto com Moro, aqui no PR – e já recebeu um rótulo negativo eterno na história brasileira! O povo quer Dilma, mesmo a mídia afirmando que não! As manifestações de quarta passada em todo o Brasil, que o digam!

  2. Com tantas leis… o Brasil se tornou ingovernável… pois a lei suprema, a constituição, não é respeitada porque há leis locais que se contradizem…
    Não é o Fachin que tá traindo a Dilma… É dilma, renan, cunha e outros que estão traindo a constituição… Os ministros do supremo só estão cumprindo seu dever… assim como cada um cumpre o seu… e, ainda por cima, bem pagos pra isso…

  3. tudo farinha do mesmo saco, bando de fdp, tiram os ternos para usarem as togas…

  4. NA VERDADE, VOTO DE FACHIN FERROU A COMISSÃO ESPECIAL!
    “Nas páginas 86 e 87 do voto do Ministro Fachin está em negrito e sublinhado:
    “É indispensável que o parecer da Comissão Especial indique de forma fundamentada a subsunção ao tipo jurídico-político do crime de responsabilidade”
    “A indicação da tipicidade é pressuposto da autorização de processamento, na medida em que não haveria justa causa na tentativa de responsabilização do Presidente da República fora das hipóteses prévia e taxativamente estabelecidas”
    “Se assim não fosse, o processamento e o julgamento teriam contornos exclusivamente políticos e, do ponto de vista prático, equivaleria à moção de desconfiança que, embora tenha sua relevância própria no seio ‘parlamentarista’, não se conforma com o modelo presidencialista, cujas possibilidades de impedimento reclamam a prática de crime de responsabilidade PREVISTO EM LEI ESPECÍFICA”
    Pedalada fiscal não se encaixa no requisito , é manobra contábil e sequer é tipificada. Os atos tem que se encaixar exatamente na descrição de crimes de responsabilidade. São detalhes que farão toda a diferença.”
    (Emilia M. de Morais)

    • Lauro, estou muito feliz com o seu comentário pois até agora ninguém tinha abordado este aspecto do pronunciamento de Fachin. Ele pode ser muito legalista seguindo e aprovando nos mínimos detalhes os ritos aplicados na Câmara. O que quase ninguém comentou é que ele disse que “somente uma lei específica pode indiciar alguém por crime de responsabilidade”! Esta lei não existe, portanto não há como usar o argumento de Dilma ter cometido crime de “responsabilidade fiscal” para exigir o impeachment dela. Será que o Cunha, durante o recesso do Congresso,vai elaborar esta lei de responsabilidade? Seria muita safadeza!!!!!

  5. É golpe? Conta outra, Fachin foi indicado por Dilma. Surpreendeu, não achei que ele fosse tão legalista como demonstrou ser.

  6. Primeiro: o juiz pode se averbar de suspeito por foro íntimo. A lei não exige que ele declare o motivo. Ele não se esforça para provar que não é “vermelho”. Ele é Marxista e até nos livros de Direito Civil demonstra isso. Quando ele diz que a votação para a comissão pode ser secreta aplica princípio constitucional da separação de poderes. A questão é interna corporis. Quando ele diz que as votações decisórias têm que ser abertas, aplica um princípio constitucional, republicano, da res publica, coisa pública, o Principio da Publicidade. Ele mostra a diferença que existe entre o juiz-juiz, que aplica a lei ao caso concreto. O outro tipo de juiz, conhecido como bandido de toga, é o que aplica o direito penal do inimigo, o ódio à pessoa e não o direito ao fato. Ele deve se esforças para continuar ético, honesto, independente intelectualmente e, como sempre, marxista.

  7. O Sr. Fachin já atingiu o objetivo, ou seja, ser nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal. Agora que não precisa mais do apoio da Presidente e dos senadores do Paraná, mostrou a sua outra face e deu uma banana para todos.

