Paranaense Camila Lanes deverá ser a próxima presidenta da UBES

camilaPela primeira vez na história, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) deverá ser presidida por uma estudante paranaense. A atual presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Camila Lanes, foi escolhida pelo movimento “A Rua é Nossa” como candidata a presidenta da UBES para a próxima gestão.

A UBES, que é a maior entidade de estudantes do ensino fundamental e médio do País, realizará seu 41º Congresso entre os dias 12 a 15 de novembro, em Brasília (DF).

Camila Lanes é militante da União da Juventude Socialista (UJS), entidade ligada ao PCdoB. Presidindo a UPES desde 2013, tornou-se uma das maiores referências estudantis da greve dos professores do Paraná contra o governador Beto Richa (PSDB).

Antes de presidir a UPES, Camila foi presidenta do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Silveira da Motta, na cidade de São José dos Pinhais. Ela também é colaboradora do Blog do Esmael.

Segundo a UJS, a candidatura de Camila reforça a luta contra o machismo e as opressões nas escolas e na sociedade como um todo.

O 41º Congresso da UBES reunirá milhares de estudantes de norte a sul do País. “Faremos um grande Congresso, com uma programação que dialogará com a diversidade de temas que envolve a juventude e com objetivo de defender a democracia e as nossas conquistas”, afirmou a atual presidenta da UBES, Bárbara Melo.

Economia

Deixe um comentário