Dilma enfrenta locaute e põe fim a bloqueios nas estradas

locaute

A presidenta Dilma Rousseff (PT) agiu com firmeza nesta terça-feira (10) e fulminou o locaute golpista que tentava impor bloqueios nas estradas desde segunda-feira (9).

A decisão de enfrentar diretamente e debelar a dita “greve dos caminhoneiros” foi tomada pelo governo federal após ficar evidente que o movimento não buscava nenhuma negociação, não trazia nenhuma reivindicação. A única bandeira era a saída de Dilma Rousseff do cargo de presidenta da República.

Para enfrentar os bloqueios, a Advogacia Geral da União moveu uma ação de interdito proibitório e obteve liminar na 3ª Vara Federal de Curitiba. A decisão da juíza Ana Carolina Morozowski impõe multa de até R$ 5 mil por hora para cada caminhão que bloquear rodovia.

Dilma Roussef afirmou ontem no Rio de Janeiro que obstruir estradas é crime. “Reivindicação, no Brasil, há muito tempo não é crime. Nós construímos a democracia para não ser crime. Agora, esse país é um país responsável. Interditar estradas, comprometer a economia popular, desabastecendo caminhões ou combustíveis, isso tem componentes de crime”, acrescentou a presidenta.

Além da liminar, a Polícia Rodoviária Federal também agiu para romper os bloqueios fazendo comboios de caminhões e ordenando a abertura das estradas. Com isso, o movimento continuou perdendo força e deve ser encerrado hoje.

Com informações do Brasil 247.

65 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para que serve a história? Esta “coisa” não era greve nem reivindicação. ERA TENTATIVA DE GOLPE. A única reivindicação era a impeachmente de Dilma, que é medida constitucionalmente prevista, mas subordinado à própria Lei, com amparo em fatos concretos e obedecendo a formalidades muito rígidas. Portanto, paralisar o país com bloqueio ilegal de estradas, é golpe, sim. Graças a Deus que sou velho, setentão e vi/vivi muitas coisas. Em 1973, a CIA derrubou Salvador Allende, presidente constitucional do Chile. Sabem como começou o golpe militar? com o bloqueio das estradas pelos camioneiros a serviço da CIA. Nada mais digo nem me será perguntado.

  2. Porque será que os caminhoneiros quando o Beto permite todo mês de dezembro aumento do pedágio no Paraná, não fazem manifestação? Porque eles votaram no Beto e no Aècio? Pelo jeito sim. Aqui não é Paraguai ou Chile pra essa tucanada safada pensar assim, eleição é na urna e não em golpe.

  3. Politicagem pura, não protestam contra os pedágios de Alckmin e Richa, o maior IPVA do país de Alckmin e o ICMS na gasolina

  4. QUEBRAR a Petrobras não é crime.

  5. Através do Qwant.com, veja o que rola no Twitter:

    “A FROUXIDÃO da população venceu mais uma vez. Greve de caminhoneiros esvaziou. Agora, rumo à venezuelização!!”

    É pra dar risada dos caiados e aécistas da vida eheheh

  6. Muito bem pessoal vocês que vivem da noticia convido e coloco meu caminhão a disposição para sentarem ao lado de um motorista e cortar as estradas brasileira. Tenho certeza que não vão conseguir ficarem 2 horas dentro de um caminhão. E se quiserem ainda coloco um top de linha com ar e tudo mais. Faço esse desafio porque sinto na pele o que é sofrer nessas estradas do nosso país. Muitas vezes ficamos parados e isolados em Serra ou até mesmo congestionados em Brs por má conservação e sinalização que em muitos pontos não existe. Isso meus irmãos, causa um nó na nossa garganta. Como é sofrido ser caminhoneiro aqui no Brasil. Ainda bem que a tecnologia nos ajuda um pouco com o conforto em nossos caminhões. Sabemos que muitos irmãos caminhoneiros, continuam sofrendo com os antigos caminhões sem ar e sem torque para viajar. Nós defendemos sim um Brasil melhor, queremos melhorias para todos os brasileiros. Melhorias nas estradas, pedágios mais barato, redução de impostos para as empresas, para compra de caminhões novos, salário digno que nos sustente e sustente a nossa família. Não temos nada contra a presidente Dilma, só queremos que ela olhe por nós e pelo Brasil de uma forma geral. QUEREMOS PEDÁGIO JUSTO. IMPOSTO JUSTO. SALÁRIO JUSTO. GOVERNO JUSTO!

