
A paranaense Camila Lanes, presidente da UBES, está à frente do movimento contra fechamento de 94 escolas no estado de São Paulo; no fim de semana que vem, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), além de eleger Mateus dos Santos, definirá estratégia em congresso estadual contra o fechamento de 150 escolas no Paraná e a lei da mordaça dos professores.
Segundo o estudante Mateus dos Santos, de Foz do Iguaçu, que possivelmente será eleito presidente da UPES no próximo fim de semana, será desencadeado no começo de dezembro o movimento “#OcupeParaná”.
Em entrevista ao Blog do Esmael, o líder estudantil, que é ligado à União da Juventude Socialista (UJS), justificou o movimento como “contraposição ao fechamento de escolas e à lei da mordaça” pretendidos pelo governador Beto Richa (PSDB).
A UPES também deverá fechar questão contra a precarização da educação, pretendido pelo governo tucano, que consiste na contratação de funcionários e professores por meio de OS (organização social), ou seja, que acaba com a carreira do magistério no Paraná.
Em São Paulo, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidade presidida pela ainda presidente da UPES, Camila Lanes, que é colaboradora do Blog do Esmael, lançou uma “cartilha da ocupação” das escolas.
De acordo com Camila, no estado de São Paulo mais 85 de escolas estão ocupadas até agora “em viés de aumento”.
23 de novembro de 2015 em 09:03
Já estou vendo o desgovernador e seus baba-ovos dizendo: “Isso é manifesto político, de uma entidade ligada ao PT” ou será que vai mudar o discurso? Com essa “capacidade”, duvido.
22 de novembro de 2015 em 21:51
CORRETÍSSIMO, SE NÃO FRENAR ESSE GOVERNADOR URGENTE, ATÉ O FINAL DO MANDATO, ELE VAI VENDER TODO O PARANÁ, QUE OUTROS GOVERNADORES CONSTRUIRAM, INCLUSIVE O SE PAI.
22 de novembro de 2015 em 21:17
O exercito do Sr. Lula.
APP-Sindicato na ativa!
22 de novembro de 2015 em 19:54
Parabéns estudantes!
Essa é a maior lição que vcs aprenderam dos professores, cidadania!
22 de novembro de 2015 em 17:40
Até que enfim alguém está fazendo alguma coisa contra esse governo corrupto do Beto Lixo e cia.Os professores tentaram mas a sociedade apenas ficou olhando, a população do Paraná além de não fazerem nada ainda vota errado.
22 de novembro de 2015 em 20:49
parabéns, eu sempre acreditei nesta juventude, voces são nossa esperança para um mundo melhor, força e coragem aos jovens estudantes ! as escolas são de voces!
22 de novembro de 2015 em 15:59
Corretissimos.Mas tirem o titulo eleitoral. Pelo numero de pessoas vocês podem dar uma virada nos legislativos, que são o mais importante.