Ódio a políticos estimulado pela velha mídia poderá gerar terceira via à Presidência da República

Midia_PartidoUm artigo de José Roberto Toledo, no Estadão, edição desta segunda-feira (2), analisa os “ódios múltiplos” aos políticos brasileiros e sobretudo aos presidenciáveis. Segundo o articulista, com base em números do Ibope, Lula, Aécio e Marina apresentam rejeição parecidas.

De acordo com Toledo, os eleitores descartam votar no PSDB em 2018 porque o partido representa “mais do mesmo” e arremata: as condições para o surgimento de um novo nome estão dadas, mas ainda não apareceu.

“Se Lula tem o dobro de eleitores que o rejeitam do que os dizem que votariam nele com certeza, se os candidatos também são rejeitados por parte desses antipetistas, se Marina deixou de ser símbolo da renovação da política brasileira, quem será a novidade?”, questiona o colunista.

Na verdade, a irresponsabilidade da velha mídia gerou ódio que atinge a todos os partidos políticos. O movimento atual dos barões da imprensa se assemelha muito com aquele de junho de 2013, quando eles também estimularam aversão às legendas partidárias visando dirigir os protestos no país. Perderam o controle.

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O ex-prefeito de Unaí (MG) Antério Mânica filiou-se ao PMDB na última sexta-feira (4). Sem partido desde o final do ano passado, quando deixou o PSDB, ele confirmou que sairá candidato a deputado estadual no ano que vem. Mânica é um dos acusados de ser mandante na chamada chacina de Unaí, na região noroeste de Minas, em janeiro de 2004, quando três auditores-fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho e Emprego foram mortos a tiros.
    Ele disse ter sido convidado por “diversos” partidos e optou pelo PMDB “pelas condições locais”.

    Vejam só caros leitores deste blog, o irmão do cara, foi condenado a 100 anos de recluSaõ, o cara, tal de Manica, ex prefeito de unai , eleito na epoca pelo PSDB, ou seja, quando foi o mandante da chacina de unai,em q vitimou 4 funcionarios publicos federais, etava em pleno mandato pelo PSDB… Um tucano do DEMO, assassino comtumas. Só q agora o assassino, saiu do PSDB, e se filiou no partido q tem varias facaçOES, inclusive tem pmdbista CORRUPTOS CONTUMAS,E este assassino manica vai fazer parte deste grupo do DEMO!!
    Mas oq me chamaou a atençao, é, q este fato acupa todas as paginas da midia, e nem uma linha sobre dq partido o cara assassino foi, e porq o PMDB aceitou este assassino no partido…!?? Entao, eu descobri a filiaçao partidaria deste crapula pesquisando na internet… porq, a midia podre marrom, só divulgaria o partido do VAGABUNDO ,SE do PT fosse, tanto no passado como na atualidade… como afigura nunca foi do PT,dai a imprensa marrom emanipuladora nemhuma linha…! Outro vagabundo ladrao q ñ tem uma linha sequer sobre a simpatia partidaria dele, é O EXPRESIDENTE DA CBF JOSE MARIA MARIM, MAS EU SEI, A figura amigo do paudagua neves,e, ex filiado no DEMOcratas 25. capiti! IMPRENSA MALDITA MARROM!! AMIM VCS Ñ ENGANAM!!

  2. Mas ódio a políticos é pleonasmo”!
    Coitados, tão injustiçados.
    Fazem o melhor pela Pátria e pelo povo, e só
    recebem ingratidão…
    Pura implicância desse povo sempre insatisfeito!
    Tô me “lagrimijando” todo de pena. kkkkkkkkk!!!

  3. Na verdade o povo está cansado de ver o roto falando do rasgado na política brasileira. Creio eu que com isso os pequenos partidos como PSOL, PV, PC do B e outros poderão ser favorecidos nas disputas eleitorais.

