Beto Richa sofre acachapante derrota nas eleições para diretor de escola

Professora Tânia Acco, da oposição, venceu ontem (3) eleição direta no Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado, já no primeiro turno; candidatos do governador Beto Richa (PSDB) foram derrotados ou não seguirão para o 2º turno em pelo menos 98% das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná.

Professora Tânia Acco, da oposição, venceu ontem (3) eleição direta no Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado, já no primeiro turno; candidatos do governador Beto Richa (PSDB) foram derrotados ou não seguirão para o 2º turno em pelo menos 98% das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná.

O governador Beto Richa (PSDB) foi o grande derrotado na primeira etapa eleitoral que começou escolher ontem (3) os novos diretores nas 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná.

O índice de rejeição de Richa no ambiente escolar é maior do que aquele diagnosticado pela Paraná Pesquisas, que enxerga 73% dos paranaenses reprovando o governador do PSDB.

Dados preliminares que chegaram ao Blog do Esmael, na manhã desta sexta-feira (4), apontam que candidatos ligados ao tucano perderam em 98% dos estabelecimentos.

A professora Tânia Acco, da oposicionista chapa Ubuntu, por exemplo, foi eleita ontem no primeiro turno na eleição do Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado com 5 mil alunos. A apuração dos votos se encerrou por volta da 1 hora de hoje.

No próximo dia 18, haverá segundo turno nos casos em que nenhuma das chapas inscritas tenha alcançado 44% dos votos válidos — conforme estabelece a resolução nº 3586/2015, que regulamenta a eleição para diretor de escola.

O processo eleitoral escolar foi o mais politizado dos últimos 30 anos, ou seja, desde a implantação da votação para a escolha do gestor pelo voto direto em 1984. O sufrágio envolve direta e indiretamente cerca de 6 milhões de paranaenses.

Se houve um grande perdedor, por óbvio, também houve um grande vencedor. Nesse caso, trata-se do senador Roberto Requião (PMDB) que há 10 dias divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo para que a comunidade escolar não votasse em candidatos ligados a Beto Richa.

“Vamos dar uma resposta agora, e eleger chapas de diretores que prestigiem a liberdade da educação, a importância do ensino público do Paraná. É a hora de darmos demonstração clara que temos vergonha na cara”, pregou Requião em vídeo viralizado na internet (clique aqui para rever o vídeo).

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sr. John de Miami, lamento informar, mas o com certeza não acompanhou as manobras manipuladoras que o governador promoveu para que seus candidatos a diretor dos colégios estaduais, fossem eleitos. Tente acompanhar mais os crimes dos políticos do nosso país, assim o sr. certamente não dirá que o povo está “politizando tudo”, o que na real, não tem nada de errado numa democracia.

  2. O grande vitorioso neste processo: GOVERNADOR BETO RICHA!!!

  3. Importante mesmo foi a virada simbólica do poder: desafiar o ditador, diminuir a capatazia, mal maior na cultura brasileira. O resto virá com o trabalho e cooperação da comunidade escolar. Dirigir uma escola é um trabalhão.Desejo sorte a todos.

    • Teve diretores velhos e viciados que nao abriram mão de permanecer no cargo. E enfrentaram 60 % de abstenção e 40% de votos nulos. E permaneceram assim mesmo. Tão sem vergonhas quanto o governador e sua thurma da pesada. Aí, escola pública!

      • Muito bem !!! Vamos ver o qwue esses ludibriadores de comunidades escolares vão fazer!!! Só espero que eles os velhos diretores parasitas que nada fazem, tenha vergonha na cara e trabalhem para melhorar pelo menos o ìndice das escolas, uma vergonha,.Salas de aula terminando o ano com 3 alunos>e , eles ainda tiveram a cara de pau de se candidatar novamente , enganando mais uma vez a população!!! Isso é um absurdo!!!

  4. Em Telemaco Borba os diretores puxa saco do Richa perderam bonito. Fora Beto Richa e sua cambada de ladrões.

  5. Cuidado, ele ainda pode dar uma cunha e querer votar de novo.

  6. Ele era candidato a diretor? Vamos parar de politizar tudo…daqui a pouco, se o síndico do prédio dele for simpatizante do PT vão dizer que ele sofreu derrota no prédio.

