Coluna da Gleisi Hoffmann: A quem interessa o golpe?

golpe

Em sua coluna desta segunda-feira, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) aponta quem seriam os interessados em concretizar o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) por meio do processo de impeachment, que começa a tramitar no Congresso Nacional. Gleisi analisa a postura do PSDB de Aécio Neves, que ainda não se conformou com a derrota eleitoral de 2014, e também do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), a quem a possibilidade ocupar a Presidência parece estar “subindo à cabeça”. Mas também há os setores que resistem ao golpe e defendem a democracia e não são poucos. Leia, ouça, comente e compartilhe. 

Download

Gleisi Hoffmann*

Interessa a quem quer assumir o poder, de maneira mais rápida, sem ter que esperar até 2018, e mais fácil, sem precisar se submeter ao escrutínio das urnas.

São duas forças nessa situação, que contam com apoio de outros setores com interesses secundários: a oposição, capitaneada pelo PSDB, particularmente Aécio Neves, que não se conforma com a derrota; e parte importante do PMDB, que nunca ganhou uma eleição presidencial pela disputa no voto, capitaneado por Eduardo Cunha e, ao que parece, apoiado pelo vice-presidente Michel Temer, um constitucionalista, defensor da institucionalidade, da legalidade, que está perdendo a razão para a possibilidade de assumir o governo. A expectativa é que sua posição seja externada firmemente nesta semana em defesa da Constituição, como tem sido sua praxe histórica.

Rapidamente vão tentar me corrigir e dizer que interessa ao povo, que desaprova o governo da presidenta Dilma e que gostaria de vê-la fora da presidência.

O fato é que este argumento não é suficiente para um impeachment. Não há previsão constitucional para ele. A única previsão legal para a saída de um mandatário desaprovado pela população é a próxima eleição. É da democracia!

Impeachment não é um julgamento meramente político, porque se assim fosse, outros governantes também deveriam ser afastados, a começar pelo governador tucano do Paraná, Beto Richa, que além de alta desaprovação popular, tem denúncia de corrupção em seu governo, que teve mais de 80 servidores presos, inclusive seu primo. Além do mais, ele efetivamente atentou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, alterando a meta fiscal do Orçamento de 2014 depois de encerrado o ano, em abril de 2015. Isso sim foi uma pedalada, isso sim é crime. O que fará o PSDB?!

No caso de Dilma, não adianta falar em crime, seja de responsabilidade fiscal ou outro, porque não há, o que já foi evidenciado por amplo debate feito durante o final de semana por juristas renomados, como Celso Bandeira de Mello e Dalmo de Abreu Dallari, apenas para citar dois.

Entre os setores apoiadores do golpe, destaca-se o mercado financeiro, que logo se precipitou em avaliações entusiásticas com a possibilidade de Dilma sair e entrar o PMDB com sua “ponte para o futuro”. O mercado vive de expectativa e especulação, e ultimamente tem apostado na negativa. Tirar direitos trabalhistas, desvincular o salário mínimo da inflação, deixar avançar o desemprego, são pontos que lhe interessam. Aliás, o mercado sofre, não porque as pessoas morrem, mas porque as empresas perdem valor, que o diga o caso de Mariana.

No meio a tudo isso, é interessante ver o PSDB pronto para apoiar o PMDB, depois de tantas críticas e denúncias.

Para terminar, ainda há que se ressaltar os que não apoiam o golpe e vão lutar contra ele. São forças progressistas da sociedade brasileira, não só representadas por partidos políticos, mas também por entidades de grande relevância nacional, como OAB, CNBB, CONIC, UNE, UBES, Centrais Sindicais, etc… que não deixarão um golpe como este manchar a jovem democracia brasileira.

Enganam-se os golpistas, se acham que será fácil perpetrar essa infâmia!

*Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional. Escreve no Blog do Esmael às segundas-feiras.

32 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just beginner to blogging and truly loved you’re web-site. Very likely I’m likely to bookmark your website . You absolutely have great posts. Appreciate it for sharing with us your webpage.

  2. Não se pode impedir um presidente legitimamente eleito sem qualquer comprovação de crime, e isso visa proteger a democracia de situações como a que enfrentamos agora: Um grupo político / econômico se mobilizando para subir ao poder a qualquer custo. Como em qualquer democracia real, a vontade do povo, manifestada através das urnas, é soberana, e crise econômica ou insatisfação de alguns não se sobrepõem a ela. O jeito é esperar as próximas eleições, mas não duvido nada que Lula vença visto que a oposição de direita não possui um plano de governo e não parece preocupada em criar um, focando-se num impeachment inconstitucional. A propósito, quem votará num candidato que não respeita a Constituição?

