Coluna do Jorge Bernardi: “Ano da cabra”, violência e corrupção no governo Richa

cabra

Em sua coluna semanal, o vereador Jorge Bernardi (REDE) fala sobre os fatos negativos que marcaram 2015 no cenário político nacional e estadual. O que era para ser um ano tranquilo pelo horóscopo chnês, acabou marcado por tragédias como a de Mariana (MG) e pela violência do governador Beto Richa contra os professores estaduais no massacre de 29 de abril. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Jorge Bernardi*

Pelo horóscopo chinês, o ano de 2015, deveria ser um período tranquilo já que é o “Ano da Cabra”. A cabra está associada a paz, aos relacionamentos afetivos, a harmonia, estética, beleza e as artes plásticas. Pelo calendário lunar chinês, este ano começou em 19 de fevereiro de 2015 e vai até 7 de fevereiro de 2016, quando inicia o “Ano do Macaco”.

Mas não foi um ano fácil para a humanidade. No panorama internacional, o Estado Islâmico disseminou o terrorismo na Europa e no mundo com atentados na França, como o massacre no jornal Charlie Hebdo, e da sexta-feira, 13 de novembro, com 130 mortos, além dos atos terroristas no oriente médio, na África, e derrubada do avião russo no Egito.

Nada tranquilo foi para o Brasil. O agravamento das investigações do Lava Jato, com prisões de empresários e políticos, a ascensão e o caos gerado pelo deputado Eduardo Cunha, e seus asseclas, na Câmara Federal. Uma crise sem precedentes assola a economia brasileira, pedido de impeachment da presidenta Dilma e a crise política que parece não ter fim.

Em Mariana, MG, ocorreu um dos mais graves desastres ambientais, com dezenas de vítimas, ao romper barragens de rejeitos de mineração da empresa Samarco. A consequência desta tragédia vai durar décadas, tudo indica por negligência da mineradora e de suas controladoras, a  e a BHP.

No Paraná, o que se viu foi a falência do governo que implantou a maior derrama de impostos de todos os tempos, com aumento de ICMS em 95 mil produtos, incluindo energia, cesta básica, além de 40 % do IPVA, elevando a inflação acima da média nacional. Professores e funcionários públicos, foram massacrados em 29 de abril, no Centro Cívico, e ainda tiveram o seu fundo de aposentadoria confiscado pelo governo do estado.

Foi também revelado o maior escândalo de corrupção da história paranaenses, envolvendo fiscais da receita estadual, empresários, e o primo do governador Luiz Abi, com prejuízo de mais de R$ 850 milhões de reais ao erário. E, segundo delatores, parte dos recursos desviados, serviram para abastecer a campanha de reeleição do governador Beto Richa.

Só em Curitiba realizaram-se as previsões do “Ano da Cabra”. Apesar das finanças municipais estarem na UTI, o prefeito fez apenas uma obra: a Via Calma, no centro da cidade, veículos a 40 km por hora ou multa. Nada mais.

*Jorge Bernardi, vereador de Curitiba (Rede), é advogado e jornalista. Mestre e doutorando em gestão urbana, ele escreve aos sábados no Blog do Esmael.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am new to blogs and seriously savored your blog site. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You definitely come with outstanding stories. Many thanks for sharing with us your web page.

  2. Este caso da Samarco em MG é mais uma caminhada descendo ladeira baixo, tudo estah vendido dentre os 3 poderes e caminha a passos de cágado para o esquecimento, infelizmente! Nada funciona, mais um pouco e a culpa vai ser jogada sobre as pobres vítimas!

  3. Prezado Jorge, vou me deter em 2 tópicos do seu post.
    Quanto ao Eduardo Cunha, me assustou a “prudência” do
    Levandowski, que enjeitou um “téte-a-téte” à sós com
    o Eduardo Cunha, e chamou a imprensa com o áudio
    aberto, para que tudo fosse registrado sem edições.
    O ministro “botô” zorba de aço mostrando esperteza,
    mas também revelando medo do oponente.
    Quanto à tragédia de Mariana, não tem essa de “ao
    que tudo indica, por negligência”… blablablá.
    O que aconteceu é crime causado por gestão
    temerária, e a responsabilidade é das 3 empresas,
    e dos poderes públicos federal, estadual, e
    municipais.
    O único ensaio de prisão feito com o canalha
    presidente da Samarco, foi sabotado pela “justiça”
    ao conceder o habeas corpus preventivo ao culpado.
    Já passou muito tempo, e não temos uma prisão,
    uma responsabilização, e sequer atitudes concretas
    para resolver a vida dos atingidos.
    Tá todo o mundo fazendo cara de paisagem, e
    esperando o povo esquecer.
    A rapinagem das Vale, BHP, e Samarco, capitaneada
    pelos nossos poderes públicos e políticos
    putrefatos, causaram esse vômito de lama que
    empesteou o Brasil.
    As empresas são tão espertas, que já estão usando
    a ineficiência, ineficácia, e lerdeza de nossa
    “justiça”, apelando com todos os recursos
    possíveis, para retardar os processos, nunca
    reparar os danos aos atingidos e ao país.

  4. ATÉ OS CANGURUS DA AUSTRÁLIA SABEM QUE O JUDICIÁRIO(?)DO PARANÁ/BRASIL,NÃO VALE,O QUE O GATO ENTERRA!!!

  5. Só vejo a classe média reclamar de crise, seguindo o receituário midiotizante. Os lucros exorbitantes já não são os mesmos e lhes apavora a possibilidade de ter que se proletarizar.
    Ainda veem com terror e ódio a classe trabalhadora conseguir conquistas sem ter que lamber as botas da elite do jeito que só os coxinhas sabem fazer.

  6. O problema é que os governos só sabem resolver os problemas aumentando impostos. Não há gestores ou estadistas. Aumentam os impostos para manter as mesmas regalias de todos os poderes. O estado está podre e pobre no Brasil inteiro. Não há democracia, mas o conluio entre os poderes para manter a mesma situação mascarada pela propaganda.

  7. O ano do Macaco vem aí.Esperemos sutilezas e sagacidade ao invés de Ixxperrtezaxx.Que isso já basta.

    Acabo de ler que Serra não sabe de onde tirar os 17.000.000 (dezessete mi) da campanha de 2010. Só Serra tem esse rombo. Imaginemos o tamanho do rombo geral e adiantamentos ocultos.

    É a causa dos desequilibrios emocionais de alguns pelo impitim. Os credores batem à porta de todos. Exigem que arrombem as portas do poder.

  8. Jorge não deixe curitiba se transformar no governo do paraná, o iptu acima da inflação é um roubo fora os outros demandos do fruet vc como vereador tem que ficar do lado do povo curitibano .

  9. FALTAM DOIS ANOS PARA TERMINAR O GOVERNO BETO RICHA. SERÁ QUE NESTE PERÍODO ELE VAI CONSEGUIR DEVOLVER O DINHEIRO SAQUEADO DOS FUNDOS DAS SECRETARIAS E FUNDO DA PARANAPREVIDÊNCIA, DINHEIRO DESTINADO A MANTER A APOSENTADORIA DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO PARANÁ?

  10. Cabras, cabras,
    Nada tens a ver com os males dos humanos!

    Vivemos os frutos de nossas atitudes diárias, como falta de respeito ao mundo e as pessoas.

    Ou mudamos nossas atitudes, ou cada anos será pior, e pior, com novas tragédias.