2015, o ano que teima não terminar para os educadores do Paraná

2015

Governador Beto Richa (PSDB) já entrou na História como o “Carniceiro do Centro Cívico”, em virtude do massacre no dia 29 de abril; além da deplorável e covarde violência que deixou 213 feridos, outros eventos não menos piores, tais como perseguições aos educadores, fazem deste 2015 um ano que se recusa terminar. Não se trata de passar uma “borracha” no que aconteceu de ruim, nos golpes, calotes, confiscos, surras, etc. Pelo contrário. Torce-se pelo início do Ano Novo, uma nova era, donde também se começará a contagem regressiva para o fim desse governo tucano – o pior de todos os tempos. Neste contexto, com a chegada de 2016, o Blog do Esmael renova sua condição de aliado — de forma altruísta — na trincheira em defesa das conquistas do magistério; parabéns pela luta de todos os professores e funcionários das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná!

O ano de 2015 é aquele que os trabalhadores na educação do Paraná estão torcendo para que termine logo, mas ele teima em não chegar ao fim. O objetivo dos profissionais do magistério é carregado da simplicidade de apenas virar a página para seguir em frente, após aquela “zerada” necessária que somente umas boas férias proporcionariam.

Proporcionariam, pois, infelizmente, não vai ser assim para a maioria dos educadores do estado. Para eles, 2015 ainda vai render muita dor de cabeça. O ano não quer terminar para os educadores paranaenses.

A intransigência do governador Beto Richa (PSDB), como todos nós sabemos, levou os professores e servidores da educação a realizaram duas greves no primeiro semestre de 2015. Por causa da malvadeza do tucano e desorganização da Secretaria de Estado da Educação (SEED), o ano letivo está atrasado e haverá aulas nas escolas estaduais até o dia 19 de fevereiro de 2016.

Em função disso, o mandato dos atuais diretores também vai terminar no dia 19 de fevereiro de 2016. Os novos diretores, eleitos há duas semanas, só assumem no dia 21/02 do ano vindouro.

Mas a escolha e distribuição de aulas para 2016 ainda será feita pelos atuais diretores, o que tem grande potencial para causar confusão. Nas escolas onde houve disputa, o processo pode gerar retaliações e favorecimentos; mais ou menos como uma moeda de troca pelos apoios ou votos.

Além disso, a pressão para o fechamento de turmas é forte. Muitas escolas estão recebendo dos Núcleos Regionais de Educação autorização para abrir somente um terço das turmas iniciais de ensino fundamental ou médio em relação às deste ano. Por exemplo, se uma escola tem “três” sextos anos, a orientação é que só abra “um” no ano que vem. Os alunos restantes que procurem outra escola.

Desta maneira, Beto Richa quer tocar em frente seu plano momentaneamente frustrado de fechar turmas e escolas. Menos turmas representam menos professores, menos pedagogos, menos funcionários e menos recursos para a educação.

Toda essa pressão sobre os educadores vem “coroar” a ano em que eles sofreram calotes em progressões, atraso no pagamento dos terços de férias, tentativa de retirada dos quinquênios, confisco do fundo de aposentadoria e tiveram sonegado o direito à data-base.

Isso tudo sem falar no massacre de 29 de abril, na rede de intrigas e mentiras montada pelo governador Beto Richa para denegrir a imagem dos professores, na mudança das regras para a eleição dos diretores de escola, só para citar os ataques mais sofridos.

A resistência dos professores conseguiu manter a categoria de cabeça erguida, mas, literalmente, a custa de sofrimento e sangue dos servidores. Muitos, inclusive, adoeceram nos últimos meses devido à jornada excessiva.

Os educadores, estudantes e comunidades escolares só querem paz para tocar a vida em frente e cumprir seu papel da melhor maneira possível. Mas Beto Richa está obstinado em destruir a educação pública estadual.

Neste sentido, com a chegada de 2016, o Blog do Esmael renova sua condição de aliado — de forma altruísta — na trincheira em defesa das conquistas do magistério.

