Garganta Profunda de Londrina: Olha que o ‘melhor amigo’ diz sobre Richa

Richa_Carta_TonyGarganta Profunda de Londrina, o principal informante do Blog do Esmael no Palácio Iguaçu, recebeu em primeira mão uma “carta aberta” do empresário Antônio Celso Garcia, o Tony Garcia, desancando o governador Beto Richa (PSDB) e seu primo não muito distante Luiz Abi Antoun (aquele mesmo!).

“Muitos foram seus amigos, entre eles eu, que o alertaram de suas novas (ou antigas) companhias”, dispara o missivista.

Tony Garcia e Beto Richa foram deputados juntos, amigos de infância e de kart, frequentavam as mesmas rodadas de poker.

A carta aberta tem significado porque traça o perfil do tucano por alguém que o conhece melhor até que dona Fernanda Richa, a primeira-dama e secretária da Família.

Muitos ex-amigos de Beto Richa se viram na missiva de Garcia.

Quais os motivos que levaram Tony Garcia a romper publicamente, via Facebook, com amigo tão distinto? Garganta Profunda de Londrina arrisca sem titubear: “desacerto de bandidos”; segundo o informante com acesso fácil à antessala do governador, tem a ver com compromisso não cumprido entre as partes… promessa de campanha não cumprida com empreiteiro de São Paulo. Portanto, assuntos nada republicanos.

Voltemos à carta. No documento, Tony Garcia destila adjetivos ao ex-colega Beto Richa. Dentre os mais amenos está governador com maior rejeição do país devido à “falta de autoridade” que o cargo requer.

De acordo com o autor da carta, Richa diante da dificuldade “usa a negação do inegável como forma de defesa” e faz um governo claudicante, leniente com a corrupção, além de estuprar a transparência.

“Ficar trancado nas opiniões e informações que seus amigos de palácios lhe passam é limitante, fantasioso e muito perigoso”, aconselha Garcia.

A seguir, leia a íntegra da carta aberta de Tony Garcia ao governador Beto Richa:

Carta aberta ao governador Beto Richa

Governando o Paraná há quase cinco anos, você detém a mais alta taxa de rejeição de um governante de nosso Estado pós-ditadura. Não é por acaso que isso acontece, os equívocos constantes em tomadas de decisões, sejam elas por má orientação de sua equipe ou mesmo pelo traço forte de sua personalidade claudicante, são as principais causas para isso.

Seu governo é campeão em produzir, todo tempo, de maneira eficiente crises desnecessárias em todos os segmentos da sociedade, fazendo transparecer um evidente desmando. Os recuos constantes em pautas colocadas à sociedade, além de trazerem um desgaste enorme a você mesmo, cada vez mais, consolidam na população a falta de autoridade que seu cargo requer. As idas e vindas, avanços e recuos a ninguém interessa, principalmente neste momento que nosso país atravessa.

Por conta de alianças programáticas e pragmáticas muito bem costuradas, você foi eleito no primeiro turno por uma maioria esmagadora. Mas frustrou quem esperava em seu segundo mandato o propalado choque de gestão, austeridade, égides contra a corrupção e a tão necessária transparência.

Com razão, você se diz um homem de sorte. Ela lhe acompanha há muito tempo, como bem sei, mas somente isso não será suficiente para tirá-lo das encrencas em que se meteu. Sorte é como dinheiro, não aceita maus tratos.

Diante das dificuldades que enfrenta desde o início de seu segundo mandato, você lida muito mal com as adversidades; seus pronunciamentos mais confundem do que explicam e, em um processo suicida, usa a negação do inegável como forma de defesa – o que faz com que os fatos imputados a você tenham mais consistência para a acusação e mais cores para a opinião pública.

Você, que estava somente acostumado a navegar com as marés a favor, saiba: remar contra a maré é o que distingue os homens fortes dos fracos, os inteligentes dos pouco inteligentes e os honestos dos desonestos. As adversidades são os grandes divisores de água na história da humanidade, ter caráter e força para passar por elas é que prova o valor de um homem.

Diante da crise, um governante com visão ampla não se fecha em seus pequenos círculos, pois o fazendo, irá experimentar apenas mais do mesmo, reincidindo nos mesmos erros, insistindo nas mesmas ideias e posicionamentos. Ficar trancado nas opiniões e informações que seus amigos de palácios lhe passam é limitante, fantasioso e muito perigoso. A vida real acontece em outros lugares, fora dessa falsa proteção.