  8. Jão de Sabáudia, um dentre os milhares que acreditavam que Fachin, nomeado por Dilma, faria, como outros nomeados por FHC, Lula e por ela mesma, se mostrasse gratificado pelo emprego, e passasse a atender a voz do dono.

    Fachin cresceu, se agigantou perante a Nação e deu seguimento à dignificação da Justiça, como o fez Joaquim Barbosa.

    Mas, para descontrair, as observações que fiz durante as duas horas e dez minutos consumidas por Fachin para ler – 100 páginas e discorrer sobre o rito:

    – Os óculos de Fachin são colados no rosto. Em nenhum momento ele os ajeitou, como sói acontecer;

    – Fachin não tem saco. Durante todo o tempo da leitura e da dissertação, não tiou as mãos dos papéis, de cima da mesa, para coça-lo, como sói acontecer;

    – Fachin é monocórdio. Começou e terminou a leitura sempre no mesmo tom e no mesmo timbre de voz.

    – Os cabelos do ministro também são colados na cabeça ou o gel que usa é bala.Em nenhum momento, passou a mão na cabeça para alinhá-los, o que sempre sói acontecer.

    • Parreiras, a única coisa que lá se agigantou foram os olhos em direção à pretensa recompensa, assim como o Joaquim que se mandou antes que suas decisões fossem reformadas como foram…

      E hoje é um espantalho em que o corvo pousa na cabeça…

      Tal como o Moro e o Fachin serão…

      Tal como o Cunha rapidamente fica…

  9. Tem é que tirar esse canalha desse Cunha daí!!!!!

    Já tá atrasando o país, ferrando com o crédito lá fora e com o nosso aqui dentro!!!!!

    Mesmo que o impeachment de Dilminha jumentinha ande (o que ninguém acredita que prosperará, já que o de Richa por aqui até agora não andou, mesmo comprovadas suas safadezas e agressões aos professores!!!!!) o que importa é tirar esse estrume da presidência da Câmara.

    Os outros adubos (Calheiros, Temer, Barbalho, Collor, Henrique Alves, Pansera, Edson Lobão, Aníbal Gomes, Nelson Bornier, etc.) têm que ser “espalhados” na “horta” da PF. O que germinar, joga veneno em cima e mata como se fosse praga…

    O que temos de fazer é exterminar os currais eleitorais ainda existentes no país, comandados pelos jagunços dos coronéis citados acima.

    Como? Soltando o verbo nas salas de aula, comunidades e praça pública!!!

    Aí sim, matamos de fome e sede esses canalhas.

  10. O Ministro autorizou que seja secreto o voto dentro das Comissões, ou seja, intra-muros. Mas se for para o mplenário o voto tem de ser aberto. É bom que seja assim, pois vindo ao Plenário o Impeachment será enterrado definitivamente. O nordeste vai votar em peso contra o impeachment. Deixa a oposição chegar quente que a situação está fervendo! Democracia é assim mesmo.

  11. Quero ver como vai ser na hora que o Gibson (José de Abreu), o “pai” da facção, for julgado no STF…será que por ser petista vão tentar protege-lo?

  12. Um taxi Volks Touareg causou estranheza à PF.
    O taxi custa + ou – R$ 300.000,00, registrado em
    Nil[opolis, em nome de Altair Alves Pinto, que é
    acusado de receber propina.
    O veículo está irregular, e proibido de circular
    desde fevereiro deste ano.
    Apesar de + esse “batom na cueca”, CUnha vai, é
    claro, alegar que é tudo perseguição do Janot.

  13. A minha indignação é a mesma do tuiteiro que acabo de ler:
    “Cunha passa álcool em Dilma e dá caixa de fósforos pra oposição. Janot o afasta do crime premeditado e STF mantém crime em curso. Justiça?”

  14. O Tal bicho de duas patas e o pior de todos.de poder a eles que logo saberemos oque se passa na sua alma.mais um Traira a serviço da casa grande.

