Coluna do Alvaro Dias: A falta de rigor com os gastos públicos

gastos

Em sua coluna nesta quarta-feira (4), o senador Alvaro Dias (PSDB) identifica o descontrole nos gastos públicos do governo federal como a origem da crise nacional. Segundo o senador, o ajuste fiscal que o governo tenta implementar é tímido, e o governo mente sobre a real situação das contas, faseando a realidade. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Alvaro Dias*

O governo fez, ao longo dos anos, um grande esforço para ocultar o tamanho do rombo nas contas públicas. Mas é impossível esconder o quanto a incompetência de gerenciamento custou caro ao povo brasileiro.

A dificuldade de caixa do governo ficou ainda mais evidente depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou as pedaladas fiscais e a concessão de suplementação de verbas sem a devida autorização legislativa.

O governo identificou um buraco no Orçamento desse ano de mais de R$ 50 bilhões, mas o próprio Tesouro Nacional admite que esse valor pode dobrar. A causa desse monumental deficit nas contas públicas é a irresponsabilidade na condução dos gastos. O governo não teve criatividade e ousadia para fazer as reformas e não estabeleceu nenhum mecanismo rigoroso de controle das contas, gastando muito mais do que poderia.

Outra causa é a impotência do governo em relação ao crescimento da dívida pública. Em vez de frear o endividamento, o governo alimentou a gastança com medidas de facilitação a estados, municípios e empresas estatais.

Com essa irresponsabilidade na administração da dívida, ela se transformou em um monstro que consome sete por cento do PIB e metade da receita pública só com juros e serviços de rolagem

O ajuste fiscal anunciado com pompa pela equipe econômica vem se mostrando tímido diante da grandeza do endividamento público. É um ajuste que apenas cuida de arrecadar mais e sacrificar o contribuinte; o que é uma contradição porque aumentar impostos significa aumentar as dificuldades já existentes, como inflação, desemprego, e baixo crescimento do País. É um ajuste de com contas do governo com a sociedade.

O governo se acostumou com a manipulação dos números e a falsificação da realidade, ocultando a verdade sobre as contas públicas do País há muito tempo. Com isso, preparou uma bomba relógio de efeito retardado que agora explode no colo dos brasileiros.

Nós sempre fomos defensores das reformas de profundidade, porque só elas têm potencial de tirar o País do buraco.

A reforma administrativa anunciada foi uma encenação que não reduziu gastos. Sem as reformas, a crise vai se agravando com um cenário de economia empacada.

O governo não pode continuar apostando suas fichas em impostos como a CPMF, que, além de aumentar o desgaste político, não são suficientes para estancar a sangria dos gastos.

Ser rigoroso no controle das contas é preciso; ousar também é preciso!

*Alvaro Dias é senador pelo PSDB e líder da Oposição no Senado Federal. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Segundo o “jenio”, os EUA não importam nem produzem mais petróleo, pois vão usar o xisto durante 100 anos.
    Qual a fonte destes dados? Estudos dizem que até 2035 eles produzirão até 50% do consumo de gás do xisto. Como o método utilizado para produção do gás é feito através de “fracking”, ou seja, ele é fragmentado utilizando água, o que será feito com essa água? Além disso, estudos comprovam que a extração do xisto causa uma devastação enorme nas áreas onde possui reservas. A tragédia ambiental será enorme.

  2. Alvaro Dias, no PR só conseguiu ser pior que o babão JL, e o atual palhaço que brinca de governador no PR!

  3. Avaro Dias, o mesmo demagogo hipócrita de sempre…

  4. Pelo amor de Deus Esmael como você da espaço para esse Alvaro Dias. quem conhece não compra.

  5. Interessante a capacidade do senador em criticar a postura do governo federal quanto a administração dos gastos público. Saber que este mesmo senador já foi criticado por acumular aposentadorias e pleitear pagamentos retroativos. Eu pergunto: Qual foi o desfecho dessa ação??? Assim fica fácil criticar, tudo no rigor da Lei,claro! http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-aposentadoria-de-alvaro-dias

  6. Álvaro Dias, só tomando bordoada e não cansa de cagar regras.

  7. Senador Álvaro, o rigor nos gastos públicos é só uma
    pequena parte no processo de ajuste
    econômico-financeiro de que tanto o Brasil precisa.
    Uma parte ainda mais danosa, é a corrupção, que não
    deve ser contabilizada apenas pelas propinas pagas e
    recebidas, mas também pelo sobrevalor acrescido às
    às obras, que muitas vezes não são concluídas ou nem
    chegam a sair do papel.
    E nesse caminho, chegamos à parte mais danosa que
    impede qualquer ajuste econômico-financeiro:
    a administração temerária, que por notórias burrice
    e/ou má fé, detonou o Brasil.
    A administração temerária começa, quando em certos
    cargos das empresas ou do setor público, onde deve
    haver um técnico ou administrador conhecedor da
    matéria, emprega-se um “cumpanhêro” ignorante e/ou
    safado que acaba enterrando a empresa ou setor
    econômico que “administra”.
    É o caso da Petrobras.
    Detonada e desmantelada a empresa, agora acha-se
    mil desculpas ou justificativas, para explicar ao
    respeitável público, que ninguém sabia que os USA
    iriam usar óleo e gás de Xisto, e que o preço do
    barril de petróleo cairia a menos da metade do que
    valia em 2011, dizem ainda que a Petrobras não é
    uma empresa corrupta, mas que tem alguns
    funcionários corruptos… ufa!
    E tome Blábláblá.
    Ora, se ela tivesse presidentes e diretores, que entendessem de política econômica e social, de
    mercado, e de tecnologia, por certo teriam reduzido
    os investimentos cavalares em pré sal, pois saberiam
    que os USA estão usando o Xisto, e que isto por sí
    só, inviabilizaria a extração do petróleo em águas
    profundas, por sair muito cara a sua extração.
    Pior que ainda usam essa cagada para manter o
    Gabrielli e a “Gracinha Foster”, como probos.
    Ora, sigam o mestre, eles não sabiam de nada, nem
    quanto ao mercado, e nem quanto à corrupção.
    É a tal história: se tem um cágado em cima do poste,
    é porque alguém o colocou lá.
    Isso, infelizmente, é a praxe na administração
    pública brasileira em todos os setores.

