Alckmin reprime estudantes em protesto contra fechamento de escolas em SP; presidenta da UBES é presa

Presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a paranaense Camila Lanes, colaboradora do Blog do Esmael, foi presa ontem (1) à noite, em São Paulo, durante manifestação contra fechamento de escolas pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB); processo idêntico de "reorganização" ocorre no Paraná; UPES avisa ao governador Beto Richa (PSDB): “Se fechar escolas, a gente ocupa”.

Presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a paranaense Camila Lanes, colaboradora do Blog do Esmael, foi presa ontem (1) à noite, em São Paulo, durante manifestação contra fechamento de escolas pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB); processo idêntico de “reorganização” ocorre no Paraná; UPES avisa ao governador Beto Richa (PSDB): “Se fechar escolas, a gente ocupa”.

O estudante Camila Lanes, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), foi presa ontem (1) à noite em São Paulo durante protesto contra fechamento de escolas pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB).

A “reorganização” tucana também está em curso no governo Beto Richa (PSDB), no Paraná, que trama o fechamento de escolas “silenciosamente” na virada do ano.

Camila, ex-presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), agora na condição de dirigente estudantil nacional, participava ontem de manifestação promovida pela Escola Estadual Maria José, na Bela Vista, no centro da capital paulista.

A presidenta da UBES Camila Lanes, que é colaboradora do Blog do Esmael, foi solta em seguida, mas a polícia chegou a agredir e prender outros 4 manifestantes.

No Paraná, a UPES segue se preparando para ocupações em caso de fechamento de escolas pelo governador Beto Richa. O novo presidente da entidade, Matheus dos Santos, em entrevista ao Blog do Esmael, avisou o tucano: “Se fechar escolas, a gente ocupa”.

Com informações do Portal Vermelho. Fotos: Sérgio Silva e Jornalistas Livres

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. As invasões das escolas e esses protestos estão sendo realizadas por militantes de partidos políticos. Em sua maioria, militantes profissionais do PT e PCdoB. A PM tentou negociar a liberação das vias. Não aceiram. Precisou usar a força para garantir o direito das pessoas chegarem em suas casas, trabalho e hospitais. É inadmissível que meia dúzia de militantes partidários impeçam as pessoas de ir e vir. Esses protestos têm como único objetivo tirar o foco dos escândalos do PT e do governo Dilma. Isso está muito claro.

  2. Se há escolas sem alunos. Sala com 5… Tem que fechar! Fecham-se turmas… O número de alunos está diminuindo. A população está envelhecendo. Houve diminuição de nascimentos… Tem que fechar em São Paulo, no Paraná e em todos os Estados…
    Sou Diretor de Colégio, no Paraná. Percebo nitidamente a diminuição de alunos. Talvez, com esta crise econômica, alguns alunos das escolas particulares entrem na Pública. Pode, assim, aumentar um pouco os alunos nas escolas públicas.

  3. dizer que protestos de alunos contra a reorganização escolar e o fechamento de 93 escolas têm motivação política é coisa de canalha

  4. Chegam a ser cômicas as discussões que li aqui. PT e PSDB, duas bactérias que corroem o Estado e a Nação, ambos corruptos, ambos incompetentes, ambos defendidos por meia dúzia de paus mandados que postam discursos unilaterais e interesseiros…

  5. Fechar escolas e prender estudantes. Esse é o jeito tucanalha psdbosta de governar.

  6. É lamentável o tratamento dado a educação

  7. Já li artigos dela. Escreve muito bem.Deduzo que estude muito.

    Abaixo os mini hitlers ! Não deixaremos a corja chegar a Brasília! Querem fechar escolas para distribuir vales de dinheiro público a escolas privadas. Depois ninguém segura.
    Sou contra ONGS OSSIPS e assemelhados.
    Sou contra capatazes.
    Sou contra salários públicos altos.
    Sou contra cargos de (des) confiança.

