Greve forte dos petroleiros obriga direção da Petrobras a negociar

reparA greve dos petroleiros iniciada no dia 1° de novembro continua ganhando força por todo o país, obrigando a direção da Petrobras a reconhecer a pauta dos trabalhadores e a inciar uma mesa de negociação.

Segundo o presidente Sindicato dos Petroleiros no Paraná e Santa Catarina (Sindipetro), Mário Alberto Dal Zot, mais de 90% dos trabalhadores da parte operacional da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) em Araucária estão parados. A Repar tem capacidade de processamento de 33 mil m³ de petróleo por dia e é a quinta maior refinaria do país.

Mario afirmou que a empresa sonega informações sobre como estão os níveis de produção e sobre a quantidade de trabalhadores que continuam em serviço “para não expor o risco de acidentes que é muito alto nessas condições”.

Em nível nacional, também não há dados concretos dos impactos da greve. Mas só nas plataformas da Bacia de Campos a produção caiu cerca de 450 mil barris por dia, o que representa ¼ da produção nacional.

Por isso, a direção da Petrobras se viu obrigada a chamar os trabalhadores, representados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) para a negociação, que iniciou na manhã de hoje, no Rio de Janeiro.

Segundo a FUP, a greve é, em primeiro lugar, em defesa da Petrobras e contra a privatização da empresa. Os trabalhadores também são contra o atual plano de negócios da petrolífera que reduz os investimentos, o que contribui para o agravamento da recessão nacional.

Além dessas pautas, eles cobram mais segurança para os trabalhadores, melhores condições de trabalho e a manutenção de direitos adquiridos.

Os petroleiros também lamentam os escândalos de corrupção envolvendo a empresa, mas para eles, é necessário que a Petrobras reaja sob pena de sucumbir aos interesses internacionais pela privatização do patrimônio nacional.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. COMO TEM ABESTALHADO NESTA POSTAGEM! AO PRIMEIRO RUIDO JAH SE COLOCAM A FAVOR DA MALSINADA PRIVATIZAÇÃO, COISA QUE SÓ AGRADA PÁRIAS E TRAIDORES, ALÉM DE POLÍTICOS LADRÕES! NÃO É POR CAUSA DE UMA QUADRILHA QUE SE INFILTROU NA ESTATAL QUE ELA DEVE SER DOADA PARA ALGUM SAQUEADOR! AQUELE QUE TANTO QUER QUE DOAMOS A ESTATAL, SÁO TRAIDORES INESCRUPULOSOS! COISA DE DEMOFRÊNICOS TUCANOS!

  2. Privatização não é panaceia que cura e resolve tudo.
    Estatização também não é a mãe das desgraças e
    catástrofes.
    Vejam o catastrófico mar de lama, com que a Samarco,
    Controlada pela Vale PRIVATIZADA, “imundiciou” o
    Brasil, aliada à falta de fiscalização dos órgãos
    INcompetentes da União.
    Ficou mal na fita, o governador Fernando Pimentel
    do PT, dando uma coletiva na sede da Samarco, e parecendo mais um advogado da empresa, do que um
    governador.
    Usou o termo tragédia, e até inventou um terremoto,
    para, no futuro, diminuírem as indenizações,
    alegando causas naturais.
    Mas como explicar e justificar a ausência de um
    plano de fuga?
    Não havia sequer um mísero alerta sonoro por sirenes!
    Porra!
    Cadê o PT? O PSDB? O PQP? O governador? O Prefeito?
    Cadê os órgãos fiscalizadores ambientais, o CREA?
    Só servem para morder? Levar propina?
    Independente de partidos, não se vê um governador
    probo e/ou inteligente no Brasil!
    É só bucha.
    Já ficou no esquecimento o viaduto que caiu pouco
    antes da copa do mundo.
    A incompetência, aliada à impunidade dos culpados,
    nos deixa nessa situação de rascunho do mundo.
    Vale a máxima dos adolescente: dá nada!

  3. Apoio integralmente as legítimas reivindicações dos petroleiros, que também são de todos os brasileiros e conscientes da nossa soberania, em jogo com os gdes interesses nacionais e internacionais em destruir nosso país e roubar nossas riquezas com a desculpa de corrupção!

  4. Vamos dizer não as privatização e as tentativas,recuperar-se E um ótimo caminho,pressionar e preciso,APOIADO.

  5. Petrobrás deveria sim ser privatizada, abrindo seu capital ao mercado externo e consequentemente ampliando a concorrência (que hoje não existe) em minha cidade a gasolina está sendo vendida a 3,98 isso é bom para o povo??
    NUNCA vi um monopólio ser bom ao povo, a PETROBRAS serve apenas de cabide de empregos e para manter os apadrinhados (olha que nem falei da corrupção)..

    PRIVATIZA BRASIL!!!!
    NÃO SEJAMOS CEGOS, PRECISAMOS URGENTE DE UM GOVERNO DE DIREITA TEMOS HOJE UM DE ESQUERDA QUE JÁ PROVOU SER UM DESASTRE!!!!

    • Privatiza a COPEL e SANEPAR, quero ver como vai ser a livre concorrência na distribuição de água e energia, se achar a tarifa cara vou poder mudar de operadora/concessionária, assim como acontece nas rodovias com o pedágio, posso escolher qual cabine é mais barata, porque temos a livre concorrência.
      Quem quiser acreditar que acredite, depois aguenta a bucha.

    • Ah cara, vai falar mer.. assim na casa do cara…… Se entende merd… nenhuma de economia para falar sobre monopólios. Então tá, vamos falar: nossa economia é oligopolizada, ou seja, poucas empresas privadas dominam o mercado e fazem o que querem e o que bem entendem. Setor automotivo, de alimentos, insumos agrícolas, telefônicas etc etc são fortemente oligopolizados. Isto você não fala, isto você esconde, né Zé Mané! Vem com este discurso infantil de facebook e pensa que vai enganar quem???????