    • Tonico, vc deve ser um tal de Fala Serio que tinha aqui no Blog, uma cabra chato, tudo leva crer que só mudou de nome, o que vcs tem na cabeça, que não se cansa de falar de EUA , vá a merda com esses americanos intriguentos que só sabem fazer guerra, mude para lá e dependure nos bagos dos acara de uma vez.

      • Maurício Pinel, vou gastar um pouco do meu
        Latim contigo.
        O barril de petróleo que passou dos 140 dólares
        em 1988, hoje não chega a 70 dólares.
        E a maior causa disso foi que, o maior consumidor
        do planeta, os USA, desenvolveram uma tecnologia
        que permite retirar gás e óleo do Xisto, que
        lhes garantirá 100 anos de consumo.
        Como eu poderia explicar isso sem citar os USA?
        Vai dar uma lustrada no seu intelecto, Pinel!

        • TUNICÃO BABAOVO.
          Baixou o Barril e problema seu, quem disse que a sociedade tem que comer na mão do capitalismo selvagem, ruim pra vc, que e acionista das petrolíferas, se tivesse aumentando o petroleo a gasolina estaria a R$10.00 o litro, o que eu acho engraçado no discurso desesperado que vcs postam na internet é o seguinte, quando a gasolina sobe, vcs batem na Presidente, e ficam reclamando do baixo preço do Barril de petróleo, pinel é a veinha carçuda que vc chama de M…. controle essa sua síndrome de vira lata que ta foda, ou mude urgente para os EUA pra ficar mais perto do ZOVO dos gringo.

        • Pó TUNICÃO esqueci de lhe agradecer pela noticia, da descoberta dos AMERICANOS, 100 anos de auto suficiência em combustível, sinceramente a noticia é boa, serão 100 anos que o mundo ficara em paz, sem as invasões americanas para tomar o petróleo dos outros, 100 anos sem matar mulheres e inocentes pelo mundo afora, valeu pela informação.

  8. Alvarinho, por favor, alguma palavra sobre a denuncia contra beto richa pelo PGR ou alguma palavra sobre eduardo Cunha, please, rsrsrsrs

  9. Senador Alvaro Dias.
    O seu governo não fez nada pelo Brasil, vocês do PSDB não conseguem responderem para os Brasileiros aonde enfiaram o dinheiro das privatizações, o senhor poderia aproveitar esse espaço preciso do Blog para apontar aonde esta investido o dinheiro arrecadado com as vendas das estatais, pois existe um livro nas livrarias chamado de “A PRIVATARIA TUCANA” que os senhores Tucanos não consegue contestar, as denuncias de corrupção e desvios da era FHC, da qual o senhor estava lá juntinho governando, aonde estava a sua ética e a sua preocupação com o Brasil, quando tais fatos se deram? é covardia, machismo e muita falacia o que vocês fazem com a presidente Dilma Rousseff, existe uma conta, um rombo enorme como o senhor diz, mas é possível ver aonde esta sendo investido, essa é a diferença da época que vocês governaram o Brasil, existem milhares de obras entregues e outras em andamentos por esse pais, as pessoas estão usufruindo de algo que nunca tiveram em 500 anos,pela primeira vez na historia, de falacia e discurso grosso empostado o povo já esta de saco cheio, o senhor poderia dedicar o seu tempo para dar uns conselhos ao Beto Richa, ele esta precisando.
    VEJAM NO LINK ABAIXO AONDE ESTA PARTE DO ROMBO DO GOVERNO FEDERAL, QUE O SENADOR ALVARO DIAS DENUNCIA NESSA COLUNA.
    https://www.flickr.com/photos/pacgov/sets/

    Sugiro que o PSDB faça uma pagina idêntica a essa mostrando os feitos dos 8 anos de governo.

  10. TUDO ISSO QUE O ÁLVARO DIAS ESCREVEU, VALE TAMBÉM PARA O GOVERNADOR DE SEU PARTIDO (PSDB), O BETO RICHA, O REI DO PEDÁGIO.

  11. E o que o senador salvo pelo ministro Gilmar Mendes faz para reduzir os gastos do Senado? Que eu saiba nada. Nem mesmo quando foi membro da mesa diretora da casa.

  12. SENADOR SEU AMIGO BETO RICHA ESTA ENVOLVIDO NA MAIOR ROBALHEIRA DO PAIS E SEU AMIGUINHO JAIME LERNER FOI QUEM QUEBROU O PARANA POR INTEIRO E SEUS AMIGUINHOS EM MARINGA ESTAO ENVOLVIDOS NOVAMENTE EM ROBALHERA SEU psdb com o maconhero FHC SERRA ETC QUEBRARO O PAIS SEU COLEGA AECIO NEVES QUEBROU MINAS E TU VEM RANÇANDO AZEDO QUERENDO FALAR BESTERA SEU FALASTRAO COVARDE