Coluna do Requião Filho: Afinal, o governador é ‘laranja’ de quem?

laranja
Em sua coluna desta quinta-feira (19), o deputado estadual Requião FIlho (PMDB) fala da pressa do governador Beto Richa (PSDB) em fazer falcatruas. Ele cita o exemplo do Projeto de Lei para venda de imóveis do estado. Segundo o deputado, o PL é direcionado e já teria os compradores para os imóveis, gerando sérias suspeitas sobre a lisura do negócio. Requião Filho termina esboçando o raciocínio de que “não devemos perder tempo procurando os laranjas do governador, deveríamos tentar descobrir de quem o governador é laranja”. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Requião Filho*

Na minha última coluna critiquei a administração municipal de Curitiba pela pouca velocidade, pela inércia, pela falta de iniciativa e agora quero falar da pressa do governo estadual que tem me assustado.

Vocês já perceberam que quando alguém quer fazer algo errado, algo que não deveria ser feito a pessoa sempre tenta fazer de forma rápida e rasteira. Pois é…. no governo estadual é tudo assim, sempre a sorrelfa, sempre no escondidinho, na pressa rezando para que ninguém perceba.

Sempre tem pressa em aprovar coisas na assembleia e sempre quer evitar que os projetos sejam discutidos. Tem um problema só! Ao contrário do governador limítrofe, nós deputados da oposição prestamos atenção e lemos os projetos, lemos os anexos, lemos as entrelinhas e vamos à tribuna denunciar… Por vezes nossos colegas fazem ouvidos moucos ou fingem não entender e as asneiras do governo passam. Passam mas não sem antes nós chamarmos a atenção.

O senhor governador assinou um projeto de lei e pediu regime de urgência. Quer vender os imóveis do Estado… desculpem! Quer vender um único imóvel da Codapar para quitar uma divida muito especifica com um fim muito esquisito e que não cheira nada bem. Prestem atenção nisto que estou dizendo: Tem caroço neste angu! #ficaadicaGaeco

Economia

No entanto, o nada brilhante governador, sua inteligência é longe de ser tão brilhante quanto seus cabelos, manda para a assembleia um ‘projetinho’ feito ‘nas coxas’ dizendo que quer vender imóveis sem uso, que apenas trazem ônus conforme o anexo. Certo, eles são ruins de redação por lá e não podemos exigir muito deles… Mas manda junto uma tabela com ‘estudo’ sobre diversos imóveis e neste estudo tem até indicação de quem quer (ou vai) comprar o imóvel. Coisas do tipo: o vizinho tem interesse; querem fazer um aeródromo (detalhe no terreno já tem pista); está ocupado por um supermercado. Coisas que deixam clara as segundas intenções do pessoal. Já há diversas cartas marcadas neste baralho, é o que nos dá a entender o estudo. O pior é que para agradar alguém, ou por pura burrice, vão queimar o patrimônio do Estado.

Encerro com a pérola…. Secretário diz que é para investimentos futuros e o líder desmente e diz que é para pagar dívidas Codapar. Tá na hora do governo prestar atenção. Quem sabe contratar alguém com massa cinzenta para ler os projetos antes de mandar!?! Chega de expor a incompetência desse desgoverno para todo o Brasil.

Me pego a pensar: não devemos perder tempo procurando os laranjas do governador, deveríamos tentar descobrir de quem o governador é laranja… faz mais sentido.

“O governo tem que ter muito mais cuidado ao enviar projetos de lei pra Assembleia.” (L.C.R)

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *