Coluna do Jorge Bernardi: “Quando o fraco governa, o povo sofre”

governos

Em sua coluna deste sábado, o vereador Jorge Bernardi (REDE) fala da incompetência da classe política nas três esferas. Segundo o vereador, os atuais governantes são fracos perante os anseios da sociedade. Com governantes “fracos”, o povo padece. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Jorge Bernardi*

“Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme” (Provérbios 29:2). O ensinamento de Salomão nunca foi tão verdadeiro, para o Brasil, como nos dias atuais,

O está acontecendo, em todos níveis da administração pública brasileira (municipal, estadual e federal), é uma constatação da atualidade do ensinamento do rei israelense. A realidade é que os justos não estão governando e que, infelizmente, nosso país é dominado pelos maus.

A nível federal, a presidenta está sob a ameaça de impeachment. Os presidentes da Câmara, do Senado, e dezenas de senadores e deputados respondem a crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. O Congresso Nacional está se tornando uma verdadeira casa dos horrores.

A podridão da política brasileira transformou Brasília numa Babilônia, a cidade da grande confusão, em que para se dar bem, tem de ser mau. Lá vende-se até leis (medidas provisórias). O número de envolvidos e de crimes investigados na Operação Lava Jato assusta, até os mais experientes magistrados.

O Paraná, que já foi exemplo, hoje é motivo de escarnio. A polícia, que deveria defender o povo dos criminosos, foi utilizada pelo governo para bater em professores. Auditores da receita estadual, ao invés de fiscalizar empresas, envolveram-se em atos de corrupção sem precedentes. Mais de R$ 700 milhões de prejuízo ao estado, e parte dinheiro destinado reeleição do governador.

Em Curitiba, o povo sofre nas ruas porque a administração municipal não tem coragem de enfrentar o cartel do transporte coletivo. Os empresários jogam os trabalhadores contra a Prefeitura, ameaçando com demissões, não pagando salários e estimulando as greves, com prejuízos enormes a todos, inclusive as atividades empresariais. Agora, a tarifa do ônibus, que já está superfaturada, vai aumentar ainda mais.

E a última, o Instituto Curitiba de Informática, ICI, que sem concorrência presta serviço de informática ao município, atrasa deliberadamente a elaboração de programas de computador para os contribuintes possam refinanciar seus débitos tributários (REFIC).

Os devedores do município querem pagar e não conseguem. A Prefeitura precisa dos recursos para saldar o 13º dos servidores e suas dívidas em atraso e não recebe. E o Executivo Municipal nada faz. Resumindo, o provérbio de Salomão, para Curitiba, assim fica: “quando o fraco governa, o povo sofre”.

*Jorge Bernardi, vereador de Curitiba (Rede), é advogado e jornalista. Mestre e doutorando em gestão urbana, ele escreve aos sábados no Blog do Esmael.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m newbie to blogging and site-building and truly enjoyed you’re web page. More than likely I’m want to bookmark your website . You definitely have beneficial articles. Many thanks for sharing your blog site.

  2. A palavra ímpio se refere a impiedade. Realmente estamos sendo governados por pessoas impiedosas, déspotas, mercenárias, medonhas,desprovidas de caráter para ocupar qualquer tipo de trabalho decente existente nesse mundo.Maus elementos, que não conseguem respeitar nada nem ninguém, nem mesmo a eles próprios, por isso são fracos.
    E acredito que a citação bíblica vem em bom tempo Francisco Martins. Se você for leitor assíduo da Bíblia Sagrada, já deve ter visto que a maioria dos homens que serviram a Deus erraram grandemente, se arrependeram, sofreram e choraram na presença do Senhor e obtiveram o perdão de DEUS.O grande problema é que atualmente “O MUNDO JAZ NO MALIGNO” (Bíblia Sagrada). E somos nós próprios que escolhemos isso. É como se fosse uma eleição entre o bem e o mal. Nós tínhamos que escolher as pessoas de caráter e tementes a DEUS. Se a maioria dos nossos representantes fosse temente a DEUS , com certeza nosso país não estaria a deriva como se encontra hoje: POVO PERDIDO, DESAMPARADO, SEM ESPERANÇA… E enquanto DEUS chora por tanta miséria e podridão, o lado oposto faz festa e brinda o desemprego, a fome e as mortes…. tudo porque nosso país se encontra nas mãos dos ímpios….

    • Corretíssima interpretação, e uma ótima lição para aqueles de mentes degradadas de plantão… a boa ética foi esquecida pelos governantes, sofrem os governados apolíticos, e que não procuram filtrar as diversas opiniões para ter conclusão própria… preguiça mental!

  3. quando um fraco governa o povo sofre,verdadeiro já quando tem um forte que governa AS JUSTIÇAS os atrapalham e MUITO.falo por exemplo o que ocorreu com REQUIÃO,em varias vezes Foi impedido de Comprar uma draga,ou o fechamento da abs pneus,usados e recapados,ou o não enfrentamento contra os Ladroes dos Pedágio mais caro do mundo.justiça Corrupta e partidária.

  4. mas usar o Salomao biblido, como exemplo de justiça é de uma ironia atroz, o cabra foi conspirador, homicida, adultero e usa lo como exemplo, kkkkkk, mais um coisa ele era um literato de muito mal gosto.

  5. Estamos passando por isso pois o povo elegeu bandido para governar o país, veja a ficha suja desse pessoal que está no poder.

  6. o governo dilma beto e fruet são governos fracos e corruptos, em curitiba a corrupção existe principalmente na urbs.

  7. Infelizmente o ,povo paranaense vive o pior momento politico dos últimos anos,com um Governador que em seu primeiro mandato,não governou só pensou em sua reeleição e para tal sem pudor amor e ética comprou todo mundo,nossos deputados uma vergonha votando tudo na base do toma lá da cá,exemplo maior é ver O líder deste Governo sé assim podemos chamar,defendendo o indefenssável é lógico que isto não acontece de graça.Já no segundo mandato com um Paraná quebrado financeiramente ,tomam de assalto a previdência dos funcionários,Aumentam impostos de uma forma víl,tais como ICM,IPVA,e o maior absurdo dos absurdos as altas nas contas da Energia,d água,pode até ter feito caixa e equilibrado as finanças mas nas costas dos pobres trabalhadores, que in defesos não tem como aumentar os seus salários ai reflexo disto já estamos vendo um Parana com a maior inflação do Pais. O pior esta por vir uma vez que o povo não por calote mas sem recursos não há dúvidas que teremos a maior inadimplência das tarifas Públicas,E a bancada do camburão e seu lider achando que o Paraná esta bem

  8. FRACO GOVERNA?

    O POVO QUER GOVERNO HONESTO, INTEGRO, ÉTICO.
    QUE UTILIZE O DINHEIRO PUBLICO, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA O PUBLICO, O BEM DO PUBLICO, E DE FORMA ECONÔMICA, SUSTENTÁVEL SEM CORRUPÇÃO.

    O POVO SOFRE É COM A CORRUPÇÃO, COM O DESVIO DE $ DOS IMPOSTOS, E AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ESTRUTURA PUBLICA.

    O POVO SOFRE COM A FALTA DE ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA.

    O POVO SOFRE QDO TEM QUE ESCOLHER O QUE PAGAR NO MES, POIS ESTÁ DESEMPREGADO, E TEM ALTOS IMPOSTOS.

    ESSE PAÍS PRECISA DE MUDANÇA SÉRIAS E URGENTES, REFORMA POLÍTICA, REFORMA TRIBUTÁRIA E REFORMA ADMINISTRATIVA,
    INVESTIMENTO EM INFRA-ESTRUTURA PARA EVITAR DOENÇAS NAS POPULAÇÃO, E TAMBÉM UMA REFORMA EDUCACIONAL, POIS A EDUCAÇÃO É BASE DE TUDO.

    É ISSO QUE O POVO PRECISA.