Lula promete “surpresa” em 2018 a quem acha que o PT acabou

do Brasil 247

Lula_Juventude

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no 3º Conferência Nacional da Juventude do PT, nesta sexta-feira (20), em Brasília, convocou os cerca de 600 delegados ao evento: “Andam dizendo que o PT acabou. Vamos fazer uma pequena surpresa para eles”.

Em discurso durante o 3º Congresso da Juventude do PT em Brasília, o ex-presidente Lula criticou a oposição, que “não soube perder” e criou uma “encalacrada após as eleições”. Segundo ele, agora é preciso defender a presidente Dilma Rousseff e tirá-la dessa situação.

“Temos que ajudar a companheira Dilma a sair da encalacrada que a oposição nos colocou depois das eleições”, disse Lula. “Eles não souberam perder”, acrescentou. O petista voltou a dizer que a militância “não pode permitir que ladrão fique chamando petista de ladrão”, numa crítica às delações premiadas da Operação Lava Jato.

Lula ironizou as doações partidárias feitas ao PSDB também por empreiteiras investigadas pela Polícia Federal, mas que não são alvo de denúncias de irregularidades. “Eu quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia”, disse.

O cacique petista disse ainda que o partido pode fazer uma “surpresa” para aqueles que acham que o PT já acabou. “Andam dizendo que o PT acabou. Vamos fazer uma pequena surpresa para eles”, convidou. Ao falar sobre a próxima eleição presidencial, em 2018, o ex-presidente ressaltou que é “importante lembrar que não tem 2018 se não tiver 2016. Temos que construir 2016”.

Diante das palavras de ordem que ouviu dos jovens, como ‘Fora, Cunha’ e ‘Fora, Levy’, Lula pediu: “Quero mais do que palavras de ordem. Quero saber qual proposta da nossa juventude para a educação. Me digam o que não sei”. Como de costuma, ele convidou os jovens a acreditarem e a entrarem na política. “Eu sonho com o dia em que vocês vão falar que vão assumir a construção desse partido e desse país”, provocou.

Abaixo, reportagem da Reuters sobre o evento:

Não há como pensar em 2018 sem resolver crise política e econômica, diz Lula

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu discurso na abertura da 3ª Conferência da Juventude do PT, na manhã desta sexta-feira, para alertar o partido que não há como pensar em 2018, ano eleitoral, sem resolver a crise política e econômica atual e ajudar a presidente Dilma Rousseff, mas pôs a culpa dos problemas na oposição.

“Antes de a gente pensar em 2018 nós temos que ajudar a companheira Dilma a sair da encalacrada que a oposição colocou a gente depois das eleições”, afirmou, para um plateia que o recebeu com gritos de “Lula de novo com a força do povo”.

“O que precisamos ter consciência é que a primeira tarefa é ajudar a companheira Dilma. Deus queira que seja aprovado tudo o que ela quer até o final do ano para que gente possa virar a página do ajuste e colocar a página do crescimento no lugar, para que a gente possa fazer esse país voltar a crescer”.

Crítico dos métodos ortodoxos do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, Lula diz constantemente e interlocutores que é preciso ir além do ajuste fiscal. No entanto, nas últimas semanas tem moderado as cobranças a pedido da própria presidente e do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, de acordo com auxiliares palacianos ouvidos pela Reuters.

A avaliação feita por Wagner a Lula antes do encontro do Diretório Nacional, há duas semanas, é que o vazamento de conversas do presidente minava o poder do ministro, responsável por negociar o ajuste fiscal.

Já na reunião do diretório Lula sai em defesa das medidas fiscais duras aplicadas por Dilma e Levy. Esta manhã, voltou à carga. “Se nós estamos passando por um momento delicado, é hora de nos juntarmos e ajudar a Dilma a vencer todos os obstáculos”, disse.

Antes do ex-presidente chegar ao Congresso, no entanto, os jovens reunidos não deixaram de lado os gritos de “Fora, Levy”, e “Fora Cunha”, referindo-se ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Lula ironizou os pedidos. “‘Fora Levy’ ou ‘fora PMDB’ é muito pouco, me desculpem, é muito pouco. Eu quero saber quais as propostas da nossa juventude para educação, para o país, o que esse congresso vai propor para geração de emprego”, disse. “Essas palavras de ordem até eu com 70 anos falo, eu sei. Eu quero que vocês me digam o que eu não sei”.