  3. Caros.
    Já tentaram jogar a culpa nos governos militares, agora no FHC, e já se passaram 12 anos e nada. A atual, repito, atual taxa de desemprego é a maior dos últimos 12 anos. Quem está no poder a 12 anos? Os ratos e baratas PTistas. Não joguem a culpa nos outros. Assumam a culpa que é do PT. Dirceu, preso, Jenuíno, preso, André Vargas, preso… e vocês querem que o povo ainda acredite em vocês?
    Nos poupem dessa safadeza desmedida. Nos poupem os próximos 3 anos. Saiam e não voltem mais. Assaltaram bancos e sequestraram embaixadores, foram as ruas para tirar Collor. Hoje, assaltam os cofres do governo e se abraçam a Collor como se fossem parceiros de longa data. E por falar em Collor, realmente os carros importados que ele tanto defendeu estão ai….na Casa da Dinda e foram apreendidos pela PF. Não subestimem o povo. Se não saírem agora, sairão em 2018, escorraçados pelas urnas. Mesmo as eletrônicas, em que há suspeita de manipulação (até disso vocês são capazes), dará seu veredito. Fora PT! Fora Lula e seus filhos enriquecidos com o nosso dinheiro! Fora Dilma! Assaltante e sequestradora, volte a ser Wanda. Desapareça de nossas vistas. Você é a essência do PT. Incompetente, inconsequente e inoperante.

  4. Não custa lembrar que a Lei 1.079/1950, que dispõe sobre os crimes de responsabilidade do Presidente da República, prevê:
    Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:
    V – A probidade na administração;
    VI – A lei orçamentária;
    VII – A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;
    Nos artigos seguintes, a lei estabelece as condutas que sujeitam o Presidente da República, muitas das quais Dilma praticou.
    Vejamos, por exemplo, o artigo 10:
    Art. 10. São crimes de responsabilidade contra a lei orçamentária:
    2) exceder ou transportar, sem autorização legal, as verbas do orçamento;
    4) infringir, patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da Lei orçamentária.
    6) ordenar ou autorizar a abertura de crédito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal, sem fundamento na lei orçamentária ou na de crédito adicional ou com inobservância de prescrição legal; (Item acrescido pela Lei nº 10.028, de 19/10/2000)
    10) captar recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido; (Item acrescido pela Lei nº 10.028, de 19/10/2000)
    E o artigo 11:
    Art. 11. São crimes de responsabilidade contra a guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos:
    1) ordenar despesas não autorizadas por lei ou sem observância das prescrições legais relativas às mesmas;
    2) abrir crédito sem fundamento em lei ou sem as formalidades legais

    • O grande crime da Dilma foi deixar a Polícia Federal prender os grandes corruptos do Brasil. Isto não está certo, hoje temos: desembargadores, juízes, Almirante da Marinha, senadores, deputados, prefeitos, grandes empresários da construção civil, banqueiro amigo do Aécio, fazendeiro amigo do Lula, e qualquer um que for pego cometendo atos ilícitos. Ainda faltam muitos, como o Eduardo Cunha, mas a batata dele está assando. Todo mundo sabe que a Polícia Federal (subordinada a Dilma e ao José Eduardo Cardozo) não poderia estar investigando tanta gente importante, afinal, prisão foi feita para pobre, afrodescendente e mulher de vida fácil.
      Infelizmente as pessoas menos esclarecidas, popularmente conhecidas como coxinhas, acreditam que é o Juiz Sérgio Moro, o responsável por tantas prisões, não sabem que há alguns anos atrás o delegado da Polícia Federal Protógenes, também prendia banqueiro, o Juiz De Santis mantinha a prisão, tal qual o Sérgio Moro, e o Gilmar Mendes, a mando do FHC, mandava soltar, pois FHC é esperto, sabe que a Polícia Federal não deve importunar pessoas ricas e poderosas, a Dilma não aprendeu com ele e agora terá que enfrentar este processo de impedimento.

  5. gostaria de saber pq os que se dizem tao entendidos,nos acontecimentos deste pais não dão fórum de esclarecimentos ara população ,para que eles venham a serem mais esclarecido ,e não manipulados como são hoje pela a mídia ,as informações são passadas de acordo com a conveniência dos que administram estas redes. Ps:tem que ser dados de graça ,nada cobrado pois um povo esclarecido e uma potencia nas urnas.

  6. NETO pergunte como foi os * 4 * anos do ultimo mandato do * F H C *.ONDE está os corruptos ladrão as pastas ROSA os contratos o dinheiro da VENDA DOS BANCOS, VENDA DA VALE DO RIO DOSE.O PT NUNCA PEDIU IMPEACHMENT,DE FHC.ONDA ESTA A JUSTIÇA.