Muitos foram seus amigos, entre eles eu, que o alertaram de suas novas (ou antigas) companhias. Na medida em que pessoas com pensamentos e interesses que manchavam sua reputação e se aproximavam de você com más intenções, seus amigos verdadeiros chamaram sua atenção diversas vezes para o que estava acontecendo e como você não deu ouvidos, não nos restou outra opção a não ser nos afastarmos.

Talvez por má influência, você se afastou dos ensinamentos de seu pai, homem experiente, honrado e probo, que quando assumiu o governo fez o caminho inverso ao seu, manteve-se longe de quem poderia comprometer sua honra pessoal e a liturgia do cargo para o qual foi eleito. Homem sábio, não deixou, por pequenos favores, que pessoas nefastas se aproximassem; agiu assim com o parente distante Luis Abi, evitando os dissabores que hoje, mais de 30 anos depois, você enfrenta e pelo visto continuará a enfrentar.

A vida infelizmente nos ensina pelos nossos próprios erros, às vezes nos dá uma segunda chance para que possamos rever conceitos e retomar o rumo certo. É sua obrigação, principalmente pelo tempo que ainda lhe resta à frente do governo, afastar-se definitivamente do que compromete seu capital político, pessoal e moral. O poder que você detém hoje é efêmero, ao final do seu mandato nada mais lhe restará a não ser a leveza e a paz daqueles que cumpriram sua missão com honradez ou o triste fim daqueles que terão que enfrentar a solidão e o tormento de buscar em tribunais judiciais a liberdade perdida.

Olhe os exemplos recentes de malfeitores públicos e privados, pagam um alto preço pelos erros cometidos e não corrigidos enquanto podiam. Você ainda está entre aqueles que podem resgatar o que a cegueira do poder tirou, pois mesmo adormecido, tenho certeza que ainda existe aquele menino que conheci educado com princípios rígidos por pai e mãe maravilhosos.

É com enorme pesar que escrevo esta carta aberta. Cansei de falar particularmente e aqui expresso não só minha opinião, mas também de uma legião de amigos “das antigas” que ainda torce por sua recuperação moral.

TONY GARCIA

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am just new to blogging and site-building and honestly savored your blog. Most likely I’m want to bookmark your blog post . You absolutely have impressive articles and reviews. Kudos for sharing your blog.

  2. I just want to say I am just new to blogging and site-building and certainly savored this page. Probably I’m planning to bookmark your blog post . You actually have amazing articles. Appreciate it for revealing your web-site.

  3. Não dá para entender. Um vigarista que era dono de um consórcio que deu o cano em muita gente e deveria estar preso virou-se contra outro?
    Nei

  4. É TONI GRACINHAS PARECE QUE
    O TIRO SAIU PELA CULATRA!

  5. Sei não! Essa carta tem jeito de “prepara perdão”, fazê-lo uma vítima do destino e, noves-fora, em 2018 eleger o “santinho” a senador. Tramóia pura, manter o curral, mais uma enganação ao eleitorado!

  6. Tem um primo (original) do Governador, vereador dando um baile nesse tucano. Podia fazer um estagio com seu primo Governador, já que esqueceu os ensinamentos do seu pai

  7. E o Tony Gracinha, ainda tentando nos convencer, de
    que é a virgem da zona…
    Com licença, tou rindo tanto, que acho que vou
    cair no chão, de tanta risada! kkkkkkkkk!!!

  8. Que moral baixa em moleque? Até o Tony Garcia dando moral pra cima de você?? Huahuahua… Isso é muito hilário!!

  9. Agora vai!
    Quem tem um amigo (da onça) que expõe abertamente (parecendo corno traído) as lamurias da incapacidade de governar, podemos aguardar milhares de outros, se capazes, virem a se mirar e redigir iguais ou maiores “ELOGIOS”.

