Coluna do Marcelo Araújo: Curitiba, uma cidade de primeira

primeira

Em sua coluna semanal, o advogado especialista em trânsito Marcelo Araújo retoma uma velha piada segundo qual se encaixa perfeitamente na análise da atual administração municipal de Curitiba. “Devagar, quase parando”. Ainda mais agora com o início da fiscalização da “área calma” que, mesmo em baixíssima velocidade, já começa cheia de ‘atropelos’. Leia, ouça, comente e compartilhe.

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Marcelo Araújo*

Com o início da fiscalização da ‘Área Calma’ em Curitiba nosso tema não poderia ser outro.  Deve ser reconhecido o empenho do prefeito em resgatar a fama de que Curitiba e uma cidade de ‘Primeira’, só não precisava ser a referência à marcha do carro.

Não serei enfadonho de entrar em mérito que já se tornou lugar comum, cujas opiniões estão divididas entre os que aprovam, e os que desaprovam.  Ao prefeito não faltam simpatizantes que lhe fazem tração escrotal, a iniciar pelo anãozinho que nesse quesito leva franca vantagem por sua estatura que permite ir direto ao ponto, e continua a sustentar que o prefeito está pronto…

Esse mérito de aprovação ou não está roubando a cena do que seria o mais relevante, a iniciar pela forma como foi feito o remanejamento dos equipamentos que foram retirados de outros locais para se concentrarem na área calma.

Parece que foi esquecido que desde 2011 a Prefeitura remunera o fornecedor dos equipamentos por sua ‘Ocupação’ e que deveria ser temporária até o limite de R$ 6,5 milhões, valor que o atual prefeito já extrapolou em muito. Ainda que bradando que reduziu o valor mensal de R$ 737 mil para R$ 464 mil a partir de Fev/2013, o que implicaria em R$ 16 milhões.

O que era para ser temporário nosso prefeito tornou definitivo. Cancelada a licitação iniciada na gestão anterior nem se fala em nova licitação.  Se um décimo disso tivesse ocorrido nas mãos do ex-prefeito Ducci ele já teria sido crucificado de cabeça pra baixo na Catedral, mas pro Gustavinho…

As autuações que ocorrerem a partir de 16/11 podem estar comprometidas até que os estudos técnicos estabelecidos na Resolução 396/11 do CONTRAN sejam encaminhados ao Conselho Estadual de Trânsito, e estarem disponíveis para a população, providência que parece ter sido esquecida. Sem considerar que a remuneração citada no parágrafo anterior seria para ocupação, e o remanejamento implicaria em outra contratação, além dos custos de novas aferições também previstas e que não foram demonstradas até o momento. Lembrando que o remanejamento não permitiria aproveitar a aferição periódica de 12 meses.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

34 Comentários

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  10. O Pedrão “surtô”!!!
    Parece um touro furioso.
    Ele está descontrolado…
    Deve estar usando Gardenal “Paraguayo”.

    • Sim, furioso mas muito bem controlado, e com raiva de tanta burrice e ignorância e os comentários de gente sem noção!! Usar a língua materna corretamente também é cultura!

  11. Sr. Marcelo Araújo. Leio semanalmente sua coluna e gosto das colocações sobre nosso prefeito. Gostaria de saber se você sabe o porque de tanto ódio da prefeitura pelos carros? Primeiramente o governo incentivou as pessoas a adquirirem um carro com juros baixos e prestações a perder de vista e agora quer punir quem tem um carro. Porque o prefeito em vez de fazer esta palhaçada de via calma não asfalta as ruas esburacadas. Porque esta idolatria pelas bicicletas que não respeitam as leis de trânsito? Se ele quer que as pessoas deixem os carros em casa, porque não oferece um transporte público de qualidade?

  12. Pedrão, quando minha namorada quer puxar briga para ter razão eu costumo dar razão antes de contraditar, economizando tempo e energia. Então, vc tem razão em relação ao saco e a minha ignorância. Falta explicar os contratos, valores e estudos técnicos. Aliás, o Tribunal de Contas já está no circuito.

  13. Perdão, quando o assunto for saco vamos chamar você, seja puxa-saco, coçar o saco, encher o saco, babar ovo, chute na lapela, já que eu uso o saco abaixo da cintura e você prefere apoiar no peito. Cada um cada um!

