Coluna do Marcelo Araújo: O que é ‘curatela parlamentarista’?

curatela

Em sua coluna semanal, Marcelo Araújo afirma que o comando da administração municipal de Curitiba, na prática, não é exercido por Gustavo Fruet (PDT), mas por seu secretário de Governo, Ricardo Mac Donald. Mas ele não manda sozinho, precisa negociar com a primeira Irmã, Eleonora Fruet, e com outros atores da corte municipal. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Marcelo Araújo*

Para entender melhor como a cidade de Curitiba é administrada se faz necessário entender alguns institutos jurídicos e formas de governo.

A ‘curatela’ é um encargo atribuído ao ‘curador’ para gerir, proteger, administrar os interesses de um adulto considerado incapaz para os atos da vida civil, ou de compreender a amplitude e consequências de seus atos.

A diferença de ‘tutela’ é que o ‘tutor’ assume esse o encargo em favor de criança ou adolescente por sua incapacidade civil decorrente da menoridade.

Como formas de governo, temos o parlamentarismo no qual o Chefe de Estado tem apenas um papel simbólico, mais cerimonial, enquanto o Chefe de Governo, intitulado ‘primeiro-ministro’, é quem efetivamente governa, ainda que sem mandato. No presidencialismo a mesma pessoa exerce os dois papéis.

A conclusão é que atualmente Curitiba criou um sistema peculiar o qual poderíamos chamar de ‘Curatela Parlamentarista’, pois tem um mandatário incapaz, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e um chefe de Governo (ou Secretário de Governo) que efetivamente exerce o mandato.

É o caso Sr. Ricardo Mac Donald, que tem sua prodigalidade contida pela irmã do ‘curatelado’, Sra. Eleonora, a qual tem a chave do cofre, sempre pronta a assumir a ‘curatela’ do mano mas com concorrentes de peso, como Vilmar Machado e Marcia no encargo matrimonial.

Claudio Fruet, voz coerente que procura preservar o nome do pai, o irmão que não identifica eco em seus brados.

Se na infância dos irmãos Mac Donald houve alguma aposta de quem seria o governante de uma cidade podemos dizer que houve empate técnico nos currículos, referindo-se a Foz do Iguaçu e Curitiba, cada uma sob sua forma de governo.

Muitos podem achar que este texto tem conotação crítica, mas apenas transcreve uma situação de fato, que é notória no meio.

Não é o caso de lamentar, mas creio que de agradecer por termos um ‘Curador’ maduro e responsável, que enfrenta as adversidades com mais sobriedade e tranquilidade que o mandatário, pois se alguns julgam que está ruim, nas mãos de um mandatário incapaz estaria muito pior.

Creio que tal compreensão seja importante no momento do escrutínio, até para que o anãozinho não seja injustamente rotulado de ‘Mentirinha’ (já que mentira tem perna curta) ao propalar que Gustavo estava pronto.

Pois hoje sabemos que não estava e quiçá um dia estará, salvo no sistema de ‘Curatela Parlamentarista’ que se instalou.

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just beginner to weblog and absolutely savored you’re website. Very likely I’m want to bookmark your blog . You definitely come with remarkable writings. Kudos for sharing with us your web site.

  2. Fernando, tenho um amigo com o mesmo cacoete seu. Cada frase ele encerra com ‘heim’? ‘Heim’? Aliás, pergunte ao Mac onde ele corta o cabelo. Parece o Valmor! E não é em (em algum lugar), é interjeição heim?!

  3. Me decepcionei com o colunista. É galo para descer a lenha mais acha que o defeitos dos outros é virtude nos seus. Se recusa a comentar sobre o Richa, o do primo enrolado, o do Ezequias genro exemplar, do amigo Tony Garcia…..talve ele precise, mais do que o Fruet, de um curador para substituir o Abi.

  4. Essa curatela parlamentarista está mais para curriola parlamentarista…
    Mais insosso impossível, o prefeitinho aeroporto de mosquito deixa espaço para qualquer um se candidatar a prefeito. Até o “Loceano Dulce” se acha no direito de se candidatar á prefeitura…
    Que sujeito sem graça, sem sal, sem nada!
    Agora, vai fazer igual ao seu coleguinha de creche, o pinóquio desgovernador do Paraná e meter a mão na previdência municipal.
    Deve ser prá fazer o metro de Curitiba, aproveitando o leito aterrado do rio Barigui, ou a assoreada rede de esgoto da cidade, de onde certamente saíram ele e o resto da quadrilha da câmara e da A.L. e do prostíbulo do Iguaçu…

    Ao que estamos entregues, meu Deus…

  5. Luciano, para perder a carteira é preciso ter carteira, e para ter carteira é preciso saber ler e escrever. ‘Anarfa’ não vale!

