Coluna do Requião Filho: A decepção dos curitibanos com a gestão devagar, quase parando

parada

Em sua coluna semanal, o deputado estadual Requião Filho (PMDB) fala da lentidão e da apatia da administração pública municipal de Curitiba. Com quase três anos de mandato, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) cochila, enquanto a cidade anseia por ações e soluções para os problemas que se acumulam. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Requião Filho*

A “calmaria” da atual gestão da capital paranaense é percebida por todos os Curitibanos.

Parece que a “nova onda” de Curitiba é ficar parado: seja nos congestionamentos ou esperando no ponto de ônibus, o curitibano está perdendo tempo. Isso sem falar que, no inicio do ano, nem com os ônibus o curitibano podia contar.

Claro que o curitibano não está de braços cruzados no ponto ou se estressando no congestionamento porque gosta. Ora! Quem está parado vendo a vida passar é a prefeitura! Sim, o que mais surpreende a população é a lentidão da própria prefeitura.

Como se não bastasse a estagnação nos últimos anos, agora a prefeitura resolveu usar como seu grande símbolo, seu mascote: a capivara. Animal típico de nossa região, conhecido por ficar parado ou nadando lentamente nos lagos de nossos parques. Alguém se identificou com a lerdeza, mas garanto não fomos nós os curitibanos.

Isto deve mudar, Curitiba não pode mais perder tempo. Curitiba não pode mais ficar parada, Curitiba tem que andar.

Já se passaram três anos, e agora afloram poucas e tímidas obras da prefeitura: revitalização de praças, modernização de centros esportivos, nova pintura nas faixas vermelhas das ciclovias. Obras tímidas para a capital do Estado do Paraná, mas que com certeza terão ampla divulgação em breve.

Enquanto isto… os serviços essenciais (saúde, educação, transporte) estão devagar, quase parando.

O transporte público sofre com a desintegração, defasagem dos veículos, os atrasos e o preço das tarifas. Além do fantasma da greve dos ônibus, sempre ali, assombrando o trabalhador. Sabemos que o atual Governador não coopera com o prefeito, mas não podemos tirar a razão a quem diz que a Prefeitura de Curitiba se beneficiou durante muitos anos dos subsídios do Governo Estadual. A Prefeitura deve pensar em um modelo de transporte coletivo sem depender eternamente da simpatia do Governo do Estado.

Quanto a saúde, todos lembram da trágica morte da Senhora Maria da Luz na frente do Unidade de Pronto Atendimento do Fazendinha, após horas de espera. A cidade cujo a padroeira é Nossa Senhora da Luz, deixou Maria da Luz esperando.

A Educação Pública está esperando até hoje os 30% prometidos na campanha. Quantas greves os professores da rede municipal ainda terão que fazer para garantir o respeito as condições mínimas de seu nobre trabalho?

E a segurança ? … não é a troco de nada que a Guarda Municipal, cansada da desvalorização, morte de colegas e crescente violência, vem promovendo “vi… nadas” em protestos.

O que todos vemos é o crescente número (e se há um número crescente visível em Curitiba é este) de moradores de rua. Moradores estes que vagam pelas noites, sem ter onde se abrigar e sofrendo no frio castigante… pois a prefeitura fechou os FAS.

Mas a prefeitura fez alguma coisa recentemente! Lançou um videogame! Um videogame para ensinar crianças a reciclar e preservar o meio ambiente, ensinados por uma simpática capivara. Convenhamos que por mais lúdico e simpático que seja, é um contra-senso: querer aprender a preservar o meio ambiente, ou seja, a natureza, nossos parques, rios, lagos, praias, campos… através de videogame? E o contato com a natureza que se quer proteger aonde está?

O meio ambiente não é virtual, Curitiba não é um videogame, curitibano não é capivara.

E finalmente quando a prefeitura resolve se movimentar… é para morder o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba – IPMC !

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m very new to weblog and really loved this web blog. Likely I’m planning to bookmark your blog . You surely come with very good article content. Thanks for sharing your web-site.

  2. Tem empresário sendo achacado para o pagamento de 30.000 pixuleco pra ter uma consulta comercial liberada. E tem muito mais. Aguardem!

