Em tempos de impeachment, deputado do PT “afrouxa a tanga” e ingressa no Partido da Mulher Brasileira

assis_pmb_toninhoO Partido dos Trabalhadores (PT), seção Paraná, perdeu 50% de sua bancada para outros partidos. Nesta sexta-feira (4) veio a público que o deputado Assis do Couto, da região Sudoeste, também afrouxou a tanga e deixou a sigla. O próprio parlamentar anunciou que ingressou no Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Antes, no mês passado, Toninho Wandscheer, da região metropolitana de Curitiba, já havia “afrouxado o sutiã” ao comunicar que estava abandonando o petismo para também aderir ao novo PMB.

As duas defecções ocorreram no momento mais agudo da crise política envolvendo o PT e a presidente Dilma Rousseff, que sofre chantagem de impeachment no Congresso Nacional.

O PT elegeu 4 deputados, agora fica com apenas dois: Enio Verri e Zeca Dirceu.

A seguir leia a íntegra da nota oficial de Assis do Couto:

NOTA PÚBLICA

Economia

Agricultor familiar vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, me filiei ao Partido dos Trabalhadores em 1987. A participação sindical e a ligação com os movimentos sociais da agricultura familiar conduziram-me a ingressar no partido que surgira como esperança à classe trabalhadora.

Havia absoluta identidade entre a minha história, o trabalho que desenvolvia, o que buscava e reivindicava, com o que defendia o Partido dos Trabalhadores.

Foi nesse cenário que por um longo período militei no PT. O Partido dos Trabalhadores é protagonista do louvável processo de superação da pobreza realizado no Brasil, alcançando a vitória de retirar o país do mapa mundial da fome (FAO/ONU).

Hoje, contudo, anuncio a minha saída da agremiação.

Adotei essa medida por entender que a mencionada identidade não mais se ajusta à postura atual do PT. E mais, venho suportando há algum tempo movimentos internos e desrespeitosos.

Em junho deste ano já havia subscrito, em conjunto com outros integrantes do partido, documento que apontava a necessidade de o PT promover ações destinadas a retomar o protagonismo que produziu inúmeras conquistas em favor do povo brasileiro.

Faço isso sem abandonar as convicções e propostas que pautam meu mandato. A defesa da agricultura familiar, do cooperativismo e dos pequenos municípios permanecem como prioridades de minha atuação.

Baseado em decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direita de Inconstitucionalidade n. 5398/DF, que concedeu o prazo de “30 (trinta) dias para detentores de mandatos eletivos filiarem-se aos novos partidos registrados no TSE imediatamente antes da entrada em vigor da Lei nº 13.165/2015”, estou agora filiado ao Partido da Mulher Brasileira.

Brasília/DF, 2 de dezembro de 2015.

Assis do Couto

Comments are closed.