Coluna da Maria Victória: A importância do investimento na primeira infância

infancia

Em sua coluna nesta segunda-feira, a deputada estadual Maria Victória (PP) aborda a importância da atenção e dos investimentos no atendimento à primeira infância. Segundo ela, esses investimentos têm grandes resultados a longo prazo e por isso são um grande desafio para o Brasil. Para a colunista, o cuidado com as crianças de zero a 6 anos é essencial, pois é nesta fase que se define a personalidade essencial do pequeno cidadão. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Maria Victoria Borghetti Barros*

Recentemente concluí um curso na Universidade de Harvard em parceria com a Fundação Maria Cecília Vidigal, Núcleo de Ciência pela Primeira Infância (NCPI) e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) sobre o desenvolvimento na primeira infância.

Gostaria de compartilhar meu aprendizado e espero poder conquistar seu apoio para esta causa tão nobre e importante para as futuras gerações.

Um estudo de Hofstade sobre Diferenças Culturais, modelo usado para facilitar a compreensão e adaptação de administradores estrangeiros no Brasil, permite comparar países baseados em seis dimensões, sendo elas: power distance, individualism, masculinity, high uncertainty avoidance, long-term orientation e indulgence.

De acordo com o gráfico (abaixo), conclui-se que o Brasil é imediatista e pensa a curto prazo, enquanto países como Alemanha e China, obtiveram um crescimento econômico significativo através de investimentos severos em educação e cultura, o que refletiu positivamente em diversas áreas como saúde e segurança. Estudo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime classificou a Alemanha com uma taxa de homicídio de 0,8 e a China de 1,0 para cada 100 mil habitantes, enquanto que no Brasil esse índice é de 21.

grafico

O investimento na primeira infância tem grandes resultados a longo prazo e por isso é um grande desafio neste país. O cuidado às crianças de 0-6 anos é essencial, pois é justamente nesta fase que se define a personalidade essencial do pequeno cidadão.

Também teremos profissionais mais bem remunerados. Segundo o economista americano James Hackman, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2000, o investimento na primeira infância pode resultar em um aumento de renda de até 60% em adultos que tiveram esse estímulo logo cedo, se comparado a pessoas que não receberam tal investimento.

De acordo com o Professor da UFPR, Fernando Louzada, 7% das crianças diagnosticadas na primeira infância com desvio de conduta vão para a criminalidade, uso de entorpecentes e marginalidade. Este trabalho só pode ser realizado na união de educação, saúde, assistência social, nutrição, esporte, música e cultura.

É claro que parte significante da educação da criança é na escola, mas a educação em casa é essencial. Portanto, precisamos educar os pais para educarem seus filhos através de participação escolar em troca da garantia da vaga em instituições focadas na primeira infância que deverão ser dignas de um retorno justo de impostos pagos por nós aos poderes públicos.

Vamos juntos realizar este sonho?

*Maria Victoria Borghetti Barros é deputada estadual, pré-candidata a prefeita de Curitiba pelo PP, vice-presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Paraná. Ela escreve às segundas-feiras no Blog do Esmael sobre “Educação e Cultura”.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I am shocked that so many people have made this such a huge deal. If you listen to it, He does apologize. Were human and make mistakes.
    replica montre ballon bleu http://www.montreexactes.net/category/ballon-bleu-de-cartier-replique

  2. Dear friend
    This post is very helpful,it give me much help,thanks a lot!

  3. maria vitoria, bonitinha, fofinha, vá escrever sobre modas, cinema, novelas ou fofoca. Vai, que é melhor pra nós e pro parana.

  4. É importante formar bem a criança desde a infância pra que se torne um cidadão conciente e crítico e não vote em gente cretina como vc que só estudou em escola particular, filhinha de papai que fica na Assembleia nsó olhando no celular e não apresentou um projeto que preste até agora. Fora Maria Vitória, fora Beto Ritler e a cambada do camburão.

  5. Não queremos ser enganados por pessoas oportunistas.

    JÁ SOFREMOS MUITOOOOOOOOOOOO, TODOS OS DIAS, E TAMBÉM TEM O,

    DIA 29 DE ABRIL DE 2015, DIA DO MASSACRE, E TODOS QUE VOTARAM A FAVOR, SÃO CONTRA PROFESSORES, SERVIDORES E AINDA CONTRA O POVO!!!

    É ASSIM QUE VEMOS, E NADA VAI MUDAR.

    PALAVRAS FALSAS,

    ATITUDES CONTRA O POVO.

  6. Volta VOCÊ para a creche guria!

    Caia fora daqui.

  7. Se você publicar alguma receita de bolo, ou pudim, o pessoal vai curtir mais, porque politica e boas atitudes ninguém espera, e nem acredita quando vem de alguém que apoiou as atrocidades do DOIDO VARRIDO do Palácio das Araucárias, ah se você tivesse sido rebelde e ficado ao lado dos professores, hoje você seria a menina mais mimada do Parana, mais vai ser difícil dessa gente esquecer. Muitas vergonhas e vexames virão por ai ainda.

  8. Bonitinha mas ordinária. Daquelas que aos 18 papai ainda mandava motorista pegar na porta da escola.

  9. Ué, mas não essa a filhinha do papai que quer acabar com o Bolsa Família?

  10. Agora entendi porque ela não valoriza os professores da rede estadual,sempre estudou em colégio particular,concluiu curso em harvard,mas dia 29/03/15 não esqueceremos,o dia do massacre o dia que tiraram sangue dos nossos mestres,isso que nem sou professora.

  11. Depois de ajudar a confiscar o parana previdência e apoiar o massacre dos professores, vem falar de educação. Não esqueceremos sua posição contra a educação.

  12. rsrsrsrsrs….
    com esse governo?

    que agride professores, e vc ainda foi a favor do confisco das aposentadorias dos servidores/professores.

    piada….
    não caímos nessa não!

    nunca!

  13. Esfalfa-me ler matérias que o próprio articulista contraria na vida prática.

  14. Maria:
    O desgoverno do Paraná, que você apoia bovinamente, confiscou 360 milhões que estavam destinados ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O dinheiro estava destinado aos programas para a infância e adolescência mas, com essa tungada, o governo irá aplicar o dinheiro ao seu bel prazer, sem garantias de aplicação para as crianças. Além disso, a retirada das verbas do FIA é inconstitucional. Com relação a esses absurdos perpetrados pelo governo Richa você nada diz e ainda tem a cara de pau de posar como defensora das crianças? Que tal você criar um Fundo Estadual de Hipocrisia? Você daria uma excelente contribuinte.

  15. “cuidado com as crianças de zero a 6 anos é essencial, pois é nesta fase que se define a personalidade essencial do pequeno cidadão”.

    A criança vê o professor apanhando da polícia, aí ela não terá respeito nenhum pelo mestre, com certeza ela pensa que se a polícia bate, eu também posso ser mal educado ou até agredir fisicamente esses merdas!