  7. Pelas conversas acima, acredito que poucos frequentaram as salas de aula. Triste situação…..

  8. governador fraco playboy, agora e a vez dos professores dizer o melhor não ta por vir já chegou.

  9. Festa da democracia no CEP, festa do povo que não elegeu diretores que são verdadeiros discípulos do Richa!

  10. Indignado, apresente seus argumentos justificando a compra da matéria pela APP. Caso contrário engula seu ódio e vai procurar um lugar mais “digno” talvez junto com a turma do camburao!!!

    • Tem algo errado com esse cálculo. A maioria do diretores não mudou era chapa única. Dizer que o governador perder deu ganho para Requião é um raciocínio estranho. Não deveríamos ter diretores do PT, psdb ou o de, deveríamos ter diretores que lutam por melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Afinal nem Requião, nem Beto, nem Dilma proporcionaram condições dignas até o momento. Esta na hora de não termos nenhum lado que não seja o do povo e cobrar de TODOS esses políticos as suas responsabilidades. Cada qual tem seu papel, app, diretores, professores e políticos. Misturar isso em uma vala como é abrir mão de uma discussão de educação de qualidade.

      • Exatamente, me elegi com 88% dos votos e com o slogan “pela valorização do ensino público!”. Não importa o governo, sempre que alguém tentar prejudicar o ensino público irá encontrar resistência da minha parte. Quero o melhor para a escola que trabalho e para os alunos que dependem dela.

        • É isso meu caro PROFESSOR é nessa visão de valores que todos devem trabalhar. O diretor tem muita força na comunidade escolar para ser agente de mudanças. Parabéns pelo slogan adotado. É um ícone forte! Uma gestão escolar precisa reunir as verdadeiras forças. Essas forças encobrem muitos valores adormecidos. A valorização da educação pelas autoridades é apenas um faz de conta. Assim os anos passam e vivemos de esperanças…>> que os próximos anos serão melhores. O foco dessa valorização deve estar em toda a comunidade escolar e, no educando.A satisfação do educando no ambiente escolar, eleva o ego dos que trabalham com eles. O gestor escolar é essa alavanca na avaliação constante de resultados . Não pode fazer nada sozinho, é óbvio.´É utopia? Não sei! Vivemos de esperanças….Esperanças que a classe escolar tão sofrida nos últimos anos seja mais valorizada neste 2016! Foi o que escrevi anteriormente: Ser diretor cansa…cansa e cansa. È preciso levantar cedo fazer uma prece a Deus, olhar-se no espelho e não se preparar somente com seu visual mas, preparar-se com um semblante alegre e feliz para levar avante muitos desafios.E, então dizer para sua imagem projetada no espelho: Vá…você pode…e, principalmente seja enérgico no seu trabalho mas trate a todos com o espírito humanitário.É isso!!! atitude humana!!Não podemos valorizar se não temos comportamento humanitário. Ao marinheiro de primeira viagem, não deve ir com muita sede ao pote. Uma boa dose de bom senso é válida em qualquer etapa de estratégias de planejamentos.

  11. Acredito e comemoro a derrota do Sr. Governador Beto Richa nas eleições para a direção das escolas estaduais, isso demonstra o repúdio da classe ao seu governo. Além disso, acredito que a maior vitória nesse pleito foi a da democracia. Porém, tenho uma observação a fazer, a chapa vencedora do Colégio Estadual do Paraná era de oposição sim, mas de oposição à atual direção, uma vez que a atual direção derrotada nunca foi do lado do Sr. Beto Richa. A professora Laureci sempre foi uma crítica ao seu governo. Que as coisas fiquem bem claras! Que o destino de nossas escolas seja de muita democracia e de lutas em favor de um ensino público de qualidade!

    • Thiago, uma foto da Laureci ao lado do Beto Lixo, em 2014, quer dizer o que?

      • Quer dizer que ela é a diretora do maior colégio público do Estado e como tal, infelizmente tem que fazer cerimônias como esta. Qualquer diretor que queira que sua escola tenha mais recursos para investimento tem que ter uma boa relação com seu mantenedor, o que não quer dizer que esta direção apoie as atitudes do governo.