Logo que o presidente chegou ao local do Congresso, um clube em Brasília, foi recebido com gritos de “Lula de novo”, mas também com cobranças para que o partido rompa com o PMDB. “Lula eu quero ver você romper com o PMDB”.

Mais uma vez, o ex-presidente defendeu a relação do governo com o partido. Ao cobrar que o PT precisa ter candidatos em todos os lugares nas eleições municipais de 2016, “com chances de ganhar”, afirmou que se não for possível é necessário sim fazer alianças. “O ideal seria se pudesse disputar e ganhar a presidência, 27 governadores, 81 senadores e 513 deputados com um partido só. Seria maravilhoso”, disse.

“Quando a gente ganha precisa construir a governabilidade. Seria maravilhoso se a Dilma sozinha pudesse votar tudo, mas entre a política e o sonho, entre o meu desejo ideológico e partidário e o mundo real da política tem uma distância enorme, e a gente tem que governar”.

Lula voltou a cobrar dos militantes que defendam o partido, afirmou que o PT pode fazer “uma surpresa” em 2016 aos que acham que partido está derrotado e chegou a defender o ex-tesoureiro petista, João Vaccari, preso por suspeita de corrupção na Petrobras pela operação Lava-Jato, dizendo que “tem que se parar de dizer que só o dinheiro do PT veio de empresas.”Quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia”, disse.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. EM 2018 É LULA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO.

  2. O Lula quer nós digamos o que ele não sabe?
    Mas afinal ele vive dentro do PT…lógico ele sabe que não há solução para a economia brasileira..

  3. Pior tragédia que podia ter acontecido foi esse PT ter chegado no poder. O povo bom, trabalhador e honesto do BRASIL não merece que quem jogou o país na lama continue no poder. Deus não vai permitir.

  4. PIOR DE TUDO, É QUE OS POLÍTICOS E SEUS PARTIDOS NÃO DISCUTEM IDEIAS, OU IDEOLOGIAS COMO ANTIGAMENTE.

    UM QUER SE APARECER, MAIS QUE O OUTRO!!

    CHEGA A SER RIDÍCULO!!

    OU SE FAZ UM REAJUSTE GLOBAL NESSE PAÍS, ENVOLVENDO A REFORMA POLÍTICO, A TRIBUTÁRIA ( QUE É OUTRO ABSURDO!) , E A ADMINISTRATIVA,

    OU NÃO CHEGAREMOS A LUGAR ALGUM COM TANTAS VAIDADES!!!

  5. Basta de Dilma, Temer, Cunha e Aécio. Por um governo dos trabalhadores, sem patrões e sem corruptos!

  6. O pior é que tem um monte de fanáticos que ainda votam nesse Lula que só fez foi aparelhar o Estado o tornando inoperante, além de fomentar e adubar a corrupção, Aécio 2018 para o Brasil crescer!

    • A única coisa que vejo no seu comentário é a repetição do discurso do Aécio. Se o PT aparelhou o “Estado” como você explica membros do PT presos? Vai querer me convencer que os servidores públicos são independentes e não sofreriam represálias devido ao aparelhamento do “estado”? Será que o juiz Sérgio Moro ainda estaria à frente da lava-jato?
      Claro que existe corrupção, mas pelo menos agora os fatos estão sendo investigados, diferente quando tínhamos um tal de “Geraldo Brindeiro”.

  7. Quando o presidente Lula tava na presidência o Brasil não tinha desemprego ,o Brasil estava rumo a um país de primeiro mundo ,só foi essa mulher Dilma entrar e estragar tudo

  8. O QUE O POVO QUER É – NÃO CORRUPÇÃO,
    O QUE O POVO QUER É – NÃO DESPERDÍCIO DE NOSSO SUADO $ DOS IMPOSTOS QUE NOS COBRAM O OLHO, A BOCA, O NARIZ DA CARA!!