  7. POIS bem,COLOR foi um que teve a coragem de falar das CARROÇAS digo os carro que tinha na epoca,lula burro e ignorante analfabeto,foi capaz de nos dar mais esperança e mais comida na mesa também ,muitos hoje onda com carro pois tivemos essa oportunidade,descobrimos o pre-sal,se nossa justiça foce uma justiça do povo mas não e ela defende a burguesia e pley-boi tipo beto lixo,e cunha que escondem muito dinheiro fora do pais,isso tudo e *CULPA DA DILMA.e do pt ???.Só para lembrar fhc deu nossa telefonia vendeu parte da vale que hoje joga lama em nós,culpar Dilma,jaime lerner quebrou o estado do parana,hoje pagamos o pedágio mais caro do mundo com AVAL da nossa fraca e CORRUPTA justiça. CULPA do pt,o que tenho hoje e por merecimento trabalho e honestidade nunca partido algum fez parte disso ou da quilo em minha vida,CRISE ????????.isso e golpe.golpe vergonha,

  8. Golpe. Substantivo masculino, cuja definição pode ser desde um ato adverso e estranho a normalidade ou mesmo uma atitude que revela uma cartada de sucesso, um “golpe de sorte”.
    O povo brasileiro tem sido golpeado a 30 anos. Trinta anos de governos civis que, com exceção de apenas um nome, nos trouxeram desgosto e desilusão.
    Lembremos de Collor, Lula e agora Dilma. Nomes que mancham a democracia e homenageiam o conchavo, o espólio a falta de zelo com o direito de propriedade. Ditaduras bolivarianas disfarçadas de democracia. Collor foi um moleque, cuja condição financeira e a ignorância de eleitores o fez voltar ao Congresso. Lula e Dilma… bem, estamos vendo agora o que realmente são. Párias, ladrões, sem vergonhas, usurpadores da liberdade, especialistas em negociata.
    Não há como não retirar essa mulher da presidência. Por ação, o mais provável, ou por omissão, é incapaz de governar. Não sabe expressar-se corretamente. Quer mudar a língua portuguesa a qual sequer sabe falar corretamente (basta ver os vídeos).
    Golpe, Senadora, é o que tem sido feito com nosso povo. As ladroagens das baratas PTistas lambuzando-se no melado da Petrobrás, BNDS e outros tantos potes doces que ainda sequer sabemos. Seus dias estão contados. O despertar do povo começou na Venezuela. Chegará à terra onde mana leite e mel. Pois tanto o leite como o mel estão sendo saboreados por uma ínfima parcela de brasileiros, sim, vocês PTistas ladrões, larápios, ratos de uma dita revolução que hoje perde sua máscara.

  9. SERA VALIDO ME DIGA COM QUEM TU ANDAS TE DIREI QUEM TU ES. tiRAR UM RUIM E COLOCAR OUTRO QUE QUER VENDER O PAIS,JÁ E golpe ANUNCIADO,PLANO DO PMDB AGRADA EM MUITO A midia E OS QUE querem NOSSAS EMPRESAS itaipu petrobras FONTES DA água.entregarão TUDO EM NOME DA POSSÍVEL RECUPERAÇÃO DO PAIS.isso JÁ FOI FEITO PELO FHC E VIMOS NO QUE DEU,SÓ CRIOU LADROES QUE ESTÃO ATÉ HOJE.

  10. Nao existe golpe, nao existe crime, existe ma administracao e mentiras eleitoreiras… na minha casa, quem cuida das contas é minha esposa, mas se ele comecar a gastar mais q eu ganho, vou destituir ela do cargo, e colocar minha filha mais velha…o mesmo vai acontecer no brasil, com a diferenca q daqui 3 anos tenho a chance de escolher de novo

  11. Eu, no lugar de Dilma (oh! glória) de maneira alguma convidaria Mrs Hoffmann para substituir Delcídio Amaral.
    Esse artigo ai, nesse momento, é mais um motivo para Temer mandar o PT pros quintos e vislumbrar mandato presidencial de três anos.
    Começo do mês passado, Dilma, a Arrogante, deu um “gelo” em Temer num eevento no Rio, reparado por Eduardo Pae e respondido com um tô nem ai pela Grossa. Semana passada, baixa mo PMDB com o hasta la vista do secretário da Aviação, um dos seus cardeais. Bem, com esse arrtigo, Gleici disse com todas as letras que quem tem amigo como ela, não precisa de inimigo.

  12. Sinceramente,que golpe é esse que essa ptralhada tanto fala, golpe eles tentaram dar no Itamar Franco,FHC,COLLOR ,ai quando o povo pedi a cabeça deles é golpe,fora pt ,fora dilma, fora gleise hoffmann.