  8. A tal “reorganização” proposta pelos governos estaduais de São Paulo, Paraná, Goiás é a “adoção” de escolas por empresas, agora qual empresa ou prestadora de serviços vai fazer isso gratuitamente? Duvido, vão cobrar mensalidades, claro no começo um valor simbólico para depois aumentar ou então precarizar com contratações através de OS como em Goiás e suspensão de concursos públicos como aconteceu por lá também. Educação e saúde são investimentos a longo prazo e invisíveis para quem quer se eleger, então porque construir mais escolas, centros culturais, espaços para aguçar o conhecimento, desenvolver interesse pela leitura, artes em geral? Melhor construir uma ponte ou outra obra faraônica, agora UNE, UBES eu nunca confiei, mas sou contra a tal “reorganização” proposta, pois quem é a favor do “saúde, conhecimento e educação” é para quem pode e não para quem quer, provavelmente estudou em escola particular e tem seus filhos em escolas particulares ou mesmo estudam no exterior, fazem intercâmbio, assim é muito cômodo, afinal como quem tem tais privilégios continuará sua exploração, afinal querem trabalhadores mansos para ter sua mais valia sem contestações.

    • Este de politiqueiros como Beto Relincha, o picolé de xuxu e o palhaço que brinca de governador de Goiás, como renegados que são, adoram ter uma população analfabeta que caminha para o abate bovinamente e ainda lhes dá sua única arma eficaz contra ladrões na vida pública! Gente abra os olhos, estes caras e os que o seguem num grau igual ou acima é formado por vagabundos que tem vontade de voltar aos tempos da escravatura, uma das coisas mais infames que ocorreram com muitos povos do planeta terra!

  9. Emerson, uma dica: da próxima vez, você pode dizer assim ó: “Se estivesse caladinha no seu canto, aceitando passivamente todos os desmandos e todo o desmonte da educação, não estaria presa e teria a vida inteira para desfrutar de uma educação precária”. Melhor, não? Assim teu discurso fica mais transparente.

  10. Parabéns, Emerson. Brilhante argumentação. Agora bata no peito e diga que você se preocupa com a qualidade da educação, que se preocupa com o futuro do país, que se preocupa com a liberdade, que acha que a sociedade civil deve participar da política do país, que quer uma sociedade mais justa, que é contra medidas autoritárias dos governantes, que não concorda com a violência policial contra pessoas que exigem seus direitos. Parabéns, Emerson, pela paranoia em achar que tudo se resume a golpes da esquerda. Parabéns, Emerson. Você é brilhante mesmo em sua demagogia, hipocrisia e burrice.

  11. Se estivesse estudando como deveria não estaria presa. Esse pessoal da UBES são massa de manobra de grupos de esquerda e tem que serem presos mesmo.

    • Sr. Comissionado vou desenhar para vossa senhoria entender o que está em jogo, e não foi o PT que ajudou elaborar a Constituição Federal:
      Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
      Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
      I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
      II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
      III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
      III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de
      instituições públicas e privadas de ensino;
      IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
      V – valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda
      Constitucional nº 53, de 2006)
      VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
      VII – VII – garantia de padrão de qualidade.
      Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a
      garantia de:
      I – ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua
      oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
      (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)
      II – progressiva universalização do ensino médio gratuito; (Redação dada
      pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)
      III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,
      preferencialmente na rede regular de ensino;
      IV – educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco)
      anos de idade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006).

    • Se isso é ser de esquerda, a direita não tem mais futuro no Brasil… Vá pra Orlando!

    • Sempre a mesma desculpa, qualquer movimento social contrário ao PSDB é taxado de massa de manobra do “PT”
      Típica mentalidade daqueles que apoiam a “conversa do coturno”

    • E você é massa de manobra da direita preso na ignorância ….

    • emerson, minúsculo mesmo, tens o perfil perfeito de um Idiota, onde vc estah mamando no DESgoverno do “picolé de xuxu” ! COMISSIONADO FDP! Indígno!