    • Respondeu bem a estes babacas, otários que nem sabem o que dizem, não sabem que se aumentam o combustível e o preço do frete tudo aumenta, são um bando de jumentos da economia!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Pelo visto a maioria aqui “sabem o que dizem” muito mais do que você, espertão!

      • NÃO MOTORISTA: O comentário que fiz pro motorista também serve pra você com uma diferença, você para entender precisa se matricular num curso de iniciação a economia, comprar algumas apotilas e de preferência lê-las em voz alta sem perder a concentração, porque nestas até idiota passa a compreender um pouco mais o assunto.

    • Não têm nada contra Dilma, apenas querem que ela renuncie. Sei.

    • Bonito seu depoimento, e eu concordo plenamente, pois inclusive sou filho de caminhoneiro e também já trabalhei na estrada por algum tempo, mas isso não tem nada a ver com essa tentativa de locaute. O povo tem que lutar sim por seu direitos, mas não pode ser massa de manobra de golpistas e interesseiros!

    • MOTORISTA, não é só na tua categoria profissional que há dificuldades, elas estão presentes na grande maioria das profissões. Peguemos o exemplo dos professores, você acha que preparar e ministrar aulas para 40 ou 50 adolescentes mantendo-os atentos nos conteúdos umas 8 horas de trabalho diariamente é menos “sofrido” do que enfiar o pé na estrada? Agora vamos aos fatos: A greve dos professores tinha o comando de uma entidade representativa de classe e uma pauta muito bem difinida. Qual é a entidade representativa dos caminhoneiros neste movimento? Qual era a pauta de reivindicações? Pelo que se sabe os caminhoneiros não estavam seguindo as orientações de suas entidades! Pelo que se sabe os caminhoneiros não tinham uma pauta de reivindicações definida! Desta forma não adianta ficar se derretendo em lágrimas, convidando meio mundo pra acompanhar o enterro dos motoristas se não consegue o apoio das próprias entidades representativas da categoria! Penso que o fracasso deste movimento de paralisação como está se evidenciando é um bom momento para os motoristas refletirem um pouco mais sobre as consequências que sofrerão por terem servido de massa de manobra de grupos golpistas que continuam rindo a toa por prosperarem em seus intentos mesmo que as custas do sacrifício de categoria profissional como a dos motoristas.

  7. Muito pessoal, vocês que vivem da noticia convido e coloco meu caminhão a disposição de vocês para sentarem ao lado de um motorista e cortar as estradas brasileira. Tenho certeza que não vão conseguir ficar 2 horas dentro de um caminhão. E se quiserem ainda coloco um top de linha com ar e tudo mais. Faço esse desafio porque sinto na pele o que é sofrer nessas estradas. Muitas vezes ficamos parados e isolados em Serra ou até mesmo congestionado em Brs por má conservação das estradas e sinalização que não existe. Isso meus irmãos causa um nó na nossa garganta. Como é sofrido ser caminhoneiro no Brasil. Ainda bem que a tecnologia nos ajuda com o conforto em nossos caminhões. Mais ainda temos muitos irmãos que continuam sofrendo com os antigos caminhões. Meus amigos, deixamos nossos filhos em casa para transportar o alimento para todos os brasileiros. Não só alimento, mais de uma forma geral falo de alimentos. Você jornalista que esta lendo agora esse comentário derr

  8. As pessoas parecem que insistem em se fazer de vítimas de uma situação criadas por elas mesmas. Realmente a situação econômica do país não é das melhores, aumentos e impostos por todos os lados, mas daí, um grupo de pessoas ao invés de se manifestar de forma a chamar a atenção, porém pacificamente, sem prejudicar o bolso de nenhum cidadão, “como fizeram os professores”, resolvem impedir o direito de ir e vir de outros trabalhadores. Acho sim, que devemos nos manifestar e apoiar os caminhoneiros nas reivindicações de pedágios mais baratos, estradas melhores, mais sinalização, fiscalização e segurança no trânsito. Diminuição do combustível, talvez até a isenção de impostos nos combustíveis de carros de aluguéis e comerciais, mas isso de forma a não prejudicar a população e sim conquistar direitos. Só acho!!!

