Revogação de título concedido a José Dirceu vai ao plenário da Alep hoje

dirceuO Projeto de Lei de autoria do deputado Felipe Francischini (SD), que cassa o título de cidadão honorário do ex-ministro José Dirceu, irá a voto em plenário da Assembleia Legislativa  do Paraná (Alep) na sessão desta terça-feira (17).

A proposta já foi motivo de confusão na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do último dia 10, quando Francischini Kid chamou Dirceu de “ladrão” e “vagabundo”.

O deputado Péricles de Mello (PT) advertiu o jovem “justiceiro” de que ele “não deveria usar esse palavreado na Assembleia, até porque quem joga bomba em professor também pode ser considerado vagabundo”, numa referência ao massacre de 29 de abril, coordenado pelo Francischini pai, então secretário de Segurança Pública.

Na sessão da Alep do dia 11, foi o deputado Nereu Moura, líder do PMDB, que se manifestou contra a revogação do título. Segundo ele, não há previsão legal para a revogação. Além disso, pelo critério da condenação, outros títulos de honraria concedidos pela Assembleia também deveriam ser revogados.

“Eu tenho um levantamento das 635 pessoas que já receberam o título de Cidadão Honorário do Paraná. Entre os quais, que já tem condenação, eu posso destacar aqui: Jaime Lerner, Flávio Martinez, o ex-prefeito de Londrina Antônio Belinati, Antônio Carlos Magalhães, o [Mário Celso] Petraglia, presidente do Atlético Paranaense. Poderia citar também os generais da ditadura, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, Castelo Branco, Costa e Silva…”, disse Moura.

Ele concluiu dizendo que a proposta de Francischini é politiqueira e se aproveita do momento e das condenações de José Dirceu.

Na realidade, essa proposta é mais um reflexo do antipetismo que se instalou no país. As denúncias de corrupção deveriam recair sobre diversos partidos, mas o PT é sempre o mais citado pela imprensa, muitas vezes injustamente.

No início do governo do presidente Lula (PT), em 2002, muitos defenderam uma devassa sobre os governos de Fernando Henrique Cardoso do PSDB, para que se apurasse com profundidade e fossem punidos todos os escândalos de corrupção abafados entre 94 e 2002.

Na época, Lula achou melhor tocar em frente e fazer o seu mandato, num estilo mais conciliador que revanchista. Mas os conservadores não perdoam, e vêm fazendo de tudo para incriminar Lula e o PT desde então.

Ainda não chegaram em Lula. José Dirceu é uma espécie de troféu de consolação. Francischini, pai e filho, fazem de tudo para desgastar a já combalida imagem do Partido dos Trabalhadores.

O debate de sessão de hoje promete.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I’m newbie to weblog and definitely enjoyed you’re website. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have excellent writings. Regards for revealing your website.

  2. Gente não da pra acreditar, o pais passando por este turbilhão e esta corja de otários discutindo se deixa ou toma esta MD, deste saco de estrume. Pelo amor de DEUS. Cade os homens bombas…

  3. Em 71, Leon Peres foi nomeado governador do Paraná. Tinha extensa base eleitoral na região de Guaíra. Para fazer média com o eleitorado, programou viagem prá cidade das Sete Quedas (ainda) onde daria ordem de serviço para melhorar o aeroporto e a seguir iria prá Francisco Alves, onde faria o mesmo em relação à rodovia. Nessa última cidade, armaram um palanque – foguetes, o caralho. Lá pelas tantas uma velhinha do povo, bem tadinha, conseguiu furar a barrfeira de puxa sacos e entregou um frango a Haroldo que agradeceu, mostrou a velhinha pro povo e a beijou. Delírio geral. Além de ramalhetes de flores entregues pela primeira dama, por misses, por estudantes. Tudo isso Haroldo ia repassando pros seus assessores. Dali, a comitiva rumou pra fazenda Barra Bonita onde pernoitaria, não antes de saborear gostoso buffet encomendado pelo proprietário Ibraim Abud, ao som de conjunto de samba trazido especialmente do Rio de Janeiro acompanhado duma penca de mulatas. Eu – contratado pela Manchete prum free – seguia atrás no quarto carro, de prefeito amigo meu. A comitiva deixou a rodovia e entregou na estrada de leito natural que cortava baita pastagem. De repente, uma janela do carro que seguia o do governador se abre e a gente vê uma galinha voando e meia dúzia de buquets de flores atiradas no colonião. No outro dia, nos jornais: HAROLDO ENTUSIASTICAMENTE HOMENAGEADO EM FRANCISCO ALVES. Eu, hein?

  4. Que merda esses Deputados sem moral, pra que essa porcaria de título. deu tá dado,antes de dar títulos veja o passado das criaturas, olha que nenhuma terá direito a tal título.
    Procurem o que fazer, aliás trabalhem de fato para que tenhamos um Paraná melhor, coisa que não acontece.

  5. Mas os curitibocas tem responsabilidade, afinal elegeram Pai e Filho. Custam caro e ficam se preocupando com isso. Há os curitibocas também elegeram o Piá de Prédio.

  6. o único projeto do nhonho é cassar um título de um corrupto como isso fosse essencial para o paraná e se esquece da corrupção do governador.

  7. Mas é bem a cara desse deputado do camburão propor esse tipo de projeto de lei de “suma” relevância para o estado do Paraná. Quem votou nessa “competência” em pessoa deve estar se sentindo muito bem representado na Assembléia.

  8. O deputado Nereu Moura deveria apresentar projeto para cassar os títulos destes que ele mencionou. Não fique só discurssando para a galera, se acha injusto com o Jose Dirceu perder o título e os demais citados não, apresente o projeto apenas isso.

  9. Zé Dirceu tá cagando e andando para esse título
    de bosta.
    Esses deputados ALEPrados que se “entroxem”.

  10. A cidade de Palmeira, distante 1 hora de viagem de Curitiba, próxima à Ponta Grossa, concedeu, algum tempo atrás, um título de cidadão honorário ao Sr. Beto Lixo. Vou sugerir à Câmara Municipal a cassação desta comenda. Lixo não pode ser cultuado.

  11. E alguém acha que José Dirceu vai ficar sem sono esta noite por causa desta notícia?

  12. Ódio desenfreado. Logo hoje que Zé Dirceu faz 67 anos!

  13. Tinha mesmo é que acabar com essa viadagem de título honorário, benemérito, e similares.

    Sabe-se que até atendimento a interesses pessoais ou empresariais, rolam em torno duma concessão.

  14. A EXEMPLO DO PAI, SIMPLESMEMTE VAZIO E RIDICULO….. A CONCESSÃO HONROSA É PELO HISTÓRICO DE UMA PESSOA E NÃO PELOS ATOS SUBSEQUENTES….. ATOS ESPETACULOSOS …LACÔNICOS… QUE EXTERMIA A CARREIRA POLITICA DE FANTOCHES….VIVA O CIRCO PAGO PELO CONTRIBUINTE….

  15. O morceguinho junior em sua preguiça e incapacidade mental de elaborar um PL vai a caça “aos comunistas”. Santa ignorância…

  16. Nada contra, nem a favor de Dirceu. Porém, gostaria de colocar lado a lado, Dirceu, Francischini e demais deputados que falam mal do PT, e propor a eles uma redação sobre geopolítica. Será que os deputados do camburão seriam capazes de redigir 50 linhas sobre o assunto, superando Dirceu?