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hello Web Admin, I noticed that your On-Page SEO is is missing a few factors, for one you do not use all three H tags in your post, also I notice that you are not using bold or italics properly in your SEO optimization. On-Page SEO means more now than ever since the new Google update: Panda. No longer are backlinks and simply pinging or sending out a RSS feed the key to getting Google PageRank or Alexa Rankings, You now NEED On-Page SEO. So what is good On-Page SEO?First your keyword must appear in the title.Then it must appear in the URL.You have to optimize your keyword and make sure that it has a nice keyword density of 3-5% in your article with relevant LSI (Latent Semantic Indexing). Then you should spread all H1,H2,H3 tags in your article.Your Keyword should appear in your first paragraph and in the last sentence of the page. You should have relevant usage of Bold and italics of your keyword.There should be one internal link to a page on your blog and you should have one image with an alt tag that has your keyword….wait there’s even more Now what if i told you there was a simple WordPress plugin that does all the On-Page SEO, and automatically for you? That’s right AUTOMATICALLY, just watch this 4minute video for more information at. Seo Plugin

  2. I simply want to tell you that I am newbie to blogs and absolutely enjoyed your blog site. Very likely I’m going to bookmark your site . You really come with perfect articles. Thanks a bunch for sharing your webpage.

  3. Realmente deixar o diretor antigo e derrotado distribuir aulas é pura burrice deste governador e da secretária que só faz pose em foto!!!!
    Aqui já estamos sendo ameaçados de retaliação…
    Porque não nomearam os novos?

  4. Aqui, quando o contraditório não é do agrado, quem lançou é taxado de tudo, como se vê nos comentários acima. Agora tenho certeza, tem dedinho, mão, braço e muita manipulação sórdida de APP, PT e CUT, que agora professores e alunos estão sentindo na pele. E ainda esqueci do MST.

  5. Em respeito aos professores e servidores estaduais, pare de abrigar os deputados do camburão no seu blog.
    29/04/2015… Não esqueceremos!!!

  6. Para defender este governo desastroso, tem que receber um bom salário comissionado, ou ser um verdadeiro jumento!

  7. Sem dúvida nenhuma este desgoverno Beto Richa, foi a pior administração que nosso querido estado já teve ao longo de toda a sua História. Infelizmente, alguns alienados acreditam na publicidade milionária e mentirosa paga com os impostos dos paranaenses no sentido de promover um governo que só existe nas revistas, nos jornais e na televisão (se não existe $$ para a educação, saúde, segurança, transporte público, infraestrutura, entre outras prioridades; para propaganda enganosa, EXISTE!). Agora, os que defendem esse desgoverno nas redes sociais, não são os alienados, são os comissionados do Palácio Iguaçu.

  8. NÃO TEM COMO ESQUECER O DIA 29 DE ABRIL DE 2015, E O MASSACRE.

    QUEREMOS JUSTIÇA!

    QUE OS MANDANTES DOS ATAQUES SEJAM PUNIDOS, E TODOS OS OUTROS (DEPUTADOS) QUE ASSISTIRAM DE CAMAROTE, E RIRAM, SEM TER ATITUDE DIGNA PARA COM SEUS SEMELHANTES!

    SÓ ASSIM TEREMOS A CERTEZA DE QUE HÁ ESPERANÇA NA POLÍTICA DESSE PAÍS.

    FAZER O QUE FAZEM COM TODOS NÓS, TODOS OS DIAS, COMO A CORRUPÇÃO E NADA ACONTECER, NÃO DÁ MAIS NÃO!

    SE 2015 FOI UM ANO DE MUITO SOFRIMENTO, QUE 2016 SEJAM UM ANO DE JUSTIÇA! E TAMBÉM MUDANÇA SÉRIAS NESSE PAÍS.

    NADA DE ESQUECER NÃO!

  9. A intransigência não é exclusiva de uma das partes. Sindicatos e simpatizantes também tem responsabilidades, pois representam interesses de uma classe. É preciso encarar a realidade sem as paixões, elevadas a níveis de doutrinas incontestáveis. Só se consegue transigir quando ambas as partes estão dispostas a revisar as suas convicções, para se atingir o bem comum.

  10. O Brasil está sendo sacudido não pela cultura laborada
    de seu povo, históricamente à margem de seus direitos civis… porquê a mesma inexiste para este mesmo povo.Os eternos problemas deste povo estão sendo vistos, em função das novas tecnonolo
    gias ( redes sociais ) , e que deixaria os iluministas assustadios….maquiavéis sem…respostas….e sequer os tiros seriam vistos……como no doa 29 de Abril…2015..oju antes…nos mostram isto….Os hipócritas aos poucos deverao sair dos seus condomínios fechados….e se MOSTRAREM…

  11. Será que não tem um dedinho de culpa da APP, do PT e da CUT aí não?