  15. Vocês está falando que o Ministro Fachin é parcial? Que é inimigo do PT? A única possibilidade do pessoal do STF é votar a favor do PT? Acho que está começando a bater o desespero pela gritaria. Veja se o filho do Lula não vai na internet fazer um copia/cola de uma defesa para a Dilma e está resolvido. Na última vez que ele fez isso conseguiu mais de 2.000.000.

  16. Para os petistas só existem amigos ou inimigos do PT. O ministro apresenta o voto de acordo com suas convicções. A transparência no voto dos deputados e senadores é anseio de toda a população, afinal eles nos representam. Não vejo nada de mais nisto. E outra, o Fachin apenas externou o seu voto, que pode ou não ser seguido pelos seus pares. A democracia de vocês implica em terem todas as vontades atendidas. Vocês são, na verdade, antidemocráticos. Voto secreto é coisa da época da ditadura, é coisa de gente covarde que quer se esconder. Quem tem medo dos 99 votos que o Requião contabilizou contra a Dilma?

    • John dos Esteits: leia o comentário de Lauro; excelente. O suposto argumento para validar o pedido de impeachment está enterrado!! Não que a Dilma precisava desta defesa de Fachin, mas mostra apenas a imbecilidade e irresponsabilidade da oposição. Qualquer pauzinho que aparecia servia para bater na cachorra, no caso Dilma. Aconteceu que o pau se mostrou podre!

  17. É isso daí. Parece que a mosca azul “pica” o cara depois de efetivado no cargo. Mas, calma que tem mais 10 votos ainda. Pode levar a primeira enrabada da turma.

  18. E agora o Janot jogou a bomba no colo do Fachin…

    Com tantos desfeitos por parte do deputado como sustentar essa posição?

    Fazendo cara de samambaia, pois ele legitimou uma parte do golpe que a grande imprensa apóia…

    Como dizem bastante aqui em Curitiba: “Não é o caso!”

    Aliás estavam lindinhos os dois magistrados recebendo todos sorridentes acomenda presenteada pelo Gasparzinho…

    • Vão chorando. Agora vão transformar o Fachin no novo Joaquim Barbosa, em um novo Moro. kkkkkkkkk!!!!! Falsos democratas, esquerda caviar, amigos do coxinha-mor, o Lulla!

      • ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

      • Qual o motivo do tambor fazer tanto barulho?

        O mesmo do maiami nunca apresentar um argumento ou contra argumento, só falácias e preguiça;;;

        Oco…

        Mas vou pela primeira vez alimentar sua colossal preguiça…

        O ministro do STF consubstancia as ações de um criminoso que é duramente acusado pelo PGR e retratado como perigo à condução da câmara e notório mercador de MP’s e manobras na casa, e por tal motivo deve ser afastado de seu cargo de presidente e deputado.
        Por ser notório e documentado mercador de leis todas suas ações são postas em dúvida pelo parecer do PGR (notório conservador)…

        E agora? O Fachin reforma seu parecer? Claro que não, ele conta com a conivência e o apoio de achacadores na imprensa, no judiciário e na sociedade que estão sempre dispostos a premiar e oferecer um ombrinho amigo para tamanha competência e incoerência…

        Choro?

        Só o seu maiami, e que já dura 13 anos…

        E vai durar ainda mais…

        Chola mais criaça, que o titio Lula vai voltar com tudo!

      • RAPAZ, QUE COCAINA VC CHEIROU? TÁ ESTRAGADA!

      • Ninguém supera a canalhice de Joaquim Barbosa nem mesmo Gilmar Mendes. Só que o Brasil moderno, progressista, em suma, sem subserviência ao estrangeiro está morrendo no Brasil. Infelizmente de forma muito lenta. Vocês serão todos derrotados. Brasil, 18/12/15 algumas horas depois da goleada no STF. Viva Miami, nunca foi tão barato e fácil viajar como nos governos do PT.