    • O golpe Ronei é contra a democracia.
      Algo que coxinhas não entendem, pois não passam de crianças mimadas, que choram para ter o que bem entendem.
      Crianças criadas sem limites.
      A psicologia talvez explique para vocês o que significa esse tipo de golpe.

  13. O Problema da pratica de voces é que ela não é aceita pela população. O único modêlo de esquerda que foi bem visto no continente foi o de José Mujica – o resto esta por ruir feito castelo de cartas. Você como senadora também não tem muita moral – visto que a sua anda seriamente abalada. Se os movimentos sociais forem para rua defender Dilma – e estão a fazer o correto – lembrem-se de que se Dilma não cair pela mobilização popular, no dia seguinte ela decretará mais ARROCHo e MAIS LEVY na cabeça do povo. É por isso que esse governo esta se auto imolando, pois ao invés de “voltar a ser governo pelo povo que o elegeu” usa esse mesmo povo como laranja para se sustentar e praticar mais arrocho e recessão.

    • Como que a Dilma não é aceita pela população se na última pesquisa (verdadeira) do TSE, foi aprovada por mais de 54 milhões de eleitores brasileiros? Pesquisa da datafolha feita em São Paulo, não vale nada, visto que paulista não sabe votar, é só ver quem eles elegem ( Maluf, Pitta, Serra, Alkimin, FHC, Tiririca, Aloisio Nunes etc…).

  14. resposta a pergunta da Gleise : o golpe interessa a toda a população de bem do Brasil.O grande crime do PT (partido dos trabalhadores)foi a inercia politica,cadê a reforma agraria ? cadê a reforma politica diminuindo a quantidade de partidos? cadê a reforma tributaria?cadê a vergonha na cara do PT ? só com viagens e promessas não se faz um país.

    • Não pego nem um centavo que não seja meu, pago minhas contas em dia, respeito as leis no que é de meu conhecimento, não estaciono em vaga para deficientes e idosos, não aprovo o “jeitinho brasileiro”, não gosto de corruptos como o “Cunha”, não sou a favor e não quero o “Golpe”. Então, sou um cidadão de bem ou não?
      Sobre as reformas que o Denilson citou, é preciso que o congresso aprove, caso contrário, nada feito.

      • Amigo Santos,sou fã do seu jeito de ser,concordo em genero ,numero e grau sobre tudo que voce disse sobre o jeitinho brasileiro de ser,o que infelizmente ja faz parte involuntariamente do nosso cotidiano , agora quanto as reformas ,o PT (quando ainda era oposição ao Fernando Collor e Fernando Henrique)falou muito sobre a reforma agraria,e quando ficou na situação não fez praticamente nada.Estamos a 13 anos com este partido no governo e “muitas votações que era de seu interesse,de um jeito ou de outro,foram aprovadas”.Aécio não é a solução para nenhum país,e sei que o nosso grande problema é o senado.Mas não vi força de vontade suficiente do PT para melhorar estas areas as quais citei.

  15. Ainda estou tentando descobrir onde está o golpe que ela está falando

  16. Senadora, mesmo os seus conceitos de democracia, legalidade e constitucionalidade serem aparentemente elásticos, visto seu apoio à Venezuela, não precisa se preocupar com o impeachment, porque além de recheado de ilegalidades, o que certamente o fará ser derrotado no STF, conta apenas com o apoio de 99 parlamentares, conforme informado pelo seu colega Requião. Portanto, fique tranquila que a boquinha deve continuar até 2018.

      • Quem está chorando são vocês, esquerdopatas. Eu estou reconhecendo que só com 99 votos não vai. Vamos aguardar 2018. Portanto, não há razão para choro.

      • John de Miami.O PT, além de seus governos mais progressistas que o Brasil já teve. (São centenas e mais centenas de obras, todas faraônicas), não havendo necessidade de citação, falo apenas da Estrada de Ferro, ligando o Porto do RJ a porto no Oceano Pacífico! A China, quando a oposição mais gritava que “ninguém emprestaria dinheiro ao Brasil”, disponibilizou $ 186 bilhões para nalguns projetos a serem imlementados no Brsil. Pediu 5 anos para a elaboração dos projetos, no sentido do estabelecimento da estrada – se subirá os Andes ou em metrô! Sem a menor dúvida, o PT realiza os melhores e maiores governos que o Brasil já teve. Aquela velha história de nser o Brasil vira latas, morreu!!!!!

    • Exato: totalmente inconstitucional e sem respaldo jurídico. O Golpe deste grupo que apenas almeja desestabilização democrática NÃO PASSARÁ! E a DEMOCRACIA configurada no voto da maioria será respeitada apesar deles e de extremista da direita que não respeitam o processo democrático!