Mentira publicitária de Richa sobre contratação de PMs vai parar na Justiça

nereu_pmO governador Beto Richa (PSDB) mentiu na propaganda veiculada no rádio, TV e internet sobre a contratação de policiais entre os anos 2011 e 2014. O tucano informou erroneamente à população paranaense que havia admitido 10 mil PMs. No entanto, o deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia, com base na Lei do Acesso, obteve os números oficiais precisos: foram contratados somente 5.145 policiais militares e 1.888 policiais civis no período.

Ainda de acordo com o levantamento de Moura, se levado em consideração os agentes que deixaram as corporações, 2.444 policiais militares e 1.150 policiais civis, a contratação real do efetivo alcançou somente 2.701 homens e mulheres na Polícia Militar e 738 na Polícia Civil.

Com base nesses dados, a bancada de oposição na Assembleia, ingressou com uma ação popular contra a farra publicitária de Richa. Segundo os parlamentares oposicionistas, a propaganda institucional viola os princípios da legalidade, moralidade e publicidade e pede que os gastos realizados com o anúncio sejam devolvidos ao erário.

A ação popular da oposição foi baseada em informações fornecidas pelo ex-secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, através de artigo publicado no Blog do Esmael no início de setembro, conforme revelou no mês passado o deputado Nereu Moura.

Na ação, a banda de oposição pede que o governador e os secretários de Segurança Pública e Comunicação do Paraná, Wagner Mesquita e Paulino Viapiana, respectivamente, devolvam ao erário os gastos realizados com a publicidade em todos os meios e que o Ministério Público investigue o caso tendo em vista indícios de prática de improbidade administrativa.

A ação popular foi subscrita pelos deputados Anibelli Neto (PMDB), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT).

Economia

Comments are closed.