  6. E outra coisa vejo você criticar a atual gestão da SETRAN que está na mão da Luiza Simoneli, mas como morador da periferia eu te digo que ela está fazendo muito mais do que você fez, hoje vemos em nossa região as ruas sendo sinalizadas coisa que antes para se conseguir uma placa era uma briga enorme! Então antes de atacar reveja como foi o seu mandato no SETRAN! Lembrando a Luiza nunca perdeu a carteira e nem é Campeã em perder pontos!!!

  7. Tbm quero o adesivo, quero colocar no carro!

  8. Marcelo qual sua opinião sobre a Corrupção que está acontecendo no estado, já notei que adora falar do Prefeito, mas do governador Richa a qual o senhor bate foto nos cinema todo feliz parecendo fã não se vem uma postagem, nem quando tivemos aumento de 40% no IPVA, pelo jeito você concorda com a corrupção que acontece no estado! Gustavo Fruet não era obrigado a manter você num cargo quando assumiu, ainda mais vendo seu currículo de ter perdido a carteira de motorista ou será que a história das multas não sujou seu currículo? Para quem é da área é inaceitável isso, eu se assumo uma prefeitura nunca colocaria num cargo de transito um cara que é campeão em receber multa, meio sem logica né!

  9. Mais uma ideia da rainha de copas secretária de trânsito e seus “engenheiros”.

  10. MALDITAS ÁREA CALMA E ÁREA 40
    Coloquem adesivos em seus carros:
    “Tenha paciência, a ideia não foi minha” e a plaquinha de 40km/h.
    Acho que essa área é mais um programa social do PT, pra malabaristas e panfleteiros irem andando junto com os carros a 40km/h azucrinando nossas vida, porque 40 e velocidade de pedestre.

  11. VICENTE, enquanto eu escrevia o texto parece que eu estava adivinhando que seu comentário viria me dando a oportunidade de falar do assunto. Pra começar não é ‘TODO MUNDO’ que sabe, mas agora todo mundo ficará sabendo. Logo depois de ser eleito e antes de assumir a prefeitura os agentes de trânsito levaram na casa da mãe do prefeito na Rua Chile um abaixo-assinado contendo 204 assinaturas em minha defesa e pedindo para que eu permanecesse próximo deles. Pediram a mim que fosse na casa dele. Na conversa me confidenciou sua insatisfação com o Governador por não ter dado alguns cargos a algumas pessoas dele que precisavam. Em momento algum pedi ’emprego’, tampouco ‘cargo’, apenas falei que não gostaria de ver a derrocada de uma secretaria que havia sido recém criada. Para provar isso estarei passando ao Esmael a cópia do abaixo-assinado, obviamente com os nomes desfigurados, e já que me foi dada essa oportunidade de falar, talvez até faça um artigo sobre o assunto, com maior riqueza de detalhes. Infelizmente nem Gustavo, nem equipe degustarão a sensação de ter um abaixo-assinado dos funcionários em seu favor, muito pelo contrário, muitos não vêm a hora do circo de horror acabar. Por diversas vezes eu alertei o prefeito em seu e-mail pessoal sobre as barbaridades e bobagens que estavam acontecendo na Setran, desde seu primeiro secretário, e as burradas não paravam e não param de acontecer. Essa parte o Gustavo não falou pra ‘TODO MUNDO’. Vicente, vocês são muito previsíveis!

    • Marcelo Araújo. Gostaria que você lesse os comentários da coluna da semana passado, na qual relato o caro da Avenida Paraná número 5026. Faço este pedido para não escrever tudo de novo. Trata´se de marcas de canalização do tráfego num local totalmente inadequado. Por gentileza, leia. Boa Noite.

  12. Parlamentarismo é forma de governo??? Não seria regime?
    O nobre colunista pelo jeito entende de multa E SÓ. Quando resolve se aventurar na Ciência Política causa vergonha alheia (nem cheguei a ler o resto porque comecei a corar).

  13. Como podemos observar o obvio, O pior prefeito dos ultimos trinta anos na prefeitura de Curitiba. Eu como Servidor Publico Municipal, me envergonho desta gestão. pois agreditei e trabalhei muito para a tão sonhanda mudanças prometidas por então Gustavo bonatto Fruet. tudo mentiras, alem das perseguições dentro da prefeitura patrocinada pelo senhor Wilmar Machado. pois todos que falam algo de criticas são perseguidos, mais isso vai acabar logo. e esse Wilmar Machado não tera mais força politica na prefeitura e estara na rua como qualquer pessoa comum. ai o bicho vai pegar com toda a certeza desse mundo.