  14. É impressionante a verborragia deste Marcelo Araújo. Traduzindo: este homem é um falastrão! Pensa poder dar palpites sobre trânsito quando foi defenestrado por querer ensinar o padre a rezar a missa quando ele mesmo estava coberto de multas de trânsito!
    O Marcelo Araújo pensa ser engraçado quando usa uma linguagem rebuscada, “tração escrotal”, para querer dizer “puxa-saquismo”= bajulação. Ele não sabe, por burrice, falta de cultura ou ignorância pura e declarada, que o puxa-saquismo não tem nada a ver com a parte do órgão masculino popularmente chamado de “saco”. “Puxar saco” tem a ver com a lapela do paletó ou casaco e quando alguém, querendo mostrar intimidade com a pessoa com quem está falando, puxa esta lapela. E para quem não sabe o que é lapela, é aquela parte onde se costuma colocar um alfinete com, por exemplo,o nome de clube, uma flor etc.
    Ó Marcelo, vai ser burro lá na China, viu!

  15. Essa tração escrotal foi a melhor do ano… kkkkkkkkkkkkk. O pior eh que se fosse só o anão , mas o que mais tem eh isso.. Deve tá com o saco escrotal roxo kkkkkk

    • Farofa doce: leia o que Pedrão escreveu sobre “tração escrotal”. Não é nada daquilo que você e muitos outros estão pensando!

  16. E qual foi o critério para retirar 16 radares já
    implantados em outros locais, e relocá-los para
    a área “calma”?
    Nos locais anteriores, presume-se que foram postos
    lá, para disciplinar o tráfego e aumentar a
    segurança dos transeuntes.
    Só que esses 16 radares foram retirados de seus
    antigos locais, e colocados a serviço da indústria
    da multa (Consilux), na área calma.
    Servindo como “ratoeiras”, eles serão muito mais
    rentáveis na área “calma”, e para o Fruet, que se
    dane a segurança dos motoristas e transeuntes dos
    locais onde eles foram retirados.
    Então, respondendo à pergunta que eu fiz acima,
    o critério usado, foi o da maior arrecadação.
    Considerando a dose de “cagaço” dos motoristas,
    teremos a maior parte dos motoristas andando a
    30Km/h ou menos.
    A incompetência em sinergia com a má fé do
    prefeito Fruet, está causando enormes estragos
    e danos à nossa Curitiba.
    É como dar asas à cobra!
    Fruet tem que ser extirpado do cenário político.

  17. John de Miami, por que você não escreve sobre os assuntos que sugere. Mesmo não tendo relação ao menos direta com trânsito, suas sugestões já têm suficientes comentaristas. Não quero perder o foco, mas suas sugestões ficam registradas!

  18. Esse prefeito é um sem noção mesmo!!! Isso é bom para que o povo de Curitiba veja o que da votar baseado no achismo e deixar os fatos de lado !!! Nosso ultimo Prefeito, não que eu tenha votado nele, mas para a minha cidade de longe foi BEM melhor que o Fruet!! No meu bairro tinha obra de valor! O hospital do idoso E O MÃE CURITIBANA exemplares no MUNDO!!além do transporte coletivo biocombustível. E O FRUET????? GREVE, GREVE E MAIS GREVE!!! Não Preciso falar mais nada né??? ACORDA POVO!!

  19. Trânsito intenso facilitou a arrecadação por multas na Via Calma!… Viva Gustavo Fruet o MAIOR INCOMPENTENTE PREFEITO DE CURITIBA!…

  20. Como eu sempre falo e volto a repetir, este prefeito só sabe pintar faixas e instalar radares. A conservação e novas pavimentações de ruas, o povo (e os carros) que se explodiam… Porque tanto ódio de carros no coração???

  21. O colunista, aproveitando que falou em licitações, poderia falar o que acha da prorrogação do contrato do fornecedor de quentinhas feito pelo governador Richa, aliás com fornecedor que o acompanhou na sua última viagem. Aproveitando, poderia emitir sua opinião sobre a atuação do Sr. Abi no governo. Porque se é para ser galo para falar de um, tem que ser galo para falar de qualquer um.

  22. Essa área “calma”, custará a reeleição de Fruet.
    Mas também tem um lado bom: porá fim definitivo
    à carreira de um político oportunista e gestor
    incompetente.

  23. O objetivo da prefeitura e do fruet é simples, aumentar a arrecadação via radares , essa jogada de via calma é uma cortina de fumaça para a consilux e prefeitura arrecadarem nosso dinheiro.