  9. Que fique o principio para quando o PT e os comunas estiverem fora do poder. Vamos usar as mesmas medidas!!!! Sem dó e sem piedade!!! Adeus aos grandes protestos.

  10. Gostaria de saber porque MST e seus grupos podem fechar estradas, invadir e destruir fazendas produtivas, que ainda tem apoio do governo federal e vigilância da policia pra que ninguém tire eles de lá. Agora o povo, os caminhoneiros e demais cidadãos que são contra este governo corrupto nada podem fazer que passam a ser ameaçados. Cadê a democracia, nosso Brasil virou uma DITADURA muito pior que a de décadas passadas.tenho nojo e revolta de tanta falta de sensatez e de direitos iguais.

    • Já que “você gostaria de saber”, vou ver se te explico, mas, creio que realmente você não quer saber. O MST, ou o MTST, são dois movimentos sociais devidamente registrados, com lideranças, com reivindicações em âmbito nacional. Não invadem terras produtivas, e tão somente terras devolutas (vá no dicionário) que na maioria das vezes pertencem a União e que está sub judice. A exemplo a grande empresa invasora Cutrale, no triangulo do Paranapanema, foi condenada a abandonar a terra porque foi considerada terra da União. E na época, a mídia desceu a ripa nos bandidos sem terra. Então, colega, cuidado com essa questão de criminalisar movimentos sociais legítimos porque geralmente é contra alguma grande empresa que dá dinheiro a grande imprensa. A tal da Monsanto (multinacional Estadunidense) também, com seus transgênicos no RS. Nesse caso, da monsanto, foi outra turma que invadiu, a tal de Via Campesina. Via Campesina é uma organização internacional de camponeses composta por movimentos sociais e organizações de todo o mundo. A organização visa articular os processos de mobilização social dos povos do campo em nível internacional.

  11. Sugestão aos caminhoneiros: Coloca caminhoes sucatas, batidos no meio da BR, assim não tem como ninguem ser multado. Procedimento aprendido na escola do PT.

  12. É isto ai, multa e apreensão de caminhões, pois estão a margem da Lei conforme Artigo 5 inciso XV da Constituição Brasileira.

    • QUANDO O MST BLOQUEIA PRAÇA DE PEDÁGIO NADA ACONTECE, E AINDA A PRF DIZ QUE É PARA USAR CAMINHOS ALTERNATIVOS…..ESSE BRASIL VIROU UMA PIADA…..

      • Mas, ninguém reclama quando eles “fecham” (ou deixam a cancela aberta sem a cobrança do pedágio) as praças. Ou você reclama? Pra mim, os sem terra podem fechar todas as praças do Paraná por meses … cada caso um caso, “amigo”. É ruim que vou passar de graça no pedágio mais caro do universo e vou reclamar heim?!!! … fecha já.

  13. Imagine quem esta com a prestação do seu caminhão em dia e tem de ficar parado na estrada!

  14. Parabéns Dilma,uma atitude firme e rapido, os golpistas não vão ter exito.

  15. Boa presidenta!

  16. é isso aí, bora trabalhar

  17. Apoiado. Arruaceiros, que não tem uma pauta definida nem tão pouco um representante legal (sindicato), não merecem respeito. Vão dar golpe lá na China.

  18. Reivindicar e negociar com o Governo faz parte do jogo democrático.
    No entanto, a minoria que parou, sem o respaldo de suas entidades de classe, tem como pauta somente a renúncia da presidente, ou seja, age politicamente. Ora, isso é servir de massa de manobra para os golpistas que pretendem desestabilizar o país.

  19. Beto Richa tacar a polícia nos professores não pode, Dilma fazer a mesma coisa nos caminhoneiros não pode? Qual o critério?

    • Caminhoneiros? Você quer dizer os aecistas que tentam fazer os caminhoneiros de reféns através de pedradas? Pra defender esta bagunça só podia ser um midiotizado defensor de Beto Richa.