    • Aposto todos os dedos de minhas mãos que jamais, eu disse JAMAIS um candidato do PSOL, PC do B, PCB, et caterva, seria eleito presidente no Brasil. Sou simpático ao ideário socialista, mais totalmente avesso à radicalismos e a polarização besta – forçada e reforçada – por partidos e pela mídia (seja ela velha ou “nova”) que tenta nos convencer da natureza maniqueísta da política. Não há – e nunca houve no Brasil – confronto entre bem e mal, nós e eles, povo e elites e outras baboseiras de mesmo quilate que um ex-presidente adora vociferar. O que sempre houve, foi luta pura e simples pelo poder e suas benesses, com ideologias relativizadas e esvaziadas pelo mau-caratismo e pelo fisiologismo escancarado. Mas a classe política ainda tenta nos convencer nestes termos, de que alguns lutam pelos trabalhadores e outros pelos empresários, subestimando nossa inteligência e a lógica de que sem empresários não há geração de empregos e sem trabalhadores não há produção. Este radicalismo de fachada só interessa aos que estão no poder, se locupletando no butim de estatais e negociatas e àqueles que contam os dias para retornar às gordas tetas do Estado. Terceira via mesmo seria um candidato de centro, que conciliasse crescimento econômico, incentivo à livre iniciativa e abertura ao mercado externo com políticas de fomento à redução de desigualdades sociais que não ficassem restritas ao clientelismo estatal e ao assistencialismo. Que revisasse o pacto federativo e corrigisse as discrepâncias entre o que os estados e municípios arrecadam e a contrapartida recebida União. Alguém disposto a investir na qualidade dos serviços públicos, a defender os cidadãos que produzem e a ajudar os necessitados e excluídos sem a necessidade política de jogá-los uns contra os outros e, principalmente, que estivesse disposto a acabar com esta forma abjeta de política de compadrio, de troca de cargos e de indicações políticas. A administração pública brasileira é um imenso lupanar de troca de apoios e favores, enquanto estas relações promíscuas não forem extirpadas do metiè político, nada vai mudar neste país; enquanto o Legislativo se limitar a chantagear e extorquir o Executivo, nada irá mudar.

  4. Não sei o que estou fazendo aqui. Porém, cada vez que leio a manifestação de um parlamentar federal se manifestando contra o governo, vou ver a ficha corrida dele na Internet. Por incrível que pareça, todos estão com nome o STF. Foro privilegiado. Aí, me pergunto: Quem é o pior culpado. A justiça eleitoral que permite a candidatura ou os eleitores que o colocaram o Congresso Nacional. Me sinto idiota por não saber.

  5. Analise do Estadão, estão louco para fabricar a terceira via e enfiar goela abaixo do povo, a terceira via tem que acontecer naturalmente, não fabricada sob encomenda dos bandidos da comunicação, lembram do Collor heroizinho fajuto da Rede Globo, tá cheio de heroizinhos sobrevoando o Brasil hoje. Mas deixando todo essa baboseira de lado, a disputa presidencial vai se polarizar entre Marina Silva e Ciro Gomes, eu não acredito que o Lula se meta mais nisso, e acho que ele não deve, mas se apoiar qualquer um dos dois que citei será caixão para o resto. OPINIÕES E QUE NEM BUNDA, TODOS NÓS TEMOS UMA, ESSA É A MINHA.

  6. Vamos falar sério, essa história de ódio, de briga de classes, de PT X PSDB, já deu. É uma cartilha vencida, ultrapassada e que não cabe mais. Nós vivemos todos no mesmo país e a evolução, alcança a todos. Portanto transformar tudo em questão política, menor, me parece equivocado. Temos que exigir, de quem quer que seja, que nos entregue um país melhor, mais justo e mais humano. O resto é conversa de boteco.

  7. Primeiro, entendo não ser ódio, mas uma rejeição a esse modelo político falido, de alianças por puro interesse eleitoreiro, de partidos sem ideologia, do poder pelo poder, do enriquecimento da classe política. Portanto, essa situação não foi construída pela velha mídia, como insiste em chamar o blogueiro da nova mídia, tão parcial quanto, mas pelos próprios políticos, incompetentes, corruptos e afastados da realidade do país. Assembléias e câmaras viraram balcões de negócios por todo país, basta ver os noticiários, da nova ou da velha mídia. Por isso, de fato, a sociedade anseia por uma nova alternativa e romper com esse modelo ultrapassado, onde famílias permanecem por décadas alternando-se no poder. Como um país poderia se conforma e ficar passivo diante de um congresso, por exemplo, comandado por Cunha e Renan? Tem que mudar mesmo, e que venha a terceira via.

  8. Ideia mais antiga do que andar prá frente, isto tem tudo com a famigerada ” O SUL É O MEU PAÍS” !