Mentira publicitária de Richa sobre contratação de PMs vai parar na Justiça

nereu_pmO governador Beto Richa (PSDB) mentiu na propaganda veiculada no rádio, TV e internet sobre a contratação de policiais entre os anos 2011 e 2014. O tucano informou erroneamente à população paranaense que havia admitido 10 mil PMs. No entanto, o deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia, com base na Lei do Acesso, obteve os números oficiais precisos: foram contratados somente 5.145 policiais militares e 1.888 policiais civis no período.

Ainda de acordo com o levantamento de Moura, se levado em consideração os agentes que deixaram as corporações, 2.444 policiais militares e 1.150 policiais civis, a contratação real do efetivo alcançou somente 2.701 homens e mulheres na Polícia Militar e 738 na Polícia Civil.

Com base nesses dados, a bancada de oposição na Assembleia, ingressou com uma ação popular contra a farra publicitária de Richa. Segundo os parlamentares oposicionistas, a propaganda institucional viola os princípios da legalidade, moralidade e publicidade e pede que os gastos realizados com o anúncio sejam devolvidos ao erário.

A ação popular da oposição foi baseada em informações fornecidas pelo ex-secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, através de artigo publicado no Blog do Esmael no início de setembro, conforme revelou no mês passado o deputado Nereu Moura.

Na ação, a banda de oposição pede que o governador e os secretários de Segurança Pública e Comunicação do Paraná, Wagner Mesquita e Paulino Viapiana, respectivamente, devolvam ao erário os gastos realizados com a publicidade em todos os meios e que o Ministério Público investigue o caso tendo em vista indícios de prática de improbidade administrativa.

A ação popular foi subscrita pelos deputados Anibelli Neto (PMDB), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT).

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse cara e esses vagabundo de deputados coruptos junto com beto lixo sao uma memtira,

  2. De que adianta com essa justiça que está aí. Só se ele fosse pobre e roubasse um quilo de alimento aí seria preso e jogado a chave fora.

  3. A despeito, vale lembrar que os “prédios”que abrigam as delegacias da Policia Civil do Paraná são um verdadeiro pardieiro, insalubres, e nojentas. Prédios emendados, puxadinhos populares se qualquer projetos não se equipara sequer as piores latrinas dos prédios da Justiça, parece até que não se tratam de prédios públicos.Isso é o retrato daquele que as dirigem. VERGONHA

  4. ESMANUEL, POR QUE SILENCIOU ACERCA DO PROTESTOCONTRA ASSALTOS EM COLETIVOS?
    SABIA QUE TEMOS UMA DELEGACIA (FURTOS E ROUBOS – DFR) QUE SÓ INVESTIVA, OU DEVERIA INVESTIGAR CRIMES DESSA NATUREZA? POR QUE SÓ A PM E GM COMBATE ESSAS QUADRILHAS? O QUE FAZEM QUAZE UMA CENTENA DE INVESTIGADORES E DELEGADOS NESSA DELEGACIA? BETO RICHA ABRA O OLHO CARA………

  5. A mais pura verdade Beto é o lixo do lixo político do Paraná.

  6. Kkkkk choradeira Beto vai ser candidato ao senado e os mesmos que agora estão falando pelos cotovelos vão ganhar um vale combustível e vão votar.bando de puxa saco

  7. Mentira como os 60% de “aumento” para os professores, esse moleque é muito mais que descarad

  8. Eu e mais 2.222 aprovados em concurso público para PmPr e Bombeiros, estamos aguardando nossa CONVOCAÇÃO, visto que já foram feitas todas as estapas a mais de 1 ano (Sem Dúvida para Ganhar Votos) e estamos APTOS apenas aguardando a boa vontade do Governador.
    Esse é o #Paraná Seguro!

  9. GOVERNADOR MENTIROSO, NUNCA MAIS EU VOTO NO BETO RICHA, SUBIU O IPVA 40%, SUBIU A LUZ 75% , SUBIU A ÁGUA 60% ,SUBIU O ICMS EM TUDO NO PARANÁ , MASSACROU OS NOBRES PROFESSORES

  10. lixão esse site!

  11. sem falar que todos os imóveis virados numa capoeira….vergonha a manutenção e conservação desses imóveis..

  12. Falar em PM, as viaturas na época de eleição passavam todos os dias aqui na minha rua… Este ano juro que não vi nenhuma…

  13. RESPOSTA DA justiça CORRUPTA do estado??????NADA nada NADA, BETO lixo menino ficha limpa,justiça vergonha.

  14. Parabéns à bancada de oposição da Assembléia pela iniciativa.Lembro me que O líder do governo naquela Casa,tentou de todas as formas obstaculizar um pedido de informações do líder oposicionista para a obtenção das informações necessárias para contradizer o governador que torrava fortunas até na Globo News mentindo à população. Qualquer policial de rua desmentiria facilmente as mentiras propagadas pelo governo.Não se vê polícia nas ruas ou nas Delegacias de Polícia pelo Estado.O Paraná está sendo dominado pela bandidagem,basta verificar pelos protestos da população. Governador,quer se redimir dessa mentira,dê prioridade à segurança pública, reponha os vácuos existentes e troque toda a sua cúpula pois os que aí estão, também enganam a população, tornando seu governo num dos piores dos últimos anos,superando em desastre até o governo de seu padrinho político Jayme Lerner!

  15. E ESSA VENDA DE IMÓVEIS DO ESTADO, PRINCIPALMENTE UM IMÓVEL COM ÁREA DE 36 MIL METROS QUADRADOS NO BAIRRO DO TARUMÃ, NÃO SERVIRIA PARA CONSTRUIR ESCOLAS, OU CONSTRUÇÃO PARA ABRIGAR ÓRGÃOS DO ESTADO QUE ESTÃO EM IMÓVEIS ALUGADOS? OS DEPUTADOS DA OPOSIÇÃO DEVEM INVESTIGAR DIREITINHO E QUAL A FINALIDADE DO DINHEIRO ARRECADADO, SE FOR PARA PAGAR FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS, O DINHEIRO SERÁ DISSIPADO RAPIDAMENTE.NESSE GOVERNO COM OS CARNEIRINHOS AMESTRADOS DO CAMBURÃO, TUDO PODE ACONTECER, SEMPRE PENALIZANDO O POVO DO ESTADO.