  14. A situação política no país não é das melhores e consequentemente isso irá refletir nos orçamentos estaduais e municipais, pois todos são dependentes de forma direta ou indireta do orçamento federal. Quem tem vivencia pública sabe disso, mas a situação de Curitiba é atípica, por passar no passado por uma cidade inovadora a uma cidade copiadora de sistemas vindo de outros lugares, alguns positivos outros extremamente equivocados para o jeito curitibano de ser. Em particular a matéria em si tem um pouco de razão, mas dizer que o Prefeito é uma marionete nas mãos dos outros ai é forçar a barra. Pode até ser que ousa a sua irmã por ter mais experiência na área executiva do que ele, por ter sua vida política pautada somente no legislativo, mas isso no o desmerece e sim demonstra a sua capacidade de saber gerenciar. Só faço está ressalva porque generalizar as situações é um pouco de exagero. E se assim o fosse o Beto seria marionete de seus Secretários de Governo quando foi Prefeito de Curitiba.

  15. O Fruet sofre do mesmo mal de tantos outros políticos. Só pensam em voto, nunca trabalharam de verdade e transformaram política em profissão. Portanto, talvez não seja incapacidade pura, mas falta de experiência. Como alguém que nunca administrou nada, cai direto na cadeira de prefeito para administrar uma cidade? Como alguém que privilegia a parte política, consegue diagnosticar e propor soluções para os problemas da cidade? Como é possível fazer as intervenções e melhorias necessárias sem recursos, que são consumidos em folha de pagamento, publicidade e quase não sobra para investimentos? As obras são feitas seguindo o instinto do titular…é a tal Linha Verde que funciona mal e nunca termina, o viaduto estaiado que poderia ter sido construído de outra forma, mais econômica e permitido outras intervenções ao longo do trecho. São equipes de tapa-buraco que custam caro e aguentam uma chuva, ruas e calçadas sem manutenção, praças quase abandonadas, espaços públicos deficientes e tantos outros problemas que não dá para listar. Faz anos que somos mal servidos. Isso para não falar do metrô, que para mim seria suficiente, pelas tantas promessas e lançamentos inclusive com a presença da presidenta, para mandar o prefeito para casa.

  16. Mac Donald, Todo mundo sabe que essa droga faz mal a saúde mas insistem com isso. Não engulam. Já, no Paraná, o Beto é a rainha da Inglaterra e o Ricardão (interventor do psdb no estado) é o primeiro ministro, tendo como auxiliar o “brimo” Luiz Abi no caixa.

  17. Todo mundo sabe que o autor não conseguiu um emprego na Prefeitura e por isso tem criticado o Prefeito levantando inúmeras bobagens sobre a atual administração.

    • Como bom peleco, vicente e um puxa saco de marca maior. mas esquece o o Prefeito vai ser enxotado da |PMc. com o pior prefeito da historia, vicente vai trabalhar e para de fica puxando saco de incompetentes. pois suas vaguinha na PMC vai acabar seu froxo.

      • kkk
        essa coluna é uma piada kkkk
        Marcelo Araujo deve ter o quarto cheio de fotos do Prefeito com alvos desenhado. kkkk
        isso é que é dor de cotovelo kkkkkk

  18. A grande verdade é que nossos representantes do legislativo e do executivo estão preparado só no grande discurso, tudo o que não falta é arrogância, resolver os problemas da população deixou de ser algo prioritário.

  19. Fruet é o pior prefeito que já tivemos em nossa cidade. Ele conseguiu acabar com o trânsito de Curitiba. De uma volta pela cidade e você verá o caos que estão as ruas, com verdadeiras crateras. Fora Fruet… E pensar que ainda votei neste cara. Fruet nunca mais.

    • Não diria o pior, mas a sensação que tenho é que a piora, em todas as esferas, é uma bola de neve…vem crescendo (piorando no caso) ano após ano. Vai chegar uma hora que quem assumir vai ter tantas dívidas e tantos problemas herdados que vai ser impossível produzir alguma coisa de útil.

  20. Quem manda de fato na prefeitura é o mac e eleonora fruet, o que se diz prefeito é um covarde foi assim no caso do magrão do bar do torto , o magrão se acorrentou na porta da pmc e o fruet não teve a hombridade e coragem de gestor público de falar com o magrão , quem falou foi o mac que é prefeito de fato. fora esse caso do magrão teve inúmeros casos de incompetência e omissão causados pela pmc que quem resolveu ou deu a cara para bater foram o mac , mirian ou algum secretário, curitiba não tem prefeito e sim um cerimonialista que só sabe aparecer em fotinhos em inaugurações e festas de igrejas e nunca enfrentando algum problema.