  10. Dupla caipira Toni Carcinha & Beto Relincha

  11. Percebe-se aqui,pelos comentários,uma preocupação maior em atacar o senhor Tony Garcia para poupar Beto Richa.Dizem os beatos,que devemos atacar o pecado e não o pecador.Mal comparando,aqui Tony Garcia está mais para pecador (seu passado de todos conhecidos)e Beto Richa,o pecado,travestido no engôdo,na mentira,na falsidade,no estelionatário eleitoral,haja vista seus altos índices de rejeição nas pesquisas que por aí circulam.Nem conheço esse Tony Garcia,apenas o conheço pela mídia e pelo que mais falam por aí,mas tenho que reconhecer,até pela minha experiência profissional,que um malfeitor quando resolve entregar outro é porque motivos existem.A sua franqueza em citar fatos revelam amplos conhecimentos a respeito do governador,eu diria até de sua intimidade,pois cita José Richa e mãe de Carlos Alberto.Essa proximidade do governador com certas companhias confirmam o que venho há muito escrevendo nas redes sociais a respeito do mesmo.Até parece um pára raios por atrair para sí tantas pragas,vejamos essa intimidade com o seu primo não tão distante,Luiz Abi Antoun e o pessoal da Receita Estadual lá de Londrina.Beto Richa,bem diferente de seu saudoso pai,com quem tive a honra de compartilhar amizade,nos bons tempos de Londrina e aqui,quando o mesmo fora governador,Homem probo,agradável,responsável e voltado para as causas públicas,com certeza,se vivo estivesse iria sentir vergonha daquilo que seu filho anda fazendo e principalmente,das más companhias.Beto Richa,você talvez não lembre de mim,mas eu o conheci garoto de calças curtas lá em Londrina,enquanto vivia em tão salutar família,mas já ouviu falar a meu respeito,tanto que vem me prejudicando até hoje,pelo simples motivos de ser eu honesto e não compactuar com os malfeitos de seu governo.Vou resistir e esperar o dia em que você vai ter que experimentar de seu próprio veneno.de preferência nos Tribunais.Endosso aqui tudo que Tony Garcia disse a seu respeito,embora não concorde com o passado dele,mas como disse,temos que combater o pecado e ter até certa comiseração com o pecador por dizer a verdade.

  12. o toni garcia tinha sumido da politica politico novo quando apareceu havia deixado boa impressão pena que foi so impressão agora ele manda uma carta pro governador que na verdade é seu amigo ja se posicionando numa possivel oposição pode saber com certeza mais um candidato na proxima eleição

  13. Um outro assunto. Acabei de ler que, de acordo com o projeto de Requião aprovado no senado, o veículo de comunicação terá até 60 dias para dar direito de resposta ao agredido. Ou seja, mesmo com a aprovação deste projeto, o candidato que for atacado pela imprensa às vésperas da eleição será prejudicado, já que possivelmente o direito de resposta será lhe dado após as votações. Lembram da última eleição em que a revista Veja, desesperada, soltou uma edição especial atacando Dilma e que até foi usada por Aécio no último debate? Pra eleição ser mais justa, acredito que a mídia deveria ser proibida de divulgar pesquisas eleitorais e escândalos de última hora (90 dias antes da votação) que atinjam de alguma forma qualquer partido e candidato. Chega de manipulação!

  14. Toni Garcia. Deixe seu amigo em paz.
    Ele já se afundou sozinho. Está num mar de lama daqueles. O povo paranaense não aguenta mais esse playboy.
    Resumindo: os eleitores estão fudidos num Paraná falido. Com um orçamento de mais de 50 bilhões, o dinheiro sumiu e o Paraná quebrou. Governo de merda. O inquilino do Palacio Iguaçu senta a bunda na cadeira e só sabe aumentar impostos. Se fosse numa empresa seria demitido por justa causa rapidinho.

  15. Agora, mais engraçado do que a lambada do Tony Garcia é ver ele falando de transparência, honestidade, etc…O rapaz já se escondeu na casinha de boneca do seu prédio para fugir da polícia e quer dar aula de bom mocismo! Tô rindo alto!

  16. Eis aí o preço da fatura não paga.
    Até as capivaras do parque barigui sabem dos $$$ jogados nas campanhas do “inquilino do P. I.” desde sempre.
    O privilegiado “amigo”, que tinha livre acesso ao gabinete, se abrir o bico e contar tudo que sabe, o playboy vai direto p/ o xilindró.
    Só tem um detalhe: Ele vai junto.

  17. O que parece é uma dor de cotovelo por ser trocado por novos amigos e por não fazer parte da patotinha do governo atual, esse aí bem que queria uma boquinha no governo. Moral é algo que esse governador nunca teve, desde que era deputado, assim como o autor da carta que foi preso em casa.

  18. Jesus, se o cara tá tomando uma lavada do Tony Garcia, a coisa ficou séria!!!! kkkkkkkkkk!!!!

  19. “Diga-me com quem andas que te direi quem és.”

    Destilamos diariamente neste blog, todo o nosso sentimento de repúdio à esta nefasta criatura, que hora ocupa o trono – mor do prostíbulo do Iguaçu.

