Globo reconhece: denúncia contra Lulinha era mentira

do Brasil 247

:

O risco de uma das mais pesadas condenações judiciais da história da imprensa brasileira, tanto no âmbito cível como criminal, levou o jornal O Globo, dos irmãos Marinho, a se retratar neste domingo. Na retratação, O Globo admitiu que a nota publicada na “estreia triunfal” de Lauro Jardim, egresso de Veja, no dia 11 de outubro, é falsa.

Naquele dia, há menos de um mês, Jardim publicou como “furo exclusivo” que Fábio Luis Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula, teria sido citado na delação premiada de Fernando Soares, o lobista conhecido como “Fernando Baiano”, como beneficiário de um pagamento de R$ 2 milhões.

Era mentira. Fábio Luis não foi citado por Baiano e, na retratação de hoje, o Globo restabeleceu a verdade nos seguintes termos:

O GLOBO errou

Lulinha não foi citado na delação premiada de Fernando Baiano

Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, não foi citado pelo lobista Fernando Baiano na delação premiada que fez na Operação Lava-Jato. O GLOBO, na coluna de Lauro Jardim no dia 11 de outubro, errou ao dizer que Baiano afirmara ter dado R$ 2 milhões para pagar contas de Lulinha. Na verdade, Baiano não citou o nome e disse que o também lobista e pecuarista José Carlos Bumlai é que pediu o dinheiro alegando que seria para uma nora de Lula.

Ao contrário da notícia de 11 de outubro, que foi manchete, a nota deste domingo não foi a manchete principal do jornal. Embora tenha saído na primeira página, a retratação não teve o mesmo peso da mentira e os advogados de Fábio Luis ainda não decidiram que providências irão tomar.

Antes de se retratar, Lauro Jardim chegou a usar sua coluna para atacar o advogado Roberto Teixeira, cujo escritório defende Fábio Luís, por meio do advogado Cristiano Zanin Martins (confira aqui).

O Globo deve manter Lauro Jardim em seus quadros, mas o erro grave do dia 11 criou sérios atritos entre Ali Kamel, diretor de jornalismo do grupo, e Ascânio Sêleme, que comanda o jornal.

Como a notícia falsa da coluna de 11 de outubro teve ampla repercussão em outros veículos de comunicação, resta saber se, amanhã, eles também irão se retratar.

 

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and interesting, and without a doubt, you have hit the nail on the head. The problem is something which too few men and women are speaking intelligently about. I’m very happy I stumbled across this in my search for something concerning this.
    montre Cartier santos occasion [url=http://www.repliquemontrecartier.com/]montre Cartier santos occasion[/url]

  2. Globo e Veja e toda a corja dos Marinhos devem ser banidos do Brasil !!! Máfia asqueirosa de fdps antipatriotas !!!

  3. Mentira como se nem foi investigado?Blundagem

  4. Essa Mafia chamada de Imprensa,principalmente a GLOBO,que depois que o Lula e Dilma,cortaram as mordomias de pagamentos Criminosos,para esse tipo de imprensa,tirando dinheiro da Saude do Povo,Educação,e demais meios de sobrevivencia do povo,passaram a caluniar,difamando pessoas honestas,não se importando se vai destruir uma vida,o que interessa á eles é voltar como era antes,para eles,tipo governo de todos esses corruptos do PSDB,OS QUAIS NÃO SE IMPORTAM EM DESTRUIR ATÉ O PROPRIO pais,PARA DEFENDEREM A VOLTA DO TUDO PARA ELES E NADA PARA O POVO,LULA E DILMA,aguentem firme e não se entreguem á esses vendilhoes da patria ,

  5. A Globo deve ter se unido com o SBT, com o Moro, com a CBF, com a Friboi, com a GM, com o BNDES, com o ITAU, com a FIFA, com o Obama, com a ONU, para desmoralizar o coitadinho. Não seria mais simples ele vir a público e esclarecer suas atividades e patrimônio e acabar de vez com as especulações? O Instituto Lulla poderia fazer uma nota esclarecendo tudo. Será que ele mora em uma casa emprestada do advogado do Lulla também? Será que ele come carne da Friboi? Será que ele vive de renda ou trabalha desenvolvendo games para celular? Será que está rico como dizem ou remediado?