    • Luis, coxinha, tenda digital. Onde é que houve bala de borracha, helicóptero atirando bomba, bomba de gás, tiro, cachorros atacando, neste episódio dos caminhoneiros? Vai se tratar Luis. Você precisa urgente de tratamento psiquiátrico.

  20. Tem que ser organizada uma greve geral da nação brasileira, o povo todo parado…..tipo feriado, ninguém sai de casa. A causa é diminuir para 1/3 a quantidade de políticos, reformar o código penal e nada de imunidade parlamentar….todos parados, pior que está não fica!

  21. Muito bem, parabéns à Presidenta Dilma pela adoção da medida.

  22. Parabéns Dilma! A turma do contra acha que o povo vai apoiar coxinhas golpistas tentando criar o caos no país? \o/ Valeu Dilma!

    • Negociar o quê? A direita não vive dizendo que com terrorista nao se negocia e que “bandido bom é bandido morto” os que estão organizando este movimento são na verdade terroristas o único objetivo é político ” tumultuar o país”. Fosse este um governo ditatorial como os que a direita idolatra, já teria criado um Ato Institucional de numero qualquer e recolhido seus lideres parao xilindró!

  23. Parece que a presidente Dilma acordou para o
    “checkmate” iminente que essa categoria poderia lhe
    dar, sendo que a maior parte dela, sendo usada e
    coagida por agitadores, cujo propósito era apenas
    apear a presidente do cargo, servindo as demais
    reivindicações, apenas para fazer “fumaça”.
    Não aprovo Dilma e discordo de suas de quase todas
    as suas ideias, mas apeá-la da presidência agora, e
    dessa forma, poderia nos precipitar numa convulsão
    social com resultados terríveis.
    Se Dilma for fraca, e não utilizar a “inteligência
    brasileira”, e também os meios lícitos de coerção à
    bandidagem, poderá se surpreendida com a própria
    queda, causada por esse tipo de golpe.
    O impeachment legalmente institucionalizado não é
    golpe, agora, se ela bobear em relação à situação
    acima, daí sim ela poderá esperar um golpe.
    Acredito que agora, ela entende melhor a posição
    dos generais presidentes, mas isso ela não admitirá
    nem em sonho.

  24. O GOVERNO NÃO ESTÁ DANDO A ATENÇÃO QUE OS CAMINHONEIROS MERECEM.
    Tenho irmãos que são caminhoneiros e sei que esta greve só está começando, pois, com a alta dos combustíveis a situação está muito difícil para esta classe trabalhadora e valoroza.
    Os caminhoneiros parecem desorganizados, mas basta os contatos via PX que a coisa vai consolidar e aí vamos ver se não vai parar tudo!

    • João Sem Teto, ou seja João sem nada na cabeça, os golpistas estão tão manjados que não dá para esconder seus objetivos! Alás dito nos pronunciamentos, deles mesmo! O caso deles é a renuncia da presidenta que nós elegemos democraticamente! Se for necessário iremos defendê-la com as mesmas armas dos golpistas anti pátria!

    • Amigo, se o governo não estivesse dando atenção, eles teriam alguma reivindicação. Isso é joguinho politico daquelas crianças grandes que não sabem perder uma campanha, e “querem por que querem que o ‘Aécio cheira pó’ assuma” …

    • Quando o Beto Richa era prefeito, reclamava que se o governo estadual baixasse o icms do combustível ele baixaria também as passagens, agora como governador ele fez foi aumentar o imposto.

      A Petrobrás vende os combustíveis a pouco mais que a água mineral, o que encarece são os impostos, mas mesmo assim é barato no Brasil; não vejo caminhoneiro reclamando do pedágio do Beto, esse sim é um roubo!

    • Se são tão organizados e poderosos, porque não cobram um preço maior do frete? É algo que só depende de vocês. Lei da oferta e demanda. Simples assim.