    Porque fazemos isto? Porque ele realmente não presta!

    Um cara que, para não ser preso se esconde em casinha de cachorro, é envolvido em vários problemas com a lei e que, até onde se sabe, ainda responde por suas falcatruas, não é absolutamente a melhor pessoa para criticar Richa.

    Mas por outro lado, o post é emblemático no sentido de comprovar a origem deste ser esdrúxulo primo próximo de Abi Antoum, e sua amizade rançosa com Tony Garcia, como filhinhos de papai que eram, mimados e cheios de vontade.

    MARICAS!!! ESTE É O TERMO CORRETO!!!

    É o porco falando do toucinho…

    É óbvio que Reis chora o abandono dos acordos estabelecidos por Richa com ele e sua quadrilha. É assim à nível federal (Reis sabe disso, sendo apaniguado de Collor e Cunha…), como não seria neste desgoverno do PSDBOSSSSTA, aqui no Paraná???

    Resta saber se naquele condomínio de luxo no Mossunguê, onde os professores tomaram café da manhã na greve e cantaram para a primeira dama, a Olívia Palito, o sucesso de audiência “Acorda Fernandinha Richa”, se tem casinha de cachorro, onde pinóquio, o boneco que tem somente amigos fora da lei, vai se esconder do GAECO, do ministério público, da PF, etc.

  20. Meu Deus a que ponto o Piá de Prédio chegou ter que levar puxão de orelha do Tony Garcia é o fim do mundo se aproximando com certeza.

  21. Ahhh, o Tony Gracinha… aquele do Consórcio Garibaldi?
    O mesmo do Saint Barth Residence em Floripa?
    Esse que também é sócio no empreendimento com Paulo
    Cordeiro, ex diretor do “falecido” Banestado?
    Aquele que nos USA mudou o nome pra Anthony Garibaldi?
    O Antonio Celso, Anthony, ou Tony, que já foi genro do
    ex governador Ney Braga?
    Bem, o Tony Gracinha, agora magoado com o beto rixa,
    tá dando uma desopilada no fígado.
    E beto sempre “bem acompanhado”, hein?
    Para mim, é uma tentativa de Tony para voltar à cena
    política, numa pose mista de mocinho inocente e
    vingador.
    Tony e beto se merecem, e a partir de 2018, eu torço
    para que os 2 se associem em algum empreendimento
    ilegal, no “Paraguay”, e fixem residência por lá!
    Com as devidas desculpas aos paraguaios, sorry…
    Adeus, tia Chica!
    Bibliografia para quem quiser saber mais:
    http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/26223/
    http://www.thaisagalvao.com.br/2015/02/23/indicado-para-ocupar-secretaria-de-desenvolvimento-do-rn-responde-por-acao-penal-na-justica-federal-de-curitiba/
    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/bc-recorre-no-caso-do-consorcio-garibaldi-abk2amchtdb27d5omwccm3rda

  22. hehehe…baita amigo. E olhe quem falando. Chega a dar um nó no cérebro de pessoas de bem!

  23. Até os “amigos” estão tentando ganhar politicamente em cima da rejeição e das cagadas do moleque.

  24. Status:

    “Esperando os homens de bem aparecerem aqui e defenderem enfaticamente o indefensável”…

  25. Esse Tony Garcia não é aquele que concorreu a prefeitura de Curitba em 1992 pelo PRN de Collor usando a imagem de Jaime Lerner ??

    http://www.youtube.com/watch?v=MyuS5TBn49s

  26. o amigão do beto quando foi preso em sua casa no parque barigui se escondeu na casinha de do cachorro .

    • De qualquer modo, seja lá quem for dos afins de Richa, quem dê uma alfinetada dessas no ego do tucano nos depõe documentalmente sobre não só a famigerada personalidade do dito cujo como também sobre os desmandos de seu desgoverno.

    • Caro Esmael

      Aprendi em minha vida a respeitar opiniões divergentes, o papel importantíssimo da imprensa e os que contribuem com a mesma, porém, sua fonte que diz saber os motivos que me levaram a escrever esta carta aberta ao governador, não condiz com a verdade. Não tenho interesse algum pessoal no governo Beto Richa e menos ainda com empreiteiros do estado ou fora dele. Escrevi por me sentir responsável por ajudar o Beto desde o início de sua carreira pública, e por todos os quais afiancei os bons princípios dele que hoje o sinto distante. Não rompi com o Beto amigo, ao contrário, usei da franqueza que preserva as amizades. Só isto. Abraço.