Coluna do Requião Filho: Audiência Pública para debater e modernizar a Polícia Militar do Paraná

audpm
Em sua coluna desta quinta-feira (5), o deputado estadual Requião Filho (PMDB) fala sobre a necessidades de modernizar a Polícia Militar para que ela acompanhe as mudanças da sociedade. Segundo o deputado, é necessário que se elabore um novo regimento, sem punições absurdas, que respeite a voz de todos, independente da posição.  Para isso, o deputado teve a iniciativa de convocar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná para o próximo dia 12 de novembro. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Requião Filho*

Há muitos e muitos anos, houve no Brasil uma Polícia Militar que seguiu rigorosamente a força bruta de um Regimento Disciplinar do Exército que dirigia o comportamento de todos os militares.

O tempo passou, as dificuldades mudaram, o conceito de democracia se tornou mais presente em nossa sociedade, porém, no Paraná nunca se abriu qualquer possibilidade de debate público sobre a mudança destas normas e o aprimoramento das mesmas.

Mudaram as regras do país, mudaram os conceitos de família, religião, educação e a segurança pública ficou esquecida… lá no fundo do Baú, querendo reger até hoje tudo aquilo que com o tempo se modificou.

É hora de falar sobre o assunto. Não dá mais para esperar! Marquei para o próximo dia 12 de novembro uma Audiência Pública para debater um novo Regimento, para atender às demandas dos militares e, por consequência, da sociedade paranaense.

Economia

O que todos esperam sair ganhando é com maior oportunidade de diálogo, sem mordaças, sem punições extremas por motivos fúteis, ínfimos, que já não fazem mais sentido para os dias atuais.

É preciso encontrar saídas modernas, que respeitem a corporação, independentemente do posto ocupado dentro da hierarquia, pois o praça, tal qual o cidadão na sociedade como um todo, também tem o direito de ser ouvido por seu superior, com respeito e atenção.

Entretanto, há grandes dificuldades no atual governo estadual que talvez impeçam este tipo de atitude revolucionária. Afinal, playboy não gosta de polícia, a não ser que seja em seu próprio benefício.

A PM Paraná sofre com a falta de atenção, pois só é lembrada na hora de bater em professor. A academia do Guatupê está esquecida. Grandes profissionais já se formaram lá, orgulhos da corporação.

Porém, hoje… estão sem chão, envergonhados com tamanho descaso. Concursados não são chamados! Mentiras e mais mentiras são vendidas em lindas propagandas, enquanto a PM Paraná segue sucateada e sem condições de realizar um bom trabalho.

Os profissionais que integram este time defensor do Paraná são dignos de louvor, pois todos os dias trabalham sem condições de equipamentos e não tem garantida sua própria segurança. Estão à mercê da emergente criminalidade e sofrem as mais adversas e severas punições, dentro de um sistema arcaico disciplinar!

Rebeliões hoje atormentam a vida do sistema carcerário e se tornaram rotina… enquanto que os nossos policiais sequer têm suas vidas asseguradas e seus direitos respeitados.

Esperamos que esta Audiência Pública seja apenas o primeiro passo para um futuro mais digno à Polícia Militar do Paraná.

Dia 12 de novembro de 2015, às nove horas da manhã, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Porque a Polícia merece respeito!

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

Comments are closed.