    REESTRUTURAÇÃO NA POLÍTICA ( QUANTIDADE DE PARTIDOS É ABSURDA!!!), E NOS IMPOSTOS URGENTES!!!

    PAREM DE EXPLORAR OS TRABALHADORES DA CLASSE MÉDIA!!

  9. Ao atacar a oposição Lula mostra muito bem o seu caráter de oportunista e mentiroso. Não ê a oposição que tem filhos que enriqueceram às custas de falcatruas e tráfico de influência. Não é a oposição que recebeu presente da OAS um apartamento triplex no Guaruja. Não é a oposição ignorante que ganhou 80 milhões com palestras idiotas e cheia de erros de Português para interesseiros que desejavam fazer negócios sujos com empreiteiras brasileiras recebendo propina e dinheiro do BNDS. Não foi a oposição que destruiu a Petrobras que tem hoje um rombo de 500 bilhões. Não foi a oposição que elegeu a Dilma e nem é pai do Lulinha. Esse energúmeno precisa parar de pensar que todos os brasileiros são idiotas.

    • Será que entendi bem? Você diz sobre fatos espalhados nas redes sociais e fatos publicados em jornais aos quais não houve comprovação e nem denúncia até o presente momento, mas você já condenou a pessoa sem dar-lhe o direito de defesa e ao contraditório. segundo você para uma pessoa cobrar qualquer valor que seja por uma palestra deve ser “PHD” no assunto formado por Universidades renomadas desprezando qualquer experiência que a mesma tenha sobre o assunto adquiridos durante anos. Será que as mesmas empreiteiras que contrataram o “Instituto Lula” tinham interesses diferentes ao contratar o “Instituto FHC”?

  10. O Lula tenta fazer entender aos ingênuos, que essa
    “encalacrada”, foi obra da oposição.
    Tá certo que essa oposição não é flor que se cheire,
    mesmo.
    Mas essa “encalacrada” foi criada pelo próprio Lula,
    que depois botou a “cumpanhêra” Dilma na presidência,
    que por sua vez, se encalacrou toda.
    A oposição é ridícula e não confiável, mas não foi
    ela que pôs a Dilma e o PT nessa encalacrada.

  11. Não acredito em partidos o carater do homem diz tudo Quem mente ou tenta subornar alguem para levar vantagem faz parte desse mar de lama que se alojou em nosso pais Sujando a imagem da nossa bandeira que diz ordem e progresso Estamos andando sem rumo . segurança e lei somente no papel Quem tem dinheiro recorre ,e sempre leva vantagem Temos de apreender a votar escolhendo bons vereadores que não se deixam levar por pagamentos ou promessas .ninguem faz milagres Ou voce tem carater ou não Ser honesto é uma coisa que vem de berço ,, O Homem troca de partido mas não de personalidade mquem é bom não preciza pagar ou forçar pra ser reconhecido os atos falam por ele Cuidado gente quem nunca quer perder, perigoso..

  12. Não duvido de uns 10% da população ainda cair no conto desse povo, assim como me iludi no passado, porém, como diz o velho ditado “Errar é humano, persistir no erro é burrice”!

  13. Somos a maioria e sabemos o que foi o governo do PT e PMDB juntos ! que duvida ? Nenhuma QUEREMOS MAIS O POVO NO PODER .LULALA RECRIA IGUALITE SOCIALITE FRATERNITE

  14. Vai mesmo, torço para que o povo tenha aprendido a votar e não vote nos canalhas que estão assolando a nação, independente do partido, incluindo esse aí.

  15. O PT não elege nem síndico mais.
    O PIG fez com o partido igual a gente quando esmaga uma barata com a sola do sapato!

  16. Seu arvaro, será igual ao Alvaro imprestável senador do estado de São Paulo?(vulgo paranaense). Claro que não! Lula lá e aqui, sempre!

  17. QUER QUEIRAMOS OU NÃO, TEREMOS MAIS OITO ANOS DE LULA NO PODER. E OLHA, NÃO SIMPÁTICO AO PT, MAS QUE É MELHOR D˜QUE ESSE BABACA DO AÉCIOZINHO NÃO HA DUVIDAS…..

  18. Quem vai ter uma SURPRESA é ele. Podem ter certeza .