    • PROTESTO DOS CAMINHONEIROS É APENAS POLÍTICO. Nunca foi tão boa para essa classe como na última década e, apesar da crise atual, continua sendo uma das mais beneficiadas. Todos os caminhoneiros sérios que conheço no mínimo têm casa própria, carro novo e muitos sozinhos conseguem sustentar a família. ENTÃO, QUEM ESTÃO EM CRISE? São os POLIGÂMICOS que sustentam uma amante em cada cidade por onde passam, ou que gastam com PROSTITUTAS de estrada. Sem o PEDÁGIO ABSURDO, eles estariam ainda melhor. Se a crise nacional que também é mundial tá afetando a todos, por que os caminhoneiros não podem abrir mão de algumas regalias, como sair com PROSTITUTAS DAS ESTRADAS semanalmente? Não é estranho ter protesto também no PR contra o governo federal se aqui o Richa foi quem aumentou o ICMS dos combustíveis, PEDÁGIO, IPVA?

    • João sem teto, pelo jeito seus irmãos vão ficar sem caminhão também, as multas da juíza e da polícia rodoviária são bem salgadas para quem se mete a bloquear estrada e impedir o trabalho dos outros. rssrsrsrsrsrs

    • Gente, antes de falar besteira, procurem ver o que está por trás. É outro golpista infiltrado par tirar a Dilma do poder. Preço de combustível??? Isto é regulado pelo mercado internacional. Acorda véi.

    • Ao ilustre bocó que se auto denomina “JOÃO SEM TETO”, queria saber se ao invés de promover um LOCAUTE CRIMINOSO, ninguem aproveita a oportunidade e indague sobre o famigerado pedágio, herança maldita de Jaime Lerner?

  25. Qual a diferença das famílias dos caminhoneiros e das famílias dos professores do Paraná?
    Logo logo a PRF e PF vão causar acidentes nestes confrontos com os caminhoneiros e daí veremos se o nobre blogueiro vai fazer postagens mensal do dia do acidente como faz dos professores. Foi crime o ocorrido com os professores? Foi e muito, mas é crime também a decisão da presidenta usar a força em vez de negociar. Não era isso que o LULAdrão sempre fazia?

    • Negociar com quem? Qual é a pauta?
      Sou a favor da greve, no entanto, eles não tem o direito de bloquear as estradas, inclusive impedindo o fluxo de carros, ambulâncias etc, seria a mesma coisa que os professores em greve impedirem a entrada de pessoas nos colégios etc. Os grevistas não possuem um representa te legal, não tem pauta e exigem a renuncia da presidente, quem são eles pra ignorar o resultado das eleições, a opinião de milhões de pessoas? Querem fazer greve, ótimo, fiquem em casa, nos postos etc

      • Esses fascistas não sabem o que é greve, sabem bater panelas, dizer absurdos. São uns dementes apaixonados pelo PSDB. Deveriam estudar um pouco a história do Brasil em vez de espalhar ódio como Aécio espalhou lama em Mariana, com sua burrice administrativa e esperteza em propinas e voos oficiais para fazer orgias.

    • Neste caso não se discute a greve dos caminhoneiros que pode ser legítima. O problema é o bloqueio de estradas que não são deles. Se parassem os seus caminhões nas garagens e fossem para as ruas protestar é direito. Agora bloqueiam as estradas, podem se perder vidas e muito dinheiro por não poder transitar. Se o governo não cai. Quem vai arcar com o prejuizo? Um médico que não chega para operar, um contrato que é anulado. Politica é discução,mas isso não justifica ferir o direito de todos por algo absolutamente incerto.

    • LOCAUTE (LOCK OUT) SEMPRE É CRIME, PORTANTO LOCAUTE SEMPRE DEVE SER TRATADO NO CACETE. PONTO.

    • Pq vc não raciocina, simples!

    • Pode fazer o favor de informar o que eles querem negociar?

    • a diferença é que os caminheiros autonomos estão sendo forçados ou sendo induzidos a fazer uma greve politica e que só beneficiará donos de transportadoras, uma greve de patroes!

    • A pauta desses inoportunos é a saída da presidenta que foi eleita com mais de 54 milhões de votos. Para ser justo, precisaria no mínimo, de 55 milhões de coxinhas. É mole?

    • nesse caso não.
      tem mesmo é que baixar o porreta nesses vandalos, que sem pauta nenhuma de negociações, querem na verdade provocar o caos no país.