Norte Pioneiro perde, aos 84 anos, ex-deputado Santinho Furtado

Ex-deputado federal Santinho Furtado, do PMDB, era vereador em Santo Antônio da Platina, a 500 km de Curitiba, no Norte Pioneiro; município com 45 mil habitantes o projetou nacionalmente durante a Constituição Cidadão, de 1988.
Ex-deputado federal Santinho Furtado, do PMDB, era vereador em Santo Antônio da Platina, a 365 km de Curitiba, no Norte Pioneiro; município com 45 mil habitantes o projetou nacionalmente durante a Constituição Cidadão, de 1988.

“Era uma das maiores lideranças políticas do PMDB, uma lenda, projetada a partir do Norte Pioneiro”, disse o deputado federal João Arruda (PMDB), nesta sexta-feira (6), ao lamentar a morte do vereador platinense e ex-deputado federal Santinho Furtado.

O senador Roberto Requião (PMDB) também registrou a perda em seu Twitter: “Único e inigualável amigo e companheiro do PMDB”.

De acordo o site NPDIÁRIO, de Santo Antônio da Platina, o peemedebista, que tinha 84 anos, foi vitimado por um infarto hoje pela manhã. O corpo dele será enterrado neste sábado (7) no cemitério São João Batista, naquele município.

“Foi deputado federal por dois mandatos, inclusive durante o período de elaboração da chamada ‘Constituição Cidadã’, de 1988, junto com Ulysses Guimarães”, recorda Arruda.

A seguir, a reportagem completa do NPDIÁRIO:

O vereador Sebastião Vitral dos Santos Filho (PMDB) morreu hoje de manhã de infarto. O corpo do político foi encontrado por funcionários na residência porque ele iria para uma das fazendas, em Santo Antônio da Platina, não atendia os telefonemas e a residência teve que ser “invadida”. Santinho Furtado, como sempre foi chamado, tinha dificuldades de locomoção por conta de problemas no quadril e pernas.

Economia

Peemedebista histórico, ex-deputado federal constituinte, cumpriu dois mandatos na Câmara em Brasília, conhecido em todo o país, o folclórico político, de rara inteligência, era amigo pessoal do atual governador Beto Richa (PSDB) e do senador Roberto Requião (PMDB), sendo que ambos o reverenciavam quando visitavam o Norte Pioneiro.

Tinha 84 anos, deixa a viúva, as duas filhas, Simone e Ana, e a neta, Juliana, advogada em Curitiba.

Nasceu em Santo Antônio da Platina no dia 27 de abril de 1931, filho de João Furtado dos Santos e Philomena Vitral dos Santos.

O suplente Fábio Galhardi assume a cadeira no legislativo platinense na próxima segunda-feira.

O corpo está sendo velado na câmara de vereadores.

Será sepultado às nove horas amanhã no cemitério São João Batista, em Santo Antônio da Platina.

Deixe um comentário