  12. Mais uma matéria comprada pela APP Sindicato!

    • KKKKKKKKKKKKKK mas é um chupa saco mesmo?

    • Concordo… Infelizmente a terrível visão é que a APP manda nas escolas, porém, muitos deles não sabem o que é o dia a dia de uma escola. Desejo sorte aos novos gestores e que o espírito “APPista” se lembre que a Escola é feita para os alunos e não somente para sindicalismo e professores.
      Ah… e sendo um Diretor da “APP”, que reclama tanto do Governo, faça jus ao que sempre cobra… estando livre o espaço para as “mudanças”.

      Vejamos o que vem por aí!

    • Ufa….quase achei que você ia dizer pelo Luiz Abi, pelos fiscais da receita estadual, pela tenda digital….Porra você por acaso é cardiologista?
      Pobre mente!

    • “O processo eleitoral escolar foi o mais politizado dos últimos 30 anos”… #sabe_de_nada_inocente… sempre foi politizado…

  13. O grande vencedor foi o Povo paranaense que deu um grande não a esse governo. Venceu a organização da comunidade escolar, venceu a organização dos professores e funcionários. Venceu o sindicalismo responsável. APP sempre!

  14. INTERESSANTE….MUITO INTERESSANTE!!!!
    Aquilo que tinha que acontecer….já aconteceu. Não adianta dizer que houve GANHADOR. Existe um lado que ninguém vê…Justifico: Não sei se a maioria dos diretores eleitos já estão na gestão. Sempre tenho escrito que não devemos ser contra aos gestores, que ao longo dos anos que estão à frente das escolas merecem uma reeleição. Mas, em todos os casos há necessidade de separar o joio do trigo. E, neste processo eleitoral, creio que não haverá tal filtragem. Ao longo dos meus mais de 60 anos de tarimba escolar (também fui diretor), sei que é estafante e cansativo. As normas atuais deu esse direito dos atuais diretores para se candidatarem. Esta norma foi respeitada. Não tenho recursos para saber entre o universo de diretores atuais aqueles QUE RENUNCIARAM AOS SEUS DIREITOS E deram oportunidades a outras pessoas. Louvável a atitude! A inovação na gestão é muito importante para a manutenção de um processo democrático. Muitos estão estafados mas, por amor próprio e testagens de PRESTÍGIOS foram irredutíveis e optaram pela reeleição. Portanto minha opnião é que MUITOS nesse processo eleitoral, não viram o LADO MAIS IMPORTANTE que é o ALUNO. Desculpe-me o nobre Senador: Não foi o governo que perdeu… Sabemos que a política é importante…Usem a política para o lado bom, principalmente na educação. Foi mencionado pelo menos a preocupação com o aluno?? Desculpe-me se estiver errado Foi apenas visto o ponto de derrota a alguém e não outras DERROTAS…O processo eleitoral já está lavrado e falta sacramentar com a nomeação dos eleitos e reeleitos . Os reeleitos que já QUEIMARAM TODO O COMBUSTÍVEL após longos anos de trabalho, MUITOS DELES estão até desestruturados psicologicamente, seria interessante as seguintes iniciativas: 1. QUANTO AO GOVERNO;: ANTES dos reeleitos assumirem ; EFETUAR UMA RECICLAGEM ESTRITAMENTE PSICOLÓGICA. Não de teorias e gestão escolar, mas proporcionar-lhes avaliações de comportamentos que muitos adotaram na gestão de longos anos.2. AOS QUE FORAM REELEITOS:

    • Um ex-diretor com dificuldade para se exprimir em português? Ah, vá!…

    • muito bem Professor, o governo não deixa de ser um espertalhão e deixou os antigos Diretores se candidatar pensando em manter Aqueles parasitas da Educação que durante anos ficaram frente as escolas e nada fizeram, é muito melhor para o governo, diretores que se ACOMODAM e nada fazem , a não ser buscar seu dinheiro no banco. Sinto pena DA POPULAÇÃO ESCOLAR QUE ELEGEU ESSES PARASITAS NOVAMENTE.

  15. Tome, atrás do saco …

  16. A primavera estudantil brasileira começa no Paraná, luta em São Paulo e mostra o caminho para eliminar o neo-liberalismo e o fascismo das nossas vidas !!!!
    Parabéns estudantes do Paraná !