  3. Pelo menos alguém não tem o que reclamar do Fruet: As fábricas de tinta e empresa de radares…

  4. A gestão do atual prefeito é a pior de todos os tempos. As ruas e avenidas em estado lastimável de conservação, o Centro fedendo a pura urina, radares caça-niqueis em todos os lugares, vias “calmas” que deixam qualquer um nervoso, pois o motorista em vez de olhar para o trânsito têm que ficar olhando para o velocímetro, enfim o caos na cidade. Fora Fruet. Deixe alguém mais competente administrar a cidade!

  5. Esse prefeito é uma vergonha pros curitibanos. Dá vergonha ser governado por ele e seus três ou quatro aspones incompententes. E a máfia dos alvarás ? Continua correndo solta. Quando isso vier a tona, quero ver a fama de honesto do prefeiteco indo por água abaixo. E a primeira dama ? Vai continuar com o nariz empinado daqui a um ano, quando voltar a ser uma cidadã comum, e desempregada ?

  6. Isso que ninguém lembra que Curitiba teve a sua imagem internacional manchada por quase ter ficado fora da Copa. A gestão teve um ano pra fiscalizar o andamento da obra da Arena e nada vez. Não tomou providência, não exigiu e deixou a obra atrasar a ponto de recebermos um pito mundial da FIFA. Curitiba que nos tempos do Jaime ganhou fama internacional pelo planejamento urbano, voltou a ser notícia no mundo todo, mas como única cidade arriscada de ficar fora da Copa porque não cumpriu sua obrigação.

  7. Venha, Maurício!!!!!!!

    Estamos aqui para te apoiar. O que falta para esta cidade, é o mesmo que falta para o estado: gestor!
    E você, vindo da mesma cepa de seu pai, certamente realizará uma gestão maravilhosa!
    Requião Filho neles!!!

  8. o reuiãojr está blindado por assessores e está cometendo os mesmo erros do fruet no quesito blindagem.

  9. Confesso que foi uma decepção o atual Prefeito, apostei nele e acabei vendo chegar em último lugar no fim do páreo. Pois o que hoje é Curitiba, nem nos meus piores pesadelos iria imaginar que se tornaria. Uma cidade que outrora era exemplo de vanguarda urbana, dinamismo, conceito de cidade organizada e premiada muitas vezes mundialmente por suas ações positivas, hoje é uma cidade suja, as pessoas em condições de risco, jogadas nas sarjetas, praças que antes era bom de passear, hoje tomadas por pessoas que estão vagando pela cidade, transporte coletivo decadente, ônibus sucateados, funcionários das empresas coletivas, muitas vezes mal educados, terminais caindo aos pedaços, ruas esburacadas, sinalizações incoerentes com a via e muitos dissabores para os curitibanos e quem nos visitar nesta gestão atual.
    Mas ano que vem eu vou mudar, e sinceramente espero que vença alguém que tenha comprometimento com a cidade. Porque do jeito que está, é complicado de querer este Prefeito reeleito.

  10. Sabe porque que Curitiba é uma cidade calma?
    Porque diante de tanta “desgracera”, quando um
    curitibano surta, parte pra ignorância, xinga, ou
    começa a infartar, providencialmente vem a turma do
    deixa disso, e começa a entoar aquele mantra “indiano”: Caaalma, caaalma, caaaaaaaaalmaaa…

  11. A cidade não cuida nem do seu símbolo; as capivaras do Barigüi são atacadas por cães que vivem ali, os animais estão gordos de tanto comer as galinhas d’água que outrora havia centenas delas, hoje são raras, pois os cães atacam os ninhos e as próprias!

  12. O fraco desempenho do prefeito Gustavo Fruet, do PDT, que tentará a reeleição de 2016 está estampado nos constantes assaltos nos ônibus da capital, esta na falta de segurança, esta nas ruas esburacadas, esta nos matos dos canteiros e no abandono de Curitiba. Mais o mais grave disso tudo á a falta de “GESTÃO”.Os irmãos Fruet acararam com a historia do seu pai. Quer uma piada pronta veja como esta a Avenida Mauricio Fruet tem tanto buraco que é difícil acreditar que nem a avenida que homenageia o patriarca da família teve atenção dos filhos. Imagine atenção de quem nem é da familia.