  6. Assim é fácil, detona a vida do cara, passa dias e dias divulgando mentiras e depois sai uma nota de esclarecimento de um paragrafo de 4 linhas e tudo se resolveu, esse é nosso pais.
    É mais ou menos como aconteceu com aquela mulher acusada de bruxaria, o povo foi la e matou a mulher a pauladas e depois os artistas que iniciaram as mentiras se disseram arrependidos. É fácil se retratar, quando não se tem mais uma solução. Caso fosse verdade deveriam prender o Lulinha, mas como é mentira deveriam prender o autor, ai eu queria ver esse povo sair falando qualquer porcaria por ai.

  7. Acredito que ele deveria dar cursos aos empresários, pois em pouco tempo acumulou uma fortuna que outros empresários não conseguiram, ou levaram anos para conseguir. Todos inocentes, eleitores de Lula, Dilma, Aécio, Alckiman, etc…

  8. A Globo foi desmascarada porque é peixe grande, mas existem vários peixes miúdos da imprensa que servem aos políticos opositores proliferando mentiras a toda hora. Acho que deveria ter um controle melhor da justiça sobre isso.

  9. A Rede lodo sempre por atrás das grandes patifarias.

  10. E qual o papel do Sr.Moro nisso tudo? Pq,se o Lulinha não foi citado, pq o Sr. Moro não desmentiu o fato?

  11. Globo reconhece um erro,e os outros tantos vão para o lixo. Globo lixo,todos do bando do camburão,lixo.

  12. Um pequeno efeito da lei Roberto Requião. KKKKKKK O Globo ficou apavorado com a possibilidade de ter que colocar em manchete que errou, que divulgou uma mentira. E o “jornalista” Lauro Jardim está cagando de medo de levar um belo processo. KKKKKKKKKK

  13. Direito de resposta no Partido da imprensa golpista.e ai coxinhas somos todos moro e cunha .kkkk.Lula 2018 neles

  14. Por culpa de 3 ou 4 jornalistas aloprados o Brasil inteiro está em xeque. Mais do que uma crise econômica o Brasil passa por uma CRISE MIDIÁTICA onde qualquer imbecil lança uma noticia falsa e o mercado para e esses FDP nem se importam com a gente que está perdendo emprego e patrimônio por culpa dessa corja de jornalistas sabotadores do país..

  15. Enfim a verdade surgiu para desmascarar estes farsantes globais e ex- globais, espero que um processo contra este pasquim vagabundo a serviço do que de mais sórdido pode existir! GLOBO E VEJA, sinônimos de leitura em hospício!

  16. É… a Globo peidou molhado!

  17. Esperar o quê de um ex-jornalista da Veja? Lixo procura lixo! Se a Globo tivesse um mínimo de respeito pela verdade (mas sei que não tem) já deveria ter dado um pé na bunda deste asceiroso.

  18. SE ELE SABIA QUE NÁO FOI CITADO POR QUE PERMITE ESTAS MENTIRAS DA MIDIA SOBRE A FAMILIA DO LULA .

  19. Atualmente culpar o PT, Dilma ou Lula virou rotina no noticiário televisivo ou impresso, são santos, bonzinhos? Claro que não, merecem investigação? Sim, mas fontes seguras, porém o PSDB e José Serra, FHC, führer Geraldo Alckmin, entre outros precisam ser investigados sim como também DEM, PP, PMDB, SD, entre outros politiqueiros de siglas mil tem necessidade urgente, imparcial e sem seletividade de apuração minuciosa. Enquanto a imprensa e meios de comunicação em massa fomentar discórdia, confusão e asco nada vai mudar, porém são bem pagos por meios internacionais e poderosos para continuar com esta propaganda raivosa com graves consequências futuras, mas amenizada devido meios alternativos de informação. O problema é a velha mídia atingir grande parcela da população.

  20. Ao invés de postar comentários, vamos COMPARTILHAR essa matéria.
    Assim, a retratação da Globo será lida por muitos mais!!!

  21. Filhos da puta arrebentam com reputações e depois só se retratam nas suas páginas nojentas o filho de Lula tem que tirar até o ultimo centavo dessa corja golpista.

  22. Capaz que o dono da Friboi precisa de que algum baiano pague suas contas…

    Esse pessoal coxinha estão se auto-desmoralizando!

  23. Ahhh!… Entendi!! Entendi tudo, tudinhoo!|

  24. NÃO LEIO LIXO!!!!!!!!!!!!!

    NÃO VEJO LIXO!!!!!!!!!!!!!

  25. Rede Globo e o PT tu a ver!